Estava "me segurando" aqui para não dar meus pitacos nesse tópico e ser visto como um cara que não acredita nas coisas, ou ser mal interpretado nas minhas colocações, porém é impossível ler esse tipo de coisa (e confesso que já havia lido a reportagem completa no mínimo 3 vezes antes de entrar aqui no CV hoje) e não se manifestar, principalmente pra mim que já tive a oportunidade de ter nas mãos diversos carros da linha GM incluindo nesse histórico 4 Vectras em sequência, sendo que um foi um CD ano 99 fabricado em janeiro de 99, portanto, não dos primeiros (já que o Vectra B foi lançado em abril de 96 no Brasil) mas também já tive contato e experiências com Vectras antes mesmo disso, já mesmo em maio de 96 um vizinho nosso comprou um GLS branco que eu ficava dia e noite babando nele e até mesmo manobrava ele na garagem do prédio, como era um senhor eu até lavava o carro dele, tive bastante contato com Vectras B desde o lançamento.
Pois bem, não quero defender a GM e nem dizer que essa história toda é mentirosa, porém, tem muita coisa nisso tudo que não tem fundamento, em certos casos me desculpem, mas parece aquelas histórias cabeludas que muita gente inventa pra "levantar algum $$$" de uma multinacional, vejam caso da Coca-Cola com um rato dentro que foi divulgado recentemente e que estavam enrolando desde ano 2000, deu simplesmente em nada, a farsa acabou.
Um carro quando é projetado é investido milhões de dinheiro já prevendo tudo ou praticamente tudo que possa ocorrer durante a vida toda do carro, lógico, dentro de um uso e condições ideais de manutenção e conservação, claro, saliento aqui que mesmo assim nenhum carro é imune a nada, nem mesmo fogo, é só ver casos de Ferraris e até mesmo Porsches que pegam fogo, ok, daí vcs. falam, se esses pegam fogo porque não um Vectra ?, claro, um Vectra pode pegar fogo, qualquer carro pode, mas nunca de forma espontãnea nem nada, um carro parado, estacionado e simplesmente pega fogo como o primeiro caso é um tanto estranho, tem algo a mais nisso.
Porque não temos relatos de Vectras pelo resto do mundo com esses problemas ?, Vectras portugueses, alemães, ingleses, etc...?não, o nosso não é diferente, o projeto é o mesmo, as peças em grande maioria são importadas, as mesmas usadas em outras partes do mundo, o nosso Vectra Brasil sofreu apenas pequenas depenações em um ou outro equipamento e acabamento, não em plataforma, estrutura, etc...tanto é que se alguém pegar um Vectra principalmente dos anos 96 a 99 e levantar ele em um elevacar vai se impressionar com a quantidade de peças com o simbolo da Opel embaixo dele, o meu 99 era quase tudo Opel embaixo, muitas peças com o raio aquele simbolo da Opel e gravadas Made in Germany, então, seria o nosso Vectra diferente ? não.
Tenho algumas hipóteses plausiveis para esses fatos:
Uma, infelizmente o que mais acontece, vejo isso aqui mesmo no fórum ,por isso peço desculpas antecipadas, me perdoem os colegas que possam ficar bravos comigo, não quero parecer arrogante nem dono da verdade, mas fico de cabelo em pé quando leio algum tópico onde vejo que tem pessoas que mexem muito em seus carros, fazem adaptações aqui ou ali, rola alguma gambiarra, sistemas de som em excesso, etc...se alguma coisa assim é feita por pessoas que tem alto conhecimento, capricho e que o próprio dono faça ainda vai ,mas muitos não tem tempo, largam o carro em oficinas, auto-elétricos , etc...muitas vezes saí um serviço meia-boca, e um ou outro detalhe pra desencadear uma tragedia é um passo, já fui magrão, quando mais jovem já inventei muita coisa, sei como é isso, carro vira uma febre, a mão coça, o bolso não pode ver dinheiro sobrando que vai tudo pro carro, eu era assim, vivia mexendo em som, toda semana não gostava de algo e lá ia eu largar carro num lugar pra mexer, ah, não tinha farol de neblina ?, sem problema, é só instalar, puxa um fio daqui e dali e pronto, já passei apuros certa vez, um Chevette zero km e que eu inventei pôr faróis de neblina, no meu de uma viagem do interior e o começou uma fumaça a sair debaixo do painel e eu parei a fiação pegando fogo derretendo, é de se borrar de medo, isso carro quase zero km, levei depois uma mijada enorme do meu tio que me falou, nunca me esqueço disso, Guri, para de inventar moda, ou compra um carro que já vem tudo de fábrica ou não faz essas experiências, na época a referencia era o Monza, e ele me falou, quer fazer do Chevette um Monza ?, esquece, isso ficou na memória até hoje, detalhe, meu tio é dono de uma auto-elétrica no interior e tem ainda uma loja de som e acessórios, imagina ele falando isso, e mais, me disse , nunca que uma coisa que a gente faz fica igual a um equipamento de fábrica , projetado para isso, testado para essa finalidade.
Então, quem garante que nesses casos não tinha algo oculto nisso tudo, algo mal feito, mal instalado, uma fiação de som passando perto da entrada da bomba de gasolina ali debaixo do banco traseiro ? o que pensar se não foi uma manutenção mal feita na bomba, até mesmo mal feita numa concessionária, porque não ?
Por isso que falo, carro muito mexido, muito fuçado não dá certo, eu procuro não mexer em carro quando não necessário, claro, cumpro a risca questões de manutenção, mas me dedico hoje a fazer meu hobby cuidando de parte estética, etc...já compro carro com som de fábrica, já com faróis de neblina, etc...parei a muitos anos de mergulhar nesse mar de adaptações, etc....como o nome mesmo diz, adaptar, não dá certo em 90 % dos casos, nunca subestimo o trabalho da engenharia da fábrica e seus milhares de kms rodados de testes.
Mas e aí, como de repente um carro de mulher pode ter pegado fogo ?, simples, e se ela comprou usado e o ex-dono havia feito umas gambis ?
Não estou isentando a GM, vejam bem, mas acredito que um carro comprado zero, mantido com manutenções corretas e uso correto, mesmo passando por outros proprietários que mantenham essa rotina de cuidado, acho muito difícil , pra não dizer impossível, que esse carro possa apresentar alguma anormalidade.
Tem gente que volta e meia vejo falar, ah , o carro engasgou, pronto, deu uma falhadinha e já vai mexer na bomba, em relé, etc...o chamado "achismo", ou mesmo tentar achar a causa e sem o conhecimento correto, só pensando na afobação em resolver aquilo já sai desmontando tudo pela frente, vai que alguma coisa não ficou bem encaixada, bem isolada, enfim, tem que ter cuidado, e não é só no carro, em casa mesmo, já cansei de ver gente fazer emendas mal feitas de fio elétrico e depois encher numa mesma tomada de aparelhos elétricos colocando aqueles "T" e depois superaquece tudo e a casa pega fogo, para né .
Estava pra contar uma história pra vcs. que aconteceu em fevereiro passado comigo aqui em Poa, mas acabei não postando e depois pensei como vcs. íam reagir, ou pensar que quero me sentir o herói, mas com esse negócio de fogo é propício contar agora. Não quero me gabar, até porque fiquei muito contente com o que fiz, salvar alguém não tem preço.
Estava uma tarde daquelas infernais de calor aqui em Porto Alegre nesse fevereiro, eram umas 14 hs, domingo, fui no Shopping e deixei o Vectra numa área totalmente coberta do sol, bem longe, vim a pé pra entrar no Shopping atravessando um estacionamento descoberto, tinha muita pouca gente naquela tarde, no estacionamento praticamente ninguém, quando estava andando fui surpreendido por uma mulher desesperada, chorando, totalmente fora de controle que me atacou quase arrancando meu braço e minha camisa, disse a ela, calma, e ela me disse , me ajuda , meu carro tá incendiando, minha filha tá lá dentro, fui correndo, minha mãe estava junto, saimos em disparada, achei um Prisma branco ano 2012 bem bonito saindo fumaça branca de todo lado, a porta dela estava aberta, ví que não tinha fogo aparente, mas muita fumaça branca, estalos, calor, por instinto e por conhecimento (tive um Prisma igualzinho) pensei, antes de tudo vou desligar a bateria, abri o capô e no Prisma a bateria tem cabos com engate rápido, soltei na hora os dois, estavam muito quentes, queimei parcialmente a ponta dos dedos, a bateria estava meio mole até, falei pra minha mãe acalmar a mulher e tentamos abrir as portas traseiras que ficaram trancadas , passei por dentro do carro e forcei a porta de dentro e minha mãe por fora e abrimos e tiramos a nenê que estava na cadeirinha, logo começou a parar a tal fumaça branca, abri a tampa da mala que no Prisma é por cabo de aço ao lado do banco do motorista, lá no porta malas muitaaa fumaça e fagulhas de fogo abaixo do tampão, peguei o extintor e dei uma baforada por baixo do tampão, sossegou tudo, apareceu mais gente para ajudar mas conseguimos controlar tudo, parti pra ver o que tinha acontecido, já que abrindo as portas traseiras essas estavam coladas nas borrachas de porta querendo derreter e ainda saindo fumaça branca debaixo delas, soltei uma borracha e me assustei, eram fios fininhos daqueles vermelho e preto, que estavam "mastigados" entre as soldas da lataria, a lataria cortante naquela área e a borracha da porta, depois da mulher se acalmar eu perguntei se ela havia feito alguma instalação, ela me disse que levou o carro numa loja de som e pediu pra pôr um rádio + alto falantes + trava elétricas + alarme, ai caiu a ficha, começei a seguir os fios, cheguei debaixo do painel (que ainda saia fumaça) e ali perto dos fusíveis estava tudo derretido, um emaranhado de fios tudo solto por baixo, cheguei depois no porta malas, lá também uma situação horrível, o serviço porco que fizeram era aterrorizante, pegaram fios de bitola inapropriada e passaram não pelo chão do carro, mas por volta da portas e esmagando entre a lataria e a borracha, coisa horrível de se ver, tudo emendado a mão com um pedacinho de fita isolante mal colocada, bom, esse episodio acabou bem, me senti num dia de herói, salvei um carro de pegar fogo (tá certo que estragou a fiação e uma ou outra coisa) , salvamos uma criança e outros dois carros estacionados ao lado que podiam ter pego fogo também, ganhei o dia, o mês, mas aquilo ficou na cabeça, a gambiarra feita, o que aquilo tudo podia ter acabado...daí lendo essas histórias do Vectra me veio essa lembrança na cabeça, não sou perito, não ví os casos de perto, não quero julgar nada, mas na minha cabeça, na minha forma de pensar esses Vectras não pegaram fogo assim, minha opinião.
Abraços
Janderson
Ps: desculpem o enorme texto
.png)