O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

16 mensagens   •   Página 1 de 1
challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por challengedaniel » 01 Jun 2014, 09:15

Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por Almeidão » 02 Jun 2014, 09:48

challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?


Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.
Imagem

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por challengedaniel » 04 Jun 2014, 10:27

Almeidão escreveu:
challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?


Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.


Almeidão, essa manopla do Astra que você citou é de qual modelo em específico, para eu fazer a comparação?

No caso, a manopla do Challenge é totalmente diferente das dos outros Vectras. Ela não é feita daquele composto "macio" preto com a tampinha com inscrições dos números parte de cima. Ela é cinza e toda em plástico rígido, com um anel de alumínio em volta. Ela é do mesmo modelo esportivo europeu, fabricado pela Irmscher. Coloca no Google imagens "irmscher gear knob" que vai ver o modelo e fotos dela inclusive desmontada. É que comprei uma manopla importada Irmscher (que é exatamente igual à original do Challenger, com exceção do emblema "I" da Irmscher no lugar do número "1" da primeira marcha", e preciso instalar. Na parte interna da manopla importada tem um anel de metal que é separado da manopla. Ele é preso na ponta da alavanca de marchas por três parafusos sem cabeça. Aí a manopla propriamente dita, que tem rosca internamente, é rosqueada nesse anel de metal que foi aparafusado na alavanca.

Como a alavanca do Challenge é externamente igual à importada Irmscher, em tese deveria ser rosqueada. Mas a dúvida é se internamente ela seria diferente, com relação à fixação, pois ela não tá desrosqueando por nada.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por Almeidão » 04 Jun 2014, 12:30

challengedaniel escreveu:
Almeidão escreveu:
challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?


Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.


Almeidão, essa manopla do Astra que você citou é de qual modelo em específico, para eu fazer a comparação?

No caso, a manopla do Challenge é totalmente diferente das dos outros Vectras. Ela não é feita daquele composto "macio" preto com a tampinha com inscrições dos números parte de cima. Ela é cinza e toda em plástico rígido, com um anel de alumínio em volta. Ela é do mesmo modelo esportivo europeu, fabricado pela Irmscher. Coloca no Google imagens "irmscher gear knob" que vai ver o modelo e fotos dela inclusive desmontada. É que comprei uma manopla importada Irmscher (que é exatamente igual à original do Challenger, com exceção do emblema "I" da Irmscher no lugar do número "1" da primeira marcha", e preciso instalar. Na parte interna da manopla importada tem um anel de metal que é separado da manopla. Ele é preso na ponta da alavanca de marchas por três parafusos sem cabeça. Aí a manopla propriamente dita, que tem rosca internamente, é rosqueada nesse anel de metal que foi aparafusado na alavanca.

Como a alavanca do Challenge é externamente igual à importada Irmscher, em tese deveria ser rosqueada. Mas a dúvida é se internamente ela seria diferente, com relação à fixação, pois ela não tá desrosqueando por nada.


Eu acredito que todas são iguais, tanto a do carro antigo como o novo, o Vectra antigo é encaixada, o Astra novo é encaixada igual, inclusive nesta pagina que entrei que voce nos pede, verás uma manopla solta e as rainhura na parde de ferro que comento. Os 3 parafusos que voce diz são parafusados lateralmente ok? São parafusos álem ok? Digamos que a original fosse assim. Será que ela aguentaria um esforço no qual voce disse ter feito? A minha tem estes 3 parafuso, não é igual esta sua, mas os mparafusos são assim tambem e não aguenta 50% do esforço que podemos fazer em uma original, tamanha a pressão que ela foi colocada.

Não posso lhe dá a certeza que seja assim, mas os engenheiros não costumam mudar o que deu certo, e por isto acho que seja assim com 99% de certeza. Independente disto, esteja certo que voce precisa tirar a alavanca do lugar porque ai voce vai quebrar outra coisa e ela não vai sair.

Não deixe de nos informar assim que voce conseguir ok? Por favor
Imagem

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por challengedaniel » 04 Jun 2014, 14:15

Eu acredito que todas são iguais, tanto a do carro antigo como o novo, o Vectra antigo é encaixada, o Astra novo é encaixada igual, inclusive nesta pagina que entrei que voce nos pede, verás uma manopla solta e as rainhura na parde de ferro que comento. Os 3 parafusos que voce diz são parafusados lateralmente ok? São parafusos álem ok? Digamos que a original fosse assim. Será que ela aguentaria um esforço no qual voce disse ter feito? A minha tem estes 3 parafuso, não é igual esta sua, mas os mparafusos são assim tambem e não aguenta 50% do esforço que podemos fazer em uma original, tamanha a pressão que ela foi colocada.

Não posso lhe dá a certeza que seja assim, mas os engenheiros não costumam mudar o que deu certo, e por isto acho que seja assim com 99% de certeza. Independente disto, esteja certo que voce precisa tirar a alavanca do lugar porque ai voce vai quebrar outra coisa e ela não vai sair.

Não deixe de nos informar assim que voce conseguir ok? Por favor[/quote]

No caso a sua manopla do Astra seria original de qual modelo/ano? Ela tem os três parafusos além de ser "fundida" na alavanca? Tem alguma foto?

Pode deixar que posto aqui o resultado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por Almeidão » 04 Jun 2014, 15:44

challengedaniel escreveu:Eu acredito que todas são iguais, tanto a do carro antigo como o novo, o Vectra antigo é encaixada, o Astra novo é encaixada igual, inclusive nesta pagina que entrei que voce nos pede, verás uma manopla solta e as rainhura na parde de ferro que comento. Os 3 parafusos que voce diz são parafusados lateralmente ok? São parafusos álem ok? Digamos que a original fosse assim. Será que ela aguentaria um esforço no qual voce disse ter feito? A minha tem estes 3 parafuso, não é igual esta sua, mas os mparafusos são assim tambem e não aguenta 50% do esforço que podemos fazer em uma original, tamanha a pressão que ela foi colocada.

Não posso lhe dá a certeza que seja assim, mas os engenheiros não costumam mudar o que deu certo, e por isto acho que seja assim com 99% de certeza. Independente disto, esteja certo que voce precisa tirar a alavanca do lugar porque ai voce vai quebrar outra coisa e ela não vai sair.

Não deixe de nos informar assim que voce conseguir ok? Por favor


No caso a sua manopla do Astra seria original de qual modelo/ano? Ela tem os três parafusos além de ser "fundida" na alavanca? Tem alguma foto?

Pode deixar que posto aqui o resultado.[/quote]

A do Astra era ano 2002 e não tinha parafuso. Não tenho fotos hoje porque uso ela no meu Vectra e está bem diferente porque cortei ela para ficar somente com 14 cm do console até o final e acho que esta sua também não tem.

vou lhe explicar como eu descobri isto. Comprei uma alavanca em um desmanche, veio completa com cabos gaiolas e tudo e eu não tive jeito de tirar por nada nem colocando na morsa e usando alicates e outras coisas mais. Bem, minha idéia era cortar abaixo da manopla e colocar uma outra manopla, esta sim com parafusos ou seja os 3 que comentei contigo que entram lateralmente e são tapados com um acabamento em forma de anel, na verdade eu mudei tudo a forma de tapar eles, mas ainda são eles quem segura a manopla que é apertada por eles e lateramente, não tem furos na alavanca.

Continuando, eu não consegui tirar e ia mesmo cortar o ferro ali, e não saía por nada. Como eu não ia usar a manopla velha mesmo, meti a serrinha nela e fui descascando até chegar no plastico que envolve o cano de ferro e assim descobrir como era colocada, passei a serrinha em diagonal nele e ficou o cano sem a manopla e sem o plastico.

Não posso mais lhe dar outra dica, mas lhe pergunto. Voce vai guardar a sua manopla antiga?
Imagem

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por challengedaniel » 04 Jun 2014, 16:45

Almeidão escreveu:A do Astra era ano 2002 e não tinha parafuso. Não tenho fotos hoje porque uso ela no meu Vectra e está bem diferente porque cortei ela para ficar somente com 14 cm do console até o final e acho que esta sua também não tem.

vou lhe explicar como eu descobri isto. Comprei uma alavanca em um desmanche, veio completa com cabos gaiolas e tudo e eu não tive jeito de tirar por nada nem colocando na morsa e usando alicates e outras coisas mais. Bem, minha idéia era cortar abaixo da manopla e colocar uma outra manopla, esta sim com parafusos ou seja os 3 que comentei contigo que entram lateralmente e são tapados com um acabamento em forma de anel, na verdade eu mudei tudo a forma de tapar eles, mas ainda são eles quem segura a manopla que é apertada por eles e lateramente, não tem furos na alavanca.

Continuando, eu não consegui tirar e ia mesmo cortar o ferro ali, e não saía por nada. Como eu não ia usar a manopla velha mesmo, meti a serrinha nela e fui descascando até chegar no plastico que envolve o cano de ferro e assim descobrir como era colocada, passei a serrinha em diagonal nele e ficou o cano sem a manopla e sem o plastico.

Não posso mais lhe dar outra dica, mas lhe pergunto. Voce vai guardar a sua manopla antiga?


Sim, vou guardar a manopla antiga. Caso eu veja que não dê pra tirar sem danificar, vou acabar comprando uma manopla comum extra e colocar a "bola" da manopla importada.

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por leoborgesl » 21 Abr 2017, 22:26

A minha tem a parte metálica ai invés da parte plástica ao tirar a manopla. Alguém já passou por isso ou sabe como tirar?
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por Arquiteto » 22 Abr 2017, 13:08

leo tirando o challenge q ha possibilidade de ser diferente

qq outro vectra manual tem o cabo da alavanca assim ...

Imagem

no seu so podem ter colado pra estar tão dificil

eu mesmo ja troquei a bola da alavanca de um vectra 00 que eu tinha e era exatamente assim

a bola entra compressão ali nada mais

a sua se não tem parafuso aparente tambem deve ser assim

:47:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por Arquiteto » 22 Abr 2017, 13:19

observe esta foto a do challenge tem alguma coisa diferente ...

uma chave allem acompanha o conjunto de reposição do vectra europeu

Imagem

Imagem


Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por leoborgesl » 22 Abr 2017, 16:45

Olha o meu como é
Imagem

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por leoborgesl » 22 Abr 2017, 16:47

Saiu só a parte emborrachada da manopla, esse é o miolo. É de metal e pelo que vi não tem parafuso.Imagem

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

DarknessMP
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Ago 2017, 13:25
Nome Completo: Marcelo Pinheiro
Cidade: Marchal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por DarknessMP » 10 Ago 2017, 17:12

Você conseguiu retirar essa cabeça de ferro? O meu quanto do fui tirar saiu a parte preta e também ficou esse ferro aí é um Vectra gls 2000

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por leoborgesl » 10 Ago 2017, 18:09

DarknessMP escreveu:Você conseguiu retirar essa cabeça de ferro? O meu quanto do fui tirar saiu a parte preta e também ficou esse ferro aí é um Vectra gls 2000
Não consegui.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por leoborgesl » 10 Fev 2018, 18:14

Consegui resolver meu problema!

viewtopic.php?t=15422

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

dudu boldrini
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 21 Out 2013, 17:45
Nome Completo: eduardo boldrini
Cidade: vila velha
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

RETIRAR MANOPLA CÂMBIO CHALLENGE

por dudu boldrini » 14 Fev 2021, 15:39

challengedaniel escreveu:
Almeidão escreveu:
challengedaniel escreveu:Pessoal, alguém já conseguiu retirar a "bola" da manopla de câmbio do Challenge? Digo só a parte de cima redonda, onde estão escritos os números. Já tentei desrosquear aquilo e não sai por nada. Seria algum parafuso que prende por cima?


Não é parafusado, o ferro tem rainhuras e a manopla é injetada nele. Para tirar, dificilmente sai sem estragar algo e com ela no local. O correto seria tirar a alavanca, prender em uma morsa e ai sim mover ala para direira e esquerda até sair. Foi assim que eu tirei uma de uma Astra que é parecida a esta sua pelo menos na forma de ser colocada.


Almeidão, essa manopla do Astra que você citou é de qual modelo em específico, para eu fazer a comparação?

No caso, a manopla do Challenge é totalmente diferente das dos outros Vectras. Ela não é feita daquele composto "macio" preto com a tampinha com inscrições dos números parte de cima. Ela é cinza e toda em plástico rígido, com um anel de alumínio em volta. Ela é do mesmo modelo esportivo europeu, fabricado pela Irmscher. Coloca no Google imagens "irmscher gear knob" que vai ver o modelo e fotos dela inclusive desmontada. É que comprei uma manopla importada Irmscher (que é exatamente igual à original do Challenger, com exceção do emblema "I" da Irmscher no lugar do número "1" da primeira marcha", e preciso instalar. Na parte interna da manopla importada tem um anel de metal que é separado da manopla. Ele é preso na ponta da alavanca de marchas por três parafusos sem cabeça. Aí a manopla propriamente dita, que tem rosca internamente, é rosqueada nesse anel de metal que foi aparafusado na alavanca.

Como a alavanca do Challenge é externamente igual à importada Irmscher, em tese deveria ser rosqueada. Mas a dúvida é se internamente ela seria diferente, com relação à fixação, pois ela não tá desrosqueando por nada.





Boa tarde, sei que esse post já tem bastante tempo, mas comprei um challenge recentemente, e a manopla está bem feia, aonde vc conseguiu a sua ?
Vectra Expression 2.2 8v 2002 Cinza
Ex- Vectra GLS 2.2 8v 2000 Branco
Ex- Vectra GLS 2.2 8v 1998 Prata
Ex- Vectra GL 2.0 8V 1996 Cinza

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 175 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:14