O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSangria embreagem - Vectra B

60 mensagens
sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 06 Nov 2014, 07:16

Vlw Almeidão, já havia colocado ele no ponto com suas dicas em outro tópico. Aliás tenho os desenhos arquivados aki, RS. E o carro agora está como era antes, fraco, urrando, por isso pensei q tivesse pulado. Vou desmontar pra ver. Já q amanhã trocarei a junta do cabeçote... Sinceramente, já estou desanimando desse carro..cada hora quebra uma coisa...
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 07 Nov 2014, 09:39

Estou desmontando o cabeço pra trocar a junta e me deparei com isso...

Imagem

E embaixo isso.

Imagem

Minha tampa em cima esta quebrada, entai tirei referência pela foto q tenho do almeidao
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 07 Nov 2014, 09:41

Almeidão, socorro
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 07 Nov 2014, 10:58

sergiodoo escreveu:Almeidão, socorro


Voce girar para frente um pouquinho e colocar em cima do traço. Como fica em cima? Não parece fora, porque embaixo uma diferença entre 5 a 10 mm, em cima não muda quase nada. Espero sua resposta.

Parece está normal

Sds
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 07 Nov 2014, 11:01

Em cima fica no meio do motor.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 07 Nov 2014, 11:21

sergiodoo escreveu:Em cima fica no meio do motor.


Não fica igual a foto que voce tirou não? Se ficar no meio do motor e embaixo ali na marca, está totalmente fora. Ele tem que ficar em cima onde está a regua, pode serguir a linha da tampa e embaixo em cima da marca desta capa.

Se está igual voce informa, ele está no mesmo erro que eu sempre comento de alguns carros. Recente eu troquei uma de um Omega e por minha surpresa estava certo, isto quer dizer que as vezes tem mecanicos bons em algum lugar. Um detalhe, Omega 2.2, trocar correia dentada leva de 5 a 10 minutos, muito fácil. Até tirei uma foto da cara do motor pelo espaço que tem.
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por sergiodoo » 07 Nov 2014, 11:24

Pois é, o mecânico já havia posto no ponto seguindo seu desenho. Mas acho q algo nos trancos q dei esses dias tirou a correia do lugar. Estou montando tudo assim mesmo e vou levar na Oficina do meu tio...ta difícil mexer. A S10 tinha mais espaço. Rs
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 07 Nov 2014, 12:16

sergiodoo escreveu:Pois é, o mecânico já havia posto no ponto seguindo seu desenho. Mas acho q algo nos trancos q dei esses dias tirou a correia do lugar. Estou montando tudo assim mesmo e vou levar na Oficina do meu tio...ta difícil mexer. A S10 tinha mais espaço. Rs


Eu acho que não saiu nos trancos e não sai, o que pode ter acontecido ou o mecanico não seguiu a risca o que voce passou ou ele fez certo e na hora de apertar a polia de cima ele não travou ela e aí sim deve ter pulado um dente.

Para voce ter certeza, já que está aberto. Em cima fica um dente para esquerda, ou seja a marca que tem na polia fica na marca da capa e se sua capa estiver quebrada, é só seguir esta valetinha que tem na tampa da válvula e a correta é a segunda valetinha olhando da TBI para frente que ela tem a direção da marca da capa. Lá embaixo o pique da polia fica nesta marca da capa que voce tirou foto. Se em cima tiver no meio e embaixo como está na foto, com certeza está fora.
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por RC Geisel » 11 Nov 2014, 18:16

Everton-Legionário escreveu:RC, vc segue o mesmo esquema do Almeidão pra sangrar a embreagem? pisa segura em baixo, abre a sangria, deixa vazar o fluido, fecha a sangria, e repete até sair o fluído novo?
manda foto da tua máquina ai assim que puder.



Finalmente, ta ai as fotos...
A primeira foto é do sangrador da embreagem...

Imagem

Pode-se dizer que é um kit para troca de fluído e não uma máquina...
O kit consiste basicamente no que outros descreveram aqui...
A tampa do reservatório, essa é dum veículo da ford por que não consegui uma da GM no desmanche...
Foi feito um furo no centro e colocado um ventíl de câmara de ar...

Imagem

Imagem

Mini compressor elétrico 12V , responsável por fazer pressão no reservatório para bombear o fluído (a parte mais cara do kit, R$ 30,00 comprado no Paraguai)...

Imagem

Aqui a tampa acoplada no compressor....

Imagem

Aqui o compressor ligado ao cabo de controle... (os terminais marcados vão na bateria, um positivo, outro negativo)
O cabo é composto de 6 metros de fio 1,5 mm, um botão de busina, um pedaço de mangueira preta 0,5 polegada e terminais pra fazer as ligações...
Com isso, você controla o funcionamento do compressor lá da roda onde fará a sangria..., uma pessoa só faz todo serviço sem nenhum problema...

Imagem

Imagem

Imagem

Uma seringa com mangueira de soro para retirar o máximo que conseguir do fluído velho do reservatório antes de por o novo dentro...

Imagem

E aqui, uma garrafa de refrigerante 600 ml com mangueira de soro pra conectar no sangrador a fim de recolher o fluído velho..., (deve-se fazer um furinho na tampa alem do furo pra passar a mangueira para saída do ar)

Imagem

É isso ai, é tudo simples, barato e funciona muito bem...(o pior mesmo foi achar uma tampa com rosca compatível com o reservatório...)

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Bacholsky » 29 Mar 2015, 10:23

Bom dia pessoal. Sempre tive vontade de fazer a sangria da embreagem. Disque comprei meu vectra em 2012 já troquei o fluido de freio de freio 4 vezes sendo última troca foi no início desse mês. Coloquei o fluido de freio da bosch dot 5.1 no entanto não fiz a sangria da embreagem. Sobrou cerca de metade do segundo frasco do fluido. Vocês acham que compensa eu ainda fazer essa sangria mesmo que tenha contaminado ou essa quantidade não daria pra fazer essa sangria?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 30 Mar 2015, 09:31

Bacholsky escreveu:Bom dia pessoal. Sempre tive vontade de fazer a sangria da embreagem. Disque comprei meu vectra em 2012 já troquei o fluido de freio de freio 4 vezes sendo última troca foi no início desse mês. Coloquei o fluido de freio da bosch dot 5.1 no entanto não fiz a sangria da embreagem. Sobrou cerca de metade do segundo frasco do fluido. Vocês acham que compensa eu ainda fazer essa sangria mesmo que tenha contaminado ou essa quantidade não daria pra fazer essa sangria?


Bem, uma coisa é certa a embreagem está com o óleo velho, não foi DOT 5.1 para ela. Ainda sobre este óleo, eu prefiro usar o DOT 4, pura preferencia, nada contra o 5.1 porque nem sei qual seria o benefício dele já que não sinto nada de mal no DOT 4.

Sangrar embreagem é muito fácil, precisa 2 pessoa para isto, um pisa nela até o fim, outro abre o parafuso embaixo soltadando o óleo, logo apertar o parafuso e solta a embreagem, faça isto 3 vezes e já terás trocado o óleo dela e não esqueça de completar o reservatório no fim e não se esqueça de olhar o nivel na hora de fazer para ele não ficar abaixo do tubo que sai para embreagem.
Imagem

speedsters
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Out 2015, 11:29
Nome Completo: Luiz Menna Barreto
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por speedsters » 01 Out 2015, 11:43

Uma dúvida que tenho, meu Vectra é um 97 8V e vou trocar a embreagem (disco, platô, atuador e cilindro do pedal) nesta que estou usando já fiz algumas vezes o procedimento de sangria, mas a dúvida que tenho é quanto a sangria após a troca do atuador, ao montar o atuador novo tanto ele quanto o colar estarão cheios de ar e o sangrador fica em nível superior a estes. A questão é como tirar o ar de dentro do atuador e colar se ao abrir o sangrador a pressão ira expelir o fluido presente na mangueira que desce do cilindro? Não sei se consegui explicar exatamente minha dúvida mas acredito que tenham entendido.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 01 Out 2015, 11:53

speedsters escreveu:Uma dúvida que tenho, meu Vectra é um 97 8V e vou trocar a embreagem (disco, platô, atuador e cilindro do pedal) nesta que estou usando já fiz algumas vezes o procedimento de sangria, mas a dúvida que tenho é quanto a sangria após a troca do atuador, ao montar o atuador novo tanto ele quanto o colar estarão cheios de ar e o sangrador fica em nível superior a estes. A questão é como tirar o ar de dentro do atuador e colar se ao abrir o sangrador a pressão ira expelir o fluido presente na mangueira que desce do cilindro? Não sei se consegui explicar exatamente minha dúvida mas acredito que tenham entendido.


Sua duvida é por não ter feito ainda, monta todo o sistema, vai no sangrador, acho que chave 9 mm e frouxe o parafuso até aparecer o óleo e feche ele, não aperte, feche. Peça alguém para pisar na embreagem até o fundo e solte um pouquinho o parafuso, vai sair óleo, feche outra vez, solte a embreagem e pise outra vez libere o óleo e feche. Repita esta ação umas 3 vezes e já estará a linha completada, não esquecer de colocar óleo de freio antes para não deixar baixar além do tupo que sai para embreagem.
Imagem

speedsters
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Out 2015, 11:29
Nome Completo: Luiz Menna Barreto
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por speedsters » 05 Out 2015, 08:18

Almeidão, este final de semana tirei o câmbio para troca do atuador e embreagem, ao retirar o atuador percebi que a “arvore primária” está solta, puxando ela para fora da caixa ela movimenta como se fosse possível retira-la, não testei para ver até onde seria possível pois fiquei com medo de soltar alguma coisa no interior do câmbio mas ela movimenta 5 cm mais ou menos, hoje vou tirar foto e posto, isto é normal? Pois vendo no CEP deveria existir um anel “trava” na outra extremidade que impediria este movimento mas também existe, no início, uma parte com diâmetro maior e que também deveria impedir este movimento mesmo sem o anel. Abaixo postei uma foto do monzeiros onde pode ser visto esta parte com diâmetro maior.

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Almeidão » 06 Out 2015, 08:50

Vou ficar lhe devendo, eu não mexo em cambio apesar que não é tão difícil entender. Por isto que prefiro cuidar dela usando somente óleo original kakkakkaka.

Recente vi um video e não estou encontrando ele, é a desmontagem completa da caixa do astra e a remontagem. Com certeza daria para ver o que falta na sua, vamos ver se alguem aparece aqui para lhe informar, eu fico lhe devendo esta.
Imagem

speedsters
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Out 2015, 11:29
Nome Completo: Luiz Menna Barreto
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por speedsters » 06 Out 2015, 10:27

Ontem desmontei a caixa, depois posto as fotos e outras informações, mas o que tive vendo é que a árvore primária que está no meu câmbio saiu no Monza, Kadett, Corsa e Vectra A, a questão é se foi trocado ou se ainda viriam com esta por ser dos primeiros “B” e esta é mesmo separada em duas peças e fixada através de um parafuso na outra extremidade.

speedsters
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Out 2015, 11:29
Nome Completo: Luiz Menna Barreto
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por speedsters » 06 Out 2015, 10:31

Agora a dúvida é quanto ao atuador, com a experiência de vocês, pagar um pouco mais e por atuador SKF ou LUK mesmos? Qual o melhor?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [VECTRA B] Sangria embreagem

por Alcir Andreoni » 06 Out 2015, 10:49

speedsters escreveu:Agora a dúvida é quanto ao atuador, com a experiência de vocês, pagar um pouco mais e por atuador SKF ou LUK mesmos? Qual o melhor?

SKF é marca de renome e LUK é muito bom...

Eu iria no que está mais acessível!! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Fernando Wieczynski
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Mai 2016, 08:01
Nome Completo: FERNANDO WIECZYNSKI
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Sangria embreagem - Vectra B

por Fernando Wieczynski » 19 Mai 2016, 12:21

Galera preciso de uma ajuda, fui trocar o fluido da embreagem, mas não consigo mais fazer a sangria, não dá pressão, e antes estava funcionando. Pedi pra uma pessoa pedalar e segurar pra mim soltar a sangria, mas não dá pressão, oque pode pode estar acontecendo?

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Sangria embreagem - Vectra B

por Mantenedor » 19 Mai 2016, 18:36

Acho que você terá que desmonta lá infelismente, um amigo mecânico aqui me alertou que poderia acontecer isto com a minha embreagem caso eu quisesse fazer a sangria , então resolvi deixa lá como está!
Não posso afirmar com certeza mas tem algo relacionado com o atuador que após um determinado tempo de uso apresenta este problema , ao efetuar o procedimento de pisar no pedal para a sangria , o atuador hidráulico não retorna , estranho mas resolvi acreditar nele , pois é uma pessoa de confiança.


Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

60 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 199 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:27