O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBarulho estranho ao acelerar forte em subidas - Vectra B

33 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Almeidão » 02 Set 2014, 07:42

Falam se muito sobre batidas de pino e tetonação etc. Será que sabem o que é isto? Bem, pode ser problemas também do carro, um exemplo é um carro com cabeçote rebaixado outro problema pode ser os sensores tipo lambda e o sensor de temperatura da agua para a central. Não podemos enganar nos aliviando o problemas se o problema for estes sensores.

O que é detonção? Porque bate pino? Na verdade os pinos nem bate, mas o pistão treme e faz o ruido característico o qual muita gente antigamente dizia que estava batendo platinado. Logo veio Ignição eletronica e em alguns carros o barulho insistia, só que ignição eletronica é exatamente a eliminação do platinado.

Na verdade o ponto do carro é bem variável hoje, desde que a correia esteja no local correto, porem ele estando adiantado a centelha chega antes do pistão está totalmente em cima, logo ele fará tremer o pistão liberando este ruido tipo de saia batendo na lateral. Isto pode ocorrer por defeito nestas peças que eu informei ou uma correia mal colocada, acho até difícil ser a correia, já que o maior erro é a colocação dela no ponto atrasado. Sim, pode ser também pela compressão maior usada em mum motor flex, mas acho que a sonda e o sensor comentado deveria ou deve ajustar se a este ponto.

Sobre o ponto atrasado, é ao contrário não bate pino mas o carro fica fraco pelo motivo ao contrário, o pistão já começou a descer e ai a vela manda fogo explodindo o depois do momento certo e assim perdendo parte da compressão e enfraquecendo o motor.
Imagem

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Renato Bomdam » 23 Set 2014, 15:13

Apenas compartilhando a informação. O meu carro também faz um ronco forte e grave quando acelera, algo como um "brôôôôm". Percebe-se que vem da parte da frente, só que levei no mecânico e não constatamos nenhum vazamento no escapamento. A caixa do filtro de ar tá sem uma presilha, que caiu há alguns dias quando troquei o filtro, mas ele tinha esse mesmo ronco antes. Quanto à fixação da caixa, penso que está ok, pois não tá frouxa nem nada. A única observação que o mecânico fez foi quanto ao silencioso traseiro que pode estar danificado por dentro, pois mesmo em marcha lenta ele faz um barulho semelhante a um motor V6. Mas é claro, em menor escala, mas percebe-se que ele não é totalmente silencioso e lisinho como era quando novo. será que o ronco que ouço quando acelero vem dali?
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Almeidão » 23 Set 2014, 15:21

Renato Bomdam escreveu:Apenas compartilhando a informação. O meu carro também faz um ronco forte e grave quando acelera, algo como um "brôôôôm". Percebe-se que vem da parte da frente, só que levei no mecânico e não constatamos nenhum vazamento no escapamento. A caixa do filtro de ar tá sem uma presilha, que caiu há alguns dias quando troquei o filtro, mas ele tinha esse mesmo ronco antes. Quanto à fixação da caixa, penso que está ok, pois não tá frouxa nem nada. A única observação que o mecânico fez foi quanto ao silencioso traseiro que pode estar danificado por dentro, pois mesmo em marcha lenta ele faz um barulho semelhante a um motor V6. Mas é claro, em menor escala, mas percebe-se que ele não é totalmente silencioso e lisinho como era quando novo. será que o ronco que ouço quando acelero vem dali?


Pode ser da caixa de filtro de ar, mesmo antes sem quebrar um fazia o ronco, é porque precisava talves um aperto nas travas. Já se ele estiver fraco, ai sim é o ponto atrasado e para isto não é difícil, basta conferir o ponto com este papel que desenhei e postei e paso para voces se for 8 Valvulas. Agora se o mecanico falar que está no ponto e o ponto estiver diferente de como eu passo, ai cabe a voces confiar neles ou não, só que estarão discordando da montadora e concordando com o mecanico. O desenho é como a montadora monta eu só copiei e postei aqui, não sou tão f... (fera) assim para discordar da montadora, só discordo dos mexanicos.

Bem, eu consigo identificar bem o ronco na caixa de resonância antes do filtro e sinto muita diferença do ronco do escape, não sei voce.
Imagem

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Renato Bomdam » 16 Dez 2014, 21:59

Boa noite,

Eu estava lendo alguns textos pela internet afora e deparei com um trecho qualquer que falava sobre um tal de tubo ressonador, e que algumas pessoas tiram, no intuito de alterar o ronco do motor. Imediatamente fiz a ligação com este tópico e fui pesquisar sobre esta peça no Mercado Livre. Encontrei a peça abaixo e não sei se ela se aplica ao meu carro.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-9705-_JM

Como eu havia mencionado em postagens anteriores, meu carro faz um ronco quando acelero forte, e o amigo Almeidão mencionou que pode ser algo no ressonador. Agora eu pergunto: como faço pra identificar se meu carro tem isso? Onde ela fica instalada originalmente? Pra que ela serve, é pra deixar o motor "mais silencioso" ou mais "barulhento" nas aceleradas?
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Renato Bomdam » 24 Jan 2015, 22:05

Almeidão escreveu:
Renato Bomdam escreveu:Apenas compartilhando a informação. O meu carro também faz um ronco forte e grave quando acelera, algo como um "brôôôôm". Percebe-se que vem da parte da frente, só que levei no mecânico e não constatamos nenhum vazamento no escapamento. A caixa do filtro de ar tá sem uma presilha, que caiu há alguns dias quando troquei o filtro, mas ele tinha esse mesmo ronco antes. Quanto à fixação da caixa, penso que está ok, pois não tá frouxa nem nada. A única observação que o mecânico fez foi quanto ao silencioso traseiro que pode estar danificado por dentro, pois mesmo em marcha lenta ele faz um barulho semelhante a um motor V6. Mas é claro, em menor escala, mas percebe-se que ele não é totalmente silencioso e lisinho como era quando novo. será que o ronco que ouço quando acelero vem dali?


Pode ser da caixa de filtro de ar, mesmo antes sem quebrar um fazia o ronco, é porque precisava talves um aperto nas travas. Já se ele estiver fraco, ai sim é o ponto atrasado e para isto não é difícil, basta conferir o ponto com este papel que desenhei e postei e paso para voces se for 8 Valvulas. Agora se o mecanico falar que está no ponto e o ponto estiver diferente de como eu passo, ai cabe a voces confiar neles ou não, só que estarão discordando da montadora e concordando com o mecanico. O desenho é como a montadora monta eu só copiei e postei aqui, não sou tão f... (fera) assim para discordar da montadora, só discordo dos mexanicos.

Bem, eu consigo identificar bem o ronco na caixa de resonância antes do filtro e sinto muita diferença do ronco do escape, não sei voce.


Boa noite sr. Almeidão,

Hoje eu estava dando um talento no cofre, quando tentei prestar atenção de onde vinha o tal ronco que eu mencionei anteriormente ao acelerar mais forte. Liguei o carro e dei umas aceleradas ali no cabo da borboleta e, de fato, o ronco o qual me refiro vem da caixa de ressonância antes do filtro do ar. Agora eu pergunto: é normal ele fazer este barulho na caixa de ressonância ou isso significa que há algo errado ali? Será que tem alguma coisa quebrada ou frouxa? Ou é de fato normal ela ressoar assim tão alto nas aceleradas? Eu percebi que essa tal caixa de ressonância é um tubo cheio de voltas e curvas, embrenhado ali embaixo do farol, dentro do parachoque.

Forte abraço,
Renato Bomdam.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

wolfan
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2015, 19:16
Nome Completo: allan minervino rodrigues
Cidade: patos
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por wolfan » 26 Jan 2015, 20:46

Boa noite. Pode ser a correia ressecada, vc pode tá usando um spray

Renato Bomdam
Organizador
Organizador
Mensagens: 125
Registrado em: 13 Nov 2013, 16:09
Nome Completo: Renato Bomdam
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Renato Bomdam » 26 Jan 2015, 22:25

wolfan escreveu:Boa noite. Pode ser a correia ressecada, vc pode tá usando um spray


Pior que não é a correia. Eu me abaixei, pus a orelha ali bem perto daquele tubo de entrada do filtro do ar e dei uns puxões fortes no cabo do acelerador. Dá pra ouvir direitinho que o barulho vem ali de dentro do párachoque, abaixo do farol, exatamente onde está a caixa de ressonância.
Passado: Vectra GLS 2.0 1994
Passado: Vectra GLS 2.0 1998
Presente: Vectra Elite 2.2 2005

Rodrigo-valim
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Fev 2015, 19:48
Nome Completo: rodrigo valim francisco
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Rodrigo-valim » 01 Fev 2015, 19:53

BOA NOITE GALERA, MEU VECTRA 2007/2008 ESTÁ COM ESSE BARULHO AI, EM SUBIDAS, QUANDO O CARRO ESTÁ FRIO E QUANDO PISO NO FORTE, ESSE " GRILO " APARECE....
ALGUÉM TEM ALGUMA IDEIA FORA ESSAS AI ? ESTOU COM ELE A 4 MESES, PODE SER O PONTO DA CORREIA ?
VALEUUU

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por Adalberto.jr » 03 Jul 2015, 12:52

Almeidão, troquei as peças q mencionaste, mas ainda percebo o tal dos grilos rsrs
Quem puder mandar mais sugestões d como resolver essa grilagem, agradeceria!!

danielcervantes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Jul 2014, 19:14
Nome Completo: Daniel Pereira Cervantes
Cidade: Santa Bárbara D"oeste
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho estranho ao acelerar forteve em subidas

por danielcervantes » 02 Fev 2016, 00:48

Boa noite Galera,

A caixa de ressonância do meu vecão quebrou-se ao atropelar um cachorro. Gostaria
de saber se alguém aqui do forum tem uma usada em bom estado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho estranho ao acelerar forte em subidas - Vectra B

por Almeidão » 08 Fev 2021, 09:14

Fazia muito tempo que eu não usava gasolina aditivada, resolvi usar a gride e de imediato achei meu carro melhor, não em velocidade final ou qualquer outra coisa, somente pela manhã nos primeiros 3 minutos. Achei que ele se comportava melhor nas aceleração, mas somente nestes 3 ou 4 minutos quando frio. Depois comecei a perceber que ao forçar ele em subidas ele detonava com muito pouco, mas perceptível griladas. Isto me faz pensar que a Aditivada não serve mesmo para o meu carro, ou ela é batizada e não aditivada.

Não é a toa que a Honda sugere gasolina comum, eu acredito que eles como poucos descobriram que a Gasolina aditivada não é fiscalizada nos postos, somente a comum recebe esta fiscalização, ficando a aditivada exposta para fazerem o que quiserem com ela.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Barulho estranho ao acelerar forte em subidas - Vectra B

por Ju_Bueno » 08 Fev 2021, 14:16

Vi um breve vídeo hoje mesmo no Autopapo falando desse aspecto da Honda e gasolina aditivada.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho estranho ao acelerar forte em subidas - Vectra B

por Almeidão » 08 Fev 2021, 14:41

A Honda não é boba, deve ter dado alguns problemas e eles devem ter pesquisado sobre a gasolina Aditivada e aliás eu presenciei isto com uma fiscalização em um posto e que eles não tem como fiscalizar a aditivada que é liberada para receber um aditivo e que este aditivo é fabricado cada um com uma fórmula e que com isto a gasolina pode receber o que quiser que não se pode condenar la porque jamais ela será fiscalizada, nem o teor de álcool eles podem fazer.
Se você abastecer em um posto, gasolina aditivada e que tenha 50% de álcool, você não poderá fazer nada porque o álibi será: O que não for gasolina, não passa de aditivo.
Resumindo. Heee paisinho danado para arrumar saídas para ferrar os outros!
Imagem

33 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 137 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 10:39