O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaComo lavar o motor sem causar nenhum problema
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

17 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
delvechyo
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Set 2014, 09:43
Nome Completo: Delvechyo Vectr a
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como lavar o motor sem causar nenhum problema

por delvechyo » 11 Set 2014, 16:26

Olá pessoal. Adquiri recentemente meu primeiro Vectra, um GLS 97. Observei que o motor está melado de óleo e gostaria de identificar de onde está vindo o vazamento. Peço uma orientação de como lavar em casa com essas minijets, onde posso molhar e onde não posso, se posso usar um desengraxante em spray da Jimo para amolecer a sujeira.
Será que você poderiam me orientar ?
Desde já agradeço pela ajuda.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Alcir Andreoni » 11 Set 2014, 16:43

Provavelmente você está com problema na junta da tampa do comando de válvulas.

Leia o tópico a seguir:

viewtopic.php?f=49&t=318

:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Almeidão » 11 Set 2014, 20:52

No Vectra B é fácil e eu usaria querosene e depois agua. Não deve jogar muito forte no alternador, o resto não há problema, depois de lavado observar se os cabos de velas são bem vedados na bobina e nas velas, se não for tire um de cada vez para não se perder e balance eles para liberar a agua nas pontas principamlmente onde estão as velas, isto se for uns cabos frouxos, caso contrário não mexa ai.

No conector da bobina, tire e assopre ele, no cabo e onde ele entra, se tiver limpa contato ou WD, jogue nele.
Conector do Map, idem
Conector do atuador de Marcha lenta idem
Conector do posicionador da borboleta, idem. Este dois ultimos são piores para assoprar, melhor usar uma mangueira para dar uma volta tipo azol porque não tem como assoprar sem isto

Depois disto, ligue o carro e deixe funcionar uns 10 a 15 minutos e desligue deixando esfriar e logo repita a secagem do atuador da marcha lenta e do posicionador da porboleta e já não terás mais problemas. Caso voce for usar o carro no outro dia, não precisa repetir nada depois que voce aqueceu o carro.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Edcezar » 12 Set 2014, 08:01

Observando os locais que tem de ser vedados ou secado, eu usaria o limpa rodas e motor da auto-shine.

Pode espirar um pouco do produto e ir passando um pincel pequeno.

Depois de deixar agir um pouco, pouco mesmo, vai borrifando pouca água, (um borrifador custa uns R$ 2,00) e vai repetindo a operação até ficar limpo.

Fiz no meu e deu certinho.

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Thiago Menezes » 12 Set 2014, 08:10

Edcezar escreveu:Observando os locais que tem de ser vedados ou secado, eu usaria o limpa rodas e motor da auto-shine.

Pode espirar um pouco do produto e ir passando um pincel pequeno.

Depois de deixar agir um pouco, pouco mesmo, vai borrifando pouca água, (um borrifador custa uns R$ 2,00) e vai repetindo a operação até ficar limpo.

Fiz no meu e deu certinho.

:88:


Eu comprei esse limpa rodas e motor mas ainda não usei, meu motor está bem sujo de poeira vou ver se dou um trato nele amanhã e uso esse produto. Vou anotar sua dica :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por rgapski » 12 Set 2014, 10:36

Thiago Menezes escreveu:
Edcezar escreveu:Observando os locais que tem de ser vedados ou secado, eu usaria o limpa rodas e motor da auto-shine.

Pode espirar um pouco do produto e ir passando um pincel pequeno.

Depois de deixar agir um pouco, pouco mesmo, vai borrifando pouca água, (um borrifador custa uns R$ 2,00) e vai repetindo a operação até ficar limpo.

Fiz no meu e deu certinho.

:88:


Eu comprei esse limpa rodas e motor mas ainda não usei, meu motor está bem sujo de poeira vou ver se dou um trato nele amanhã e uso esse produto. Vou anotar sua dica :88:


Eu aprovo esse limpa rodas/motor da autoshine!
Bom e barato!

Uma dica pra melhor rendimento é despeja o produto em uma vasilha e ir aplicando no motor com ajuda de um pincel.
Aquele spray desperdiça muito...

Eu lavo o motor do meu carro uma vez por ano.

O segredo é manter o jato o mais afastado possível do motor, pra que a água sob pressão não entre onde não deva.
A vantagem de usar lavadora de pressão é que usam pouca água, não afetando tanto assim os componentes elétricos.

Eu não protejo nada. Começo passando um pincel em tudo pra soltar bem a sujeira, depois uso lavadora de pressão pra tirar o produto desengraxante.

Faço novamente a limpeza com pincel, mas desta vez com shampoo (o mesmo da lavagem externa) e enxáguo com a lavadora de pressão.

Terminada a lavagem, seco o excesso com pano onde for possível e uso jato de ar pra secar onde o pano não alcança.

Depois de tudo seco, tiro todos os plugs e conectores possíveis, aplico um limpa contatos, depois um WD-40 e monto tudo de volta.

Não uso silicone, wd, nem qualquer outro tipo de produto nos plásticos/borrachas do motor como se fossem "pretinhos", pois isso facilita a impregnação de sujeira no futuro.
Uso só WD e nos conectores.

Na minha opinião, motor bom é motor seco.
Tanto que toda vez que vou lavar, meu motor só tem uma camada de poeira, facilitando muito o trabalho no ano seguinte...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Edcezar » 12 Set 2014, 11:39

rgapski escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Edcezar escreveu:Observando os locais que tem de ser vedados ou secado, eu usaria o limpa rodas e motor da auto-shine.

Pode espirar um pouco do produto e ir passando um pincel pequeno.

Depois de deixar agir um pouco, pouco mesmo, vai borrifando pouca água, (um borrifador custa uns R$ 2,00) e vai repetindo a operação até ficar limpo.

Fiz no meu e deu certinho.

:88:


Eu comprei esse limpa rodas e motor mas ainda não usei, meu motor está bem sujo de poeira vou ver se dou um trato nele amanhã e uso esse produto. Vou anotar sua dica :88:


Eu aprovo esse limpa rodas/motor da autoshine!
Bom e barato!

Uma dica pra melhor rendimento é despeja o produto em uma vasilha e ir aplicando no motor com ajuda de um pincel.
Aquele spray desperdiça muito...

Eu lavo o motor do meu carro uma vez por ano.

O segredo é manter o jato o mais afastado possível do motor, pra que a água sob pressão não entre onde não deva.
A vantagem de usar lavadora de pressão é que usam pouca água, não afetando tanto assim os componentes elétricos.

Eu não protejo nada. Começo passando um pincel em tudo pra soltar bem a sujeira, depois uso lavadora de pressão pra tirar o produto desengraxante.

Faço novamente a limpeza com pincel, mas desta vez com shampoo (o mesmo da lavagem externa) e enxáguo com a lavadora de pressão.

Terminada a lavagem, seco o excesso com pano onde for possível e uso jato de ar pra secar onde o pano não alcança.

Depois de tudo seco, tiro todos os plugs e conectores possíveis, aplico um limpa contatos, depois um WD-40 e monto tudo de volta.

Não uso silicone, wd, nem qualquer outro tipo de produto nos plásticos/borrachas do motor como se fossem "pretinhos", pois isso facilita a impregnação de sujeira no futuro.
Uso só WD e nos conectores.

Na minha opinião, motor bom é motor seco.
Tanto que toda vez que vou lavar, meu motor só tem uma camada de poeira, facilitando muito o trabalho no ano seguinte...

Abs!


Esse da auto-shine eu uso um outro borrifador pra não desperdiçar muito. Se usar o spray que vem nele dura muito pouco.

Tanto que nas limpezas das rodas, acabo usando de vez em quando...

Eu também costumo não proteger, mas faço com o motor frio.

Boa essa dica de usar o produto/shampoo externo, deve ajudar bastante.

Thiagão se for fazer, deixe o carro para lavar depois do motor ok ? Experiencia própria de quem inverteu a ordem kkkk
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por rgapski » 12 Set 2014, 12:14

Edcezar escreveu:
Thiagão se for fazer, deixe o carro para lavar depois do motor ok ? Experiencia própria de quem inverteu a ordem kkkk


Edcezar,

Bem lembrado! KKKKKKKKK
Quem nunca fez isso, né?!

Quando pego pra limpar o meu carro, é um verdadeiro ritual... rs
Sem brincadeira, levo pelo menos um dia todo pra fazer.
Faço na seguinte ordem:

1) Interior.
- Tirar carpetes e todo o lixo de dentro do carro;
- Ar comprimido nos cantinhos do painel;
- Aspirador pra tirar o excesso do pó e limpar os carpetes;
- Limpeza do teto com espuma limpadora;
- Pano úmido nos bancos, painel e acabamentos;
- Hidratante nos bancos e silicone gel no painel/acabamentos.
- Lavagem dos tapetes com lavadora de pressão (depois deixo secando enquanto lavo o resto do carro).

2) Motor.
- Motor frio, sempre. Jato de agua somente à distância;
- Jato de água pra "amolecer" a sujeira;
- Pincel e desengraxante;
- Jato de água pra levar a sujeira pesada embora;
- Pincel e shampoo;
- Jato de agua pra tirar o sabão.
- Pano seco e jato de ar pra secar tudo.
- Retirada de todos os plugs e conectores, jato de limpa contatos e jato de wd40.

3) Parte inferior (caixa de rodas e rodas).
- Jato de agua para dissolver um pouco a sujeira;
- Limpeza com auxilio de escovas apropriadas e desengraxante;
- Jato de agua pra soltar o desengraxante;
- Limpeza com shampoo e esponja;
- Jato de agua pra finalizar.

4) Detalhes (grades, símbolos, cantinhos).
- Jato de agua pra amolecer;
- Pincel e shampoo;
- Jato de agua pra enxaguar.

5) Carroceria.
Obs: Jato de agua nunca a 90º.
- Jato de agua na ordem: 1-Teto, 2-Vidros; 3-Capo e porta malas; 4-Laterais; 5-Para choques.
- Passada de luva com shampoo na mesma ordem da água, com lavagem da luva a cada etapa; e enxague a cada duas etapas cumpridas.
- Enxague geral para tirar todo shampoo e deixar a carroceria toda molhada;
- Rodo de silicone para retirar o excesso de água;
- Pano com microfibra para cantos onde o rodo não pega;

6) Finalização.
- Cera líquida em todas as peças que são pintadas + faróis e lanternas;
- Limpeza dos vidros (interno e externo);
- Pneus pretinho perol;
- Cera limpadora 3m nas rodas;
- Silicone gel em todas as borrachas, guarnições e plásticos externos;
- Colocação dos tapetes.

Exceto pela lavagem do motor, o resto eu faço toda vez que lavo o carro.

Lavagem do motor eu faço uma vez por ano.
A cada 6 meses eu faço uma avaliação da pintura, e se necessário, faço um novo lustro.
A cada 2 meses eu aplico cera meguiars nxt 2.0 em pasta.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Thiago Menezes » 12 Set 2014, 12:41

Eu lavo o carro todo sábado de manhã, só de ficar lavando a parte da manhã minha noiva quase me mata imagina lavando o dia todo :47: :55: :62:

Pois é Edcezar, seu sempre faço o contrário lavo o carro e depois limpo o motor :38:

Mas amanhã vou fazer diferente :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por JoãodoValle » 12 Set 2014, 14:30

Uma vez por mês lavo o meu, borrifo querosene com pulverizador deixo amolecer uns 5 minutos e tiro com agua na maquina vap, com jato aberto nao muito perto, mas o suficiente pra dar pressao se não a querosene fica.

Depois de deixar ao sol o capo aberto (lavo sempre as 10:00) uso desengripante rocast em todos os conectores, bornes da bateria e velas, funciono uns 20minutos e depois saiu pra BR, a luz da injeção costuma acender todas as vezes mas é só dar um boa esticada que termina de secar, no meu caso sempre interfere o sensor de temperatura da ecu, mas logo apaga.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por rgapski » 12 Set 2014, 14:45

JoãodoValle escreveu:Uma vez por mês lavo o meu, borrifo querosene com pulverizador deixo amolecer uns 5 minutos e tiro com agua na maquina vap, com jato aberto nao muito perto, mas o suficiente pra dar pressao se não a querosene fica.

Depois de deixar ao sol o capo aberto (lavo sempre as 10:00) uso desengripante rocast em todos os conectores, bornes da bateria e velas, funciono uns 20minutos e depois saiu pra BR, a luz da injeção costuma acender todas as vezes mas é só dar um boa esticada que termina de secar, no meu caso sempre interfere o sensor de temperatura da ecu, mas logo apaga.


João,

Cuidado com querosene/diesel/gasolina...
Esses produtos atacam as correias e mangueiras do radiador...

Um conhecido meu tinha um golzinho turbo cheio de enfeite cromado no motor, e como ele era muito chato com limpeza, lavava o motor pelo menos uma vez por mês.
Ele usava diesel e querosene pra limpar...
Com uns 20mil km de motor novinho e forjado, a correia dentada arrebentou.
Quando eu vi a correia que arrebentou, notei que os dentes dela estavam todos esfarelando...
Depois disso, ele nunca mais usou nada pra lavar o motor a não ser detergente..

Procure usar um produto apropriado para essa finalidade.
Se não encontrar, procure utilizar um detergente alcalino. Evite os de formulação ácida, pois atacam as borrachas.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por JoãodoValle » 12 Set 2014, 15:18

Vlw cara obrigado pelas informações, a tempos procurei um produto eficiente para esse tipo de limpeza "rápida" do cofre, confesso que já até cometi o crime de usar solupan e ativado, coisa que não tenho mais coragem.

O querosene ouvi falar de mais de uma pessoa que era justo o contrário, não agride plásticos e borrachas e uso no meu dia a dia na desmontagem e limpeza de impressoras matriciais, pois aquilo forma uma graxa ordinária, e nunca vi problemas a longo prazo.

Já o diesel não posso opinar pois nunca usei, mas em oficinas ja vi mecânicos usarem para lavar peças de metal.

Uma coisa jamais será possível em motor com vazamento, uma limpeza a seco satisfatória com esses produtinhos que se usa com escovinha de dente e pano, lógico que um motor sem nada de vazamento e que fica na garagem a semana toda é outra história.

Sobre as correias tbm acho relativo por um detalhe, eu andei 30k em 2 anos, minha correia é para 50k, 2 anos é muito para uma peça de borracha que "esquenta e esfria" todo dia, pega agua, querosene, poluição e etc, ja troquei 2 vezes por precaução, exatamente no aniversário de troca.

Ja as mangueiras troquei so quando estavam vazando ou estouraram, mas isso eu nao sabia da história do carro, mas como pretendo ficar com ele pelo menos uns 5 anos mais pretendo trocar em 2 anos elas de novo, ate pq sao baratas.

Abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Almeidão » 14 Set 2014, 16:58

Quando digo usar querosene é onde tem graxa, correia não tem graxa e lavar motor é uma vez ao ano não ao mês. Descarto qualquer possibilidade de usar Diesel que muitos usam por ser barato ai lava até as hélices das ventoinhas, pior que isto usam para limpar asfalto preso nas portas. Até concordo que motor não pode ser sujão, mas devemos lembrar que não andamos dentro do capô, então cuide um pouco mais internamente e deixe o motor mais ou menos e nada mais. Caso ele tenha óleo, use o que for necessário para limpar e descobrir onde está o vazamento, mas ficar lavando para tapar o problema é idiotíce.

Sobre secar os sensores,esqueci de um o sensor o de temperatura da agua.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 10:46

Lá em cima eu disse que lavo o carro todo sábado, mas logo em seguida falei da limpeza no motor acho que deu a entender que todo sábado limpo o motor né? :47:

Eu não lavo motor (cofre inteiro) na verdade o que eu faço é retirar poeira com produto especifico para deixar a capa do comando de válvula limpinha, limpo com pano o suspiro e mangueiras, mas nada de tacar água e ficar passando pincel com gasolina, óleo diesel e por aí vai.

Já limpei com óleo diesel sim, mas para tirar graxa ou quando mexi na tampa do comando de válvula.

O que costumo fazer é só tirar poeira das coisas isso até com pano molhado da pra fazer, acho que isso não tem mal fazer as vezes, agora lavar o motor mesmo literalmente eu nunca fiz.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por JoãodoValle » 15 Set 2014, 12:09

Realmente usar óleo diesel e gasolina é loucura, alias thiago fui eu que disse que lavo uma vez por mês.

Meu carro tem vazamentos de óleo e eu escondo o defeito lavando o motor, como ainda não consegui parar para ver isso continuarei fazendo para não sujar muito a garagem pois a patroa fica doida com isso.

Nesses 2 anos lavando o motor nunca tive problemas como eu disse acima, as vezes acontece de chover ou não sobrar tempo e ele fica um mês ou outro sem lavar, mas sempre que posso lavo e deixo tudo lindinho.... E colaboro com a melação de óleo na garagem.

Agora cabe o autor do tópico ler tudo e se identificar com a necessidade dele, se ele tiver vazamentos e puder corrigir será melhor, mas caso contrário manda ver conforme a necessidade.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 12:15

É porque ficou meio estranho mesmo, ficou parecendo que eu lavo o motor todo sábado :38:

Mas quando eu disse da gasolina ou do óleo diesel João não foi para o pessoal não usar sabe? Eu disse que eu uso, porém quando vou tirar algum resido de graxa ou sujeira de óleo algo esporádico, mas na rotina mesmo é só pano e água mesmo, agora vou usar o limpa rodas.

Eu ia usar ele esse final de semana, mas adivinha, não sobrou tempo :55:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Como lavar o motor sem causar nenhum xablau

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 12:33

JoãodoValle escreveu:Agora cabe o autor do tópico ler tudo e se identificar com a necessidade dele, se ele tiver vazamentos e puder corrigir será melhor, mas caso contrário manda ver conforme a necessidade.

2X...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.