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Vectra B[Resolvido] Marcador de temperatura - Vectra B

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Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por JoãodoValle » 02 Mai 2013, 15:06

Fervi de novo. Cano dagua quebrou. Depois depois vem detalhes.

Edit: amanhã conto o BO, hj estou muito desanimado analisando tabela de caminhões guinchos, pretendo vender o carro e comprar um guincho (por hora). :55:

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Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por Bacholsky » 03 Mai 2013, 18:33

Caramba brother!! que chato!!! é muito ruim a gente gastar uma nota ajeitando um carro que a gente gosta e depois dar problema novamente. Eu só não Fervi o motor do meu mês passado pq o Meu VCD tem sensor no reservatório. Mas Vai tudo dar certo. Confia NELE!!!

Boa SORTE!!!! :88:
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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 17 Mai 2013, 08:29

Seguinte, depois de tudo trocado mangueiras, radiador, tampa, sensores, cebolao e tal, agora o problema eh outro.

Ele agora vaza toda noite sempre pelo mesmo lugar, naquela mangueira grossa e curvada que entra no radiador. Em media 200ml por dia, va foi trocada 2x original, abracadeiras novas inclusive foi colocada 2 juntas, mais nada.

O mecanico que mexe nele acha que o "sistema" esta trabalhando com muita pressao, e que ao estacionar essa pressao aumenta e tem que escapar para algum lugar, de fato nas ultimas semanas estourou cano, mangueira e radiador.

Foi cogitado a bomba dagua, mas antes de desmontar tudo queria ver com vcs se essa duvida procede.

Vlw

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Almeidão » 17 Mai 2013, 09:42

Esquece sobre a bomba d'água, ela não faz isto não e ela nem tem tanta pressão como muitos pensam e na saída dela ali, de você colocar agua entrando de um lado e ligar o carro você taba com a mão sem fazer força na maior aceleração do carro.
outro exemplo, tudo que ela empurra para o radiador, ela antes puxa do radiador.

Primeiro de tudo. Tampa do reservatório, a função dela é liberar a pressão.

Você tem certeza que é ali? Você viu ou vê saindo? Tem na caixa da termostática para o motor, um anel de borracha que pode vasar e cai por ali e vai pra trás do motor e pinga perto da polia inferior.

Não sei que junta você comenta, mas nas mangueiras e bico onde aloja a termostática, não se usa nada além de um anel de borracha. Quem coloca qualquer produto ali, está além de perder tempo e o produto, dificultando para uma troca posterior.

Que abraçadeiras você usa? As boas para este local são as elásticas, não estas de parafusos que ou não fecha por completo a mangueira ou fecha demais e corta a mesma e as vezes arrebenta a entrada do tubo.

Se vasa realmente por alta pressão, isto acontece também quando a temperatura atinge grau alto e a tampa não consegue liberar ou não tem tempo de liberar todo o vapor. Sempre comento que 95 é normal, mas 85 também é.

Sds
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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 17 Mai 2013, 10:38

Seguinte cara, nessa foto abaixo vc vê o local exato que vaza, agora o carro está quente e já andou, assim evaporou, mas hj de manhã por exemplo ali onde está marcado em vermelho fica possa de água, e no chão da garagem tbm bem nessa reta tem água.

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A junta que comentei, é sobre "colocar duas abraçadeiras 'juntas' ", no mesmo lugar. Ficou meio estranho a interpretação realmente.

Está com essas abraçadeiras de porca, conforme a foto em todas as mangueiras, aliás foi colocada dessas pois essas de pressão estavam vazando em quase todas.

Vc então acha que isso tudo está ligado a alta temperatura que desenvolve pressão excessiva?

rgapski
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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por rgapski » 17 Mai 2013, 11:00

bizorrao escreveu:Seguinte cara, nessa foto abaixo vc vê o local exato que vaza, agora o carro está quente e já andou, assim evaporou, mas hj de manhã por exemplo ali onde está marcado em vermelho fica possa de água, e no chão da garagem tbm bem nessa reta tem água.

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A junta que comentei, é sobre "colocar duas abraçadeiras 'juntas' ", no mesmo lugar. Ficou meio estranho a interpretação realmente.

Está com essas abraçadeiras de porca, conforme a foto em todas as mangueiras, aliás foi colocada dessas pois essas de pressão estavam vazando em quase todas.

Vc então acha que isso tudo está ligado a alta temperatura que desenvolve pressão excessiva?


Bizorrão, essa mangueira é nova?

A braçadeira de porca não é tão boa quanto a de pressão, pois se apertar demais vc esgarça a borracha e causa vazamento, mas não é fato impeditivo para usá-la.
Eu tem mais, se não tomar cuidado, ao apertar demais, trinca o plástico do radiador (já verificou se não esta trincado ali?).

Para saber se a pressão esta elevada no sistema, se não me engano, da pra usar aquele manômetro que coloca no lugar da tampa do vaso expansor do radiador.

Acho que teu problema esta na mangueira, e não com o sistema. Aquele tubo de agua trinca com o tempo mesmo.
Eu sempre troco ele junto com as mangueiras.

Abs.
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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Almeidão » 17 Mai 2013, 12:09

É possível que esteja trincado e se vazava antes com a elástica certamente tem algo errado porque nem é pelo aperto que ela veda, neste local depois de um tempo que estiver a braçadeira você pode até tirar ela fora que já veda sozinho porque a mangueira cola no tubo. Este é o problema da que lhe dá a chance de ir apertando, apertando e apertando sem nunca saber quando parar, e isto é danado par trincar a entrada que é plástica e/ou cortar a mangueira ou até mesmo ficar oval. Se não tiver trincado ali, certamente as válvulas da tampa do reservatório não está liberando a pressão e o excesso vai para onde está mais fácil.

Seu radiador é novo e se não estiver rachado onde comentamos, desmonte tudo coloque uma termostática MTE +/-82º Série Ouro (refil) e um Cebolão duplo 760 também da MTE e uma tampa nova no reservatório (original), se der errado, tire de volta embrulha e manda para o meu endereço que se for o que lhe pedir a comprar, eu ficarei com elas e lhe enviarei o valor que você pagou.

Você colocou o aditivo que comentei? Quer mexer e salvar ele? Lhe darei a dica também se precisares.

Sds
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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 17 Mai 2013, 12:24

Almeidão escreveu:É possível que esteja trincado e se vazava antes com a elástica certamente tem algo errado porque nem é pelo aperto que ela veda, neste local depois de um tempo que estiver a braçadeira você pode até tirar ela fora que já veda sozinho porque a mangueira cola no tubo. Este é o problema da que lhe dá a chance de ir apertando, apertando e apertando sem nunca saber quando parar, e isto é danado par trincar a entrada que é plástica e/ou cortar a mangueira ou até mesmo ficar oval. Se não tiver trincado ali, certamente as válvulas da tampa do reservatório não está liberando a pressão e o excesso vai para onde está mais fácil.

Seu radiador é novo e se não estiver rachado onde comentamos, desmonte tudo coloque uma termostática MTE +/-82º Série Ouro (refil) e um Cebolão duplo 760 também da MTE e uma tampa nova no reservatório (original), se der errado, tire de volta embrulha e manda para o meu endereço que se for o que lhe pedir a comprar, eu ficarei com elas e lhe enviarei o valor que você pagou.

Você colocou o aditivo que comentei? Quer mexer e salvar ele? Lhe darei a dica também se precisares.

Sds


Carai, agora a porra ficou séria rsrs. Gostei a firmeza!

Se todo mecânico fosse assim o mundo seria melhor.

Então, antes de ontem mesmo foi desmontado para 2ª vez trocar essa mangueira, e segundo o colega, está tudo bem com o resto, radiador novo, bocal intacto, mangueiras, enfim, ele trocou novamente por desencargo apenas e pediu para rodar e verificar.

A tampa do reservatório conforme esse post: viewtopic.php?f=45&t=220&start=50#p4918 foi trocada nova e original. Vou pedir para medir a pressão dela, em qtos bar ela tem que aliviar?

Ele já fez aquele teste de vazamento, que poe o manometro na boca do reservatorio e deixa la com pressão, não teve queda nenhuma do ponteiro.

Estou vendo se encontro essas peças.

Abraço

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Arquiteto » 17 Mai 2013, 12:34

so pra ajudar ...

esta mangueira exatamente neste lugar soltou comigo na estrada vazando liquido de arrefecimento e fervendo o carro

muito rapido, blz ... dai se retirou o cabeçote pra testar e revisar , trocou a junta preventivamente

troquei esta bendita mangueira, braçadeiras novas etc ...

carro trabalhando em temperatura normal tudo blz etc .... não e que a bendita mangueira alguns meses depois

escapou de novo ... ai ja mandei trocar a abraçadeira por uma mais larga que aparentemente resolveu o problema,

detalhe: estava acontecendo a mesma coisa na ponta do lado do motor

vou trocar a abraçadeira por outra mais larga tambem e estou a fim de passar uma cola de alta temperatura

tubos CPVR, pra garantir ...apesar de muita gente ser contra


la junto ao radiador observei que a saida esta com um pequeno pedaço da ponta quebrado como

o almeidão falou mais pra frete quero trocar a lateral plastica mas tenho de pesquisar quem faça este serviço bem

feito porque o meu e automatico e este radiador novo e uma pequena fotuna ... :61:

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 17 Mai 2013, 13:01

Almeidão, olhando o catálogo da MTE cheguei a essa especificação do 760:

SUPREMA CD,GLS BR 4.1L MPFI (6cil.) Gas. 95/98 C/ Ar 90.339.409 760 / 95 - 105º

Já o indicado para o meu é esse:

VECTRA GL, GLS BR 2.0L, 2.2L MPFI 8/16V Gas. 97/05 C/ Ar 52.478.311 797 / 100 - 105º

E a válvula:

VECTRA CD, GLS BR 2.0L, 2.2L MPFI 16V 97/05 Carc.Gas. 90.501.699 VT 373.82 82


Procede isso?

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 17 Mai 2013, 13:37

Almeidão escreveu:
Você colocou o aditivo que comentei? Quer mexer e salvar ele? Lhe darei a dica também se precisares.

Sds


Agora que li esse finalzinho, srsrsrs.

Comentou sobre aditivo? Não lembro ahuahuahuahuahau. Sei que desde a primeira vez que colocou aditivo e fez a limpeza, na primeira semana estourou aquele cano e foi tudo pro ralo, enquanto não resolve o vazamento estou andando só com água mesmo, assim que sanar coloco o aditivo, e sim, quero dicas. hahahaahhaah!

abraço

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Almeidão » 17 Mai 2013, 14:41

Este 797 é muito alto esta temperatura 100 -105 é a primeira velocidade, certamente a segunda vai estar lá para 120 e se você pesquisar mais verás que existem outros catálogos e que são vários para o Vectra, como o 767, 747, 761 e por ai vai. Eu uso o 760 e em ultimo caso o 761 que é 5 graus mais quente. Devemos entender alguma coisa sobre isto, este carro sofreu várias mudanças porque ficou no auge por muito tempo e para nós ainda está em evidencia. Esta quantidade de cebolões que existe para este carro é simples de explicar, a cada ano que passava vinha um melhoramento e ninguém passava para o antigo que era bom usar este que é mais frio etc, E nem jogavam fora os que tinham ou tem em estoque.
Muitos dizem, este carro tem que ser quente porque quanto mais quente mais econômico, ignorância pura. Tomemos como exemplo você em uma rodovia em que a temperatura vai estar ai perto dos 82 e mesmo assim é mais econômico que na rua onde estará em 95. Então se na estrada ele está em 82, na rua tem que ser nos 82 e como ele não tem uma frequência de movimento nas ruas, então ele deve subir perto dos 90 e a ventoinha trazer ele para 82 outra vez. Que seja 85, mais 90 constante como mínimo no painel, não há mangueira que possa aguentar a pressão.

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 17 Mai 2013, 14:50

Almeidão escreveu:Este 797 é muito alto esta temperatura 100 -105 é a primeira velocidade, certamente a segunda vai estar lá para 120 e se você pesquisar mais verás que existem outros catálogos e que são vários para o Vectra, como o 767, 747, 761 e por ai vai. Eu uso o 760 e em ultimo caso o 761 que é 5 graus mais quente. Devemos entender alguma coisa sobre isto, este carro sofreu várias mudanças porque ficou no auge por muito tempo e para nós ainda está em evidencia. Esta quantidade de cebolões que existe para este carro é simples de explicar, a cada ano que passava vinha um melhoramento e ninguém passava para o antigo que era bom usar este que é mais frio etc, E nem jogavam fora os que tinham ou tem em estoque.
Muitos dizem, este carro tem que ser quente porque quanto mais quente mais econômico, ignorância pura. Tomemos como exemplo você em uma rodovia em que a temperatura vai estar ai perto dos 82 e mesmo assim é mais econômico que na rua onde estará em 95. Então se na estrada ele está em 82, na rua tem que ser nos 82 e como ele não tem uma frequência de movimento nas ruas, então ele deve subir perto dos 90 e a ventoinha trazer ele para 82 outra vez. Que seja 85, mais 90 constante como mínimo no painel, não há mangueira que possa aguentar a pressão.

Sds


Esta fazendo todo sentido, estou procurando o infeliz aqui. Posto detalhes

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Almeidão » 17 Mai 2013, 18:00

sobre o aditivo, ok. Você está certo não coloque nada agora, você tem uns 2 meses para rodar sem ele até ter certeza que o sistema está perfeito. Mas depois se você quiser manter sempre a temperatura que você achou, você precisará usar. Tirar o aditivo lá de dentro para mexer em mangueiras, ou seja a agua aditivada é a coisa mais fácil e simples que acho que eu inventei, ou se alguém fez antes, tivemos a mesma ideia separadamente e sem sujar e sem perder. Só não sai parte do fundo do radiador e o que tem no bloco do motor.

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Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Last_Warrior » 19 Mai 2013, 07:28

Almeidão escreveu:Muitos dizem, este carro tem que ser quente porque quanto mais quente mais econômico, ignorância pura.

Esse é o único ponto em que discordamos, acredito que se o sistema estiver perfeito ele vai funcionar perfeito como veio ao mundo... Acredito que o problema sejam a qualidade de algumas peças paralelas como da MTE por exemplo, por isso a necessidade de se usar especificações diferentes das originais nesse caso.

Mas, respeito sua opinião, e como vc certamente entende muito mais de Vectra do que eu, peço aos amigos que sigam a linha de raciocínio do Almeidão.
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Marcador temperatura motor

por Ricardo Rohde » 19 Mai 2013, 18:05

Pessoal, só tomei conhecimento agora...

o marcador de temperatura do motor não está marcando... alguma ideia?
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Re: Marcador temperatura motor

por HANK » 19 Mai 2013, 20:06

Rohde escreveu:Pessoal, só tomei conhecimento agora...

o marcador de temperatura do motor não está marcando... alguma ideia?

Bem

No Palio sei que o marcador de temperatura fica no mesmo conector da válvula termostática.
Do Vectra eu não sei, mas me diz uma coisa:
Quando tu liga a chave o ponteiro sai do suporte para o mínimo ou ele nem meche, continua parado, se ele continuar parado o problema é no painel, se ele mexer problema não é no painel.

Abraços
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Re: Marcador temperatura motor

por Ricardo Rohde » 19 Mai 2013, 20:37

ele nem mexe...

esses dias atras foi trocado uma peça "Tubo Fluxo DAG" cod. 90322216 que havia "rachado"...
será que tem algo haver ?
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Re: Marcador temperatura motor

por Pedro Josino » 19 Mai 2013, 21:35

Se não estou enganado o Vectra B possui dois sensores de temperatura, um que informa ao painel e outro a central.

No Vectra C possui apenas um único sensor.

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Re: Marcador temperatura motor

por HANK » 19 Mai 2013, 21:39

Rohde escreveu:ele nem mexe...

esses dias atras foi trocado uma peça "Tubo Fluxo DAG" cod. 90322216 que havia "rachado"...
será que tem algo haver ?

Cara

Ta extranho, pois se fosse um sensor ruim o indicador no painel mexeria até o mínimo e não sairia de lá.
Agora vc ta falando que ele não mexe, isso pode ser o potenciômetro do painel q deu problema, ou algum sistema de anomalia travando o indicador informando que tem algo no sistema errado (o Vectra é tão top q ele tem alguns mimos.)
Em suma, se tu passar o scanner e tiver algum problema grave ele vai informar, teu PC é MID, e ele reportou algo?
Senão reportou nada é bem provável que seja painel

Abraços
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