O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

54 mensagens
Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por EricMS » 19 Mai 2014, 12:39

Galera Boas!

Vamos lá... ha duas semanas atras, meu Vectra "estourou" uma mangueira do sistema de arrefecimento.
Pra minha sorte o fato aconteceu bem em frente a minha casa, após chegar de uma viagem de 200km.

Como estava cansado deixei pra ver depois, no outro dia ao analisar o estrago, percebi que a mangueira que havia estourado na verdade era uma gambiarra do antigo dono. Não sei por que cargas d'agua o cidadão cortou o tubo plastico (vide imagem)

Imagem

Imagem

e emendou com um pedaço de mangueira novamente o mesmo tubo após a curva. Acho que foi para inutilizar uma das saídas deste tubo, que pelo que entendi deveria ser ligado ao reservatório de água. Pois bem essa mangueira, que sai do reservatório está saindo dele e ligando em uma mangueira mais a frente, num "T".

Lembro que li em algum lugar, acho que aqui no clube mesmo, que o sistema original é difícil de encontrar peças e era melhor mudar todo o sistema pelo do Vectra 2002 (acho que foi isso que li). Enfim...

O que gostaria de ajuda é o seguinte:

Para trocar essa mangueira, só da pra fazer desmontando toda a parte superior do motor (TBI, Coletor de admissão, flauta, etc...) e assim ter acesso a esse tubo para trocar. É isso mesmo? Existe outra forma? É dificil fazer essa desmontagem ou alguma recomendação especial, pois vou iniciar o trabalho hoje noite e estou disposto a parar o Vecão por uma semana, não vou pagar R$100 de mão de obra só por esse tubo.

E segunda, essa terceira saída do tubo plastico, a qual foi inutilizada pela gambiarra, como eu posso fazer para inutilizá-la também? Existe algum tampão que eu possa usar? Sugestão?



E outra dúvida, após o estouro da mangueira, eu cortei o pedaço estourado e liguei novamente apertando com a presilha, mas não consegui apertar bem, pois noto que está vazando um pouquinho, acho que pela pressão. Enfim, após fazer esse reparo emergencial a temperatura do Vectra nunca mais se mostrou a mesma no painel. O ponteiro começou ficando no azul e após andar um pouco ele subia para a casa dos 90° e poucos segundos depois já baixava novamente. Curioso que ao desligar o carro e acionar o painel o ponteiro que antes de desligar estava no azul, subia direto para os 90°, mas ao ligar o carro, instantaneamente baixava para o azul de novo. Após alguns dias de uso, hoje ele só fica no azul, posso andar o que for, onde for, estrada ou cidade... não sai do azul. O que poderia ser? Válvula termostática? Algum sensor com defeito?

Galera aguardo ajuda.
Valeu!
Restaurando...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 19 Mai 2014, 13:02

Amigo, não dá para avaliar sobre a temperatura antes do acerto que precisa ser feito.

Antes de tudo existe tampão para estas saidas.

com certeza, esta gambiarra foi feito poque quebrou algo ali e o dono não quis gastar trocando tudo e este sistema do seu é inteiro, se vê pela foto e realmente ele é caríssimo.

voce pode precisa trocar tudo para acertar, ou seja o tubo, mangueira que sai do radiador, mangueira que sai do reservatório para o tubo, mangueiras no ar quente se ele tem ainda, S na saida do tubo e entrana na bomba e mais uma ai que faz um retorno da bomba para o tubo (esta não são todos que tem, precisa checar o seu). Existem estas mangueiras todas na GM, e existem quase todas no paralelo, ou seja nunca vi as do ar quente no paralelo.

Se voce tirar a TBI, será um serviço perfeito além de fácil, mas não esqueça de comprar antes uma junta nova para ela e tire os parafusos em forma de X para não empenar e o carro 100% frio. Recoloque em X.

Se voce tiver uma rampa, dá para fazer o serviço por baixo, porem com certa dificuldade além de ficar pingando gotas na sua cabeça. precisa tirar somente o protetor do carter e ter uma boa iluminação por baixo.

Mesmo fazendo por cima, coloque as abraçadeiras de uma forma que voce tiraria ela por baixo mesmo com a TBI no lugar, porque voce pode precisar mexer em uma só mangueira e ter que tirar tudo porque foi colocado uma abraçadeira sem ter jeito de tirar (cuide disto para não acontecer).

Eu jamais uso estes tipos de abraçadeiras, sempre uso as elasticas, minha dica é para que voce vá de elastica, assim nunca será muito apertado e nunca será frouxa.

Detalhe, como está ali na curva, não veda nunca.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Alcir Andreoni » 19 Mai 2014, 13:04

Almeidão por que será que sempre que vejo posts relacionados a arrefecimento, fico aguardando sua intervenção? :88:

Sabe tudo esse Almeidão! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 19 Mai 2014, 13:24

Almeidão, você me assustou com "...não quis gastar trocando tudo e este sistema do seu é inteiro, se vê pela foto e realmente ele é caríssimo..."... Caríssimo quanto? Será mesmo que é necessário trocar tudo?

Aparentemente creio que o sistema de mangueiras esteja conforme imagem abaixo com a única alteração na mangueira que destaquei em amarelo (Mangueira 20), que deveria sair do tubo plastico mas está ali onde coloquei na figura. Pelo que pude observar as demais saídas estão seguindo o fluxo conforme o esquema dessa figura. O tampão que vai na saída que está em Azul, tem nome? Acho onde?

Imagem

Bom, vou desmontar por cima, pois vou aproveitar e trocar a junta da tampa de válvulas, dar uma limpada na TBI, e o que mais der pra fazer e se eu me animar consertar a parte elétrica da injeção, que está com outra gambiarra, pois o fio que aciona a bomba de combustível, ao invés de sair da cx de fusíveis por tras, está "enfiado" pela frente, forçado num fusível.

Valeu a dica das abraçadeiras, já estava pensando em trocá-las mesmo.

Hoje a noite começo a brincadeira.
Restaurando...

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Kaduskate » 19 Mai 2014, 16:09

Eu troquei o meu em casa sem desmontars a tbi
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 19 Mai 2014, 16:14

E como vc fez, por baixo como o Almeidao falou?
Restaurando...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 19 Mai 2014, 16:24

EricMS escreveu:Almeidão, você me assustou com "...não quis gastar trocando tudo e este sistema do seu é inteiro, se vê pela foto e realmente ele é caríssimo..."... Caríssimo quanto? Será mesmo que é necessário trocar tudo?

Aparentemente creio que o sistema de mangueiras esteja conforme imagem abaixo com a única alteração na mangueira que destaquei em amarelo (Mangueira 20), que deveria sair do tubo plastico mas está ali onde coloquei na figura. Pelo que pude observar as demais saídas estão seguindo o fluxo conforme o esquema dessa figura. O tampão que vai na saída que está em Azul, tem nome? Acho onde?

Imagem

Bom, vou desmontar por cima, pois vou aproveitar e trocar a junta da tampa de válvulas, dar uma limpada na TBI, e o que mais der pra fazer e se eu me animar consertar a parte elétrica da injeção, que está com outra gambiarra, pois o fio que aciona a bomba de combustível, ao invés de sair da cx de fusíveis por tras, está "enfiado" pela frente, forçado num fusível.

Valeu a dica das abraçadeiras, já estava pensando em trocá-las mesmo.

Hoje a noite começo a brincadeira.


Alcir, deve ser o que voce escreveu ai embaixo. Saudades hehehheheheh.

Sobre a troca completa, é muito simples esta peça sua é completa e não tem como desmembrar ou pelo menos desmembrar e ficar bem feito porque as mangueias não tem abraçadeiras ou seja são vulcanizada ai com o plastico, aliás parece que tentarom desmembrar, pelo menos é o que eu vejo e voce já está sofrendo as consequencias por isto.
Já o outro sistema lhe dá esta mobilidade de trocar uma separada da outra, embora não seja o correto, porque se uma estoura a outra vai atrás estourando principalmente os carros que são um pouco abandonados e mais quentes.

Só lembramdo, esta 25 no meu não deu de jeito nenhum, ai eu comprei uma outra e fiz um nipel de aluminio em um torneiro amigo e emendei ela. Ela ficava 2 cm menor.

O Kaduskate trocou a dele sem desmontar, ele poderá lhe dar uma idéia. Apesar que tenho conversado com ele e percebo que ele é dos meus. Pega e faz sem medo, nem é para não gastar, é para ficar bem feito mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Alcir Andreoni » 19 Mai 2014, 16:34

Almeidão escreveu:Alcir, deve ser o que voce escreveu ai embaixo. Saudades hehehheheheh.


:88: :88: :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 19 Mai 2014, 16:53

Entendi o que você disse... já havia percebido que as mangueiras não tinham braçadeiras nas pontas, eram todas vulcanizadas, daí a necessidade de se trocar o sistema inteiro... putz... então eu já perdi dinheiro por comprar o tubo plastico, pois se é tudo um conjunto só... =(

Engraçado que no CEP mostram dois tipos de sistema de mangueiras, mas nenhum deles é apresentado de forma inteiriça sempre com divisões, abraçadeiras, etc...

O que compensa mais, trocar todo o sistema pelo o que é mais fácil de achar (no caso o com várias mangueiras, até para uma futura manutenção) ou o sistema inteiriço?

Cara, que vontade de matar o antigo dono desse carro, abandono é pouco, cuidar da mecânica não cuidava, mas tinha lá aquela imensa caixa de som com cornetas amplificador e tudo mais... Vou ter trabalho com esse aqui, mas gosto de desafios, devagarzinho vou fazendo. Sou adepto de fazer eu mesmo e sem medo também, não sou profundo conhecedor de mecânica, mas sou autodidata.
Bem deixa eu descer pra garagem e começar a brincadeira!

Mando noticias no decorrer da operação! rsrs
Restaurando...

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 19 Mai 2014, 19:10

Bom, pra começar em duas horas deu pra dar uma adiantada pra amanhã...

Mas achei um problema.
Consegui desmontar boa parte de cima, mas a chave que eu tenho não alcança os dois parafusos da parte de baixo do coletor. Vou providenciar amanhã e terminar a desmontagem para ver o que poderei fazer com o tal tubo plastico.
Agora, alguem sabe me dizer por que esse bendito parafuso não saiu??? :62:
Tentei rosquear novamente, mas o bicho não sai... :13:

Imagem

Aproveitando, achei que um dos bicos esta bem mais queimado do que os outros que estão em igual estado... será que ele já era... compensa uma limpeza de bico?

bicos bons:
Imagem

bico queimado:
Imagem

E aí?

Borboleta:
Imagem
Restaurando...

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Kaduskate » 19 Mai 2014, 20:07

EricMS escreveu:E como vc fez, por baixo como o Almeidao falou?


cara nao li o post do almeidao nao mas v]foi por baixo, foi tranquilo
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 20 Mai 2014, 07:35

EricMS, Voce não errou comprando o tubo plástico, na verdade voce não vai achar esta mangueira inteira e se achar custa quase o preço do motor.

Sobre o parafuso não sair, ótimo assim a TBI não cai, precisa dele para quiar ela depois paa colocar. Deixe ele como está.

Borboleta está horrivel, precisarás pacisnceia para limpar ela inteira e onde ela fica. Antes disto, tire o sensor da posição da borboleta, não é viável jogar gasolina ali com ele no local.

Muito estranho este bico ter ficado preto, ou seja carbonizado. Normalmente ele fica limpo e marrão. Melhor levar em um local para dar uma limpeza para certificar a vazão dele e na hora de voce montar recoloque com silicone ou borrachas novas.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 20 Mai 2014, 19:08

Valeu as dicas Almeidão, estou aproveitando todas!! Obrigado!!

Pois bem... consegui desmontar tudo!!

E finalmente a tal da mangueira... olha a comparação com a original e a gambiarra:
Imagem

Aqui já tirei as mangueiras do tubo antigo e testei no novo, preciso do tampão agora para a terceira saída:
Imagem

Deu trabalho soltar o engate rápido, ali na parede corta fogo, acho que é a água do ar quente... estava ressecada e quebrou inteira, fora o sufoco pra sair!! Mas saiu!! Será que fica bom; funcional, trocar por braçadeiras elásticas Almeidão?

Amanhã vou comprar as juntas do coletor, corpo da borboleta e aproveitar comprar de novo a da tampa de válvulas, pois a que eu tinha comprado minha cadela comeu :61: , e vou aproveitar e comprar todas as braçadeiras pra trocar.
Vou fazer também a limpeza da borboleta e do coletor, o que é melhor, gasolina, CAR80? Sugestão?

Vou aproveitar e mandar os bicos para uma limpeza, alguém sabe quanto em média custa a limpeza (lembrando que vou levar apenas os bicos para esse serviço)? Faz tempo que eu não faço esse tipo de serviço...

O sistema deve estar uma sujeira só, já vi aqui um post sobre como limpar o sistema de arrefecimento para trocar o liquído, vou fazer. Alguma recomendação especial?

Fotos do trampo de hoje:
Coletor 1/2
Imagem

Coletor 2/2
Imagem

Saídas do sistema de arrefecimento... pura sujeira:
Imagem

Câmaras (um pouco carbonizadas, não acham?):
Imagem

Aqui da pra ver o vazamento na tampa:
Imagem
Restaurando...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Ju_Bueno » 21 Mai 2014, 07:48

Rapaz, belo trampo heim!!! Pior que acho que estou com um problema parecido. Encontrei um vazamento no que seria em um desses dois bicos (saídas) do tubo plastico, ou a ponta da mangueira partida. Alguém saberia me dizer se no Vectra A as peças são iguais?

Eu até teria a coragem pra meter a mão e fazer eu mesmo, mas sou desprovido de ferramentas. Terei que visitar meu "amigo" mecânico de novo... E já penso em resolver outras pendências, já que desgraça pouca é bobagem mesmo... :31: Vou acompanhando!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por JoãodoValle » 21 Mai 2014, 08:05

Caraca amigo ta tenso ai hein?

Pensa em fazer uma limpeza e colocar aditivo? Se for cuidado pois deveram aparecer outros vazamentos, é imprescindível que apareça pois o sistema está bem sujo.

Boa sorte

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 21 Mai 2014, 08:10

Lá onde voce tirou engate rápido não dá para colcoar abaçadeiras, o radiador é aluminio e se voce fizer isto voce vai amassar a ponta dele e a vedação dele é por um anel de silicone dentro da mangueira, bem diferente de ser uma mangueira apertando algo.

Outra coisa rara no seu carro, esta junta da TBI, não é assim, acredito que colocarom uma junta do coletor de descarga ai neste lugar e com certeza não veda tão perfeito como a que voce vai colocar ai agora que é uma de papel tipo amianto. Voce deve passar graxa nos dois lados dela e antes disto tirar esta que está ai agarrada sem força, sõ na base de gasolina ou outro quimico.

Quando eu falo que não é para usar cola em junta, é por isto e voce verá o sofrimento que é limpar isto tudo porque vejo vestigio de cola. Se usar cola não precisa usar junta, se usar junta não precisa usar cola e ali o ideal é graxa para ela não agarrar mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 21 Mai 2014, 10:15

Ju_Bueno escreveu:Rapaz, belo trampo heim!!! Pior que acho que estou com um problema parecido. Encontrei um vazamento no que seria em um desses dois bicos (saídas) do tubo plastico, ou a ponta da mangueira partida. Alguém saberia me dizer se no Vectra A as peças são iguais?

Eu até teria a coragem pra meter a mão e fazer eu mesmo, mas sou desprovido de ferramentas. Terei que visitar meu "amigo" mecânico de novo... E já penso em resolver outras pendências, já que desgraça pouca é bobagem mesmo... :31: Vou acompanhando!



Valeu!! Dá um trabalhinho, mas é por um bom resultado!!

Sobre o sistema não sei se é o mesmo, veja no CEP CHEV abaixo o tubo é parecido, inclusive possui uma das numerações iguais a do meu VB 97 (903222156), no seu caso precisa ver o modelo, se é final 5 ou 6.
Agora você precisa ver também se é vulcanizado como era no meu caso. Se for dá um trabalhinho para soltar as mangueiras, tive que fazer uma cirurgia mas saíram aparentemente intactas.

Abs!

Imagem
Restaurando...

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 21 Mai 2014, 10:20

JoãodoValle escreveu:Caraca amigo ta tenso ai hein?

Pensa em fazer uma limpeza e colocar aditivo? Se for cuidado pois deveram aparecer outros vazamentos, é imprescindível que apareça pois o sistema está bem sujo.

Boa sorte


Tenso é pouco, o carro estava abandonado... tem muitas coisas pra fazer!!

É isso me preocupou um pouco, mas no momento o máximo que posso fazer é dar uma boa limpada, checar outros possíveis vazamentos (mas até agora esse foi o único que apareceu... e nem foi um vazamento, foi um estouro) colocar um bom aditivo e ver quanto tempo vai aguentar e monitorar o nível da água.

É f... :23:
Mas valeu a força!!

Abs!
Restaurando...

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 21 Mai 2014, 10:24

Almeidão escreveu:Lá onde voce tirou engate rápido não dá para colcoar abaçadeiras, o radiador é aluminio e se voce fizer isto voce vai amassar a ponta dele e a vedação dele é por um anel de silicone dentro da mangueira, bem diferente de ser uma mangueira apertando algo.

Outra coisa rara no seu carro, esta junta da TBI, não é assim, acredito que colocarom uma junta do coletor de descarga ai neste lugar e com certeza não veda tão perfeito como a que voce vai colocar ai agora que é uma de papel tipo amianto. Voce deve passar graxa nos dois lados dela e antes disto tirar esta que está ai agarrada sem força, sõ na base de gasolina ou outro quimico.

Quando eu falo que não é para usar cola em junta, é por isto e voce verá o sofrimento que é limpar isto tudo porque vejo vestigio de cola. Se usar cola não precisa usar junta, se usar junta não precisa usar cola e ali o ideal é graxa para ela não agarrar mesmo.


To pra te dizer que o meu carro é uma raridade... rsrs :62:
Ok, vai ser de engate rápido então!

É da pra ver que está bem difícil de sair... hoje vou tirar o dia pra limpar tudo e dar um talento. Estava até pensando em dar uma pintura na TBI pra dar uma cara nova :88:
Amanhã a ideia é cotar as peças, comprar e no máximo se não acontecer nenhum imprevisto na sexta finalizar o trampo.

A ajuda está sendo valiosa!! Obg!!
Abs!
Restaurando...

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por JoãodoValle » 21 Mai 2014, 11:07

Isso aí, vai na fé que da jeito.

54 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 134 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 10:37