por it_ »
13 Mai 2014, 10:48
Gostaria de contribuir com mais uma dica, ja conhecida, de superaquecimento. Talvez alguém esteja passando pelo mesmo problema entao vou contar a historia e o desfecho.
Modelo: vectra cd 2.216v aut. ano 03 (obs: o resfriamento do oleo do cambio automatico se da no radiador do carro).
Meu carro começou a elevar a temperatura (acima da marca do meio) de repente, de um dia para o outro. A temperatura subia APENAS com o carro em movimento, tanto em pista livre de br, como em transito. Parado, em marcha lenta, sempre se mantinha no meio. O interessante é que ele nunca chegava no vermelho, apenas bem proximo e logo caia para o meio. Essa oscilaçao dava dia sim as vezes dia nao e era coisa rapida: entre a temperatura subir e descer durava coisa de 4 minutos. As ventoinhas funcionavam ambas perfeitamente e os 2 estagios estavam sendo acionados de acordo com a necessidade (todos os reles ok). O PROBLEMA ACONTECIA INDEPENDENTE DO AR LIGADO OU NAO, isso em nada alterava a situaçao. O carro possui ar digital, entao a mistura de ar condicionado + ar quente pode ser necessaria dependendo da temperatura selecionada. Como o sistema funciona perfeitamente e nao ha vazamentos dentro do carro, essa parte do sistema foi descartada de cara e nao comentarei aqui.
Primeiro item que troquei em casa: valvula termostatica. O problema persistiu. Meu radiador é um original Delphi que troquei ha 1 ano e meio e nao estava entupido. Cabeçote foi refeito ha 1 ano e meio também e nao havia vazamentos nenhum no sistema de arrefecimento.
Segundo item: tampa do radiador, que nao estava segurando nem 1bar de pressao. Botei uma original Gm e o problema persistia.
Terceiro item: verificar obstruçoes no sistema. Nada foi achado, tudo circulando livremente sem obstruçoes (o carro roda com aditivo e troquei o reservatorio de expansao ha 1 ano por um novo original gm, pois o velho tava sujo e o sensor de nivel quebrado).
Quarto item: verificado aterramentos. Nenhnuma falha
Quinto item: verificado sensores de temperatura (do painel e da central). O mecanico andou com o carro e monitorou pelo scanner - quando no painel a temperatura subia, no scanner tambem subia, ou seja, ambos os sensores funcionavam em harmonia. A temperatura informada na central nao era anormal, era compativel (nao lembro qual era).
- CAUSA DO PROBLEMA -
BOMBA DAGUA - acontecia que o seu rotor, que era de plastico, estava girando em falso. O eixo girava, porem o rotor patinava. Nao havia vazamentos como eu disse e nao havia roncos. Foi trocado a bomba dagua e correia dentada + tensor/roletes. Problema resolvido.
Concluindo: por nao apresentar vazamentos, obstruçoes e tambem por nao haver ronco na bomba dagua e os sensores informarem a temperatura correta e, por fim, as ventoinhas funcionando como devem, o problema ficou mais dificil de se achar. Antes de se pensar em junta queimada, problema de igniçao, obstruçoes em escapamento e superaquecimento do oleo do cambio automatico, ficamos bom a bomba dagua, ainda bem!
Mais alguem com historias parecidas, contem aqui. Abraços e obrigado pela atençao
Italo, Vitoria - Es