O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMedida do disco freio dianteiro
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Ricardo Crispim » 11 Dez 2013, 14:51

bruno241281 escreveu:Não esqueça que médicos e loucos também...


:62: :62:

Você foi mais rápido no gatilho que eu....ia dizer exatamente o mesmo!!

Forte abraço!!!!!!!!

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Rodrigo-Vectra » 30 Mai 2014, 11:59

e, questão da duvida de trocar os discos de 280 para 288 to dentro.... saber se muda pinças e tudo mais..... agora .... O OMEGA NAO TEM DIFERENCIAL FIXO tanto que ele usa HOMOCINETICAS......plug and play o vectra la fora B tem 308mm ....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 30 Mai 2014, 14:06

Rodrigo-Vectra escreveu:e, questão da duvida de trocar os discos de 280 para 288 to dentro.... saber se muda pinças e tudo mais..... agora .... O OMEGA NAO TEM DIFERENCIAL FIXO tanto que ele usa HOMOCINETICAS......plug and play o vectra la fora B tem 308mm ....


Amigo, Omega tem diferencial Fixo sim senhor, e por ser fixo é que ele tem homocinética caso não fosse ele teria bengala. Espero que voce esteja entendendo o que eu estou falando, mesmo assim darei um exemplo de que é diferencial fixo traseiro, porque dianteiro todos são até o nosso Vectra. O fusca tem o diferencial fixo traseiro, desce e sobe os eixos independente um do outro e assim faz com que ele tenha suspensão independente, dei exemplo do fusca porque todos conhecem o velho fusca. E assim é BMW, Alguns Mercedes e uns 4 x 4 tipo mitsubishi

Exemplo de diferencial móvel, Caminhões, Opala, chevete e outros. Um lado não desce sem mexer com o outro e o diferencial se movimenta para cima e para baixo e outros movimentos.

Abaixo neste link voce vê uma foto de um diferencial fixo velho a venda.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ico-99-_JM

Abaixo foto diferencial móvel, ele mexe inteiro junto com as duas pontas dos eixos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -dupla-_JM
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 30 Mai 2014, 20:36

Esse sistema deve dar uma melhorada boa na estabilidade dos carros com tração traseira , já que com Dif fixo ( e semi eixos / homocinéticas ) , não muda quase nada na geometria da suspensão nas curvas .

Agora em contra partida , se o motor for canhão em excesso , deve quebrar facil as homocineticas , tração traseira segura muito mais .

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 31 Mai 2014, 17:43

A questão é que isso não influencia na questão do disco, até a furação é a mesma, falando do Omega nacional com disco 296mm. Resta saber se dá muito trabalho pra adaptar e a profundidade do disco. Mas o diâmetro do furo central bate certinho, inclusive a medida da furação dos parafusos de roda no caso dos modelos com 5 furos.

Teria que ver só a questão da pinça, se cabe certinho, eu tinha pensado em adaptar o conjunto pinça + disco + pastilha dianteiro do Omega 6cil nacional. Teria que ver se cabe certinho no Vectra, seria uma ótima opção com um baixíssimo custo de reposição, afinal com 296mm é mais que suficiente para um Vectra bem preparado.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Almeidão » 02 Jun 2014, 09:27

luiz antunes escreveu:Esse sistema deve dar uma melhorada boa na estabilidade dos carros com tração traseira , já que com Dif fixo ( e semi eixos / homocinéticas ) , não muda quase nada na geometria da suspensão nas curvas .

Agora em contra partida , se o motor for canhão em excesso , deve quebrar facil as homocineticas , tração traseira segura muito mais .


Quebra nada, Mercedes é assim, BMW é assim e eu em umas das minhas viagens já vi Camionetes assim e com certeza melhora o conforto e segurança uns 40%. Não gosto nem de dar este exemplo, mas vai lá. Kombi é assim e olha que a danada carrega peso, eu quem o diga porque minha familia possuia para carregar frutas.

Sobre o Disco do Omega no Vectra, e os furos bate com os da roda, não vejo dificuldades em colocar ele não, embora acho que as pinças precisarão ser mudadas também.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 02 Jun 2014, 11:40

Almeidão escreveu:
luiz antunes escreveu:Esse sistema deve dar uma melhorada boa na estabilidade dos carros com tração traseira , já que com Dif fixo ( e semi eixos / homocinéticas ) , não muda quase nada na geometria da suspensão nas curvas .

Agora em contra partida , se o motor for canhão em excesso , deve quebrar facil as homocineticas , tração traseira segura muito mais .


Quebra nada, Mercedes é assim, BMW é assim e eu em umas das minhas viagens já vi Camionetes assim e com certeza melhora o conforto e segurança uns 40%. Não gosto nem de dar este exemplo, mas vai lá. Kombi é assim e olha que a danada carrega peso, eu quem o diga porque minha familia possuia para carregar frutas.

Sobre o Disco do Omega no Vectra, e os furos bate com os da roda, não vejo dificuldades em colocar ele não, embora acho que as pinças precisarão ser mudadas também.


A ideia é tentar conseguir a pinça e talvez a manga de eixo do 6 cilindros , mas sem pressa , para não fazer bobagem !

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Rodrigo-Vectra » 09 Jun 2014, 12:52

a manga de eixo tb? nao seria talvez só o caso de mudar suporte da pinça? pinça e disco? ou no melhor dos casos. disco e pinça?

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 10 Jun 2014, 12:17

Rodrigo-Vectra escreveu:a manga de eixo tb? nao seria talvez só o caso de mudar suporte da pinça? pinça e disco? ou no melhor dos casos. disco e pinça?


Sim , mas se vier a manga eu não faço o suporte :40:

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Rodrigo-Vectra » 13 Ago 2014, 23:41

luiz antunes escreveu:
Rodrigo-Vectra escreveu:a manga de eixo tb? nao seria talvez só o caso de mudar suporte da pinça? pinça e disco? ou no melhor dos casos. disco e pinça?


Sim , mas se vier a manga eu não faço o suporte :40:


discuti esse assunto com a powerbrake..



IMPOSSÍVEL:
a manga de eixo , não serve!
o disco não serve ( profundidade ,bate em outras coisas)
suporte e pinça não serve nos modelos após 2001( distancia dos furos do suporte muda em relação até o ano 2000, quando eram discos de 288mm e esses serviriam os suportes da pinça e pinça mas o disco não!)

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 14 Ago 2014, 01:58

Ou acreditamos , ou conseguimos um para testar , rs

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Last_Warrior » 16 Ago 2014, 10:30

Uma pena, porque o custo de manutenção seria bem baixo. Mas não confie totalmente porque a Powerbrakes vai querer falar que tudo dá errado pra vender os produtos deles né...

Teria que ver de perto e analisar, não tem outro jeito de saber.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 16 Ago 2014, 14:33

Last_Warrior escreveu:Uma pena, porque o custo de manutenção seria bem baixo. Mas não confie totalmente porque a Powerbrakes vai querer falar que tudo dá errado pra vender os produtos deles né...

Teria que ver de perto e analisar, não tem outro jeito de saber.


Exatamente o que penso , eles sempre vão tentar vender o que têm , o melhor mesmo é conseguir alguma coisa para testar .

Avatar do usuário
Renato Costa
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 23 Set 2013, 11:25
Nome Completo: Renato domingos da costa
Cidade: Ferraz de Vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Renato Costa » 16 Ago 2014, 21:35

Aproveitando o bonde aqui, deixa eu perguntar uma coisa que esta me encucando, meu vectra tem discos só na dianteira, funcionam que é uma beleza, porem depois de trocar as pastilhas comecei a sentir que ele da uma travada nas rodas, pensei ser assentamento das pastilhas e tal, passado um tempo continuava na mesma, ai desmontei tudo tirei as pinças lavei tudo com gasolina troquei os reparos, troquei todo o óleo do freio pelo varga dot 4, ficou beleza por um tempinho, más voltou a travar as rodas e sinto um cheiro de óleo de freio, porem o reservatório não baixa uma gota e o freio continua ótimo, não baixa nada ao pisar no pedal, e a embreagem tbm ta legal, quando peguei o carro ele estava com as pastilhas bem gastas e isso não acontecia, é possível ser uma medida errada noa discos ou algo deste tipo ? A roda prende tanto que ao parar se jogar agua sai ate vapor d'agua... Rsss
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Luiz Antunes » 17 Ago 2014, 08:20

Renato Costa escreveu:Aproveitando o bonde aqui, deixa eu perguntar uma coisa que esta me encucando, meu vectra tem discos só na dianteira, funcionam que é uma beleza, porem depois de trocar as pastilhas comecei a sentir que ele da uma travada nas rodas, pensei ser assentamento das pastilhas e tal, passado um tempo continuava na mesma, ai desmontei tudo tirei as pinças lavei tudo com gasolina troquei os reparos, troquei todo o óleo do freio pelo varga dot 4, ficou beleza por um tempinho, más voltou a travar as rodas e sinto um cheiro de óleo de freio, porem o reservatório não baixa uma gota e o freio continua ótimo, não baixa nada ao pisar no pedal, e a embreagem tbm ta legal, quando peguei o carro ele estava com as pastilhas bem gastas e isso não acontecia, é possível ser uma medida errada noa discos ou algo deste tipo ? A roda prende tanto que ao parar se jogar agua sai ate vapor d'agua... Rsss


Já tentou achar a marca das pastilhas que estavam antes de vc colocar as novas e consegui-las ???

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Rodrigo-Vectra » 19 Ago 2014, 00:16

luiz antunes escreveu:Ou acreditamos , ou conseguimos um para testar , rs


Last_Warrior escreveu:Uma pena, porque o custo de manutenção seria bem baixo. Mas não confie totalmente porque a Powerbrakes vai querer falar que tudo dá errado pra vender os produtos deles né...

Teria que ver de perto e analisar, não tem outro jeito de saber.



Bom vamos lá . eu fiz a pergunta a eles e acredito pois tal motivo .. mesmo que fosse um upgrade . nao deixaria de usar algo melhor que o original visto no meu tópico oque eu comprei pra uso civil....

se servisse eu montaria como eu montei . porem com maior diâmetro .... e o sistema do ômega na powerbrake é mais caro que o do vectra . somente a pastilha traseira é igual .

na proxima acho que vou ver se jogo um jogo de disco frisado e PERFURADO se achar que aidna tem oque melhorar. ENTRAREMOS NOS 308MM originais do VECTRA B GSI 2.6 ou kit powerbrake maior que tiver!

eidimatuo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 20 Out 2014, 15:20
Nome Completo: Thiago Eidi Matuo
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Medida do disco freio dianteiro

por eidimatuo » 13 Fev 2015, 08:42

E ai galera, alguma novidade referente a este tópico? me interessei por essa idéia de utilizar os discos do Omega, fazer as adaptações e melhorar o freio. Também tenho um Vectra B, porém na traseira os freios são de Tambor, pretendo colocar disco pra que já seria um UP interessante.

Avatar do usuário
Lenon Ricardo
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Out 2015, 23:16
Nome Completo: Lenon Ricardo Gonçalves
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Medida do disco freio dianteiro

por Lenon Ricardo » 12 Dez 2015, 15:57

[ Vectra B] amigos fiquei curioso.
Eae da certo mesmo ?
O sistema de freio do omega no Vectra B

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Medida do disco freio dianteiro

por Marcatto » 16 Fev 2020, 12:52

Boa tarde! A medida dos discos dos freios dianteiros do Vectra C 2011, aro 17 e 05 furos é 280 ou 288 mm?
Pacote R6N (quase um GT-X)

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Medida do disco freio dianteiro

por chirola » 16 Fev 2020, 20:19

Marcatto escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde! A medida dos discos dos freios dianteiros do Vectra C 2011, aro 17 e 05 furos é 280 ou 288 mm?

cara o tamanho dos discos e bem confuso se seu carro for 2.0 deveria ser 280mm
agora se for 2.2 ou 2.4 nao poderia confirmar o tamanho certo

111 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 179 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.