por MatheusJ »
25 Nov 2015, 21:24
Olha só... pensei em umas coisas aqui... mesmo correndo o risco de complicar demais a ideia... vamos lá
Naum desmontei o meu ainda... mas, pelas fotos que vi parece que já existe um eixo do retrovisor para girar certo? Está hoje com o parafuso, mas tirando o parafuso ele gira. Se for isso, o servo pode ser acoplado diretamente no eixo, sem precisar de muitas engrenagens.
Sobre a parte elétrica/lógica, usar botões de contato eh mais arriscado para dar problema depois de um tempo.Fora isso, eh mais trabalho para adaptar as peças. Mesmo assim, fico na duvida se da pra confiar no timer das travas pq se o retrovisor estiver mais ou menos duro, vai desacelerar o motor e o retrovisor por ficar parado em meio termo ( perder o ponto) Da mesma forma, isso pode acontecer se a velocidade do servo usado for mto diferente da do tutorial. Outro ponto q naum sei se eh problema mas eh melhor pensar, eh se o motor girar até o fim de curso do retrovisor e ficar forçando mesmo q por um pequeno tempo; com o uso pode desgastar e quebrar alguma peça plastica ou queimar o servo.
Com base nos pontos acima, pensei no seguinte esquema:
-Usar um servo com um microcontrolador bem simples ( o arduino por exemplo como citado acima). Esses itens se acha no ML, custam barato e já vem prontos, bastando ligar uma coisa na outra.
- O servo tem um encoder interno, que mede o deslocamento angular ( quanto girou) do eixo
- Com o kit do microcontrolador, dá para ler e controlar o servo e também ler o comando da central. Aí podemos ter um software simples que faça o seguinte:
1- se o carro for travado ( na verdade, alarme for acionado o que pode ser lido pelo sinal do super lock da trava), manda o servo girar e aconpanha a leitura do encoder
2- Enquanto o encoder estiver indicando velocidade, mantem ligado ( o retrovisor está rebatendo)
3- Quando o encoder parar de mostrar velocidade ( retrovisor chegou no fim de curso), desliga o motor.
4- Quando o carro for destravado ( alarme desativado), repete os passos 2 e 3 girando para o lado contrário.
Com o algoritmo acima, naum precisaria calibrar o ponto de fim de curso ou se limitar o modelo do servo pois, independente da velocidade, ele conseguiria detectar o fim de curso e parar o servo no momento certo. A inversão de sentido pode ser feita de forma simples, com relés ou transistores controlados pelo microcontrolador ( tem kit q já vem com essas coisas prontas mas a montagem seria simples também). Uma vantagem do sistema acima eh q deveria funcionar tambem para quem tem alarmes diferentes do original, pois precisaria apenas do sinal, sem depender da duraçao dele.
Naum sei se ficou mto confuso... o q acham?
abraços