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Vectra BPoça de óleo no coletor de Admissão.

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Almeidão
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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 11 Set 2018, 12:43

A explicação está muito boa, mas vamos entender melhor como funciona este sistema de gases que se vapora ou que são empurrados para cima devido a grande pressão causada pelo retorno dos pistões para o carte e sem contar gases que escapam pelos anéis que nunca vedaram 100% nem quando novos.
Na tampa da válvula tem duas saídas uma fina e uma grossa (8V) esta fina era pra ter função somente quando a borboleta está fechada, sempre que o acelerador está solto e consequentemente sempre que está em marcha lenta e vai direto para mangueira antes da entrada da TBI e passa pela borboleta e atuador de marcha lenta. A grossa que tem uma válvula que será travada quando não acelerado para não interferir na lenta dele e em movimento funciona com frequência, mas não é para ser jogado óleo nela, a intenção seria somente o suspiro dos gases proveniente do carte e óbvio que não funciona 100% mesmo estando novo porque é um sistema muito comum, mas os velhos podem melhorar, basta seguir umas dicas..

Um detalhe importante, este óleo não é por motivo de retentores de válvulas ou passando pelos anéis etc, apesar que eu sempre digo que cabeçote deve ser feito com 100 mil km.

Como melhorar esta situação: Tirar o tubo do suspiro fora e com um vergalhão e um litro ou mais de gasolina e estopa, limpar ele 100%, com certeza um carro com mais de 10 anos de uso este tubo que fica na frente do motor está quase 100% obstruído e desta forma dará mais chance do óleo ser sugado ou empurrado junto com os gases formados no carte. Não é nada difícil limpar isto, mas pelo amor de Deus, tirar fora e limpar, não procurem produtos mágicos que não existe, ali tem uma crosta complicada e não sai fácil.
Próximo passo, tentem manter o carte limpo em todas as trocas, tem uma forma de tirar todo o óleo, aliás já comentei sobre isto e eu faço sempre.
E pra finalizar, nunca, jamais coloque 4,5 litros de óleo na troca, 4.3 seria o máximo e comecem a entender que na vareta de óleo entre o minimo e o máximo não são exatamente um litro, no máximo meio e completo que frentista de posto não entendem de motor o suficiente para poder dizer se falta óleo no carro ou não.

Pensem nesta hipótese antes de mexer ou até usem estas válvulas, mas depois do feito acima
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chirola
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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 12 Set 2018, 17:25

lightwz escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
Imagem
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI


Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude. :88:

clodoaldo7andrade escreveu:Fuente del Mensaje
Amigoa, bom dia!
Vc instalou ?
E ai o que oberservou?


Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400

Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...

Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.

A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).

Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
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(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.

legal a explicaçao tem catch can con dos entradas coloque a foto de forma ilustrativa a sua aclaraçao esta certa obrigado

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chirola
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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por chirola » 12 Set 2018, 17:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A explicação está muito boa, mas vamos entender melhor como funciona este sistema de gases que se vapora ou que são empurrados para cima devido a grande pressão causada pelo retorno dos pistões para o carte e sem contar gases que escapam pelos anéis que nunca vedaram 100% nem quando novos.
Na tampa da válvula tem duas saídas uma fina e uma grossa (8V) esta fina era pra ter função somente quando a borboleta está fechada, sempre que o acelerador está solto e consequentemente sempre que está em marcha lenta e vai direto para mangueira antes da entrada da TBI e passa pela borboleta e atuador de marcha lenta. A grossa que tem uma válvula que será travada quando não acelerado para não interferir na lenta dele e em movimento funciona com frequência, mas não é para ser jogado óleo nela, a intenção seria somente o suspiro dos gases proveniente do carte e óbvio que não funciona 100% mesmo estando novo porque é um sistema muito comum, mas os velhos podem melhorar, basta seguir umas dicas..

Um detalhe importante, este óleo não é por motivo de retentores de válvulas ou passando pelos anéis etc, apesar que eu sempre digo que cabeçote deve ser feito com 100 mil km.

Como melhorar esta situação: Tirar o tubo do suspiro fora e com um vergalhão e um litro ou mais de gasolina e estopa, limpar ele 100%, com certeza um carro com mais de 10 anos de uso este tubo que fica na frente do motor está quase 100% obstruído e desta forma dará mais chance do óleo ser sugado ou empurrado junto com os gases formados no carte. Não é nada difícil limpar isto, mas pelo amor de Deus, tirar fora e limpar, não procurem produtos mágicos que não existe, ali tem uma crosta complicada e não sai fácil.
Próximo passo, tentem manter o carte limpo em todas as trocas, tem uma forma de tirar todo o óleo, aliás já comentei sobre isto e eu faço sempre.
E pra finalizar, nunca, jamais coloque 4,5 litros de óleo na troca, 4.3 seria o máximo e comecem a entender que na vareta de óleo entre o minimo e o máximo não são exatamente um litro, no máximo meio e completo que frentista de posto não entendem de motor o suficiente para poder dizer se falta óleo no carro ou não.

Pensem nesta hipótese antes de mexer ou até usem estas válvulas, mas depois do feito acima

correto amigao a tampa eu lipri pq o meu e 16v e estava com aquele vazamento cronico na junta de borracha a valvula do video que comparti é a do omega 4.1 e custa 50 reais a original aqui na argentina nao fabrica mais so se a do aveo fose compativel seria bom pq e mais barata que a original ela custa 60 reais cuando for para o brasil desmontare o cabeçote para asentar as valvula trocar os retentores e tuchos mais so no brasil aqui nao consegui uma retifica que trasmita comfiansa suficiente e la no brasil conheço os donos e deijan que eu mesmo faça o servicio derrepente daria para dar um talento em duto sedes e coletores abraço obrigado por compartir informaçoes para continuar aprendendo valeu

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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por lightwz » 13 Set 2018, 00:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
lightwz escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
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por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI


Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude. :88:

clodoaldo7andrade escreveu:Fuente del Mensaje
Amigoa, bom dia!
Vc instalou ?
E ai o que oberservou?


Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400

Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...

Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.

A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).

Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
Imagem
(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.

legal a explicaçao tem catch can con dos entradas coloque a foto de forma ilustrativa a sua aclaraçao esta certa obrigado


Então, eu até já vi com 2 entradas na mesma Catch can, porém assim como o Almeidão explanou sobre a função das 2 pcv's(tbi/coletor), creio que não seria viável, o que eu uso é isso: https://pt.aliexpress.com/store/product ... 98230.html
esse separador de gás/óleo cabe cerca de 20ml, e tem válvula de serviço na parte inferior, como eu rodo muito pouco com o carro, os 40ml dos dois separadores já são o suficiente.

Caso eu tenha entendido a pergunta errada me avise. :88:

tiago34978135
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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por tiago34978135 » 14 Set 2018, 11:56

o que acontece e que esses motores 2.0 tem muita pressão positiva vindo do carter e acaba subindo o oleo juntamente com o ar , não tem junta que aguente troquei varias no meu vcd 97,ai acaba passando também para o coletor , eu estou com um plano de colocar um TEE no tubo que sobe do carter para o cabeçote indo direto para o coletor ,na saída colocaria um ante chama e na entrada perto do coletor eu iria juntar ela com a mangueira original que sai da tampa dos comandos com outro TEE e assim diminuindo a pressão de ar no cabeçote e dar adeus a junta vazando kkk,

leoterrone
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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por leoterrone » 15 Set 2018, 16:22

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Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...

Almeidão
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Poça de óleo no coletor de Admissão.

por Almeidão » 16 Set 2018, 11:39

tiago34978135 escreveu:Fuente del Mensaje o que acontece e que esses motores 2.0 tem muita pressão positiva vindo do carter e acaba subindo o oleo juntamente com o ar , não tem junta que aguente troquei varias no meu vcd 97,ai acaba passando também para o coletor , eu estou com um plano de colocar um TEE no tubo que sobe do carter para o cabeçote indo direto para o coletor ,na saída colocaria um ante chama e na entrada perto do coletor eu iria juntar ela com a mangueira original que sai da tampa dos comandos com outro TEE e assim diminuindo a pressão de ar no cabeçote e dar adeus a junta vazando kkk,


Este vazamento na tampa da válvula não é somente proveniente da pressão ou do óleo que sobe, poque ali na tampa já é envolvida pelo óleo que lubrifica o comando, tuchos etc. O problema é que a tampa empena e não se consegue fazer ela encaixar 100% a não ser que seja nova e o problema fica ainda mais sério quando é 16 válvulas por ser grande e muito cara, não adianta trocar junta que logo abrirá um espaço para o óleo passar. O 8 válvula acontece a mesma coisa porém é uma peça barata ou nem tanto, mas bem mais barata que um de 16V e se trocar acaba o problema até mexer outra vez e voltar a não vedar mais.
O grande culpado destes vazamentos é tirar esta tampa com ele quente, ou melhor morno, é tirar e já condenar ela o motor tem que está 120% frio para mexer ai. Outro problema é se precisar tirar um parafuso, exemplo do 8 válvulas que tem 2 parafusos que prende a peça que passas os fios, se soltar um deste para mexer nos fios, ao apertar não veda mais, pior ainda ficam tentando depois por semanas apertando e tentando vedar e só vai piorando e ai sim já nem mexe com ele frio. Se soltar este parafuso,pode deixar ele esfriar, comprar uma junta nova e colocar no lugar se ainda não tiver empeno na tampa ela vedará.
Uma pergunta: Vocês podem deixar o carro em uma oficina a noite inteira para esfriar e começar a mexer?

O empeno que surge na tampa, pode ser invisível, as vezes ela fica enfraquecida de um lado ou nas pontas. Este mal que dizem ser do Vectra, não é somente dele é de todos e não é um mal, é defeito que nós proporcionamos por não saber mexer e só teríamos que esperar ele esfriar.
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Almeidão
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por Almeidão » 16 Set 2018, 11:41

leoterrone escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...


O mecânico tirou nesta peça fora para fazer o serviço? Limpou bem e esperou o tempo de cura do silicone? Será mesmo que foi feito assim?
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por chirola » 17 Set 2018, 14:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
leoterrone escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...


O mecânico tirou nesta peça fora para fazer o serviço? Limpou bem e esperou o tempo de cura do silicone? Será mesmo que foi feito assim?

kakaka logico que nao espero o silicone curar a maioria dos mecanicos nao da a atençao aos detalhes e pode ter certeza que os parafusos estao torqueados tudo com diferente aperto, sera que aperto os parafusos cruzados como se deve o aperto em cualquer ordem???? por iso deforma a maioria das tampas.
o 16v nao sei esa tampa de plastico alem de ser cara é complicada para trocar junta a junta tem esas trabinhas que encaixam na tampa e a junta nao e inteira e uma borrachinha desgrasada que se ficar um pouquinho mais puxada em algum lugar vaza e tem eses o´ring olha troquei do meu para acertar a junta na tampa demorei um tempinho bom a junta da sabo nao vem esticadinha vem como se fose dobrada em 3 um dia antes estique ela como para tirar as marcas das dobras e asim facilito um pouco, faz cuase um ano que troque nao coloque cola alguma e a junta nao vaza acredito que se bem feito funciona. so que ao parecer algo simples como tirar a velha colocar outra e apertar nao se toma os cuidados que deveria.

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