O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVálvula EGR - isolar ou trocar?

62 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por Almeidão » 14 Out 2014, 12:07

Solucionado o problema do 2.2 8v, não era a valvula EGR.
01 - Foi colocado sensor posicionador borboleta, não mudou nada (tenho um novo e testei nele)
02 - foi trocado sensor marcha lenta - não mudou nada
03 - limpeza da TBI, estava bem suja, mas não mudou nada.
04 - Regulador de pressão - testado, estava perfeito
05 - Trocado Filtro combustível, estava bem ruim, mas não mudou nada
06 - EGR estava já desativada

Uma semana antes tinha sido trocado as velas e cabos NGK, velas BPR5EY-D e outra pessoa trocou para ele.

Falei com o dono, falta a sonda Lambda que é uma MTE, porem boa sonda, velas e cabos. Eu tenho a sonda para teste, mas antes vamos trocar as velas as quais ele discordou por serem novas, mas eu preferi as velas primeiro por ser mais fácil e ter umas usadas comigo.

Há 2 meses eu tinha trocado as minhas que eram Bosch WR78 4 eletrodos Alemã e elas já com 3 anos de uso e eu uso o carro diariamente, então eram usadas mesmo, apesar que estavam perfeitas.

Tirei as novas e coloquei ela. BINGO, acertei na mosca, o carro ficou como ele quis que é igual ao meu motor liso e lenta com 900 giros perfeita e retomadas em quebra molas sem como se fosse um zero.

Ai vai a dica para os amantes de NGK e que criticam as Velas e cabos Bosch. Existem tantos NKG ruins como existem Bosch boas e existem o inverso também, cabe a nós querer ou não gastar mais e ter algo melhor. Eu hoje abro mão de qualquer uma até da minha irídium que coloquei recente por esta Bosch WR78 e cabos de vela SCGM – C128 – SIMILAR SG-G72.

Engraçado que o dono ainda cheio de duvidas procurou alguns mecanicos e todos queriam abrir o motor para verificar as válvulas, nem se quer fizerom um teste simples que era olhar pelo menos as condições de queima das velas que eram perfeitas apesar das falhas na lenta e era também sentido ao sair nos quebra molas, ou seja somente em baixa.

Solução as vezes é muito simples, apesar que também existem várias situações parecidas e que o problema pode sim ser também o motor. Não neste caso o qual de imediato ao andar com o carro percebi ser um problema externo, não interno.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por Alcir Andreoni » 14 Out 2014, 12:18

Muito bom Almeidão! :88:

Mais uma para a galeria!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por Julinho Viol » 14 Out 2014, 15:37

quando acontece esses sintomas a primeira coisa que verifico são velas e cabos mesmo, uma ex moto minha, uma Bandit 1200 07/08 aconteceu algo parecido, comprei a moto em 2013 com 3 mil km, ai com 5,5mil km a moto simplesmente começou a falhar horrores, pensei ferrou tudo, mesmo falhando ainda conseguia andar a 150km/h rs, cheguei em casa e esfriei a cabeça, e pensei, vou testas as velas, apesar da baixa km, já se vão 6 anos, eram as velas originais, e como já tinha comprado umas ngk iridium pelo ebay, aguardei chegar, troquei as velas e sai pra acelerar, motor lisinho, sorrisso de orelha a orelha....

zackspeed
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Jan 2014, 09:03
Nome Completo: Elyerton Marques
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por zackspeed » 14 Out 2014, 16:23

Almeidão, sabe me dizer como o carro se comporta no gnv com essas velas de vários eletrodos?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula EGR - isolar ou trocar?

por Almeidão » 15 Out 2014, 13:05

Não sei amigo, realmente não tive ainda corage de me meter com o GNV. Uma coisa é certa, eu nunca troquei uma destas por falhas, sempre uso e troco por trocar porque nem compro tão caro. A ultima usei 3 anos e não vi diferença nela quando troquei, tanto que ela está no 2.2 perfeita, óbvio que o dono vai comprar um jogo novo e quer esta também. De qualquer forma, voce precisa saber que mesmo tendo os 4 contatos, sempre fuciona em um por vês e o eletrodo, que é o central é super resistente. E quando disse 3 anos, e usando o carro todos os dias.
Eu testaria ela sem medo no GNV, não acredito que ela possa ser igual as comuns mesmo neste combustível.

Sds
Imagem

marcio pontes
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Out 2015, 08:10
Nome Completo: marcio rodrigues pontes
Cidade: teresina
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: PROBLEMAS NA VALVULA EGR

por marcio pontes » 07 Out 2015, 10:53

ola alguem pode me judar tenho um vectra 99 2.2 guando estou com menos de 1/2 tanque ele fica sem arancada ja decei a boia e continua do mesmo jeito

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Válvula EGR - isolar ou trocar?

por leoborgesl » 29 Jun 2016, 12:06

Afinal de contas, pode ou não deixar a EGR isolada nos motores 2.2 8v? Trás algum malificio para o motor ou componentes?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da EGR [Vectra B]

por leoborgesl » 20 Jul 2016, 22:27

Senhores, meu carro apresentou problema na válvula EGR algum tempo atrás, ficava "embolando" e "pipocando" em torno de 2000rpm.
Na ocasião eu isolei ela e eliminei o problema.
Segundo algumas opiniões que me foram passadas o ideal é que o carro tivesse essa válvula funcionando, ao invés de isolá-la.
Sendo assim resolvi comprar outra e montei no carro, agora quando tá andando de boa, na manha, quando chega em torno de 2000rpm o carro dá tipo um soquinho, depois que passa essa rotação, normaliza.
Essa situação é normal? Ou alguém tem alguma opinião ou sugestão a respeito?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Dalmo Gurian
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 04 Mai 2015, 08:04
Nome Completo: Dalmo Gurian
Cidade: Jales
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Troca da EGR [Vectra B]

por Dalmo Gurian » 21 Jul 2016, 20:07

Amigo, eu tive problema com a valvula EGR do meu carro, coloquei uma nova e tudo ok. Talvez esse problema tenha outra origem. Lembrando que meu motor e 2.2 16v.

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da EGR [Vectra B]

por leoborgesl » 22 Jul 2016, 09:56

Dalmo Gurian escreveu:Amigo, eu tive problema com a valvula EGR do meu carro, coloquei uma nova e tudo ok. Talvez esse problema tenha outra origem. Lembrando que meu motor e 2.2 16v.


O meu é 2.2 8v.

Pode até ser, porém a questão é que, enquanto a EGR antiga estava desativada, funcionava redondinho.

Ou a peça veio com defeito ou o funcionamento dela é realmente desse jeito.

No seu carro se vc andar só relando o pé no acelerador, numa reta por exemplo, em 2 ou 3 marcha, tenta firmar o rpm entre 1800-2000 e vê se vc sente alguma coisa, tipo uns soquinhos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da EGR [Vectra B]

por leoborgesl » 23 Jul 2016, 16:24

Mas ninguém ai para dar uma luz?
Tô quase partindo para desativar a EGR.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Troca da EGR [Vectra B]

por Edcezar » 23 Jul 2016, 17:39

Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Dalmo Gurian
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 04 Mai 2015, 08:04
Nome Completo: Dalmo Gurian
Cidade: Jales
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Troca da EGR [Vectra B]

por Dalmo Gurian » 23 Jul 2016, 21:17

Eu acho que se a sua válvula egr tivesse vindo com defeito acenderia a luz da injeção. Meu carro eu fiz o teste que você mencionou, mas tá tudo redondo sem falhas ou soquinho. Essas falhadinhas em baixa rotação pode ser velas ou cabo de velas.

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da EGR [Vectra B]

por leoborgesl » 24 Jul 2016, 15:41

Dalmo Gurian escreveu:Eu acho que se a sua válvula egr tivesse vindo com defeito acenderia a luz da injeção. Meu carro eu fiz o teste que você mencionou, mas tá tudo redondo sem falhas ou soquinho. Essas falhadinhas em baixa rotação pode ser velas ou cabo de velas.


No meu caso a EGR não é elétrica por isso não acusa erro na central ou acende a luz da injeção.

Fiz um teste desligando a solenóide da EGR (o que faz com que ela fique inativa) e o sintoma não ocorre.

Velas e cabos são novos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Troca da EGR [Vectra B]

por Arquiteto » 24 Jul 2016, 16:35

leo ,

com falei no grupo whatts se sem ela funciona normal não adianta nem culpar outra coisas com o sensor da borboleta , etc

se o meu fosse 8v eu ficaria sem ela e feliz , como falei a questão e a redução das emissoes

pena q vc pintou ela pois 99% que o problema e defeito na nova

:61:

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da EGR [Vectra B]

por leoborgesl » 24 Jul 2016, 21:53

Arquiteto escreveu:leo ,

com falei no grupo whatts se sem ela funciona normal não adianta nem culpar outra coisas com o sensor da borboleta , etc

se o meu fosse 8v eu ficaria sem ela e feliz , como falei a questão e a redução das emissoes

pena q vc pintou ela pois 99% que o problema e defeito na nova

:61:


É... tô quase optando por desabilitar ela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Troca da EGR [Vectra B]

por AdrianoS » 24 Jul 2016, 23:20

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, meu carro apresentou problema na válvula EGR algum tempo atrás, ficava "embolando" e "pipocando" em torno de 2000rpm.
Na ocasião eu isolei ela e eliminei o problema.
Segundo algumas opiniões que me foram passadas o ideal é que o carro tivesse essa válvula funcionando, ao invés de isolá-la.
Sendo assim resolvi comprar outra e montei no carro, agora quando tá andando de boa, na manha, quando chega em torno de 2000rpm o carro dá tipo um soquinho, depois que passa essa rotação, normaliza.
Essa situação é normal? Ou alguém tem alguma opinião ou sugestão a respeito?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Leo,

passei exatamente pelo mesmo problema, o meu é 2.2 8v também, testei e troquei tudo o que poderia ocasionar essa embolada em baixa rotação, entre as trocas de marchas, porém nada resolveu, então tomei a decisão de isolar essa maldita EGR, e acabou o problema. Isso já fazem dois anos.
Daí recentemente, o carro começou a embolar novamente, porém dessa vez foi a sonda lambda, que é danada para ocasionar essas emboladas também, por enviar informação errada para a central. Se não trocou a lambda ainda, como a sua EGR é nova, vale a pena tentar, fica a seu critério.

Detalhe é que no meu, eu mantive o solenóide ligado para não acusar erro, e isolei de verdade o local da válvula, tipo, mandei fazer uma tampa em chapa grossa, numa tornearia e utilizei uma junta nova, a mesma utilizada na válvula, e tampei o local, pois a EGR tinha falsa entrada de ar no pino central dela que estava desgastado pelo movimento mecânico dela.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da EGR [Vectra B]

por leoborgesl » 25 Jul 2016, 18:42

AdrianoS escreveu:
leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, meu carro apresentou problema na válvula EGR algum tempo atrás, ficava "embolando" e "pipocando" em torno de 2000rpm.
Na ocasião eu isolei ela e eliminei o problema.
Segundo algumas opiniões que me foram passadas o ideal é que o carro tivesse essa válvula funcionando, ao invés de isolá-la.
Sendo assim resolvi comprar outra e montei no carro, agora quando tá andando de boa, na manha, quando chega em torno de 2000rpm o carro dá tipo um soquinho, depois que passa essa rotação, normaliza.
Essa situação é normal? Ou alguém tem alguma opinião ou sugestão a respeito?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Leo,

passei exatamente pelo mesmo problema, o meu é 2.2 8v também, testei e troquei tudo o que poderia ocasionar essa embolada em baixa rotação, entre as trocas de marchas, porém nada resolveu, então tomei a decisão de isolar essa maldita EGR, e acabou o problema. Isso já fazem dois anos.
Daí recentemente, o carro começou a embolar novamente, porém dessa vez foi a sonda lambda, que é danada para ocasionar essas emboladas também, por enviar informação errada para a central. Se não trocou a lambda ainda, como a sua EGR é nova, vale a pena tentar, fica a seu critério.

Detalhe é que no meu, eu mantive o solenóide ligado para não acusar erro, e isolei de verdade o local da válvula, tipo, mandei fazer uma tampa em chapa grossa, numa tornearia e utilizei uma junta nova, a mesma utilizada na válvula, e tampei o local, pois a EGR tinha falsa entrada de ar no pino central dela que estava desgastado pelo movimento mecânico dela.

Abraço.


Vou fazer isso no meu, tentei colocar uma EGR para que ficasse td conforme o original, mas não está me agradando.

É praticamente certo que no meu caso é a EGR pois desliguei a solenóide para testar e o problema sumiu.

Tô com ideia de trabalhar a base da minha EGR antiga, cortando o pino e tampando os buracos dela, ao invés de colocar uma chapa.

Essa questão da entrada falsa de ar pelo desgaste, que vc comentou, pode ser a causa de uma leve oscilação na lente que o carro tem e que até agora não consegui descobrir o motivo! :/



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
leogomes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Abr 2014, 23:23
Nome Completo: leonizanjo gomes da silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Válvula EGR - isolar ou trocar?

por leogomes » 06 Set 2016, 21:07

O MEU VECTRA 2.2.8V TAMBEM ESTA EMBOLANDO NA TROCA DE MARCHAS, VOU ISOLAR ELA COM CHAPA (MANDAR FAZER) PRA VER SE RESOLVE (JA TROQUEI SONDA, VELAS , CABOS, SENSOR TEMPERATURA , BOBINA, BOMBA COMBUST, FILTROS , ETC)

VEJA ESSE OUTRO TOPICO ALGUEM LÁ TROCOU E FICOU BOM
viewtopic.php?f=45&t=4703&start=20

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Válvula EGR - isolar ou trocar?

por leoborgesl » 07 Set 2016, 13:25

Eu fiz isso... mandei fazer uma chapa e uma junta novas e isolei a EGR. O carro fica até mais esperto um pouquinho!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

62 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 543 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 00:46