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Manutenção, Mecânica & ElétricaDicas na hora de reformar uma roda
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Tiagomos1
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Dicas na hora de reformar uma roda

por Tiagomos1 » 18 Mar 2016, 23:29

Bom pessoal, outro dia estávamos conversando sobre recuperar ou não uma roda no grupo do whatsapp da regional de minas.

Comentei sobre soldas e trincas e o pessoal me pediu para colocar no fórum, pois pode ser útil para quem está na dúvida se recupera ou não. Vamos lá!

Muitas vezes a solda é vista como uma forma barata e eficaz de se recuperar uma roda, mas existem detalhes sobre a solda que o pessoal que recupera rodas muitas vezes nem sabe também.

A roda é feita de uma liga de alumínio, o alumínio é conhecido por sua dificuldade de solda (solda técnica, soldar com micro trincas qualquer um solda).

Então, se adicionam elementos ao alumínio e temos a liga que forma a roda. Essa liga permite uma soldabilidade mais fácil, mais mesmo assim ela não é igual soldar aço.

Então, se for realizar uma solda:

Não faça se a trinca for nos raios ou próximo dos parafusos.

Só realize solda se a trinca for pequena e nas bordas das rodas (a trinca não pode ir de um lado ao outro do metal, visual de como se tivesse quebrado)

Leve em locais que realmente tenham experiência em soldar rodas, pois a solda sempre fragiliza o material.

Um material sem soldas ou trincas é mais resistente que um soldado.

Porque isso?

A solda é vista na engenharia como o ponto fraco de qualquer estrutura. Se for falhar vai ser na solda.

Porque, ela possui material diferente do resto da estrutura, analisando no microscópio vc vê que ela possui estrutura grosseira. Sobre a solda afetar o alumínio, está correto a área ao redor da solda chama zona termicamente afetada.
Esta área perde características mecânicas e é justamente nela que ocorre as falhas. Se começar a corroer vai ser ali, também vai ser nesta área que vai surgir trincas. Quanto menos solda existir em um projeto, mais seguro ele vai ser. Claro, isso vale para locais que tem muita solicitação mecânica e que vivem sobre vibração.
Foi falado da liga perder a têmpera e ficar fraca, pode ocorrer sim e vc ficar com uma roda mais "mole" na região da solda, só que o mais provável é o contrário (no caso da liga de alumínio), aí ela fica tão dura que surgem várias micro trincas. Essas micro trincas com o tempo crescer e a roda volta ao que estava antes.

Sobre a têmpera, é feita em qualquer metal ou cerâmico (exemplo é o vidro do carro, vidro temperado), só é mais utilizada em aço.

Falaram na discussão sobre tubulação de petróleo e que é soldada e que passa petróleo sob pressão e não dá problema. Neste caso o metal passar por um processo todo melindroso. O metal é aquecido até certa temperatura, o soldador tem que ter certificação para aquele tipo de solda, os eletrodos são pré aquecidos e desumidificados, a potência da máquina de solda é calculada para efetuar uma solda com menos estrutura grosseira para aquele metal específico do tubo de petróleo...

Resumindo, todas essas precauções não serão tomadas na solda da roda. E depois o tubo passa por vários testes, para ser aprovada a solda. Tudo isso, mais uma vez, não é feito por nenhum soldador de roda. Ainda tem o fato de que a soldagem dos tubos não é a melhor opção, e sim a única que existe. Não dá pra fazer um tubo de quilômetros de comprimento.

Fica a minha opinião, se for solda de dar ponto...ok
Se for cordão de solda... Não faça!

Fica esteticamente boa, mais ela pode quebrar ao pegar um buraco ou até mesmo enquanto o carro está em movimento (caso do sertanejo que morreu pouco tempo atrás)


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Dicas na hora de reformar uma roda

por Andersonss » 19 Mar 2016, 17:02

Bem dito, e bem lembrado com a história do sertanejo da land rover com roda soldada, fico admirado como andam com rodas com muita solda.. e pneus com bolhas.. aqui na cidade vejo bastante.. :56:
Mas enfim bem explicado :88:

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Janderson
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Dicas na hora de reformar uma roda

por Janderson » 22 Mar 2016, 01:49

Boa dica Tiagomos, mas eu particularmente sou mais radical em relação a roda, pois como vc. mesmo colocou no post, e acho que todos aqui se lembram do caso da Land Rover do sertanejo com rodas soldadas já que foi um assunto de nível nacional, pois bem, as rodas assim como os pneus, são o único contato do carro com o chão, e pra quem acha que não as rodas são sim o mais importante item de segurança do carro, é para elas que todo o primeiro impacto de um buraco é mandado primeiro, é elas que sofrem a pancada mais grossa num primeiro instante, depois essa pancada vai ser absorvida pela suspensão, e com o estado deplorável de nossas ruas e estradas eu não
aconselho nem mesmo consertar, por isso digo, sou radical extremista islâmico , kkkk...eu troco a roda, sim, coloco nova, 0 km, eu não me arrisco nem mesmo mandar pintar se tá ralada, com segurança não se brinca, é a vida do cara que está em jogo...e antes de alguém falar, ah, mas minhas rodas estão legal, é só um consertinho , etc..., mas quem me garante que eu deixe minhas rodas numa loja apenas com um ralado na pintura e lá não tenha um outro jogo igual todo detonado também esperando reforma e depois na entrega eles se enganem e te entreguem as bichadas reformadas pra ti ??? :47: afinal, vai estar tudo reformada né :2:

Bom, só sei que já me incomei muito com rodas, numa vez foi com Kadett que eu tive, comprei ele usado e as rodas estavam feinhas, mandei pintar, ficaram boas, mas passou uns 3 meses e começou a descascar o verniz, ficou pior que estavam, foi muita briga na loja pois o pessoal não admitia a má pintura deles, falaram que eu mandei lavar com jato de pressão, etc..., noutra vez com um Monza achei estranho, mandei pintar as rodas também e depois que peguei da reforma (muito boa por sinal) elas não davam mais balanceamento, e isso que entreguei elas perfeitas, era apenas para pintar, a partir daí é assim, se a roda estiver ruim ou eu compro uma 0km ou então fica do jeito que tá.

Abraços
Janderson
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Dicas na hora de reformar uma roda

por ibraim1987 » 08 Mar 2019, 19:57

Esse POST me ajudou muito. É a segunda vez que a mesma roda original do meu Vectra quebra, mas dessa vez não estou me sentindo seguro em mandar soldar e consertar. Estou pensando em vender as 3 boas com as calotas e por tudo de ferro ( já estou usando 2), ruim que carro vai perder originalidade e comprar outro roda (não existe nova e original) é canseira achar e quando achar, é cara, algo de $400 ou mais. Resumindo, infelizmente vou colocar 4 de ferro pois a buraqueira e dificuldade achar uma roda original igual e confiável está complicado.

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