O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTrocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

38 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 05 Out 2014, 20:23

Thiago Menezes escreveu:Então pelo o que eu entendi, com freio a disco na traseira tem que regular na roda certo? Bom que eu já vou com essa informação para o mecânico não dar uma de bobo e falar que é só ajustar na alavanca.

Uma pergunta Almeidão: Porque quando paro o carro de ré ele não volta? Ele tipo que é posicionado sobre algo que o trava daí logo em seguida eu jogo no P para desligar o carro?

Na descida de frente já era não para nem a pau!


Thiago com certeza que o freio de mão por está na roda traseira tem mais segurança de ré que para frente, mas mesmo assim ele deve segurar estando ao contrário e pode ser reulagem errada, tipo na alavanca. Para acertar isto, voce deve soltar os parafusos da alavanca, regular as rodas e depois regular a alavanca. Feito isto, não mexa mais na alavanca a não ser se for trocar o cabo.

Isto serve para todos, sendo disco traseiro e precisar trocar o cabo. Antes de apertar ele na alavanca, regular primeiro as rodas, estando tudo regulado ai sim apertar e regular na alavanca. Feito isto só mexer na alavanca se quebrar o cabo, ou seja, mexe uma vez só e depois sempre regular nas rodas.
Na verdade ao regular nas rodas a alavanca das rodas voltam porque ao regular a lona as lonas empurram esta alavanca para trás e vai baixar automaticamente a alavanca de freio que hora puxamos as vezes e lógico vai frear outra vez e assim que gastar, deve ser regulado outra vez e sempre que regular a lona empurra a alavanca da roda outra vez para o ponto inicial e claro a alavanca la da mão volta outra vez e assim deve ser feito sempre que for necessário.

Se olhar bem o sistema, quem regula na alavanca sem regular na roda, verão que estarão levando a alavanca la da roda para frente e não mais terão espaço para puxar esta alavanca na roda porque a cada vez mais estará para frente e não tem como voltar ao ponto de partida porque o cabo não deixa. Seria como a cada pisada de freio, o pedal ficasse cada vez mais baixo, chegaria um momento que ele estará lá no fim e não tinha como pisar mais.

Não sei se conseguem entender, mas é mecanica pura e é exatamente isto que não tenho visto nos mecanicos.

Sobre o código que o nosso amigo perguntou, não há como errar, basta comprar este reparo para freios traseiros ATE do Vectra ou omega que são o mesmo e isto é igual para os pistões. De qualquer forma olharei este código ou tentarei ver e rescrever aqui.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Thiago Menezes » 05 Out 2014, 22:44

Almeidão escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Então pelo o que eu entendi, com freio a disco na traseira tem que regular na roda certo? Bom que eu já vou com essa informação para o mecânico não dar uma de bobo e falar que é só ajustar na alavanca.

Uma pergunta Almeidão: Porque quando paro o carro de ré ele não volta? Ele tipo que é posicionado sobre algo que o trava daí logo em seguida eu jogo no P para desligar o carro?

Na descida de frente já era não para nem a pau!


Thiago com certeza que o freio de mão por está na roda traseira tem mais segurança de ré que para frente, mas mesmo assim ele deve segurar estando ao contrário e pode ser reulagem errada, tipo na alavanca. Para acertar isto, voce deve soltar os parafusos da alavanca, regular as rodas e depois regular a alavanca. Feito isto, não mexa mais na alavanca a não ser se for trocar o cabo.

Isto serve para todos, sendo disco traseiro e precisar trocar o cabo. Antes de apertar ele na alavanca, regular primeiro as rodas, estando tudo regulado ai sim apertar e regular na alavanca. Feito isto só mexer na alavanca se quebrar o cabo, ou seja, mexe uma vez só e depois sempre regular nas rodas.
Na verdade ao regular nas rodas a alavanca das rodas voltam porque ao regular a lona as lonas empurram esta alavanca para trás e vai baixar automaticamente a alavanca de freio que hora puxamos as vezes e lógico vai frear outra vez e assim que gastar, deve ser regulado outra vez e sempre que regular a lona empurra a alavanca da roda outra vez para o ponto inicial e claro a alavanca la da mão volta outra vez e assim deve ser feito sempre que for necessário.

Se olhar bem o sistema, quem regula na alavanca sem regular na roda, verão que estarão levando a alavanca la da roda para frente e não mais terão espaço para puxar esta alavanca na roda porque a cada vez mais estará para frente e não tem como voltar ao ponto de partida porque o cabo não deixa. Seria como a cada pisada de freio, o pedal ficasse cada vez mais baixo, chegaria um momento que ele estará lá no fim e não tinha como pisar mais.

Não sei se conseguem entender, mas é mecanica pura e é exatamente isto que não tenho visto nos mecanicos.

Sobre o código que o nosso amigo perguntou, não há como errar, basta comprar este reparo para freios traseiros ATE do Vectra ou omega que são o mesmo e isto é igual para os pistões. De qualquer forma olharei este código ou tentarei ver e rescrever aqui.

O obrigado pelas informações

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

kauansouza
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Fev 2015, 19:20
Nome Completo: kauan de Souza Alexandre
Cidade: florianopolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por kauansouza » 09 Mai 2015, 20:14

No meu caso quero só trocar as pastilhas, preciso tirar a pinça? Só como fasso pra voltar os pistões?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 28 Mai 2015, 13:05

Chequei um pouquinho tarde na sua pergunta amigo. Mas é assim. Os dois pistões tem uma cavidade para colocar uma alavanca, neste caso uma chave de fendas, bem isto se o seu carro foi montado certo. Aliás todos os pistões são assim, até mesmo os da frente. Observem que onde ele encosta na pastilha ele não encosta todo, porque ele tem esta cavidade.

Voltar ele: Solte a sangria, coloque a chave de fendas ali e volte eles alavancando os, troque as pastilhas e depois faz uma nova sangria.
Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por sandro borba » 26 Set 2015, 17:53

Umas duvidas, troquei os discos traseiros, sapatas e pastilhas, do meu vectra, mas cada pinça esta com um lado delas travado, só volta na marreta, como concerto isso, ela não sai pra fora, só retornei ela para poder montar e andar com o carro, outra duvida os disco ficam justos com a sapata nova, tipo a roda fica pesada quando troca a sapata, mesmo com a regulagem zerada, o meu ficou pesado e esta esquentando um pouco, a roda não fica solta, alguem pode dar uma luz ai.... :9:

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Mantenedor » 03 Out 2015, 04:19

Mas este Almeidão é uma verdadeira enciclopédia de conhecimentos ! Me lembra quando no SENAI tínhamos dificuldades em algumas tarefas e tínhamos que recorrer ao cassilas .
Imagem
Grande Almeidão , Parabéns mais uma vez fazendo a diferença....

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

douglasbatista
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Fev 2016, 08:42
Nome Completo: douglas batista
Cidade: indaiatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por douglasbatista » 08 Jan 2017, 15:26

É aí galera blz .. então já procurei em vários tópicos e não achei .. gostaria de saber qual o modelo do disco traseiro 4 furos pra colocar no vectra .. achei um de 270 m.m mas é diferente do original 5 furos .. se alguém poder me ajudar agradeço .. valew

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Leonardo Vale » 08 Jan 2017, 15:33

Boa dica vou guardar na minha enciclopédia kk

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Técnico em Manutenção Automotiva

Alexandre Azevedo
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Mar 2017, 15:25
Nome Completo: Alexandre Rocha de Azevedo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Alexandre Azevedo » 30 Abr 2017, 19:16

Show de Bola. Muito bom mesmo, com simplicidade e rapidez.
Parabéns!

Avatar do usuário
alexandrev1
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 01 Mai 2015, 23:03
Nome Completo: ALEXANDRE V PEREIRA
Cidade: sao romao
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por alexandrev1 » 07 Jun 2017, 12:54

Boa tarde, possuo Vectra Elegance 2.0 2011/2011 (esse da foto), ABS nas quatro rodas...sendo que nas rodas traseiras são freios a disco e a tambor...Meu freio de mão não esta mais segurando o carro. Gostaria de saber qual o modelo correto das sapatas para que eu possa comprar junto ao Mercado Livre.

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por luizhbh » 15 Jun 2017, 22:25

alexandrev1 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, possuo Vectra Elegance 2.0 2011/2011 (esse da foto), ABS nas quatro rodas...sendo que nas rodas traseiras são freios a disco e a tambor...Meu freio de mão não esta mais segurando o carro. Gostaria de saber qual o modelo correto das sapatas para que eu possa comprar junto ao Mercado Livre.



De com a GM, os codigos pra ela sao:

93.290.294 intercambiavel c/ 93.389.683

O estranho é que o ultimo codigo aparece como sendo do Corsa no Mercado Livre... mas a do Corsa com ou sem ABS no catalogo GM tem outro número e até onde sei a sapata do corsa é bem maior que a do freio de mao do vectra, pois é usada como freio mesmo...

Se quer uma coisa bem feita, tente ligar pra Accioly ou pra concessionaria de Paracatu ou de Unaí e confere esses dois códigos com o pessoal, nem que seja pra comprar em outro lugar depois...
Imagem

magog_vectra
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jun 2017, 13:37
Nome Completo: Guilherme Teixeira
Cidade: Xanxerê
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por magog_vectra » 08 Jul 2017, 12:18

Já eu queria saber como troca o cabo do freio de mão, aquele curto da frente.

Guilherme Gazeto
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jan 2019, 18:41
Nome Completo: Guilherme Augusto Sant' Ana Seabra Cantão Gazeto
Cidade: Congonhas
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 30

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Guilherme Gazeto » 07 Set 2019, 03:42

Olá, como vai? hoje fiz a troca de pastilha e disco de freio traseiro do Vectra B 2001/ 2.2 16v 5 furos, fiz toda a montagens e coloquei todas as peças devidas em seus lugares, até porque não há possibilidade de se montar errado ou trocar peças, no final da montagem a pinça parece que ficou pegando no disco, já medi o disco antigo com o novo para ver se tem um medida diferente, mas ambos tem 8mm e pra trocar a pastilha não retirei a pinça do lugar, pois eu tinha que trocar o disco, não pude fazer a sangria pois estava sozinho e não tinha ninguém para pisar no pedal, minha dúvida é, se eu fizer a sangria o pistão da pinça vai regular fazendo com que ela se desencoste do disco ?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por chirola » 07 Set 2019, 15:15

[quote="Guilherme Gazeto"]Fuente del Mensaje [quote="Almeidão"]Fuente del Mensaje
oi amigao nao volta solzinha nao a pinça vc tem que voltar manualmente
para voltar o pistao da pinça vc tira as pastilhas, abre o sangrador para o oleo velho nao voltar para o reservatorio muito importante abrir o sangrador porque a sujeira pode voltar e trancar as balbulas do ABS e da merda entao nao esquesa sempre abrir o sangrador .
e com uma alabanca espatula talhadeira chave de fenda grande cualquer coisa, vc enpuja o pistao para voltar encosta no disco e faz alavanca. com calma faz voltar instala as pastilhas fecha o sangrador e bomba no freio para encher a pinça.
para sangrar solzinho vc coloca uma mangueira de silicone transparente no bico do sangrador (mangueira de gasolina de silicone ) com a mangueira instalada abre o sangrador ,abre a tampa do reserbatorio e espera o fluido vai sair pela mangueira solzinho a ideia da mangueira tranparente e ver cuando sai fluido limpo(novo) e sem burbuhas de ar cuando pare de sair burbulhas de ar e sair fluido limpo fecha o sangrador , se vc que acelerar o proseso pode puxar com uma seringa grande e o fluido vai pasar mais rapido
desculpa meu portugues mais ecrebi rapido to no trampo abraço cualque consulta pode mandar por aqui mesmo

Cleiton ferreira
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Abr 2021, 20:17
Nome Completo: CLEITON FERREIRA VIEIRA
Cidade: Paraopeba
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 32

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Cleiton ferreira » 17 Abr 2021, 11:57

Muito bem explicado animei fazer no meu expressiom 2008 , agora só mi falem qual kit da certo no meu q vou comprar
Quais peças compra e onde .
Desde já agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Almeidão » 17 Abr 2021, 14:30

Cleiton ferreira escreveu:Fuente del Mensaje Muito bem explicado animei fazer no meu expressiom 2008 , agora só mi falem qual kit da certo no meu q vou comprar
Quais peças compra e onde .
Desde já agradeço


Não é tão difícil dizer, normalmente acabaremos sempre esquecendo algo, Acho melhor você ir em um desmanche e comprar completo como eu fiz e sem duvida ficará muito mais barato. Se for comprar em desmanche, exija o cano de freio que tem em cada pinça e os dois cabinhos para o freio de mão. De qualquer forma veja a seguir:
1 - Um par de pinça traseira com as pastilhas, atenção na compra das pastilhas, tem um jogo igual com furos diferentes, aprendi isto da pior forma e até hoje não entendi o motivo da mudança, o meu foi tirado de um Vectra, eu quem tirei e descobrir que tem pinças que veio do Omega para o Vectra, porém são idênticas a outro modelo mais novo e são iguais a olho nu e a diferença estão somente nos furos das pinças. O meu é Frasle PD 38. Melhor modelo de Pinça é ATE.
2 - Um par de disco traseiro, ai não lembro o diâmetro.
3 - Um par de jogo de lona de freio para o freio de mão (ai que vem o problema, tem os pinos travas da lona, as molinhas, as chapinhas que travam os pinos etc,) tudo isto se vende separado mas tem que ser crack para não esquecer de nada.
4 - Dois pedaços de canos de freio da pinça até o flexível,
5 - Dois cabinhos de aço para o freio de mão, (original do Vectra)
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por chirola » 17 Abr 2021, 17:37

gente se nap quer ter error deixo um conselho da uma pesquizada em um eixo completo se for vectra C com disco freio tudo , e so compra o cabo de freio de mao que nao e caro se for vectra Bcompra os cubos montados com tudo
por experiencia cuando desmontam nos ferros velhos sempre acabam perdendendo alguma coisa , olha nas pinças se tem as molinhas em forma de cruz e os dois pinos que travam elas e as pastilhas nao acha tao facil iso.
geralmente os caninhos ja vai estar na pinça porque no desmanche se corta nos flexiveis , olha as bordas dos discos se nao tem muita rebarba .
o freio de mao e bem dificil estar gasto ja que so funciona estacionado e dificilmente gasta .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Almeidão » 18 Abr 2021, 14:53

chirola escreveu:Fuente del Mensaje gente se nap quer ter error deixo um conselho da uma pesquizada em um eixo completo se for vectra C com disco freio tudo , e so compra o cabo de freio de mao que nao e caro se for vectra Bcompra os cubos montados com tudo
por experiencia cuando desmontam nos ferros velhos sempre acabam perdendendo alguma coisa , olha nas pinças se tem as molinhas em forma de cruz e os dois pinos que travam elas e as pastilhas nao acha tao facil iso.
geralmente os caninhos ja vai estar na pinça porque no desmanche se corta nos flexiveis , olha as bordas dos discos se nao tem muita rebarba .
o freio de mao e bem dificil estar gasto ja que so funciona estacionado e dificilmente gasta .


Neste caso Chirola, para não ser enganado a unica diferença do Vectra C para o B é a alavanquinha de freio de mão lá na roda que fica na parte superior, enquanto o Vectra B fica na parte inferior, mas se comprar o eixo completo ai não terá erro.
Imagem

38 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 123 visitantes