O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Bateria no VCD

17 mensagens   •   Página 1 de 1
JapanSide
Member
Member
Nome Completo: Anderson Massao Ueda
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Bateria no VCD

por JapanSide » 05 Jul 2014, 13:44

Estou com um grande problema com bateria no vecao, uns 15-20 dias atraz fiz a troca da bateria por uma nova da Crall, e hoje inventei de pegar o multimetro pra medir as tensao.
Com o carro ligado as tensao ficam em 13,4-13,5v , agora quando ligo os farois cai pra 12,9v .
Quero levar o carro ja sabendo mais ou menos do que o eletrecista ira falar pois so meio leigo no assunto.
Creio que seje o alternador ja abrindo o bico ou estou errado? Vi tb que tem um tal de regulador de voltagem.
Qual o preco medio de manutencao de um alternado de um VCD 16v, Servico completo.
Grato!!!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Bateria no VCD

por serginho_vectra A » 05 Jul 2014, 18:45

JapanSide escreveu:Estou com um grande problema com bateria no vecao, uns 15-20 dias atraz fiz a troca da bateria por uma nova da Crall, e hoje inventei de pegar o multimetro pra medir as tensao.
Com o carro ligado as tensao ficam em 13,4-13,5v , agora quando ligo os farois cai pra 12,9v .
Quero levar o carro ja sabendo mais ou menos do que o eletrecista ira falar pois so meio leigo no assunto.
Creio que seje o alternador ja abrindo o bico ou estou errado? Vi tb que tem um tal de regulador de voltagem.
Qual o preco medio de manutencao de um alternado de um VCD 16v, Servico completo.
Grato!!!

meu Vectra 95 gastei 400 em um alternador novo...
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 05 Jul 2014, 22:13

Coloque o negativo do multímetro na carcaça do alternador , e o positivo do multímetro no parafuso da porca grande que prende o cabo direto no alternador .

Ligue o carro e acelere , depois me passe os valores que vou te dar a solução caso seja o que estou pensando .

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por Ramon Neves » 05 Jul 2014, 22:51

JapanSide eu troquei o regulador de tensão do meu VCD que é do mesmo ano que o seu, dá uma olhada aqui
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =45&t=4948
Porém cada caso é um caso, no meu caso o único problema era o regulador de tensão, já no seu caso pode ser tanto o regulador de tensão, pode ser os cabos (que dependendo da sua resposta para o teste que o Luiz Antunes te indicou a fazer ele vai apontar para os cabos), ou na pior das suspeitas terás que refazer o alternador (rolamento, regulador de tensão, escovas etc...)
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ives » 05 Jul 2014, 23:14

olha, a principio eu diria q teu alternador está proximo de normal.....é comum com carga a tensão cair .....13V com todas as cargas ligadas (farois, som, etc) é o suficiente para alimentar todas as cargas, e ainda sobrar para carregar a bateria..... você esta tendo problemas de ficar sem bateria ao dirigir a noite???

caso nao esteja carregando a bateria, ficando dificil ou nao conseguindo ligar no dia seguinte, nesse caso vale a pena fazer o reparo dele....basicamente voce vai trocar o regulador de tensão....esse regulador é quem "lê" a corrente solicitada pelo circuito do carro, e aumenta ou diminui a tensão.....em vazio, o ideal é girar entre 13,8~14,1V....nunca mais do que 14,3V, pois dai para cima poderia danificar componentes eletronicos da injeção, queimar lampadas, etc. Mas conforme voce vai ligando potencia, é comum ele nao manter nos 13,8V ideais, e ir caindo a tensão.....

juntamente nesse regulador já estão as escovas, que se desgastam com o passar do tempo, diminuindo a performance do alternador quando chegam no final da vida util, pois ele nao dá mais contato corretamente......e como voce vai estar com ele na bancada, vale a pena aproveitar e trocar os rolamentos dele (especialmente se vc nao lembra de ter feito isso no passado), pois os rolamentos sao relativamente baratos, e nao compensaria remontar e instalar no lugar para ter q pagar mao de obra novamente para retirar e substituir apenas eles ao longo dos proximo 2~4 anos (vida util media do novo conjunto de escovas)

uma coisa q ocorre bastante é a necessidade de "ponte de safena", onde reforça-se o aterramento do conjunto alternador/bateria.....as vezes teu alternador pode estar perfeito, porem o aterramento ruim, e perde-se na fiação essa tensão de 0,3V (dos 13,5V q vc le para os 13,8V ideais)....entao vale a pena ver esse detalhe tbem

vale ressaltar que uma bateria 12V na verdade nao é de 12V, e sim 12,6V.....entao estando acima dessa marca, o alternador está fornecendo carga para todo o circuito, e ainda sobrando algo para ir recarregando a bateria para o proximo arranque.....a bateria só tem função critica para a partida do veiculo, apos partir o alternador assume esse papel, e a bateria se torna apenas um mega-capacitor, filtrando a onda trifasica retificada vinda do alternador, e ao mesmo tempo se recarregando para a proxima partida.......se com todas as cargas ligadas ele ficar em 12,9V, eu creio que esteja fazendo seu papel de carregar o sistema ainda
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 05 Jul 2014, 23:32

Ives escreveu:olha, a principio eu diria q teu alternador está proximo de normal.....é comum com carga a tensão cair .....13V com todas as cargas ligadas (farois, som, etc) é o suficiente para alimentar todas as cargas, e ainda sobrar para carregar a bateria..... você esta tendo problemas de ficar sem bateria ao dirigir a noite???

caso nao esteja carregando a bateria, ficando dificil ou nao conseguindo ligar no dia seguinte, nesse caso vale a pena fazer o reparo dele....basicamente voce vai trocar o regulador de tensão....esse regulador é quem "lê" a corrente solicitada pelo circuito do carro, e aumenta ou diminui a tensão.....em vazio, o ideal é girar entre 13,8~14,1V....nunca mais do que 14,3V, pois dai para cima poderia danificar componentes eletronicos da injeção, queimar lampadas, etc. Mas conforme voce vai ligando potencia, é comum ele nao manter nos 13,8V ideais, e ir caindo a tensão.....

juntamente nesse regulador já estão as escovas, que se desgastam com o passar do tempo, diminuindo a performance do alternador quando chegam no final da vida util, pois ele nao dá mais contato corretamente......e como voce vai estar com ele na bancada, vale a pena aproveitar e trocar os rolamentos dele (especialmente se vc nao lembra de ter feito isso no passado), pois os rolamentos sao relativamente baratos, e nao compensaria remontar e instalar no lugar para ter q pagar mao de obra novamente para retirar e substituir apenas eles ao longo dos proximo 2~4 anos (vida util media do novo conjunto de escovas)

uma coisa q ocorre bastante é a necessidade de "ponte de safena", onde reforça-se o aterramento do conjunto alternador/bateria.....as vezes teu alternador pode estar perfeito, porem o aterramento ruim, e perde-se na fiação essa tensão de 0,3V (dos 13,5V q vc le para os 13,8V ideais)....entao vale a pena ver esse detalhe tbem

vale ressaltar que uma bateria 12V na verdade nao é de 12V, e sim 12,6V.....entao estando acima dessa marca, o alternador está fornecendo carga para todo o circuito, e ainda sobrando algo para ir recarregando a bateria para o proximo arranque.....a bateria só tem função critica para a partida do veiculo, apos partir o alternador assume esse papel, e a bateria se torna apenas um mega-capacitor, filtrando a onda trifasica retificada vinda do alternador, e ao mesmo tempo se recarregando para a proxima partida.......se com todas as cargas ligadas ele ficar em 12,9V, eu creio que esteja fazendo seu papel de carregar o sistema

Concordo plenamente, porém no meu VCD com ventoinha do radiador, ventilador interno e todos os faróis a carga fica entre 12.9~13,2v e no caso dele apenas com o farol ligado chegar a marca de 12.9v se ele ligar o ventilador interno e o ventilador do radiador acho pouco provavel que fique maior que 12.6v...
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 05 Jul 2014, 23:45

é, nessa situação a substituição do regulador deve ser necessária, pois se rodar a noite toda com farol aceso e ligando ventuinha, vai começar a drenar mais da bateria do que recarrega-la, ai nao vai ter partida no dia seguinte......
Imagem

JapanSide
Member
Member

por JapanSide » 05 Jul 2014, 23:58

luiz antunes escreveu:Coloque o negativo do multímetro na carcaça do alternador , e o positivo do multímetro no parafuso da porca grande que prende o cabo direto no alternador .

Ligue o carro e acelere , depois me passe os valores que vou te dar a solução caso seja o que estou pensando .

Amanha irei ver se consigo fazer isso, mas sera que e facil o acesso ao alternador pois e 16v e o cofre dele e bem apertado? como disse sou bem leigo no assunto mecanica/eletrica de autos..

Uma outra coisa que nao citei foi que apos a troca da bateria por essa nova que estou hoje (15-20 dias) , fui inventar de instalar um modulo pro som do carro, foi ai que vi que a partida ficou pesado como se a bateria estivesse no fim.
Nao medi a bateria pois estava sem multimetro e usei o metodo da lampada 12v ligado em serie na bateria, sei que nao e um metodo adequado mas como nao tinha outra opcao, resolvi usar e constatou roubo de carga quando tudo estava desligado no carro. ( a lampada acendeu bem fraca) apos isso desliguei o modulo e hj comprei o multimetro e fiz as medicoes da bateria que citei no comeco e agora com tudo desligado a carga consumida pelo carro com tudo desligado e de 0.20ap creio que esteje normal.
Outra coisa, uma boa bateria tem que esta com 12,6v +/- com o carro desligado e aqui quando medi estava com 12v cravado. Se o alternador estiver em boas condicoes, ele consegui carregar ela ter a casa dos 12,6v ou ja e caxao pra bateria?

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 06 Jul 2014, 00:27

Bom, a bateria que está no meu VCD é uma de 60A e ainda não troquei desde que peguei o carro e nem sei quanto tempo tem de uso, porém já teve dias em que eu fiquei mais de uma semana sem ligar o carro e quando fui medir estava com 11.9v e ainda sim o carro ligou, quase não ligando, mas ligou, e hoje (acabei de medir) a bateria está com 12.46v...
Desligue o módulo e ande com o carro e depois você messa novamente para ver como está a carga e posta aqui pra nós!!
Ah outra coisa, se possivel faça um teste, messa a carga da bateria com o bourne conectado e desconectado para ver se tem uma diferença na voltagem e de quanto.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 06 Jul 2014, 00:35

0,2A (200mA) é muito alto de fuga....um carro com o alarme acionado nao pode passar de 0,075A (75mA)......com 0,2, creio q se vc deixar o carro parado 5~7 dias, nao vai pegar..... pode ser que o modulo esteja roubando carga atraves dos terminais de potencia.....isso aconteceu com o meu carro, ficava em coisa de 150mA e dai durante a semana q nao usava, chegava no sabado ou nao pegava, ou pegava rateando....mesmo com o "remote" desligado, se vc medisse a corrente no fio positivo grosso (potencia), o mesmo consumia corrente......

o q fiz pra resolver foi usar um relé para chavear a potencia...usei um relé de 80A (terminais largos), entao hoje o sinal de antena vai para ele, e entao o relé liga a potencia do modulo....assim desligado nao há qualquer consumo, pois a potencia esta desligada.....

pode ser q no seu caso pode estar relacionado ao modulo, em combinação com a bateria.....essa da Cral é uma bateria recondicionada neh??? elas tendem a ter um nucleo pouco mais fraco, com menor corrente de partida.....somando um consumo de fuga elevado, pode estar pesando na partida...... o regulador ajusta a corrente pela resistencia do circuito, e a bateria varia sua resistencia interna de acordo com sua carga....tvez o alternador esteja sendo "forçado" a jogar muita corrente querendo carregá-la, e por isso limita a tensão em 13,5V.....

ideal seria vc levar em auto eletrica q possui equipamento de diagnostico de bateria.....multimetro apenas nao vai te indicar a fonte do problema....... esses medidores avaliam a bateria isoladamente, e o sistema do alternador....ai vai poder descobrir se é bateria, alternador, ou fiação.....
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 06 Jul 2014, 00:45

Bom dessa eu não sabia, das medidas de amperagem de fuga, mais uma informação importante guardada :38:
Concordo com o Ives, melhor levar na Auto elétrica vai ganhar mais tempo!!
Pelo menos com o que já foi postado aqui você vai na auto elétrica um pouco mais informado sobre o assunto!!
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 06 Jul 2014, 04:29

JapanSide escreveu:
luiz antunes escreveu:Coloque o negativo do multímetro na carcaça do alternador , e o positivo do multímetro no parafuso da porca grande que prende o cabo direto no alternador .

Amanha irei ver se consigo fazer isso, mas sera que e facil o acesso ao alternador pois e 16v e o cofre dele e bem apertado? como disse sou bem leigo no assunto mecanica/eletrica de autos..

Uma outra coisa que nao citei foi que apos a troca da bateria por essa nova que estou hoje (15-20 dias) , fui inventar de instalar um modulo pro som do carro, foi ai que vi que a partida ficou pesado como se a bateria estivesse no fim.
Nao medi a bateria pois estava sem multimetro e usei o metodo da lampada 12v ligado em serie na bateria, sei que nao e um metodo adequado mas como nao tinha outra opcao, resolvi usar e constatou roubo de carga quando tudo estava desligado no carro. ( a lampada acendeu bem fraca) apos isso desliguei o modulo e hj comprei o multimetro e fiz as medicoes da bateria que citei no comeco e agora com tudo desligado a carga consumida pelo carro com tudo desligado e de 0.20ap creio que esteje normal.
Outra coisa, uma boa bateria tem que esta com 12,6v +/- com o carro desligado e aqui quando medi estava com 12v cravado. Se o alternador estiver em boas condicoes, ele consegui carregar ela ter a casa dos 12,6v ou ja e caxao pra bateria?

Acho que no 16 v vc terá que deitar no chão e colocar o positivo no parafuso com garra jacaré , para não cair e o negativo da mesma forma .

Vc mediu corrente de 0,20 amp com o multímetro corretamente , ou seja, abriu um dos bornes da bateria e colocou na escala de amperes todo o circuito em serie ???

JapanSide
Member
Member

por JapanSide » 06 Jul 2014, 14:33

Luiz antunes foi feito como no video do adg
https://www.youtube.com/watch?v=AjyV0aNHGfU
A questao de levar a auto eletrica eu vou levar so que como ontem (sabado) iria trabalhar e so chegaria a noite nao tinha como levar e aproveitei pra postar o problema aqui antes ja pra saber mais ou menos o que poderia ser.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 06 Jul 2014, 14:54

Note q consumiu 24mA (0,024A) sem alarme ligado....um alarme vai consumir coisa de 20 a 30mA.....por isso o ideal eh uma corrente de repouso na casa de 50mA, e nunca maior que 75mA.....isso da uma autonomia de duas a tres semanas com o carro parado, e vc chega p ligar e ainda tem carga pro arranque.....

no video consumiu 156mA, mesma faixa de fuga q apresentou no meu carro depois de instalar um modulo....mesmo c o remote desligado os terminais de potencia apresentavam um consumo parasita.....instalando um rele eh possivel resolver..... antes 4 dias parado ja nao pegava, depois q coloquei rele ja passou semana parado, e pegou sem pestanejar
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 07 Jul 2014, 01:30

JapanSide escreveu:Luiz antunes foi feito como no video do adg
https://www.youtube.com/watch?v=AjyV0aNHGfU
A questao de levar a auto eletrica eu vou levar so que como ontem (sabado) iria trabalhar e so chegaria a noite nao tinha como levar e aproveitei pra postar o problema aqui antes ja pra saber mais ou menos o que poderia ser.

Blz , feito certinho , 200 ma é realmente muita corrente de repouso .

Como disse o Ives não deve passar de 50 ma , o ideal seria uns 20 e poucos ma , mas nosso carro tem muita coisa de elétrica e acho que nem sempre vai dar isso ,
No meu se não me engano dá uns 25 ma !

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 07 Jul 2014, 02:30

No meu acabei de medir e tomei um susto, deu 226ma e depois que desliguei o meu DVD caiu para 111ma, agora o que está consumindo esses 110ma eu já não sei o que possa ser pois o carro não tem alarme ...
Imagem

fopsy19
Member
Member
Nome Completo: Kerlonny Fopsy
Estado: Paraiba

Problema com Bateria no VCD

por fopsy19 » 21 Abr 2016, 21:51

Boa noite pessoal, ainda não tive a oportunidade de me apresentar, acompanho o fórum há algum tempo, estava esperando a compra de um Vectra para me apresentar, em brev eposto minha apresentação formal com história e algumas fotos dele . Mas finalmente comprei!

Não estou rodando muito com ele pois quero fazer logo uma preventiva completa, mas por enquanto a coisa está devagar, então ainda estou de Escortão a maior parte do tempo.

O problema é o seguinte, ele está com corrente de repouso de 270mA, que vai pra 50mA se eu retirar o fusível 41 (bobina do relé do ventilador do radiador).

Agora fica a dúvida, como diminuir essa corrente? A bateria (moura) está descarregando em 1 ou 2 dias, o alternador tá carregando bem (15V). Desconheço o tempo de vida dessa bateria.

O antigo dono mencionou que fez a troca do ventilador há alguns meses. Fiquei na suspeita de algum problema nesse circuito, mas nem sei por onde começar a procurar.

Vectra CD 2.2 16V 1998 (com GNV)

17 mensagens   •   Página 1 de 1