O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSangria embreagem - Vectra B

60 mensagens
Everton-Legionário
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:20
Nome Completo: Everton A. R. dos Santos
Cidade: Terenos
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sangria embreagem - Vectra B

por Everton-Legionário » 31 Out 2014, 00:04

Galera, este final de semana vou trocar o fluído de freio do meu vecão.
Fiz uma máquina caseira e vou fazer a sangria em casa mesmo, tudo tranquilo, nenhuma duvida, porém, meu vcd tem atuador hidraulico da embreagem, e eu preciso da ajuda de vcs para sangrar também a embreagem, pois não achei nada indicando onde tem o parafuso para abrir a saída do fluído velho do atuador.
Alguém pode me ajudar?
VCD 97/98, 2.0 16V

williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Sangria embreagem

por williansapz » 31 Out 2014, 09:28

Imagem

quando precisei mexer com a embreagem o mecanico mexeu ai nessa mangueira prateada lado direito do motor
Imagem

Everton-Legionário
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:20
Nome Completo: Everton A. R. dos Santos
Cidade: Terenos
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Sangria embreagem

por Everton-Legionário » 31 Out 2014, 09:48

Willian, vc chegou a ver a forma que ele fez a sangria? ele só soltou a mangueira esgotanto o fluído e depois fez a reposição?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Sangria embreagem

por rgapski » 31 Out 2014, 10:30

Everton,

Se me permite uma dica: se sua embreagem esta funcionando, não mexa no sangrador. O óleo da embreagem não perde pressão como ocorre com os freios no caso de aquecimento de fluido velho.

A embreagem do vectra é um porre pra sangrar!
Se entrar ar nos atuadores, você vai ficar doidinho até conseguir resolver...

Meu mecânico uma vez foi fuçar ali (mesmo eu dizendo pra não mexer) e ficou o dia todo tentando resolver e não conseguiu...
Quando fui buscar o carro, ele veio me perguntar como fazia, pois tinha perdido a embreagem e não tinha conseguido voltar...
Me deu um trabalho do cão pra voltar a embreagem pro lugar, pois ele abriu o sangrador e foi bombeando pra sangrar, nessa encheu os atuadores de ar.

Se ainda assim você quiser mexer nisso, mesmo sabendo que pode dar merda (rsrs), faça o seguinte:

1) Coloque uma maquina de injeção de fluido de freio (aquela que faz pressão no reservatório);
2) Faça primeiro a sangria dos freios;
3) Liga a maquina e só desligue no final destas instruções;
4) Abra o sangrador da embreagem (não mexer no pedal de jeito maneira alguma!) até começar a sair óleo novo e sem bolhas de ar;
5) Feche o sangrador e aperte o pedal algumas vezes devagar e do inicio até o final (com a maquina ligada);
6) Abra o sangrador da embreagem novamente (não mexer no pedal) até sair óleo novo sem bolhas de ar.
7) Feche o sangrador e aperte o pedal mais algumas vezes do inicio até o final.
8) Se o pedal ficar firme, pode desligar a maquina.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sangria embreagem

por Almeidão » 31 Out 2014, 11:59

Eu não uso máquina e da embreagem é muito fácil. Olha a foto que o nosso amigo mandou e que falta algo, ou melhor quase falta. Olha bem embaixo da mangueira a esquerda e verás que a mangueira do óleo vai nesta peça de aluminio e que apontando para cá tem o sangrador que quase aparece inteiro e que usa a chave 9mm, ou 10, estou na dúvida, qual das duas. Ali, pedir um para pisar na embreagem até o fim, afrouxar o parafuso expulsando o óleo e sem voltar com o pedal, apertar o parafuso novamente. Com muito cuidado porque esta peça entra na caixa e não é bem fixa e parafusos de sangrias não devem ser tão apertado como uns louco fazem e deve ser sempre chaves de estrias para não maltratar tanto. Se for disco traseiro, ali ou tira a roda fora ou compre uma de estria combinada 6 e 7 e tem que dobrar ela tipo um L, caso contrário fica bem difícil. Não me lembro como é quando é tambor na traseira.
Imagem

Everton-Legionário
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:20
Nome Completo: Everton A. R. dos Santos
Cidade: Terenos
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Sangria embreagem

por Everton-Legionário » 31 Out 2014, 16:59

rgapski
Vc pode me indicar certinho onde é o sangrador da embreagem?
Quer dizer que eu posso trocar o fluído do sistema de freio e deixar o da embreagem velho? ele não vai contaminar o fluído novo no reservatório?

Almeidão
Se eu entendi bem, deve-se manter o pedal da embreagem pressionado enquanto substitui o óleo velho pelo novo?
Não entendi bem o seu procedimento

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Sangria embreagem

por marcelo.souza2 » 01 Nov 2014, 20:38

Que maquina caseira é esta que vc fez? Tem tutorial?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sangria embreagem

por Almeidão » 02 Nov 2014, 08:39

Everton-Legionário escreveu:rgapski
Vc pode me indicar certinho onde é o sangrador da embreagem?
Quer dizer que eu posso trocar o fluído do sistema de freio e deixar o da embreagem velho? ele não vai contaminar o fluído novo no reservatório?

Almeidão
Se eu entendi bem, deve-se manter o pedal da embreagem pressionado enquanto substitui o óleo velho pelo novo?
Não entendi bem o seu procedimento


Amigo, se voce pressionar a embreagem, manter ela pressionada e afrouxar o parafuso da sangria o qual já indiquei onde é, o óleo que estiver no sistema será jogado fora, logo voce aperta o parafuso e solta a embreagem que vai entrar óleo novo na bomba, isto se ela estiver boa. Assim é a sangria da embreagem que tem o mesmo resultado do freio porem bem mais simplesde sangrar.
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Sangria embreagem

por sergiodoo » 03 Nov 2014, 10:00

Opa. No domingo entrei no carro e o pedal da embreagem foi la em baixo, não passava nem marcha. Como eu precisava muito sair, coloquei primeira com o carro desligado, virei a chave e fui de primeira até onde eu iria, no meio do caminho dei umas pisadas no pedal e a embreagem foi voltando. Será q pode ser ar?
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sangria embreagem

por Almeidão » 03 Nov 2014, 11:28

sergiodoo escreveu:Opa. No domingo entrei no carro e o pedal da embreagem foi la em baixo, não passava nem marcha. Como eu precisava muito sair, coloquei primeira com o carro desligado, virei a chave e fui de primeira até onde eu iria, no meio do caminho dei umas pisadas no pedal e a embreagem foi voltando. Será q pode ser ar?


Olhe o reservatório de óleo de freio se está no nível ou se está acima da saida do tubo que vai para a bomba de freio que fica no pedal. Se tiver completo, voce pode providenciar outra bomba que o problema é ela.

Sobre dirigir sem embreagem, esta é a opção quando tem este problema e dá para passar as marchas no tempo evitando ir de primeira desde que saibam fazer isto e todas as vezes que parar o carro ele morre e deve começar tudo outra vez. Já fiz isto por 100 KM e para ajudar bem foi em um domingo que não tinha muito tráfico vou de primeira a 5ª e ao contrário numa boa porque aprendi dirigir em um 1519, mas se tiver em um centro é dose, parece que todos estão atravessando na nossa frente neste dia.
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 03 Nov 2014, 12:33

Não consegui passar no tempo não, não sei fazer eu acho.Kkkkkk. Como eu já conhecia o trajeto, na primeira descida q teve joguei neutro, desliguei joguei 3 andei mais um pouco e assim q peguei mais uma descida joguei 5 e cai na BR. Ai por sorte a embreagem foi voltando até o pedal ficar normal.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Everton-Legionário
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:20
Nome Completo: Everton A. R. dos Santos
Cidade: Terenos
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Everton-Legionário » 03 Nov 2014, 16:33

Marcelo, essa máquina e bem simples e tem tutorial aqui no clube mesmo.
Mais consiste basicamente em vc encontrar uma tampa que sirva exatamente no teu reservatório, no tutorial a máquina é um pouco mais elaborada que a minha. Eu simplesmente peguei uma tampa de reservatório velho que um mecanico amigo meu arrumou, peguei uma mangueira destas que vc usa para tirar nivel em construção civil, transparente, fiz um orificio na tampa e inseri a ponta da mangueira, mandei silicone para vedar bem, e não ter por onde vazar ar, a outra ponta da mangueira liguei em um compressor desses usados para pintura em casa que eu tenho, tirei todo o fluído velho do reservatório e coloquei fluído novo até na boca do reservatório, rosquiei a tampa onde a mangueira estava fixada, e liguei o compressor sem impor pressão, fui no parafuso da sangria abri a mesma e fui regulando o compressor pra mandar ar, empurrando líquido pela tubulação. Tudo funcionou bem, porém a vedação que eu fiz não ficou muito boa e o ar começou a escapar pela tampa não tendo pressão suficiente para empurrar o líquido, aí tive que terminar de sangrar os freios no pedal. Agora, estou reforçando a vedação da tampa para que não ocorra o vazamento de ar solucionando o problema.

Almeidão, fiz a sangria do freio no pedal, vou tentar fazer a da embreagem como vc falou, só vou melhorar a minha máquina de troca de fluído para diminuir o risco de ficar na mão.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Pedro Josino » 04 Nov 2014, 05:41

Fazer a sangria do sistema de freio e não sangrar a embreagem não permite o sistema ficar 100% e ainda lhe digo mais, cuidado com as marcas de fluido de freio.

Digo isso pois as oficinas aqui da cidade só usam Fluido Varga DOT4, raramente acho um local com o Bosch DOT4, vejo bastante o Bosch DOT3. Em virtude dessa dificuldade eu escolhi comprar no MercadoLivre o ATE DOT4.

Mas porque isso? Aqui em casa eu cuido da manutenção de quatro carros. O Vectra, o Gol, o Ka e o Fox. Recentemente a frota cresceu mas esses novos eu não precisei fazer nenhuma manutenção, ainda. Além do fato de os mecânicos nunca quererem sangrar a embreagem, esse fluido da Varga com 6 meses já está totalmente contaminado por umidade, incrível a facilidade de absorver. Na verdade eu testei um que estava com a embalagem lacrada e já veio com 1% de contaminação, enquanto o ATE sem contaminação alguma.

O Fox da minha avó está com 2 anos e 6 meses e meros 5mil km, nesse tempo já troquei o fluido por 3 vezes. O original durou pouco mais de um ano, enquanto o Varga com 7 meses já estava totalmente contaminado. Coloquei o ATE sem sangrar a embreagem há quase 1 ano e só tem 2% de contaminação (leve em conta que o fluido da embreagem contaminou o sistema).

Recomendo fortemente a aquisição da caneta de inspeção, além do termodensímetro para medir o percentual de etilenoglicol no sistema de arrefecimento, ideal para os entusiastas.

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por RC Geisel » 04 Nov 2014, 08:34

Everton-Legionário escreveu:Galera, este final de semana vou trocar o fluído de freio do meu vecão.
Fiz uma máquina caseira e vou fazer a sangria em casa mesmo, tudo tranquilo, nenhuma duvida, porém, meu vcd tem atuador hidraulico da embreagem, e eu preciso da ajuda de vcs para sangrar também a embreagem, pois não achei nada indicando onde tem o parafuso para abrir a saída do fluído velho do atuador.
Alguém pode me ajudar?
VCD 97/98, 2.0 16V


Eu troco o fluído da embreagem uma vez por ano junto quando faço a troca no sistema de freio...
Nunca tive problemas em fazer isso, ao contrário, a embreagem sempre melhorou depois da troca de fluído...
O procedimento é o mesmo que se usa no freio...
Também fiz uma máquina caseira pra trocar o fluído (pra trocar da embreagem, uso o pedal mesmo), assim que der , tiro fotos dela e posto aqui...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 04 Nov 2014, 14:33

Pedro Josino escreveu:Fazer a sangria do sistema de freio e não sangrar a embreagem não permite o sistema ficar 100% e ainda lhe digo mais, cuidado com as marcas de fluido de freio.

Digo isso pois as oficinas aqui da cidade só usam Fluido Varga DOT4, raramente acho um local com o Bosch DOT4, vejo bastante o Bosch DOT3. Em virtude dessa dificuldade eu escolhi comprar no MercadoLivre o ATE DOT4.

Mas porque isso? Aqui em casa eu cuido da manutenção de quatro carros. O Vectra, o Gol, o Ka e o Fox. Recentemente a frota cresceu mas esses novos eu não precisei fazer nenhuma manutenção, ainda. Além do fato de os mecânicos nunca quererem sangrar a embreagem, esse fluido da Varga com 6 meses já está totalmente contaminado por umidade, incrível a facilidade de absorver. Na verdade eu testei um que estava com a embalagem lacrada e já veio com 1% de contaminação, enquanto o ATE sem contaminação alguma.

O Fox da minha avó está com 2 anos e 6 meses e meros 5mil km, nesse tempo já troquei o fluido por 3 vezes. O original durou pouco mais de um ano, enquanto o Varga com 7 meses já estava totalmente contaminado. Coloquei o ATE sem sangrar a embreagem há quase 1 ano e só tem 2% de contaminação (leve em conta que o fluido da embreagem contaminou o sistema).

Recomendo fortemente a aquisição da caneta de inspeção, além do termodensímetro para medir o percentual de etilenoglicol no sistema de arrefecimento, ideal para os entusiastas.


Eu nunca usei ATE porque nunca encontrei, mas já poderei pensar nisto na proxima vez aliás meu freio é totlamente ATE. É a melhor marca de tudo em freio, é tão conhecida que é o sistema mais usado e quando ouvirem alguem perguntar se o sistema é Tevez, já está perguntando se é ATE.

Onde voce comprou por favor? Podes passar o link?
Imagem

Everton-Legionário
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:20
Nome Completo: Everton A. R. dos Santos
Cidade: Terenos
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Everton-Legionário » 04 Nov 2014, 17:00

RC, vc segue o mesmo esquema do Almeidão pra sangrar a embreagem? pisa segura em baixo, abre a sangria, deixa vazar o fluido, fecha a sangria, e repete até sair o fluído novo?
manda foto da tua máquina ai assim que puder.

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por RC Geisel » 04 Nov 2014, 22:06

Everton-Legionário escreveu:RC, vc segue o mesmo esquema do Almeidão pra sangrar a embreagem? pisa segura em baixo, abre a sangria, deixa vazar o fluido, fecha a sangria, e repete até sair o fluído novo?
manda foto da tua máquina ai assim que puder.


Pode ser assim sim...
A última vez que fiz a troca, abri só um pouco a sangria, vai pisando e soltando o pedal da embreagem por algumas vezes, e então na última vez, segura no fundo e ai fecha a sangria...
Deve-se ter muito cuidado para não faltar fluído no reservatório, pois o mesmo tem 3 repartições internas, duas pro freio e uma pequena pra embreagem (isso existe para quando der algum problema de vazamento num circuito, não afetar o sistema inteiro), manter sempre cheio o reservatório quando for fazer esse serviço...

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Pedro Josino » 04 Nov 2014, 22:24

Almeidão escreveu:Eu nunca usei ATE porque nunca encontrei, mas já poderei pensar nisto na proxima vez aliás meu freio é totlamente ATE. É a melhor marca de tudo em freio, é tão conhecida que é o sistema mais usado e quando ouvirem alguem perguntar se o sistema é Tevez, já está perguntando se é ATE.

Onde voce comprou por favor? Podes passar o link?


Na época eu comprei no MercadoLivre com o vendedor desse link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586969100-_JM

Havia comprado com esse pois era o único que emitia Nota Fiscal do produto, mas vi agora que outro também emite e é um pouco mais barato.

Segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595676931-_JM

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 05 Nov 2014, 08:50

Almeidao...depois q o meu pedal desceu e eu tive q ligar o carro engrenado, parece q ele ficou muiti fraco, muito mesmo....tem a possibilidade de ter pulado um dente da Correia dentada??
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 05 Nov 2014, 12:57

sergiodoo escreveu:Almeidao...depois q o meu pedal desceu e eu tive q ligar o carro engrenado, parece q ele ficou muiti fraco, muito mesmo....tem a possibilidade de ter pulado um dente da Correia dentada??


Não pulou dente aliás ele não pula dente desta forma. O que faz pular dente é voce rodar o comando em cima para rodar o motor pela engrenagem embaixo, isto acontece porque em cima é engrenagem grande e leve ao contrário da debaixo que é pequena e pesada. Outra forma de pular é no fim da troca da correia dentada a qual temos que soltar a polia de cima e logo teremos que apertar e ao tentar apertar sem travar la, não há como não pular um ou 2 dentes. No caso de funcionar o carro o processo é ao contrário, é a parte debaixo que roda o comando e assim não vai pular nunca.

DE qualquer forma, muitas coisas podem acontcer com estes trancos, faça o seguinte. Desligue a bateria dele desta forma.
1 - solte o negativo
2 - solte o positivo e deixa uns 10 minutos desligados e religa como abaixo

1 - liga o positivo
2 - liga o negativo.

Liga o carro e deixa ele funcionar na lenta até armar a ventoinha e sai com ele sem forçar muito e tente alcançar uma velocidade alta sem arrancar forte. Acredito que isto o fará voltar ao normal de antes.

Caso voce queira conferir o ponto e isto é fácil, posso até lhe passar dicas e fotos por e.mail ou voce confira olhando este desenho que postei tempos atrás. Com certeza se ele tiver fora, não foi o tranco que fez ele sair a não er que sua engrenagem interna da polia esteja muito ruim, algo caso impossivel.

viewtopic.php?f=39&t=2397&start=30
Imagem

60 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Franklin Vectra GLS e 287 visitantes

Bem-vindo: 17 Abr 2024, 20:37