O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFuja de peças paralelas para interior do motor

42 mensagens
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Fuja de peças paralelas para interior do motor

por rgapski » 15 Set 2014, 17:54

Alcir Andreoni escreveu:Chovendo no molhado!

Acho que ele foi bem claro quando falou dos faróis, principalmente o Rgapski, que é uma pessoa muito criteriosa, quando o assunto e cuidados/segurança no seu Challenge.

Se ele colocou o farol paralelo é porque a iluminação dele é satisfatória, a ponto de não comprometer a segurança.

:88:

Alcir,

Acho que ele não leu a história por completo.
Só deu uma "zapeada"...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 17:55

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Chovendo no molhado!

Acho que ele foi bem claro quando falou dos faróis, principalmente o Rgapski, que é uma pessoa muito criteriosa, quando o assunto e cuidados/segurança no seu Challenge.

Se ele colocou o farol paralelo é porque a iluminação dele é satisfatória, a ponto de não comprometer a segurança.

Alcir,

Acho que ele não leu a história por completo.
Só deu uma "zapeada"...

Abs!

Vamos dar o desconto por ele ser novo? :47:

:38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 15 Set 2014, 17:56

Alcir Andreoni escreveu:[
Vamos dar o desconto por ele ser novo? :47:

:38: :38:

:6:

Garagens:
Imagem

fabriziodebortoli
Member
Member
Nome Completo: Fabrizio De Bortoli
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por fabriziodebortoli » 15 Set 2014, 18:03

rgapski escreveu:
fabriziodebortoli escreveu:dúvida não, zuando msm rsrs
me divirto nesses foruns

O rapaz falou em questão de usar parts originais, parts que não comprometam a integridade e segurança dele e família, mas em questão de segurança excluiu o farol. Usa um paralelo ao invés de um original. rs

Não me levem a mal, foi só uma observação.

Fabrizio,

Vi que você é novo por aqui, então não deve conhecer sobre meu carro, tampouco a história dele...
Dá uma olhadinha lá na minha garagem. :88:

Eu tenho o original, guardadinho, pro dia da placa preta.
Leia também meus posts sobre o farol paralelo, sobre um outro que experimentei com xenon...
Gastei uma nota em farol pra não ofuscar ninguem, diferente da maioria que bota o xingling no farol original...
Veja que tenho como premissa em tudo que faço não prejudicar os outros motoristas.

Fiz todo um tópico com as maiores informações possíveis sobre o farol, pois muita gente aqui compra paralelo, pois como disse acima, não é todo mundo que tem 3.000 reais pra comprar um par original...

E fala pra mim, porque um farol, que esta bem fixado ao carro, tem foco (não ofusca), embora a caixa de suporte tenha algumas rebarbas pode comprometer a minha segurança e da minha família?
Se conseguir me provar, ganha uma bala! rs

Abs!

Cara, não sei da sua história, até cheguei a olhar seu tópico, mas não é tão interessante então nem terminei de vê-lo, mas qndo pintar um tempo vou dar uma lida nele todo, relaxa rs.
Bem vamos lá, não preciso provar nada, agora tu me dizer que farol do veículo não é um equipamento de segurança?
Como tu anda a noite? Andar de dia com faróis ligado já foi provado que reduz o índice de acidentes já que a visualização é mais eficaz entre os condutores.
Da mesma forma que um regulador de tensão fez o alternador gerar uma tensão de 19v para o vectra que eu tive e para o vectra do colega aí, por ser uma peça de reposição paralela (onde entendo tu dizer paralelo = péssima qualidade e compromete a segurança), os faróis também podem dar pane no meio de uma viajem a noite, um curto em função a temperatura da lâmpada e derretimento do material, fora que também já usei esse farol que tu tá usando e o mesmo entrava água bonito.

Mas relaxa aí, foi só uma observação, agora se farol não se enquadra em quesito segurança, retire todos meus comentários aqui.

abrs
Vectra GSi 2.0 16v
Gol G5 (uso diário)
ex New Civic EXS JDM
ex Saveiro G4 Super Surf
ex Vectra GLS 2000
ex Gol bola 1.9T/1.6A

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 18:04

rgapski escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Entendo Rapha, mas deixa eu te fazer um pergunta não me leve a mal por favor:

Se você tivesse comprado a tampa da AJE por exemplo e tivesse ficado bacana você recomendaria a outra pessoa?

Tem peças que realmente não tem o que fazer, é original ou é original, mas tem casos que são aceitáveis um exemplo atual são seus faróis, ficaram muito bons e você mesmo disse que o foco ficou legal e ficou satisfeito então eu entendo que você recomendaria eles certo?

É nesse sentido apenas que eu quis dizer :88:

Thiago,

Levar a mal? De forma alguma cara!
O fórum serve justamente pra isso: contrapor opiniões e formar um senso comum na cabeça de cada um.

Sobre a tampa da AJE, eu frisei bem quando estava analisando: "Ser for boa e a qualidade próxima da original, eu compro pra ver qual é".
Mas não foi isso que eu vi, por isso nem cogitei em colocar.
Vi a de alumínio também e não fui com a cara.
Acabei morrendo na original mesmo.

Nosso amigo Vikosk pagou pra ver... A AJE não deu certo... Vamos aguardar o parecer da outra marca.

Mas se uma delas fosse boa, porque não?! Seria uma alternativa viável, assim como meus faróis.

Sobre o que eu disse acima, "quando alguém fabrica algo para montadora, investe pesado na fabricação do componente e ajustes na linha para manter a qualidade exigida pelo fabricante", quis dizer que não se pode esperar um produto tão bom quanto o original, apenas algo satisfatório, assim como meus faróis.

Meus faróis, por exemplo, não chegam perto do original no quesito qualidade.
O paralelo é cheio de rebarbas, tem uma leve diferença na tonalidade da lente, e alguns pontinhos parecem mal encaixados, só que pelo que custam (R$ 270), e por isso (somente por isso) são alternativa viável ao original (R$ 3.000,00).

O paralelo custa 10% do original, mas não acho que tenha só 10% da qualidade. Acho que o paralelo chega a uns 70%.
Portanto, sob o ponto de vista econômico, é viável, até porque é uma peça mais de cunho estético que funcional, já que qualquer lampada e um refletor bem feito faz a função de farol, independente do plástico que segura tudo isso.

O uso deles me é interessante porque apesar do meu carro ser "colecionável", é o único carro que tenho e é ele que me atende quando eu preciso.
Fora o fato de que não tenho seguro, então qualquer esbarrão nos faróis originais pode me custar uma pequena fortuna.
Se fosse um carro de uso exclusivo em finais de semana de sol, eu guardava dinheiro e colocava o original mesmo, pois os riscos de ter problemas por ali seriam menores.

Peças paralelas acabam sendo um "mal necessário" aos carros mais antigos.
Veja o VW Passat, por exemplo... Um farol cibié original custa uma fortuna e tem mais fila de espera que um rim.
Mas existe os RCD pra suprir a demanda pra quem não pode pagar, ou não encontra o original...

Mas peça de motor (com função vital), freio e suspensão, eu não uso paralela, por mais "bonitinha" que seja.
São peças vitais e a segurança minha e da minha família estão depositadas ali.

Uma coisa é usar uma tampa de válvula paralela, que no máximo vai dar vazamento.
Outra é usar um comando de válvula paralelo, que pode partir, desgastar cedo, etc e acabar causando um acidente.

O que pretendo (e pretendia) dizer é que, por mais que a paralela seja boa, nunca será uma original.
Imagina quanto a valeo não investiu em maquinário, ferramental e matéria prima pra fabricar o farol do vectra nos padrões mínimos de qualidade exigidos pela GM...
Ai vem o "china" e quer vender "balato pra ganhá mecádo". Ele faz um ferramental barato, usa matéria prima barata, e não tem aval da montadora para isso.

A diferença de preço não é à toa...
Por falar nisso, eu quis experimentar os faróis "in natura" e um deles deu infiltração de água... Amanheceu "suado".
Vou ter que tirar pra fazer uma vedação decente, que não quis fazer pra ver "qual era a da parada".
Peça paralela é isso ai...

Abs!

Entendi seu ponto de vista meu amigo, e concordo com o que você disse!

Original é original, paralelo por mais que seja bom apenas se aproxima e nunca será um original de fato.

Mas espero que tenha entendido o meu ponto de vista também, foi só um pensamento o importante e sempre está dando o melhor dentro do possível para o nosso querido Vectra :88:

Forte abraço!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Estado: Minas Gerais

por bruno2000 » 15 Set 2014, 18:15

fabriziodebortoli escreveu:até cheguei a olhar seu tópico, mas não é tão interessante então nem terminei de vê-lo, mas qndo pintar um tempo vou dar uma lida nele todo, relaxa rs.

:7:
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 15 Set 2014, 18:36

fabriziodebortoli escreveu:
Cara, não sei da sua história, até cheguei a olhar seu tópico, mas não é tão interessante então nem terminei de vê-lo, mas qndo pintar um tempo vou dar uma lida nele todo, relaxa rs.
Bem vamos lá, não preciso provar nada, agora tu me dizer que farol do veículo não é um equipamento de segurança?
Como tu anda a noite? Andar de dia com faróis ligado já foi provado que reduz o índice de acidentes já que a visualização é mais eficaz entre os condutores.
Da mesma forma que um regulador de tensão fez o alternador gerar uma tensão de 19v para o vectra que eu tive e para o vectra do colega aí, por ser uma peça de reposição paralela (onde entendo tu dizer paralelo = péssima qualidade e compromete a segurança), os faróis também podem dar pane no meio de uma viajem a noite, um curto em função a temperatura da lâmpada e derretimento do material, fora que também já usei esse farol que tu tá usando e o mesmo entrava água bonito.

Mas relaxa aí, foi só uma observação, agora se farol não se enquadra em quesito segurança, retire todos meus comentários aqui.

abrs

Fabrizio,

Se os tópicos que faço aqui não são interessante, bom pra você que sabe de tudo e guarda só pra ti.
Pelo número de tópicos que você escreveu, dá pra ver que você entende bastante...

Você falou, falou, falou, sobre segurança, faróis de dia, etc...
Mas com qual embasamento técnico você me diz que os faróis paralelos não são seguros?
Pegar fogo? Aquecer? Ahh cara, para com isso...
Você já viu o farol por dentro? O fio é exatamente igual do original...
Bom, você diz que já teve... O seu pegou fogo?
Se sim, seria bom compartilhar aqui...

Você ta distorcendo tudo que eu disse anteriormente...
Não disse que peça paralela não presta... Leia de novo, mas não só leia, procure interpretar...

Abs

Garagens:
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 15 Set 2014, 18:39

Thiago Menezes escreveu:
Entendi seu ponto de vista meu amigo, e concordo com o que você disse!

Original é original, paralelo por mais que seja bom apenas se aproxima e nunca será um original de fato.

Mas espero que tenha entendido o meu ponto de vista também, foi só um pensamento o importante e sempre está dando o melhor dentro do possível para o nosso querido Vectra :88:

Forte abraço!

Thiago,

Claro que entendi!
Tem peças paralelas que são boas (embora raramente se chega no nível original)...
Imagina quem tem antigo (carro com mais de 30 anos). Se não tiver paralela, pode esquecer o carro....

O importante é avaliar o que se usa e procurar obter relatos de quem já usou...
Um exemplo recorrente aqui é o sensor de rotação... Se não usar original (feito pela bosch), não tem o que aguente...

Abs!

Garagens:
Imagem

fabriziodebortoli
Member
Member
Nome Completo: Fabrizio De Bortoli
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

por fabriziodebortoli » 15 Set 2014, 19:02

rgapski escreveu:Se tem uma coisa que aprendi na vida é que, quando alguém fabrica algo para montadora, investe pesado na fabricação do componente e ajustes na linha para manter a qualidade exigida pelo fabricante.
E por mais que exista uma paralela "boa", a qualidade nunca vai ser a mesma

O que pretendo (e pretendia) dizer é que, por mais que a paralela seja boa, nunca será uma original.
Imagina quanto a valeo não investiu em maquinário, ferramental e matéria prima pra fabricar o farol do vectra nos padrões mínimos de qualidade exigidos pela GM...
Ai vem o "china" e quer vender "balato pra ganhá mecádo". Ele faz um ferramental barato, usa matéria prima barata, e não tem aval da montadora para isso.

Não vi todos os tópicos que tu criou, o challenge é um carro "exclusivo", com adesivos e forração em couro bicolor motor 138hp, rodas aro 16" o que mais de exclusivo? O collection sim com 1000 unid produzidas eu digo que é um exclusivo.

Mas não se preocupe, já passei por este fórum a muitos anos atrás, antes desse novo formato.
Entendo nada, NADA de carro e mecânica. Se seus conhecimentos técnicos e experiências são tantos assim deve ter um tópico seu aqui falando de muitas coisas legais, vou dar uma pesquisada.

Enfim meu amigo, não estou te criticando não, cada um com suas opiniões e pontos de vista.
Vectra GSi 2.0 16v
Gol G5 (uso diário)
ex New Civic EXS JDM
ex Saveiro G4 Super Surf
ex Vectra GLS 2000
ex Gol bola 1.9T/1.6A

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 15 Set 2014, 19:10

Não sou de defender ninguem
mas eu comprei os meu faroís com projetor paralelos e afirmo que ilumina bem mais que os originais .....
estão com xenon 4000 k e não ofusca pois ja peguei rodovia e nenhum sinal de farol p mim ... q esteja atrapalhando alguém eu aprovo estes faróis sim ....
caso encerrado ..........

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 16 Set 2014, 07:05

fabriziodebortoli escreveu:
Não vi todos os tópicos que tu criou, o challenge é um carro "exclusivo", com adesivos e forração em couro bicolor motor 138hp, rodas aro 16" o que mais de exclusivo? O collection sim com 1000 unid produzidas eu digo que é um exclusivo.

Mas não se preocupe, já passei por este fórum a muitos anos atrás, antes desse novo formato.
Entendo nada, NADA de carro e mecânica. Se seus conhecimentos técnicos e experiências são tantos assim deve ter um tópico seu aqui falando de muitas coisas legais, vou dar uma pesquisada.

Enfim meu amigo, não estou te criticando não, cada um com suas opiniões e pontos de vista.

É duro quando a gente não tem argumento pra discutir, não é mesmo?
O fato do challenge ser exclusivo ou não tem alguma coisa haver com o que estávamos falando?
Eu vi que não da pra conversar (em bom nível) contigo...

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni

por Alcir Andreoni » 16 Set 2014, 08:10

Eu acredito que devemos manter o bom nível da discussão e nos atermos somente ao assunto do tópico.

Outras discussões que não estejam relacionadas ao assunto em questão (peças paralelas) serão excluídas.

O aviso está dado!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 16 Set 2014, 08:16

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 16 Set 2014, 10:32

O que posso dizer de tudo isto, é que depende do que é o paralelo. Como todos sabem, GM não fabrica peças, alguem fabrica para ela e os que se dispõe a fazer um preço melhor e uma boa peça eles compram deste fornecedore depois de uma concorrencia. Quando dá errado, há un recall e acredito que deve haver puxões de orelhas também, igual está acontecendo com o Camaro que já está indo para o terceiro. Exemplo disto é eu comprar um amortecdor Monroe ou Cofap, os dois são originais, apesar que não há tanta escolha de amortecedores fabricados no Brasil.

Minha opinião sincera é, se voce não conhece peças, compre original e muito cuidado com mecanicos que tenham carros iguais ao seu, eles podem ficar com as originais e colocar uma comum.

Eu conhecendo alguns paralelo, comprarei paralelo como comprei o Servo freio do meu carro marca Bosch em uma alto peças. Bem o original do meu carro voces podem não acreditar, mas é Bosch também kakakka.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 16 Set 2014, 10:40

Esse é o Almeidao, sempre com um complemento a mais para enriquecer o tópico!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 17 Set 2014, 04:29

Almeidão escreveu:Minha opinião sincera é, se voce não conhece peças, compre original e muito cuidado com mecanicos que tenham carros iguais ao seu, eles podem ficar com as originais e colocar uma comum.

Eu conhecendo alguns paralelo, comprarei paralelo como comprei o Servo freio do meu carro marca Bosch em uma alto peças. Bem o original do meu carro voces podem não acreditar, mas é Bosch também kakakka.

Massa, o meu original é ATE e tá até hoje com 195.000 km. :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Set 2014, 08:55

Adriano cruz escreveu:
Almeidão escreveu:Minha opinião sincera é, se voce não conhece peças, compre original e muito cuidado com mecanicos que tenham carros iguais ao seu, eles podem ficar com as originais e colocar uma comum.

Massa, o meu original é ATE e tá até hoje com 195.000 km. :88:

As pinças do meu carro são ATE, é o melhor sistema de freio usado hoje no Brasil, muitos usam o mesmo sistema com outro nome. ATE hoje é sinônimo de primeira linha e quando querem expôr que o sistema é o tal e para não usar o nome ATE, eles usam que tem freio ABS sistema TEVES, que nada mais é que o sobrenome do fundador da marca.
Então quando escutarem ou lerem que usam o sistema TEVES, com certeza estão usando produtos ATE.

Sds
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 17 Set 2014, 09:25

Carlito Teves? Argentino? Não colocarei jamais em meu carro hauahuahauauauhaua.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 17 Set 2014, 09:36

JoãodoValle escreveu:Carlito Teves? Argentino? Não colocarei jamais em meu carro hauahuahauauauhaua.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :105:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Set 2014, 14:53

Quem dera o Carlito Teves no meu time. Principalmente com este monte de Argentino ruim que tem por ai hoje. Está ele na galeria dos bons que aqui participarom e não são muitos, fácil de relacionar.

Doval
Mancuso
Teves

Estes são originais, o resto sim são paralelos kakkakakkakaka.
Imagem

42 mensagens