O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com seta - Vectra B

70 mensagens
Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Solucao de problema eletrico com setas.

por jose isaias santos » 23 Abr 2014, 07:49

Com satistafacao cumprimento a todos do clube, neste tenho a intencao de informar a todos como foi solucionado uma situacao acontecida no meu vecão B (97).

--> Troquei o sensor de posicao da borboleta, e para isto foi desligado os cabos da bateria ( primeiro o negativo e segundo positivo) e apos trocado a bateria foi religada ( 1 o positivo e 2 negativo).

Andei com veiculo e aparentemente estava normal, no outro dia as setas e o pisca alerta nao funcionavam de jeito nenhum, os 2 lados estavam apagados. Levei na autoeletrica para verificar os fusiveis e reles, e nao foi detectado nenhum problema. Como precisava do carro nao podia deixar o veiculo para avaliacao detalhada, e foi feito somente um quebra-galho para funcionar as setas e depois deixaria o veiculo.
No dia da entrega do carro nao pude ir (estava no trabalho - como agora estou) e a patroa levou, fiquei muito encafifado com esta historia principalmente no fato de nao estar la para acompanhar, vai saber o que pode ser feito sem o dono estar olhando atentamente (GAMBIARRAS E FALTANDO PECAS). Procurei no clube + google e nao encontrei um caminho, mas era porque nao estava perguntando certo, foi quando coloquei PROBLEMA NO MODULO MULTITIMER e a resposta apareceu, em site de mecanica.

É possivel que o modulo multitimer trave algumas funcoes apos religamento da bateria do veiculo, nao tendo nenhum componente com problema (fusiveis e reles etc). Fazendo com uma pesquisa exaustiva aconteca no esquema eletrico do veiculo e muitas vezes sem sucesso e pecas trocadas sem resultado. A solucao é a mais simples possivel basta desligar a bateria por uns 15 minutos e religar, progame os vidros e BINGO o modulo multitimer volta com suas funcoes normais.

Eu mesmo concertei o vecao a distancia, foi so retirado o quebra-galho, e a patroa trouxe o menino de volta. Morri em 50 dilmas, mas nao tive que ficar encucado com as possiveis surpresas.

Desculpe o topico longo e se caso estiver no lugar errado por favor mude-o. Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por Almeidão » 23 Abr 2014, 08:31

Este problema não é muito incomum, embora não aconteça sempre e acontece diversos diferentes problemas, um pode ser ao dar a seta piscar a luz do teto, outro ao pisar no freio o limpador funciona. Ele realmente fica doido e não precisa esperar estes 15 minutos para religar, pode religar direto e tem um outro segredo melhor para fazer é atrás da bateria tem uns fusíveis, 3 ou 4. Basta tirar eles e recolocar e já volta tudo ao normal. No seu caso, acho que possa ser até estes fusíveis que estão com mau contato, verifique isto e limpe os, os meus são recolocados com uma leve película de graxa e antes disto limpado com limpa contato

Fique de olho na sua bateria, ela pode estar com problemas e por isto pode ter acontecido isto que normalmente acontece quando há um curto no carro e outras vezes acontece quando deixamos ele muito tempo parado e depois precisamos de auxilio de outra bateria tipo chupeta. 90% que seja os fusíveis atrás da bateria, não os da frener os de trás mesmo, e são grandes

Sds
Imagem

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por Forster » 23 Abr 2014, 17:25

Bom saber dessas coisas..Show de bola a informação
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por jose isaias santos » 24 Abr 2014, 08:15

Almeidão escreveu:Este problema não é muito incomum, embora não aconteça sempre e acontece diversos diferentes problemas, um pode ser ao dar a seta piscar a luz do teto, outro ao pisar no freio o limpador funciona. Ele realmente fica doido e não precisa esperar estes 15 minutos para religar, pode religar direto e tem um outro segredo melhor para fazer é atrás da bateria tem uns fusíveis, 3 ou 4. Basta tirar eles e recolocar e já volta tudo ao normal. No seu caso, acho que possa ser até estes fusíveis que estão com mau contato, verifique isto e limpe os, os meus são recolocados com uma leve película de graxa e antes disto limpado com limpa contato

Fique de olho na sua bateria, ela pode estar com problemas e por isto pode ter acontecido isto que normalmente acontece quando há um curto no carro e outras vezes acontece quando deixamos ele muito tempo parado e depois precisamos de auxilio de outra bateria tipo chupeta. 90% que seja os fusíveis atrás da bateria, não os da frener os de trás mesmo, e são grandes

Sds



Ola bom dia!

Ola almeidao, prazer em conhece-lo virtualmente, como gostaria de ser seu vizinho pois vejo seus posts e sei que vc é extremente zeloso com seu vecão que esta totalmente sob seu controle, mas para a maioria dos pobres mortais a dependencia para alguns problemas e total, ainda bem que existem posts como os seus que nao deixam as pessoas no escuro e com evitam danos morais e mentais e fisicos no vecao e seu proprietario.
Espero poder consulta-lo quando tiver alguma duvida. Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por Almeidão » 24 Abr 2014, 12:19

Estou sempre a disposição para tentar ajudar e não faço segredo com nada. Sei que existem uns que gostam de um modelo mais antigo e eu me incluo a estes e nem por isto temos um carro velho, mas temos que ter a consciencia de que muitas coisas precisam ser refeita para se manter tão bom como quando novo.

Quem diz que este problema que teve seu carro é simples? Nós, eu e voce somente e muitos gastam um monte e ainda costuma estragar outras coisa e assim desistindo do carro por algo que era realmente simples.

Qualquer coisa, estamos aqui para tentar ajudar e sempre que preciso for, eu peço ajuda também.


Sds
Imagem

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

PROBLEMA SETA - VECTRA B

por challengedaniel » 26 Abr 2014, 18:48

Pessoal, meu Challenge 02 (sem air bag) está com um problema na seta, que não desarma quando é acionada para o lado esquerdo. Já tirei, desmontei e lubrifiquei a chave de seta, que não tem nada quebrado.

Uma dúvida é se a peça (ressalto) que fica preso no volante e desarma a chave de seta é o Hard Disk ou se é o contato da buzina. (meu volante é quatro raios com controle de som acoplado), uma vez que ainda não tirei o volante para verificar.

Olhei a peça que fica dentro do volante e tem um ressalto que desarma a seta e não está quebrada e nem com sinais de desgaste. O volante está firme e o (Hard Disk ou contado da buzina) parece firme também.

Fiz um teste de forçar a base da chave de seta na hora de retornar o volante para a direita para desarmar quando retorna o volante para o lado direito e ela desarma. Ou seja, dá a entender que tem algum desgaste ou na ponta (travinha) da chave de seta que desarma o acionamento ou na aba do Hard Disk (ou contato da buzina) que a travinha da chave de seta bate para desarmar. Mas não vi nenhum desgaste visível. A chave de seta encaixa perfeitamente no seu alojamento, sem folgas. Não percebi nenhuma diferença de funcionamento da travinha da chave de seta para o lado direito (que funciona) para o lado esquerdo (que não desarma).

Alguma dica?

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: PROBLEMA SETA

por Ricardo Crispim » 27 Abr 2014, 18:21

Daniel, tem um user que fez um tutorial de como mexer nessa chave, não sei se vai lhe ajudar, em todo caso, o link é esse:

viewtopic.php?f=49&t=3974

Forte abraço!!!!!!!!!

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: PROBLEMA SETA

por challengedaniel » 29 Abr 2014, 12:16

Blz Ricardo, eu até já tinha desmontado e montado a chave de seta antes de postar o problema aqui. E não vi nada diferente do que seria normal nela. Então pensei que poderia ser no Hard Disk ou alguma outra coisa. O problema é mecânico e não elétrico, pois o defeito é na hora de desarmar a seta, que de vez em quando não acontece. Com o carro quente o problema agrava. Com ele frio, geralmente funciona normal. Parece ter a ver com a dilatação de alguma peça pelo calor, que acaba afetando o funcionamento.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: PROBLEMA SETA

por Ricardo Crispim » 29 Abr 2014, 13:10

challengedaniel escreveu:Blz Ricardo, eu até já tinha desmontado e montado a chave de seta antes de postar o problema aqui. E não vi nada diferente do que seria normal nela. Então pensei que poderia ser no Hard Disk ou alguma outra coisa. O problema é mecânico e não elétrico, pois o defeito é na hora de desarmar a seta, que de vez em quando não acontece. Com o carro quente o problema agrava. Com ele frio, geralmente funciona normal. Parece ter a ver com a dilatação de alguma peça pelo calor, que acaba afetando o funcionamento.



Humm..
Entendi
Pior que se for no hard, creio que seja mais dificil achar um facilmente.
Não sei se onde você mora tem algum desmanche perto, mas caso haja, você pode testar pelo menos se é a chave de seta. Vai em desmanche e pede uma chave de seta para testar, já que é fãcil de desmontar a cobertura do volante. Pode ser uma de corsa ou astra se não tiver de vectra.

Forte abraço!!!!!!!!!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA SETA

por JoãodoValle » 29 Abr 2014, 20:38

Amigo, testa ela fora do lugar, aciona para ambos os lados e força a pontinha dela pro lado oposto e vê se ela volta, caso sim a chave esta boa.

Ai tera que tirar o suporte onde fica a fita hard disk sacando o volante e retirando a peça do local para avaliação, na parte traseira dela notará que tem uma aba (meia lua) que move e desaciona a seta, veja nesse link da minha garagem como estava a peça:
viewtopic.php?f=70&t=169&start=90#p54210

Com araldite e um pedaço de plástico flexível (espatula plástica) consertei o cantinho, aproveitei e fiz um rampinha para deslizar mais facilmente a pontinha da chave, so esqueci das fotos e estou sem tempo pra desmontar de novo pra fotografar.

Boa sorte

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: PROBLEMA SETA

por challengedaniel » 01 Jun 2014, 09:10

JoãodoValle escreveu:Amigo, testa ela fora do lugar, aciona para ambos os lados e força a pontinha dela pro lado oposto e vê se ela volta, caso sim a chave esta boa.

Ai tera que tirar o suporte onde fica a fita hard disk sacando o volante e retirando a peça do local para avaliação, na parte traseira dela notará que tem uma aba (meia lua) que move e desaciona a seta, veja nesse link da minha garagem como estava a peça:
viewtopic.php?f=70&t=169&start=90#p54210

Com araldite e um pedaço de plástico flexível (espatula plástica) consertei o cantinho, aproveitei e fiz um rampinha para deslizar mais facilmente a pontinha da chave, so esqueci das fotos e estou sem tempo pra desmontar de novo pra fotografar.

Boa sorte


Blz João. Eu cheguei a testar a chave de seta e ela está perfeita. A abinha em forma de meia lua também está inteira e sem sinais de desgaste. Notei que o problema só acontece quando o carro já está bem quente e só para o lado esquerdo. Acredito que essa abinha plástica com o calor fica mais maleável e cedendo quando em contato com a lingueta que desarma a chave de seta impedindo ela de ser desarmada. Esse quebrado da abinha meia lua de retorno da seta você preencheu só com araldite? Ou usou algum pedaço de plástico para ajudar a compor o pedaço que faltava?

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA SETA

por JoãodoValle » 01 Jun 2014, 09:39

Usei araldite e plástico de uma espátula dessas de adesivar carro.

Puxa e empurra seu volante com jeitinho e veja se ha uma folga.

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: PROBLEMA SETA

por challengedaniel » 01 Jun 2014, 13:14

JoãodoValle escreveu:Usei araldite e plástico de uma espátula dessas de adesivar carro.

Puxa e empurra seu volante com jeitinho e veja se ha uma folga.


O volante está firme, já tinha tentado tirar na mão, mas pelo jeito vou ter que comprar um saca volante.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA SETA

por JoãodoValle » 01 Jun 2014, 13:46

To perguntando pois alem disso o meu tinha uma folga dessa, ai coloquei uma arroela de nylon entre o canote e a fita hardisk.
O volante é duro mesmo, trave ele nas pernas e va batendo dos dois lados com a mao. Mas sai sim.

challengedaniel
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Fev 2014, 22:32
Nome Completo: DANIEL RODRIGUES PEREIRA
Cidade: NOVA LIMA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: PROBLEMA SETA

por challengedaniel » 01 Jun 2014, 14:16

Blz, vou tentar tirar assim.

MarianoVB
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 22:03
Nome Completo: Mariano Martins Filho
Cidade: Itaborai
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por MarianoVB » 17 Ago 2014, 13:52

Galera do CDV, saudações, estou com um problema parecido, a minha lampada do botão do alarme, aquele que tem um carinha correndo queimou, então fui da uma fuçada para colocar led, fechei um curto nesse botão, depois disso parou de funcionar as setas e o pisca alerta, a luz do pisca ficou acessa no painel, e as lampadas dos botões, não estava acendendo, fiz o que vcs postaram aqui, as luzes dos botões voltaram a funcionar e a luz de pisca no painel a apagou, mais ainda não funciona nem o pisca das cetas e nem o pisca alerta, GALERA TO DESESPERADO, :13: , ja verifiquei fusiveis, tinha queimado o da bomba de gasolina, agradeço a todos se puderem me ajudar..... :88:

MarianoVB
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 22:03
Nome Completo: Mariano Martins Filho
Cidade: Itaborai
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por MarianoVB » 17 Ago 2014, 17:19

Amigos, pra que fique melhor a informação, ele pisca no painel (setas verdes) mais não pisca nas lampadas do farol e lanterna traseira, ele não faz aquele barulho dos reles, (tec..tec)... parece que a alimentação não chega nos reles..

MarianoVB
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 22:03
Nome Completo: Mariano Martins Filho
Cidade: Itaborai
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por MarianoVB » 17 Ago 2014, 21:50

Amigos, desculpa está sendo chato aqui, sou novo aqui, e já falando pacas, mais preciso muito a ajuda de vcs, to achando que com esse curto que fiz posso ter estragado o modulo MULTI TIMER, a unica coisa que não funciona é o pisca alerta, e o pisca das setas.
- O pisca das setas, só aparece no painel piscando a setas verdes, e o pisca alerta não acende nada, já resetei, tirei fusivel perto da bateria, tirei o cabo da bateria........

Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por jose isaias santos » 18 Ago 2014, 10:03

Ola bom dia, nao sou entendido, mas vc ja verificou sua caixa de fusiveis, é possivel ter algum aberto. Confira e poste o resultado

MarianoVB
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 22:03
Nome Completo: Mariano Martins Filho
Cidade: Itaborai
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Solucao de problema eletrico com setas.

por MarianoVB » 18 Ago 2014, 12:39

Fala ai amigão, valeu pela dica, já verifiquei varias vezes, tirei fusivel por fusivel, não sei mais o que fazer estou esperando mais dicas aqui, se eu não tiver sucesso, vou levar na auto eletrica, to achando que queimei a modulo multi timer, espero que a galera aqui me de uma força....valeu pessoal!!!!!

70 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 149 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:49