O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 25 Set 2014, 19:46

marcelo.tavares escreveu:
Almeidão escreveu:
sidnei cbm escreveu::88:

Bem, lembro que troquei meu eletro ventilador e tinha esta resistencia no mais novo que comprei, mas tirei fora porque o meu nunca teve, acho que alguns modelos tem e outros não e no caso do meu é um sorteado que não precisa.

Mais Sem a Resistência,Funciona Primeiro e Segundo estagio normal .>:

Sim, funciona normal. O meu tem uma tomada original com 3 fios do motor até o cabo que vai para a bateria, la na outra parte a tomada de 3 fios só tem 2, o do meio não existe, então a resitencia para mim ou para o modelo do meu carro nunca foi usada. Sobre o meu sistema funcionar perfeito, se voce acompanhar meu comentários, verás que o chato tem que ir para universidade para aprender algo para ser pelo menos 30% de quão chato eu sou com temperatura.

A maioria dos carros tem esta resitencia e elas param na tomada porque da tomada para a bateria só tem 2 fios, inclusive o Agiles que minha filha tem um.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2014, 20:03

marcelo.tavares escreveu:
Almeidão escreveu:
marcelo.tavares escreveu:o Aditivo Visconde eu uso uns 4 anos o não conheço o verde não, eu usava um Rosa antes agora veio Junto com Radiador um Azul . Agora o Cebolão MTE 760 90º 115º o MTE 763 88º 95º o esquema de Ligação e mesma coisa . o diagrama dele Positivo, negativo e Temperatura , a marca do cebolões e mesma coisa so muda a temperatura . quando o Ar esta desligador o carro fica normal nos 80º a 90º dentro da Cidade . ai quando ligar o Ar temperatura sobe muito 100º

Eu não sei se voce escreveu errado ou se eu entendi que voce errou, mas o 760 não é 115 não. Ele é 105-100/95-90,
só que no painel ele acusa 89 a 90 para o primeiro estágio e 91 a 93 para o segundo estágio, se o seu carro está indo a 100 no painel, ai sim estás usando algo que marca 115º. O meu não passa dos 91 com ar ligado em centros de cidadades e eu já acho estes 91 muito quando liga o segundo estágio. Sei que estou me beneficiano com o ar e com certeza ferrando algo do meu motor. Não imagino o que eu pensaria se no meu painel chegasse a 95.

Verdade o Cebolão MTE 760 90º 105º , o que eu esto usado e bom também . MTE 763 88º 95º meu carro Funciona normal a temperatura fica sempre em 90 e 85 na cidade agora na estrada fica bem abaixo de 80 isso com ar desligador . quando eu ligor o ar ele fica um tempo em 90 também ai começa subir a temperatura muito rápido ate chega em 100º ja troquei todos os Rele da frete . ja troquei sensor . vou ver essa Resistência .

Amigo, voce precisa saber o que é 90/105 no cebolão 760. siguinifica que ao chegar em 95º e arma a ventoinha e desliga em 90. Caso o ar estiver ligado e a pressão do ar estiver normal e o transito lento ele vai para 105 liga o segundo estágio e leva para 95.

Há um porém que talvez voce não saiba. 105 do cebolão corresponde no painel 92 a 93º no máximo.
Já o 95 do cebolão corresponde no painel 89º. Isto é real de painel e por este motivo que se o painel estiver 95º só Jesus sabe como está internamente no motor. Já se usar algo muito menor que isto que ele informa, a ventoinha ficará ligada direto e eu vou pelo meu painel, afinal a temperatura do meu carro era assim quando novo.

Este seu, 95/88 é perfeito também e menor que o 760, ótimo que voce tem esta consciência, confesso que vi poucos aqui que tenha este cuidado com o cebolão.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2014, 20:10

marcelo.tavares escreveu:Então amigo la tem, 3 vias eu testei o preto que fica no Meio parece Que não tem Função, no meu eu testei com Bateria 12v 7 A ,Quando eu Ligo Fio negativo no Do meio não Funciona , Quando eu ligo nos fio da Laterais vermelho e Marrom Funciona normal .ai se troca os Polos da Bateria o Velocidade Aumenta como se fosse Simulador o Segundo estagio .

O preto do meio é o negativo que está no cebolão, quando a temperatura alcança o grau dele, vai dobrar uma chapinha dentro e encostar neste negativo e o fio que estava suspenso ligará um rélê e logo a ventoinha arma, ao subir a temperatua por motivo de ar ligado dentro da cidade, outra chapinha vira ao avesso e encosta também neste fio preto e assim o terceito fio leva o negativo para o segundo relê e arma a segunda velocidade. Esta chapinha é côncava e ao receber calor ela vira ao contrário e quanto mais alto o grau, mais grossa são as chapinhas.

O relê nada mais é uma proteção dos contatos do cebolão que se ligar direto na ventoinha logo eles estariam queimado porque acionar a ventoinha é muito forte, mas acionar um relê precisa pouco mais de 6 volt.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2014, 20:17

JA Fernandes escreveu:O meu GLS 2.2 98 está com o motor feito recentemente só rodou 1000 km até agora, e na pista em dias quentes com o ar ligado e quatro pessoas abordo o ponteiro fica entre +ou- 90 a 95 graus, meu mecânico falou que tá tudo normal,

PS: meu motor estava com menos de 300 km ao passar um buraco na rodovia, desligou o sensor da cebolinha, chegando na rua da minha casa o ponteiro subiu de uma vez passando dos 100!!!!, desliguei o motor abri o capô a água já estava vazando pela tampa do reservatório, religuei a cebolinha, funcionei o carro, o segundo estágio do ventilador funcionou na hora, deixei o ligado por uns cinco minutos, a temperatura voltou ao normal, levei ao meu mecânico e falou que estava tudo ok.

É normal o mecanico achar que é normal, afinal 5% deles entendem de temperatura. É o que resteou dos antigos, porque os novos não sabem de nada. E será normal também a junta queimar outra vez e ele ainda culpar voce.

O que foi feito no carro? Porque queimou a junta? Se ele informar isto e disser que acertou o problema, ai sim eu acredito que possa estar perfeito.

O maior problema é que queima a junta, eles trocam e não procura saber porque queimou e isto deve ser acertado antes de ligar o carro outra vez, porque junta não queima por tempo de uso e sim por uma pâne no carro que pode ser radiador entupido, Termostática velha e fechada ou grau muito alto, ventoinha não armar porque queimou um cebolão ou até mesmo um cebolão com grau errado.
Imagem

JA Fernandes
Member
Member
Nome Completo: José Antonio Fernandes Filho
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por JA Fernandes » 25 Set 2014, 22:25

Então Almeidão, estou com esse carro a um ano e meio, no final do ano passado precisei retirar o cabeçote para sacar dois prisioneiros do escape que estavam quebrado, aproveitei dei uma geral no cabeçote, praticamente só usei a carcaça pois tive de trocar jogo de válvulas guias e tuchos, precisei fazer a descarbonização do motor pois a luz do óleo estava acendendo, o carro ficou perfeito, notei que a temperatura havia subido um pouco mas nada de anormal, por conta própria troquei a válvula termostática e a água do radiador( pois sou mecânico, porem de motores a diesel e maquinas pesadas) usei aditivo, no começo de julho fiz uma viajem de aproximadamente 1200 km de ida e volta, na ida percebi que estava esquentando mais que o normal, percebi que estava vazando na tampa do reservatório, chegando no meu destino troquei a tampa, porém notei que começou a bater tucho, voltando a minha cidade levei ao meu mecânico de confiança, ele tinha desfeito a sociedade com outro cara e aberto outra oficina.
Colocamos o scanner e fomos pra pista, a temperatura do motor estava oscilando muito, subindo muito rápido, retiramos o cabeçote, ele não estava bem apertado e a junta já tinha três sinais de queima( quem tinha mexido no meu carro era uma pessoa da primeira oficina). Uma plaina e junta nova e tudo ok.
Sqn!!! dois dias depois começou a bater tucho novamente, ai perceberam que a pressão de óleo no cabeçote era pouca,
ao abrir o cárter meu motor estava todo entupido!!! Ai não teve jeito, tive que retificá-lo, meu motor estava com mais 100 mil rodados.

jonas caruso
GL Member
GL Member
Nome Completo: jonas caruso
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por jonas caruso » 26 Set 2014, 00:27

Esse Almeidão heim...to ficando fã dos metodos dele. Pena os brasileiros não terem uma mentalidade assim. Se mais pessoas fossem assim os carros antigos seriam chamados de "antigos" e não de "velhos". Lá fora, principalmente nos EUA um carro dos anos 70 bem conservado é tão invejado com o lançamento do ano.

Voltando ao assunto, desculpem minha ignorância, mas como saber se o carro tem cebolão ou não?

Ps: Almeidão, realmente, o Milenium 2.2 deve usar V. Termostática de 82º, alias quase todos, segundo aquele link da MTE.
Vá de Vectra!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Set 2014, 14:44

jonas caruso escreveu:Esse Almeidão heim...to ficando fã dos metodos dele. Pena os brasileiros não terem uma mentalidade assim. Se mais pessoas fossem assim os carros antigos seriam chamados de "antigos" e não de "velhos". Lá fora, principalmente nos EUA um carro dos anos 70 bem conservado é tão invejado com o lançamento do ano.

Voltando ao assunto, desculpem minha ignorância, mas como saber se o carro tem cebolão ou não?

Ps: Almeidão, realmente, o Milenium 2.2 deve usar V. Termostática de 82º, alias quase todos, segundo aquele link da MTE.

Sim, todos os carros a gasolina deve usar Termostática com 82º e isto é mais que suficiente para ele. No caso do seu carro ele não tem cebolão, ou seja de 2000 para frente não tem e é fácil saber se tem ou não. Basta olhar na caixa do radiador no lado do carona, se tiver ele fica ali parafusado horizontalmente, porem na parte vertical do radiador. Bem chatinho também de trocar ele, mas tem como adaptar uma chave e tirando mangueira superior e tirar ele sem desmontar mais nada.

Sobre o que o JA fernandes comenta, é duro fazer o motor e ele ficar com super aquecimento e tuchos batendo etc. No minimo a retífica fez m... no cabeçote, deve ter plainado demais e pode ter até ovalizado as guias de válvulas e começa a bateção. Uma pena que um mecanico não entenda disto e ainda fala ser tudo normal para ferrar ainda mais.

Infelizmente eu de longe já não saberei mais orientar lhe, o que posso te ajudar é se voce mexer nele outra vez é informar como deve ficar a temperatura depois de pronto se voce usar os sensores que é o normal de uso e não os que os mecanicos lhe oferece. E muito cuidado com radiador, eles entopem fácil e não tem remédio a não ser colocar outro. Sei que voce sabe disto, já que eres mecanico diesel sabes que os selados não tem conserto e principalmente o do Vectra que tem que ser de palheta.

Uma coisa eu posso confirmar para ti, se voce colocar uma termostática de 92º no Vectra, com pouco tempo ele ferverá
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 26 Set 2014, 17:00

Tá aí uma foto de como ele fica no radiador... Lembrando que aqui ele tá praticamente de cabeça pra baixo... :6:
Imagem
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Set 2014, 19:39

Só lembrando que a maioria dos Vectras usam somente um cebolão para duas velocidades, e tem uns que usam 2 cebolões sendo que um arma a primeira velocidade e o outro arma a segunda, só que ao armar a segunda ele desliga o compressor do ar condicionado. Penso que este modelo pode usar um só iguais usam os que usam somente um, bastando usar o correto que ele dará conta mesmo com o ar ligado.
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás

por marcelo.tavares » 28 Set 2014, 14:14

Então pessoal estava olhado meu Problema . o que posso ver o seguinte, eu ando com o carro sem que o ar esteja ligar,tudo funciona normal 88º Primeiro estagio do ventilador do motor começa funciona,ai quando chega uns 92º o segundo aciona ai volta la para 85 º isso dentro da cidade , quando o Transito esta muito Pensado ai fica em 90º direto ante ai tudo bem. agora o que pudim ver o problema do meu carro e o seguinte, Quanto eu Ligo o ar Condicionado com o carro fica Frio funciona tudo certo a ventoinha do motor e do ar funciona no Primeiro estagio , so que quanto o motor chega a 90º com ar ligador o segundo estagio do ar aciona e a ventoinha do motor para , então fica a sim toda vez que o segundo estagio do ar aciona a ventoinha do motor para totalmente . Lembrado que meu Radiador e Igual o da Foto ai encima te esse dois Cebolões ai , os eletro ventiladores (ventoinha) te 3 vias de fio Marro Preto em Vermelho . OBS > o RADIADOR e NOVO,ADITIVO NOVO, 2 Cebolões do Radiador novo Valvular termostática nova,Sensor que fica Próximo a Válvula termostática e novo ,bomba de Agua nova, Troquei todos o Rele 3 verdes e 3 Marrom .
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 28 Set 2014, 20:48

:38:
Imagem

vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: douglas simões
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por vectra cd » 29 Set 2014, 13:34

Bom pessoal eu sei que desde que peguei meu vectra tenho problema com arrefecimento, depois de dois anos lutando para resolver descobri num cara que mexe com elétrica que minha resistência estava com problema, mas não me deu uma solução alternativa a não ser comprar outra ventoinha.
Num belo dia esse carro chegou na casa dos 100 graus fiquei desesperado de medo de fundir motor ou queimar junta. Até que me indignei com isso e fui atrás de resolver isso de uma vez por todas, me indicaram no setor H Norte. Um cara que gosta de vectra( eletricista) quando falei com ele da resistência ele foi direto e resolveu o problema cortando o fio e ligando sem resistência.
Então como passou funcionar belezinha decidi trocar o cebolão pra ficar filé. MTE 760 como Almeidão indicou.
Imagem
Foi guerra para encontrar.

Imagem
Sem ar ligado

Imagem
Com ar ligado

Então espero que esteja tudo ok.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 29 Set 2014, 13:43

Para mim está ideal, na estrada mantendo constante velocidade de tiozao(uns 100km/h) deve ficar em uns 82º

vicarpir
GL Member
GL Member
Nome Completo: Vitor Pires
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por vicarpir » 29 Set 2014, 15:54

Em todos as condições de uso do carro deverá manter nos 90º graus, com uma pequena variação entre a armação do eletro-ventilador para fazer o esfriamento, por isso existe a VT, controlando a entrada e saida de agua, para se manter a temperatura em 90º graus, que é a temperatura ideal do funcionamento do motor. Quando pegar estrada e perceber que a temperatura ta caindo, pode suspeitar da VT, pois deve estar travada aberta, fazendo com que não pare de circular a agua no motor e resfriando mais do que deveria. Se tiver em engarrafamento e a temp começar a subir, deve estar travada fechada. Já passei por isso no meu A3, e pra me quebrar mais ainda, com ela travada aberta, forçou minha bomba d'agua fazendo abrir o bico e superaquecendo o motor, resultado, junta do cabeçote queimada. rs Fica a dica, se nunca trocou a VT, troque.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Set 2014, 16:30

Nada disto, a VT do carro gasolina ao alcançar a tremperatura de funcionamento ela não fecha mais e nem fica oxilando tipo muma sanfona porque ao sair do azul ela abre e se mantem aberta até o carro esfriar e ao sair do azul no caso do vectra a agua já estará proximo dos 90º. É possivel que em uma serra muito longa ao descer engrenado que é o correto ela venha a fechar porque o motor estará desligado e a agua circulando e recebendo ela fria e nada esquentando dentro dela, ou seja somente esfriando pelo radiador e circulando cada vez mais fria. A que pode oxilar é a de carro alcool por ser um combustível frio e ela precisa oxilar para manter ele quente só que ele mesmo quente ainda está bem mais frio que o mesmo modelo sendo na gasolina e um exemplo disto é o Monza que tem uma ventoinha bem pequena sendo alcool e o dobro dela sendo gasolina. Quando digo motor alcool é o motor mesmo alcool e não totalflex. Eu tinha um Classic 2.0 alcool, termostática 92º e ventoinha de 5 pás minuscula e a temperatura nunca chegou perto do meio, era no máximo 2 tracinhos acima de 1/4 e na minha cidade com 42º externo. Fiz o motor e coloquei para gasolina e começou meu desespero, logo como tinha muitos Monzas aqui descobri um e fui ver que a ventoinha era imensa e como era de um amigo ele deixou abri e vi a termostática que era 82º. Troquei e tudo ficou normal, porem o normal da gasolina é bem alto com relação ao alcool mesmo com a termostática de 82º e vedntoinha bem maior, mas não passou dos 90 nunca.

Resumindo tudo,
A termostática de 82º, abre quando a agua está acima disto, e nela está escrito +/-82º e apenas ao sair do azul já vai abrindo.
A termostática de 92º está o mesmo +/- 92º, e abre quando a agua está bem acima disto, ou seja é uma covardia ela em um Vectra, até mesmo a de 87º que é do Flex, ao colocar no Vectra já deixa ele sofrendo bastante.

Lembrando que o peso dela é medido por mola, por isto é +/- e é impossivel ser certo porque é mecânico, não eletrônico e por ser mola bem pesada para o 92º, acredito que nem ela consegue ficar aberta com o calor total.

Já fiz o teste em uma de 82º e filmei, quem quiser financiar faço um teste na de 92º com uma de 82º ao mesmo tempo, acredito que ficarão surpresos com o resultado.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 29 Set 2014, 16:38

vicarpir escreveu:Em todos as condições de uso do carro deverá manter nos 90º graus, com uma pequena variação entre a armação do eletro-ventilador para fazer o esfriamento, por isso existe a VT, controlando a entrada e saida de agua, para se manter a temperatura em 90º graus, que é a temperatura ideal do funcionamento do motor. Quando pegar estrada e perceber que a temperatura ta caindo, pode suspeitar da VT, pois deve estar travada aberta, fazendo com que não pare de circular a agua no motor e resfriando mais do que deveria. Se tiver em engarrafamento e a temp começar a subir, deve estar travada fechada. Já passei por isso no meu A3, e pra me quebrar mais ainda, com ela travada aberta, forçou minha bomba d'agua fazendo abrir o bico e superaquecendo o motor, resultado, junta do cabeçote queimada. rs Fica a dica, se nunca trocou a VT, troque.

De onde você tirou isso filho meu? :112

Nem preciso explicar, basta você ler o comentário do Almeidão! :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Set 2014, 16:46

marcelo.tavares escreveu:Então pessoal estava olhado meu Problema . o que posso ver o seguinte, eu ando com o carro sem que o ar esteja ligar,tudo funciona normal 88º Primeiro estagio do ventilador do motor começa funciona,ai quando chega uns 92º o segundo aciona ai volta la para 85 º isso dentro da cidade , quando o Transito esta muito Pensado ai fica em 90º direto ante ai tudo bem. agora o que pudim ver o problema do meu carro e o seguinte, Quanto eu Ligo o ar Condicionado com o carro fica Frio funciona tudo certo a ventoinha do motor e do ar funciona no Primeiro estagio , so que quanto o motor chega a 90º com ar ligador o segundo estagio do ar aciona e a ventoinha do motor para , então fica a sim toda vez que o segundo estagio do ar aciona a ventoinha do motor para totalmente . Lembrado que meu Radiador e Igual o da Foto ai encima te esse dois Cebolões ai , os eletro ventiladores (ventoinha) te 3 vias de fio Marro Preto em Vermelho . OBS > o RADIADOR e NOVO,ADITIVO NOVO, 2 Cebolões do Radiador novo Valvular termostática nova,Sensor que fica Próximo a Válvula termostática e novo ,bomba de Agua nova, Troquei todos o Rele 3 verdes e 3 Marrom .

Tem algo errado ai, a ventoinha do segundo estágio não arma sem o ar ligado, se o radiador não for novo e a temostática é a certa, pode ser que ele esteja com as passagens comprometidas. Se na estrada ele sem ar ficar em 82 ou abaixo disto, não é problema de radiador. Outra coisa, este sistema de dois cebolões, quando entra o segundo estágio é desligado o compressor, não a ventoinha do motor que não pode ser desligada, não neste momento crítico e é possivel que há um erro na instalãção e ao invés de desligar o compressor ele está desligando a ventoinha.
Melhor opção é mudar isto e colocar um unico cebolão e que seja o certo para fazer este serviço.

Já ao ligar o ar e funcionar o segundo estágio diferente do que quando ele liga sem o ar, é porque o proprio ar condicionado tem um sistema que liga o segundo estágio por um interruptor próprio quando ele está com pressão alta, neste caso ele pode armar com temperatura bem abaixo de 90 e nunca acima do interruptor do seggundo estágio porque com certeza o interruptor vai ligar antes.
Imagem

sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por sidnei cbm » 29 Set 2014, 16:52

Basicamente, o procedimento feito no carro do "vectra cd" foi o que foi feito no meu. Foi isolada a resistência e botei o cebolão 760, já estava p... com aquela temperatura. Pra ter ideia, o capô esquentava tanto que era quase impossível de ficar com a mão nele por mais de 10 segundos, era quente pra caramba. Faz isso aí irmão, que o seu problema vai por terra.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 29 Set 2014, 17:30

vicarpir escreveu:Em todos as condições de uso do carro deverá manter nos 90º graus, com uma pequena variação entre a armação do eletro-ventilador para fazer o esfriamento, por isso existe a VT, controlando a entrada e saida de agua, para se manter a temperatura em 90º graus, que é a temperatura ideal do funcionamento do motor. Quando pegar estrada e perceber que a temperatura ta caindo, pode suspeitar da VT, pois deve estar travada aberta, fazendo com que não pare de circular a agua no motor e resfriando mais do que deveria. Se tiver em engarrafamento e a temp começar a subir, deve estar travada fechada. Já passei por isso no meu A3, e pra me quebrar mais ainda, com ela travada aberta, forçou minha bomba d'agua fazendo abrir o bico e superaquecendo o motor, resultado, junta do cabeçote queimada. rs Fica a dica, se nunca trocou a VT, troque.

90 graus é a temperatura ideal de funcionamento em todas as condições de qual motor ? AUDI, VW, FIAT, FORD, GM, MERCEDES ? Essa temperatura não é padrão para todas as marcas. No Vectra B é diferente dos carros da Audi e VW, porque o ponteiro não fica direto em 90 ele fica variando. Normalmente em rodovia o meu fica com o ponteiro abaixo de 80. Beleza ? :88:

PS.: Qual é o seu Vectra ? Não está no perfil. :47:

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 29 Set 2014, 19:15

Almeidão escreveu:
marcelo.tavares escreveu:Então pessoal estava olhado meu Problema . o que posso ver o seguinte, eu ando com o carro sem que o ar esteja ligar,tudo funciona normal 88º Primeiro estagio do ventilador do motor começa funciona,ai quando chega uns 92º o segundo aciona ai volta la para 85 º isso dentro da cidade , quando o Transito esta muito Pensado ai fica em 90º direto ante ai tudo bem. agora o que pudim ver o problema do meu carro e o seguinte, Quanto eu Ligo o ar Condicionado com o carro fica Frio funciona tudo certo a ventoinha do motor e do ar funciona no Primeiro estagio , so que quanto o motor chega a 90º com ar ligador o segundo estagio do ar aciona e a ventoinha do motor para , então fica a sim toda vez que o segundo estagio do ar aciona a ventoinha do motor para totalmente . Lembrado que meu Radiador e Igual o da Foto ai encima te esse dois Cebolões ai , os eletro ventiladores (ventoinha) te 3 vias de fio Marro Preto em Vermelho . OBS > o RADIADOR e NOVO,ADITIVO NOVO, 2 Cebolões do Radiador novo Valvular termostática nova,Sensor que fica Próximo a Válvula termostática e novo ,bomba de Agua nova, Troquei todos o Rele 3 verdes e 3 Marrom .

Tem algo errado ai, a ventoinha do segundo estágio não arma sem o ar ligado, se o radiador não for novo e a temostática é a certa, pode ser que ele esteja com as passagens comprometidas. Se na estrada ele sem ar ficar em 82 ou abaixo disto, não é problema de radiador. Outra coisa, este sistema de dois cebolões, quando entra o segundo estágio é desligado o compressor, não a ventoinha do motor que não pode ser desligada, não neste momento crítico e é possivel que há um erro na instalãção e ao invés de desligar o compressor ele está desligando a ventoinha.
Melhor opção é mudar isto e colocar um unico cebolão e que seja o certo para fazer este serviço.

Já ao ligar o ar e funcionar o segundo estágio diferente do que quando ele liga sem o ar, é porque o proprio ar condicionado tem um sistema que liga o segundo estágio por um interruptor próprio quando ele está com pressão alta, neste caso ele pode armar com temperatura bem abaixo de 90 e nunca acima do interruptor do seggundo estágio porque com certeza o interruptor vai ligar antes.

te algum de muito errado mesmo . por que e tudo novo mesmo . radiador e zeri sem uso o cebolão MTE 763 alguma coisa ligar errado nos relé .
Imagem

1050 mensagens