O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por marcelo.tavares » 06 Out 2014, 08:08

Alguém
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 06 Out 2014, 09:44

Amigo, só se alguem desmontar um ai e informar se relamnete está invertido. Eu hoje será impossivel checar isto.
Uma coisa é certa, o relê aquece mesmo, mas precisa saber se esta ligação não alterou as ventoinhas, tipo ligar o segundo estágio dela e ficar ligado direto. Se acontece isto, está errado.
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Nome Completo: DANIEL HIGA
Estado: Bahia

por DANIEL HIGA » 08 Out 2014, 02:55

Bom dia Almeidão, descobri porque o meu Vectra esquenta tanto, colocaram o Cebolão MTE 797-100/105 Graus, vi pela côr Branco com anel Marrom. Como não encotrei o MTE 760 95/105°comprei o MTE 763 Amarelo com anel Verde 88/95 novo e pela metade do preço pela internet e como você disse, o encaixe é o mesmo do MTE 760 o vendedor conferiu e mandou as fotos. No meu caso por causa do GNV acredito que ser melhor trabalhar mais frio. O meu Vectra é tambem um 97 2.0 igual ao do Marcelo Tavares e só tem um Cebolão, ele trabalha bem com um só cebolão, mesmo este sendo o modelo errado que colocaram quando troquei o radiador.
Abraços.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Out 2014, 09:27

Eu acho este 763 pode ser perfeito, um pouco mais baixo que o 760 pelo que vi relatos e não testei ele ainda , mas é uma ótima opção já que ele é mais barato. Onde voce comprou por favor?

Bem, sobre o 760 ele é mais caro porque é o campeão de vendas e talvez eu seja o culpado disto e nem ganhop nada na propaganda kakakkaka. Não custa passar para o pessoal quem quiser mudar mas eu ainda informarei o 760 porque não testei ainda o 763, mas com certeza a diferença de funcionamento deve ser muito pouca porque se for com a porcentagem que ele mostra, com certeza corre se o risco de ligar a ventoinha e ela não desarmar mais. Faça este teste por favor, quando que ele arma e quando que ele desarma sem o ar ligado, mas para isto o carro tem que está quente tipo chegando de algum lugar, não ligar ele e já testar. OK?

Espero sua resposta para poder indicar ele também.
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member

por DANIEL HIGA » 09 Out 2014, 04:06

Bom dia Almeidão, comprei na autopeçasgizela.com.br de São Paulo, dei muita sorte e me pereçe que era a ultima peça. Paguei R$ 48,00+ R$ 25,00 de frete. Na jocar e em outros sites (Extra.com.br) esta custando R$ 120,00 + frete
Cebolão do Radiador - Astra 1.8/2.0 8V C/AR 95/96 (AMARELO 3 PINOS)
Código Original: MTE763
Código Interno: 14938
Fabricante: MTE-Thomson
Modelo: Cebolão Radiador
Preço: R$48,00

Na Jocar custa o dobro; Cebolão do radiador - MTE-Thomson - Astra 1.8/2.0 - 8V - 1995 até 1996 - com ar - 88°/95° - cada (unidade) - 763
Código do produto: 715592
Dados do produto na embalagem:
Dimensões: 4 x 7 x 4 cm
Peso: 65 gramas
R$ 129,00 ou até 10x de R$ 12,90 s/juros

Já foi despachado e quando eu instalar medirei a temperatura e te irformo.

Abraços.

vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: douglas simões
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por vectra cd » 12 Out 2014, 16:57

Gostaria de registrar aqui a minha satisfação com as informações aqui adquirida. Essa semana que passou fiz uma viagem com meu vectra até rio de Janeiro , num sol de 40 graus o cebolão que Almeidão indicou fez o papel direitinho, com ar ligado ficou show, não tenho duvidas de que resolvi meu problema de temperatura.
Imagem
Imagem
Sem contar o trânsito que peguei mas ficou por volta de no maximo 90 graus
Editado pela última vez por vectra cd em 12 Out 2014, 17:21, em um total de 1 vez.

vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: douglas simões
Estado: Distrito Federal

por vectra cd » 12 Out 2014, 17:18

vectra cd escreveu:Gostaria de registrar aqui a minha satisfação com as informações aqui adquirida. Essa semana que passou fiz uma viagem com meu vectra até rio de Janeiro , num sol de 40 graus o cebolão que Almeidão indicou fez o papel direitinho, com ar ligado ficou show, não tenho duvidas de que resolvi meu problema de temperatura.
Imagem
Imagem

Não resisti e tirei umas fotos do Sol se pondo.
Imagem
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 12 Out 2014, 17:53

Que bom cara. ainda não resolvi meu Problema, meu carro com ar desligado funcionava normal . o eletricista dizer que o fio do pressostato estava errado ate ai tudo bem , ele colocou da forma (certa) adei com o carro uns 30 km com ar ligador o problema da temperatura tinha resolvido 85 a 90º,a ate começa sai fumaça dentro do painel. o fiação do Fusivel Nº 43 pegou fogo ate na chave de ignição, ate nos fiação dos rele na frente,e fio pressostato também começou aquecer . agora o carro ta painel todo desmontado . levei um eletricista que se diz bom . ele ta fazendo uma analise ainda .
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro

por Thiago Menezes » 12 Out 2014, 23:19

vectra cd escreveu:Gostaria de registrar aqui a minha satisfação com as informações aqui adquirida. Essa semana que passou fiz uma viagem com meu vectra até rio de Janeiro , num sol de 40 graus o cebolão que Almeidão indicou fez o papel direitinho, com ar ligado ficou show, não tenho duvidas de que resolvi meu problema de temperatura.
Imagem
Imagem

Muito bom [emoji106] [emoji41] [emoji593]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member

por marcelo.tavares » 14 Out 2014, 20:32

..........g
Imagem

JA Fernandes
Member
Member
Nome Completo: José Antonio Fernandes Filho
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por JA Fernandes » 16 Out 2014, 20:02

Almeidão,

Você poderia me passar o código da cebolinha da temperatura e da válvula termostática, juntamente com sua temperatura de funcionamento para o motor 2.2 8v 1998.
Vou trocar as duas e quero por as originais,
obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Out 2014, 20:11

Infelizmente eu não sei o código original e acho que nem os vendedores da GM te atenderá com o que realmente é do seu carro já que são vários diferentes e todos pensam como muitos, se serve para um serve para outro e para cumprir meta, eles lhe metem um qualquer. Eu usaria o MTE 760 e a termostática 211-82º também da MTE. É perfeito para qualquer Vectra que usa Cebolão.

Sds
Imagem

JA Fernandes
Member
Member
Nome Completo: José Antonio Fernandes Filho
Estado: Paraná

por JA Fernandes » 16 Out 2014, 20:17

Almeidão,
os sensores do meu Vectra ficam no cabeçote,são os mesmos?
e tbm queria saber em qual temperatura funciona o primeiro e o segundo estagio do eletro ventilador, e tbm qual é o inicio de abertura e abertura total da válvula termostática, para não ser passado para trás por "vendedores".
Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Out 2014, 08:43

JA Fernandes escreveu:Almeidão,
os sensores do meu Vectra ficam no cabeçote,são os mesmos?
e tbm queria saber em qual temperatura funciona o primeiro e o segundo estagio do eletro ventilador, e tbm qual é o inicio de abertura e abertura total da válvula termostática, para não ser passado para trás por "vendedores".
Obrigado

Se o seu carro tem um sensor e não tem cebolão, então é diferente o sistema e neste caso só existe o original e os paralelos porem sem uma informação de temperatura. Eu iria de MTE, não conheço outra opção para lhe informar. Já a termostática 211-82º, abre +/- com 82 graus no painel, como ela informa +/- ela sempre abre menos que isto, porem devemos lembrar que o painel mostra menos do que está realmente o carro e eu diria que quando ela abre a agua está bem acima dos 82º dentro do motor.

Ainda sobre o sensor, pesquisei sobre eles e não obtive um resultado satisfatório o qual para mim seria testando, porém meu carro é o sistema sensor no radiaodor (cebolão) e não tenho como testar esta peça. Houve um que informou aqui que o mecanico dele indicou um e colocou no carro dele e ficou ótimo e eu perguntei para saber qual e até hoje não obtive a resposta. Imagino eu que é MTE, porque é o mais conhecido dos paralelos e é uma marca de valor e fabricam também para as montadoras. É paralelo porque é uma empresa grande e não se pode dar o luxo de fabricar somente para as montadoras.

Outra coisa que penso sobre estes sensores, é que eles com o tempo estragam e começam informar errado para central e a ventoinha pode começar armar mais tarde e o proprietário do carro não percebe ou se percebe acha ser normal e deixa como está porque todos os mecanicos dizem que isto é normal e influencía muitos a acreditar nisto. Logo um compra este carro e tem o cuidado especial com a temperatura, mas não sabe como era ela quando ele novo e depara com outro carro igual e temperatura menor e começa o martírio. Eu acho que se a ventoinha está armando tarde e não for problemas na termostática, qualquer um deste sensor seja original ou paralelo deverá fazer o serviço correto sendo ele novo. ESTA É MINHA OPINIÃO, EU TROCARIA ELE, mas nem sempre minha opinião é correta e para muitos nem sempre ela é válida. Eu por exemplo, já vou trocar o cebolão do meu carro e ele está perfeito e acho que ele já funcionou bastante afinal já tem 5 anos.

Bem, dependemos de um ainda informar aqui depois que trocou esta peça como ficou o carro e como era antes.

Sds
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member

por DANIEL HIGA » 26 Out 2014, 03:24

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão escreveu:Eu acho este 763 pode ser perfeito, um pouco mais baixo que o 760 pelo que vi relatos e não testei ele ainda , mas é uma ótima opção já que ele é mais barato. Onde voce comprou por favor?

Bem, sobre o 760 ele é mais caro porque é o campeão de vendas e talvez eu seja o culpado disto e nem ganhop nada na propaganda kakakkaka. Não custa passar para o pessoal quem quiser mudar mas eu ainda informarei o 760 porque não testei ainda o 763, mas com certeza a diferença de funcionamento deve ser muito pouca porque se for com a porcentagem que ele mostra, com certeza corre se o risco de ligar a ventoinha e ela não desarmar mais. Faça este teste por favor, quando que ele arma e quando que ele desarma sem o ar ligado, mas para isto o carro tem que está quente tipo chegando de algum lugar, não ligar ele e já testar. OK?

Espero sua resposta para poder indicar ele também.

Bom dia Almeidão, sou grato a você e a todos pelas dicas e ajuda sobre Cebolão e VT.

Finalmente instalei a MTE 763 e ficou perfeito. Mesmo encaixe, diametro e rosca do MTE 760.

Na Cidade sem AC fica em torno de 84/85° e com AC 89/90°.
Na Estrada sem AC 80/81° e com AC 84/85°

Como o meu Vectra tem GNV e a queima dele gera o dobro de calor que a Gasolina, assim como o alcool gera 1/3 a menos de calor que a Gasolina, acredito que agora esta perfeito, o cofre do motor esta mais frio e até melhorou o funcionamento tanto no GNV como na Gasolina. Estava quase instalando um radiador de Óleo porque fuicava doido vendo o ponteiro bater quase em 100°.

Quando puder postarei as fotos dos Cebolões.

Abraços.
Editado pela última vez por DANIEL HIGA em 15 Nov 2014, 06:29, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Out 2014, 15:58

Isto ai, e apesar que parece ser, na verdade não é tão difícil acertar este problema, embora as vezes não seja barato. Mas a falta de cuidado pode encarecer mesmo.

Ótimo que o seu ficou bom, agora é só manter
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por sergiodoo » 26 Out 2014, 16:11

Estou com problemas de temperatura tbm, porém meu carro anda com o ponteiro sempre muito próximo de 100, mesmo com a ventoinha armada no maximo, com ou sem ar....
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 26 Out 2014, 16:51

É Sérgio, esse é um problema enfrentado por boa parte do pessoal aqui, inclusive eu tbm já passei por isso e a solução foi a mesma, assim digo que pode seguir as recomendações da galera aqui.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

sergiodoo
GL Member
GL Member
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por sergiodoo » 26 Out 2014, 17:16

Acabei de verificar, meu carro não tem cebolão no radiador.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Will_Sena
Member
Member
Nome Completo: William Sena da Silva
Estado: São Paulo

por Will_Sena » 27 Out 2014, 21:12

Almeidão, li o tópico todo e se não me engano, me corrija por favor, vc disse que "o cebolão da MTE 761 tb serve".
Passei hj em uma loja e vi este por R$63,00 mas esta marcado para o Astra 95 (Belga)....seria este mesmo??? E qual a diferença pro MTE 760 que tb achei no ML????

1050 mensagens