O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1196 mensagens
Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Consumo instantanio 2.2 16V

por Arquiteto » 29 Jun 2014, 11:36

VINICIUS FARIA escreveu:Galera,

aproveitei ontem sabadão, comprei o CAR80 e uma lata de limpa contatos, fui em cada conectror de sensor que pude achar no motor e fiz a limpeza deles com car 80 e limpa contatos, resultado .....

Baixou o consumo de 1.2 - 1.3 para 0.9 - 1.0 sem ar, e com ar fica ente 1.3 - 1.5

:47:

opa vou mandar limpa contato aqui tambem, :38:

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro

por Arquiteto » 29 Jun 2014, 11:38

leandro.anselmo escreveu:Ontem a tarde com 26 graus...depois de 20 min rodando:

Imagem

Devo me orgulhar ou me preocupar?

Leandro seu carro esta sendo "alimentado" pela radiação solar :52:

VINICIUS FARIA
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: vinicius faria
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por VINICIUS FARIA » 29 Jun 2014, 11:43

Arquiteto escreveu:
VINICIUS FARIA escreveu:Galera,

aproveitei ontem sabadão, comprei o CAR80 e uma lata de limpa contatos, fui em cada conectror de sensor que pude achar no motor e fiz a limpeza deles com car 80 e limpa contatos, resultado .....

Baixou o consumo de 1.2 - 1.3 para 0.9 - 1.0 sem ar, e com ar fica ente 1.3 - 1.5

:47:

opa vou mandar limpa contato aqui tambem, :38:

Cara eu mesmo fiz nao e dificil e sim trabalhoso pois tem conectores ruins de se tirar viu
VECTRA GSi 94
"RESPEITE OS MAIS VELHOS"

RubaodeVectra
GL Member
GL Member
Nome Completo: Rubens Mesquita Rodrigues
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

por RubaodeVectra » 29 Jun 2014, 15:39

Realmente, se o motor não estiver em dia com pneus e calibragem inadequados e um combustível ruim. Pode ser até carro de meia cilindrada que o consumo irá ficar alto mesmo. Então o nosso amigo que abriu o tópico precisa verificar todos esses itens.
Lembrando também que carregar peso em excesso também aumenta o consumo. E se o veiculo for blindado não vai ter jeito mesmo.

Abs a todos

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Janderson » 29 Jun 2014, 19:40

Leandro, consumo instantâneo de 0,7 eu particularmente acho anormal, indica ao meu ver mistura (ar/comb.) pobre, o que pode ocasionar danos ao motor ao longo do tempo, o carro está "enforcado", é tão ou mais perigoso que a mistura rica, deveria analisar isso melhor.

O padrão certo mesmo, o que indica que está tudo ok é ter consumo instantâneo com motor em temperatura normal de funcionamento, depois da primeira ligada da ventoinha, ser AC ligado, estar mostrando entre 0,9 (o mínimo) e 1,1 (o máximo) podendo em eventuais casos (dia frio ou gasolina com mais alcool) marcar muito rápido 1,2.

Notem que essa função é muito importante, é um dedo-duro dos padrões de funcionamento do carro, entendam, quem tem o Vectra C que é flex e que abastece por exemplo meio tanque de alcool e meio de gasolina, pode-se notar que o consumo instantaneo é maior nesse caso devido ao maior teor de alcool, num caso assim fica 1,4 , só alcool no tanque fica uns 1,5 / 1,6, num automático então, com cambio em D e só no alcool e com ar ligado pode-se chegar até uns 2,0 !!!

Então, quem tem o Vectra B, que é só gasolina, quando notar consumo instantaneo muito alto, na casa de 1,3 por exemplo, mas o carro está 100% em dia, pode suspeitar de gasolina adulterada, ou com alto teor de alcool, por isso digo sempre, é nosso dedo duro, ali , em apenas uma função, em apenas dois números é possível saber como está a manutenção do carro, se o combustível no tanque está bom, etc...

Abraços
Janderson
Ps: Vinicius, o que o Ives e o Léo-Arquiteto falou é 100% correto, sempre se zera o MID ou então só a função consumo antes de medir qualquer coisa.
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 29 Jun 2014, 20:49

O Consumo do meu fica em 1.3 mas com essa dica do Janderson vou trocar de posto e dar uma verificada, por que mesmo assim o meu carro está acendendo a luz da injeção acusando mistura pobre e consequentemente baixa voltagem da sonda e baixa voltagem da EGR e o pior é que isso acontece mesmo estando no GNV...
Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

por RicardoGLS » 30 Jun 2014, 09:46

Pra falar a verdade, eu já sabia que os nossos vectras, consome um pouco mais, do que alguns sedans médios, e não tô nem ai pro consumo. Agora o meu ta consumindo mais do que a Hilux de um amigo meu que é turbo, é essa diferença que no meu ponto de vista, acho um absurdo.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 30 Jun 2014, 10:12

Rubens e Bruno, eu lendo aqui os comentários de vocês dois, percebi que quase saiu fogo :96: mas ainda bem que vocês voltaram a ser amigos no final das postagens :65:

Essas comparações de combustíveis acabam gerando atritos, pessoal que compra Vectra não pode ligar pra consumo isso é fato, mas também beber igual o do amigo Ricardo também não pode, só fazer os ajustes daqui e dali que a nave volta ao normal e bola pra frente....

Se nosso combustível fosse algo justo, não precisaríamos ficar ligando tanto pra isso não é verdade? Ele é muito caro e queremos um carro com motor bom, forte e potente e que consuma o justo mas aí vem o lado da gasolina e não ajuda aí é froisa... :55:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte

por RicardoGLS » 30 Jun 2014, 10:50

thiago.onacto escreveu:Rubens e Bruno, eu lendo aqui os comentários de vocês dois, percebi que quase saiu fogo :96: mas ainda bem que vocês voltaram a ser amigos no final das postagens :65:

Essas comparações de combustíveis acabam gerando atritos, pessoal que compra Vectra não pode ligar pra consumo isso é fato, mas também beber igual o do amigo Ricardo também não pode, só fazer os ajustes daqui e dali que a nave volta ao normal e bola pra frente....

Se nosso combustível fosse algo justo, não precisaríamos ficar ligando tanto pra isso não é verdade? Ele é muito caro e queremos um carro com motor bom, forte e potente e que consuma o justo mas aí vem o lado da gasolina e não ajuda aí é froisa... :55:

Pois é Thiago, tô contigo e não abro mão não :102: vou fazer a revisão nele, trocar velas, limpeza de bicos, filtros e tal... agora não tô colocando mais álcool, só gasola mesmo, acho que o álcool não compensa não.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 30 Jun 2014, 10:58

RicardoGLS escreveu:
thiago.onacto escreveu:Rubens e Bruno, eu lendo aqui os comentários de vocês dois, percebi que quase saiu fogo :96: mas ainda bem que vocês voltaram a ser amigos no final das postagens :65:

Pois é Thiago, tô contigo e não abro mão não :102: vou fazer a revisão nele, trocar velas, limpeza de bicos, filtros e tal... agora não tô colocando mais álcool, só gasola mesmo, acho que o álcool não compensa não.

Tem que fazer aquele regrinha básica do preço da gasolina x preço do alcool = consumo para saber se vale a pena, aqui na minha cidade não vale mesmo a pena, por isso só uso gasolina aditivada.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho

por Rods » 30 Jun 2014, 18:52

Adriano Pinheiro:

Fiz as manutenções básicas e consegui trazer o meu Vectrão de volta às médias do Manual, e como postei hoje ainda, gastei R$ 300,00 de peças. Dá uma olhada nesse meu tópico que está bem rico de informações, especificações, comentários do pessoal do Clube e creio que vai te ajudar a consertar o consumo da sua máquina.

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =46&t=4725

Abraço!

sgtleon
Member
Member
Nome Completo: uzires leon ribeiro
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por sgtleon » 30 Jun 2014, 19:31

O meu ta fazendo 4.3 km na cidade no álcool, estou com ele a 4 dias não fiz nenhuma manutençao, a concessionária q me vendeu falou q alem do oleo, trocou as filtros, vcs acham q da para melhorar este consumo?

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 30 Jun 2014, 19:43

o meu faz é umGT 2.0 8V AT 2011. Faz 6 na cidade e uns 8 ou 9 na estrada com Alcool.

Gasolina deve dar algo como 8 cidade e uns 11 na estrada acredito!

mas que bebe, bebe! :62:
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 01 Jul 2014, 10:07

Bom dia sgtleon!

Rapaiz 4.3 é totalmente errado, na cidade, no Álcool ele tem que fazer no mínimo 6 Km/l. Entendo que eles não devem ter feito manutenção nenhuma, ou se fizeram alguma coisa, colocaram um óleo muito grosso. Outro componente que vai fazer toda a diferença é você trocar as velas (verifique a especificação e codificação correta no manual). Apesar de o meu Vectrão ser 2.0 8V e o seu 2.4 16V, o pessoal aqui do Fórum que tem o Elite comenta que o fato de ele ser 16V gera economia de combustível e não aumento, e entendo que por ser mais potente também, a grande diferença vai estar é claro no seu pé... seu motor é bem forte e se você andar só tuchado vai gastar mesmo! Tente também mudar de posto de combustível, às vezes você pode estar abastecendo em um posto que adiciona muita água no Etanol, tente abastecer em um posto Shell, se possível com Etanol Aditivado. Seria importante você tirar a média também rodando na gasolina para poder fazer um antes e depois das manutenções.

Recomendo à você também dar uma olhadinha no tópico da manutenção que eu fiz (link abaixo), pois é extremamente importante e faz parte do processo, executar a limpeza e descabonização do seu motor para chegar em uma média de consumo satisfatória.

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =46&t=4725

Abraços!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 01 Jul 2014, 10:09

sgtleon
Member
Member
Nome Completo: uzires leon ribeiro
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por sgtleon » 01 Jul 2014, 13:10

Valeu camarada, com tempo agora vou começar a colocar a manutenção em dia, pelo jeito vai ser um longo caminho, troca dos filtros, oleo motor, oleo cambio, descarbonização, troca dos cabos e velas e acho q vsi precisar fazer um regulagem de valvulas, uffa.

RODS ou outro companheiro, existe alguma reprogramação do cambio do vectra que melhora tb a economia e a performance?

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 01 Jul 2014, 14:23

sgtleon:

Boa sorte companheiro... sobre o câmbio, deixo para os nossos amigos que usam o câmbio automático, pois o meu é manual.

Abraço!

RubaodeVectra
GL Member
GL Member

por RubaodeVectra » 01 Jul 2014, 20:41

Pessoal, vejo que muitas pessoas aqui no Fórum falam sobre economia de combustível a respeito dos motores 16V.
Já disse em post anterior que motor multiválvulas não é sinal de economia, mas sim de desempenho.
Leiam a matéria do link a seguir para tirarem as possíveis dúvidas. Sei que vai ter pessoas discordando de muitas informações a respeito da matéria, mas no fundo entenderão o porque da mecânica 8 e 16V :76:
http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... -seu-carro

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 01 Jul 2014, 21:01

RubaodeVectra escreveu:Pessoal, vejo que muitas pessoas aqui no Fórum falam sobre economia de combustível a respeito dos motores 16V.
Já disse em post anterior que motor multiválvulas não é sinal de economia, mas sim de desempenho.
Leiam a matéria do link a seguir para tirarem as possíveis dúvidas. Sei que vai ter pessoas discordando de muitas informações a respeito da matéria, mas no fundo entenderão o porque da mecânica 8 e 16V :76:

Mas no próprio texto fala que os motores 16v são também econômicos, claro que o objetivo é a potencia, mas acaba sendo um bônus.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

RubaodeVectra
GL Member
GL Member

por RubaodeVectra » 01 Jul 2014, 21:16

Last_Warrior escreveu:
RubaodeVectra escreveu:Pessoal, vejo que muitas pessoas aqui no Fórum falam sobre economia de combustível a respeito dos motores 16V.

Mas no próprio texto fala que os motores 16v são também econômicos, claro que o objetivo é a potencia, mas acaba sendo um bônus.

:88: :88:

1196 mensagens