challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?
Almeidão escreveu:challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?
Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.
challengedaniel escreveu:Almeidão escreveu:challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?
Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.
Almeidão, essa manopla do Astra que você citou é de qual modelo em específico, para eu fazer a comparação?
No caso, a manopla do Challenge é totalmente diferente das dos outros Vectras. Ela não é feita daquele composto "macio" preto com a tampinha com inscrições dos números parte de cima. Ela é cinza e toda em plástico rígido, com um anel de alumínio em volta. Ela é do mesmo modelo esportivo europeu, fabricado pela Irmscher. Coloca no Google imagens "irmscher gear knob" que vai ver o modelo e fotos dela inclusive desmontada. É que comprei uma manopla importada Irmscher (que é exatamente igual à original do Challenger, com exceção do emblema "I" da Irmscher no lugar do número "1" da primeira marcha", e preciso instalar. Na parte interna da manopla importada tem um anel de metal que é separado da manopla. Ele é preso na ponta da alavanca de marchas por três parafusos sem cabeça. Aí a manopla propriamente dita, que tem rosca internamente, é rosqueada nesse anel de metal que foi aparafusado na alavanca.
Como a alavanca do Challenge é externamente igual à importada Irmscher, em tese deveria ser rosqueada. Mas a dúvida é se internamente ela seria diferente, com relação à fixação, pois ela não tá desrosqueando por nada.
challengedaniel escreveu:Eu acredito que todas são iguais, tanto a do carro antigo como o novo, o Vectra antigo é encaixada, o Astra novo é encaixada igual, inclusive nesta pagina que entrei que voce nos pede, verás uma manopla solta e as rainhura na parde de ferro que comento. Os 3 parafusos que voce diz são parafusados lateralmente ok? São parafusos álem ok? Digamos que a original fosse assim. Será que ela aguentaria um esforço no qual voce disse ter feito? A minha tem estes 3 parafuso, não é igual esta sua, mas os mparafusos são assim tambem e não aguenta 50% do esforço que podemos fazer em uma original, tamanha a pressão que ela foi colocada.
Não posso lhe dá a certeza que seja assim, mas os engenheiros não costumam mudar o que deu certo, e por isto acho que seja assim com 99% de certeza. Independente disto, esteja certo que voce precisa tirar a alavanca do lugar porque ai voce vai quebrar outra coisa e ela não vai sair.
Não deixe de nos informar assim que voce conseguir ok? Por favor
Almeidão escreveu:A do Astra era ano 2002 e não tinha parafuso. Não tenho fotos hoje porque uso ela no meu Vectra e está bem diferente porque cortei ela para ficar somente com 14 cm do console até o final e acho que esta sua também não tem.
vou lhe explicar como eu descobri isto. Comprei uma alavanca em um desmanche, veio completa com cabos gaiolas e tudo e eu não tive jeito de tirar por nada nem colocando na morsa e usando alicates e outras coisas mais. Bem, minha idéia era cortar abaixo da manopla e colocar uma outra manopla, esta sim com parafusos ou seja os 3 que comentei contigo que entram lateralmente e são tapados com um acabamento em forma de anel, na verdade eu mudei tudo a forma de tapar eles, mas ainda são eles quem segura a manopla que é apertada por eles e lateramente, não tem furos na alavanca.
Continuando, eu não consegui tirar e ia mesmo cortar o ferro ali, e não saía por nada. Como eu não ia usar a manopla velha mesmo, meti a serrinha nela e fui descascando até chegar no plastico que envolve o cano de ferro e assim descobrir como era colocada, passei a serrinha em diagonal nele e ficou o cano sem a manopla e sem o plastico.
Não posso mais lhe dar outra dica, mas lhe pergunto. Voce vai guardar a sua manopla antiga?
Não consegui.DarknessMP escreveu:Você conseguiu retirar essa cabeça de ferro? O meu quanto do fui tirar saiu a parte preta e também ficou esse ferro aí é um Vectra gls 2000
challengedaniel escreveu:Almeidão escreveu:challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?
Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.
Almeidão, essa manopla do Astra que você citou é de qual modelo em específico, para eu fazer a comparação?
No caso, a manopla do Challenge é totalmente diferente das dos outros Vectras. Ela não é feita daquele composto "macio" preto com a tampinha com inscrições dos números parte de cima. Ela é cinza e toda em plástico rígido, com um anel de alumínio em volta. Ela é do mesmo modelo esportivo europeu, fabricado pela Irmscher. Coloca no Google imagens "irmscher gear knob" que vai ver o modelo e fotos dela inclusive desmontada. É que comprei uma manopla importada Irmscher (que é exatamente igual à original do Challenger, com exceção do emblema "I" da Irmscher no lugar do número "1" da primeira marcha", e preciso instalar. Na parte interna da manopla importada tem um anel de metal que é separado da manopla. Ele é preso na ponta da alavanca de marchas por três parafusos sem cabeça. Aí a manopla propriamente dita, que tem rosca internamente, é rosqueada nesse anel de metal que foi aparafusado na alavanca.
Como a alavanca do Challenge é externamente igual à importada Irmscher, em tese deveria ser rosqueada. Mas a dúvida é se internamente ela seria diferente, com relação à fixação, pois ela não tá desrosqueando por nada.
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