Vectra Bcomo transformar em flex.

Almeidão
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por Almeidão » 31 Out 2016, 21:48

O meu é 97, usei e não deu nada de errado a não ser que bebe mais que um flex.
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Reginaldo Oliveira
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por Reginaldo Oliveira » 01 Nov 2016, 16:53

Ninguem questionou em relação a bomba de combustivel ,pois ela é gasolina ,futuramente vai dar b.o nela com certeza :2:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
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Ju_Bueno
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por Ju_Bueno » 01 Nov 2016, 17:51

e possivelmente a bóia (sensor de nível) também...
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Almeidão
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por Almeidão » 01 Nov 2016, 21:10

Eu fiz o teste no meu com a bomba que ele estava, e confesso que não vejo diferença entre uma bomba e outra. É bem óbvio que em um monte de carro testando de uma só vez, um vai estragar como poderia estragar se tivesse seguindo com a gasolina porque digamos que ele poderia já ter uma bomba cansada. E vou lembrar a vocês que 99% das bombas de primeira linha não queimam nunca, mas estraga por tempo de uso. Cada bomba tem um rotor plástico, acho que vocês sabem o que é um rotor, este rotor fica preso em um eixo de ferro por baixo dela, em um orifício onde parte dele é visível e que com o tempo este eixo vai folgar e já não terá o rotor centrado ao girar e ao aumentar a folga ele encostará na parede no alojamento onde está na bomba e ele irá travar, sendo que a bomba continuará girando, mas o rotor não, porque neste momento o eixo irá roçar dentro do rotor e ficará como uma polia louca. Bem, acho que vocês sabem o que é uma polia louca.

O motivo que eu acho que são todas iguais, tanto álcool como gasolina, é que a gasolina tem um grau de destruição no plástico muito maior que o álcool. Peguem um copinho destes de tomar café, coloquem gasolina e tira o pé debaixo que o fundo dele logo vai cair. Já se colocarem álcool, continuará ele ali até evaporar.

Já desmontei duas, sendo uma gasolina e outra no álcool, não vi diferença.
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por Reginaldo Oliveira » 02 Nov 2016, 11:50

Então essa historia de bomba gasolina e bomba flex é balela pra nos enganar na hora da venda ?
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por Tiagomos1 » 03 Nov 2016, 18:54

Bom, o que muda é o tratamento que a superfície do material da bomba recebe. Olhando é tudo igual mesmo.
A bomba para flex recebe um tratamento para resistir ao etanol e à gasolina.

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por Adalberto.jr » 28 Dez 2016, 21:02

Grande problema do etanol hidratado, é os 5% de água em sua composição. Em 20 litros de etanol, 1 litro será de água. Uma hora ou outra vai dá merda!! Fora a baixíssima lubricidade.

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por Dumirick » 29 Dez 2016, 21:01

Então vou fazer o mesmo procedimentos
Tenho um 98/98 2.0 8v
E vou colocar 30$ gasolina + 20$ alcool, vamos ver como irá reagir
isso pq também ja fiz limpeza dos bicos

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por Almeidão » 30 Dez 2016, 13:05

Estaremos esperando, e minha dica ainda é diferente desta sua. Deixa o tanque baixar bem, vá ao posto de gasolina e coloque 10 litros de alcool e já faça o teste sem colocar gasolina. Se der errado é só completar com gasolina, mas não dará errado e como eu disse estaremos aqui esperando sua resposta.
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VECTRA B NO ALCOOL ?

por valmir » 26 Mar 2017, 10:47

bom dia galera gostaria de saber se alguem do grupo tem vectra b rodando no alcool usando pistoes flex , e quais as modificaçoes foram feitas para funcionar perfeito. :88:

dfb2105
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por dfb2105 » 23 Jul 2017, 11:50

Bom dia

Tenho um Vectra B 96/97, acabei de reforma o cabeçote, tenho vontade em transformar ele em flex, porem pelo q le no artigo não ha necessidade de mexer em nada, como reprogramar central troca sonda lambda, trocar catalisador para flex cabos de vela e as próprias velas, e mexer no bloco do carro.
Isto e o meu ver de necessário uma vez q os cilindros do carro a alcool tem altura maior para uma explosão melhor.
Fica a duvida posso mesmo usar álcool no carro se mexer em nada?

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por Lucky Tiger » 23 Jul 2017, 15:33

Olá dfb2105, como foi informado pelos colegas o ideal é utilizar apenas em emergências, funcionar funciona, porém como a taxa de compressão é menor a eficiência da queima será inferior (consumo maior que um flex ou voltado para etanol E100), tem de se considerar também a vazão dos bicos injetores mono-combustível (neste caso gasolina), como a mistura ar/combustível do etanol necessita de mais partes de combustível dependendo da carga que for aplicar no motor pode acabar reduzindo a vida útil dos injetores pois os mesmos irão ficar mais tempo abertos e também compromete a durabilidade do sistema de escape em percursos curtos, não podemos esquecer também das velas de ignição que tem aplicação diferente para ambos combustíveis (embora também existam velas com aplicação flex ).Abraço!
:2: Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT :2:

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por Almeidão » 24 Jul 2017, 15:36

É só não se confundir, tamanho de cilindro com pistão, e não confundir carro a álcool com o Flex. Carro a álcool tinham os pistões maiores para diminuir as câmaras de explosão e ele poder se tornar econômico depois de quente, isto só depois de quente. Quando frio nos antigos com carburadores os afogadores eram acionados uns automáticos a mandar mais combustível até ele esquentar, entrada de ar fechava o frio e entrava o quente e isto era tudo mecânico e com certeza consumia muito combustível quando frio e era aquela luta até ele chegar a temperatura ideal. Sem contar que tinham uns que não esquentavam nunca porque o percurso não tinha a distancia suficiente para isto e com um certo desperdício a mais a cada pisada no acelerador mesmo depois de quente que por ser o carburador mecânico, esta injetada inicial era terrível e ainda continuava depois que esquentava porque não tinha como injetar menos, ou seja era sempre mais para ter o funcionamento ainda que ruim, porem funcionando quando frio. Hoje a eletrônica faz tudo sozinha, quando ele estás frio injeta mais, quando está quente injeta menos e sabendo disto, chegaram a conclusão que os pistões poderiam ser iguais que a injeção dará o recado de injetar mais e pronto. Gasta mais, sim, mas funciona perfeito, aliás um carro a álcool, somente álcool não seria todo ruim hoje, mas ao fazer o flex onde tem que dividir um pouco menos de compressão no álcool e um pouco mais na gasolina, já não é aquele motor puro sangue que tínhamos.

Com a eletrônica e não sendo flex, ao ligar ele e tendo câmaras maiores, com certeza vai injetar mais que um mais comprimido que é o flex e sem alterar a pisada no acelerador, porque a injeção trabalha por nós. Sim, funciona perfeito, sobre a explosão, aumenta a câmara, mais aumenta combustível, não vejo diferença na potencia, ao contrário, achei ele mais potente ainda.
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por tiago34978135 » 27 Jun 2018, 00:19

O ideal seria vc almentar a taxa de compressão ai sim vc poderia usar os dois sem medo kkk eu acho. Tenho uma duvida tenho um vectra b cd 97 o motor nao e o original pois a taxa do original e 10.3:1 i o que tenho e o do astra 16v tambem so que a taxa e 9,6:1 ai pensei en almentar a taxa trocando somente os pistões por o do astra flex e chegar em 12.1 sera que cola .pois os vhc tem a taxa acima disso alguem fez isso pra dizer pra min

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por Almeidão » 27 Jun 2018, 08:32

Eu não abriria meu motor para fazer isto nunca, não para usar álcool, e não se trata de fazer algo com medo de fazer, aliás é menos perigoso colocar álcool em um motor comum, que colocar Gasolina em um flex.
De qualquer maneira parece que consegui alertar a uns a não comprar um módulo e colocar no carro e usar álcool, módulo este que nunca foi preciso usar e que um sabido inventou para ganhar dinheiro e que sinceramente acho que liga em algo e por dentro é oco.
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por chirola » 28 Jun 2018, 15:24

a taxa de compreçao do 2.0 16v e de 10,8:1 cuasi a mesma dos primeiros motores a alcool que era de 11,0:1 hoje em dia os carros a etanol andan com taxas de 13,0:1 aprox,
o da taxa de compreçao o corrige a eletronica com o abanse ou atraso do ponto de igniça e sensor de detonaçao no alcool andaria um pouco mais adiantado para compensar a taxa de compreçao.
carro a alcool gasta mais do que o equivalente a gasolina pq e a relaçao de mistura, e presiso mais cuantidade alcool para conseguir uma exploçao equivalente a gasolina com a mesma cuantidade de ar . e posivel sim andar com alcool e uma taxa de compreçao asima de 10,8:1(10,8 e a cuantidade de veces que a camera de combustao entra dentro da area util da camisa cuando o pistao esta no pmi, e asim que se mide a taxa) co o transito das grandes cidades naofaz diferença arrancar no sinal en milesimas de segundo antes e a estrada esta cheia de radar de 80 e 100 kmh.
lembrar que as velas para alcool sao grau 9 (mais quentes ) e para gasolina geralmente sao grau 6 o alcool corroe o aluminio pode perjudicar algumas peças na epoca os carburadores eram niquelados(uma especie de cromo brato) para o alcool nao crroer eles cuamdo o alcool seca nas linhas e bicos cria uma crosta branca o que contribui para o entupimento deo bicos o mesmo acontece com os tanque de gasolina de metal eles apodresem com o tempo o alcool tem agua na sua compociçao.
Realmente o preço da gasolina nao e caro se vc pensa, o litro esta 4 RS aprox o carro com um litro anda mais omenos 10km se eu pagar para vc 4 reais vc puxaria uma carrosa com 3 pesoas e sacola de mercado por 10km se vc puxaria a carrosa venda o carro e compre uma se nao pensa o esforso que o carro faz e o tempo que economiza por 4 reais lembra que vc nao pode comprar tempo.

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por Almeidão » 29 Jun 2018, 10:26

Kakakkakak, melhor pagar os 4 reais, bem aqui é um pouco mais, 4,66, mas ainda prefiro pagar. O meu carro funciona perfeitamente a Álcool, mas eu não uso este combustível que deveria ser no minimo 50% mais barato que a gasolina, meu carro não é flex e eu testei ele por 3 meses e tudo deu certo, mas ficou no teste mesmo, afinal se ele custasse 2 reais eu usaria. Sobre a taxa de compressão, ela diz exatamente o que precisa para funcionar. 10,8 : 1, quer dizer 10,8 parte de ar e uma parte de gasolina. Considerando que a taxa de 13.0: 1 para o etanol, logo se eu colocar álcool no meu carro, a injeção que é bem inteligente fará o serviço para suprir a falta do Álcool, injetando mais Álcool e assim ao invés de ser 01 parte de álcool, será 1,2 e assim funcionando perfeito porem gastando mais, ficando e mudando a compressão para 10,8: 1,2. Infelizmente quem inventou o carro flex nçao foram os engenheiros, foram nós colocando álcool no carro e testando mesmo na época do carburador e funciona. O que os engenheiros fizeram foram ajustar as coisas e nada mais, ajuste este que a eletrônica resolveu.
Os dados de compressão são exemplos, não fiz contas perfeitas, mas é mais ou menos assim, para funcionar 10,8 parte de ar, será preciso 1,2 parte de álcool, se for gasolina 1 parte de gasolina, parte esta que eu não sei dizer ao certo quanto seria, só sei que aumenta o álcool se for a mesma compressão da gasolina.
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por chirola » 29 Jun 2018, 13:25

pra que vcs querem colocar alcool???????
para ecomizar em combustivel e gastar em reposto ou para o carro andar mais numa cidade grande aonde na hora pico anda em 1 e 2 marcha??
ou para o carro demorar um bocado para esquentar e andar con ele frio?
poder se pode mais os carros a alcool tem peças tratadas para ese fim o alcool corroe os metais como o aluminio tem agua na sua composiçao apodrese a descarga mais rapido faz o carro fomar cuando frio aparentando ser um pau velho e cuando seca nos bicos e sistema de alimentaçao cria uma crosta branca que entope tudo tranca a bomba de gasolina e alguma bosta mais os bicos para alcool tem menos buracos de maior diametro para evitar um pouco que se entupan com tanta facilidade se vc que realmente andar no alcool pode actualizar a sua ecu para um modelo que ande com alcool trocar as peças correspondentes para ese combustivel e sim pode andar.
ate os tanque de gasolina para o alcool tem um tratamento para nao ser corroidos pelo etanol.
lembrar que as velas para o etanol sao grau 9 (mais quentes) e para gasolina sao grau 6 ou 7 maximo tem temperaturas diferentes o que vai ocacionar uma combustao diferente muda o ponto de igniçao o do alcool por ter uma combustao mais lenta e mais adiantado e nesesario maior temperatura para o etanol gerar uma combustao maxima ate os aneis dos pistoes sao diferentes para nao enferruchar com facilidade (por causa da agua do etanol).
mais ocarro vai andar sim a eletronica vai disfrazar todos os sintoma e vc so vai se enterar o dia que o carro de pau.

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por Almeidão » 29 Jun 2018, 13:52

Não é bem assim, hoje com a injeção trabalhando ele funciona frio igual quente, porem com um consumo maior, a água no álcool é quase zero, se não fosse assim ele não quase se misturava na gasolina, digo quase porque e realmente nçao se mistura em 100% e isto é visível ao colocar ele com gasolina em um litro transparente , ele oxida pelo álcool mesmo e nem é uma oxidação igual a da água, é algo maior, algo que corrói bem mais que a oxidação comum. Quem usa o álcool e anda percurso de até 5 km, com certeza terão a descarga com 70% da vida útil dela comprometida, isto porque a condensação enche ela de água e com este percurso nçao da tempo de secar, deixando assim ela com água e oxidando.

O resto estou 100% de acordo contigo, só usarei álcool se acabar a gasolina, o mesmo digo para o GNV, meu carro é 97, ando todos os dias com ele e os bicos ainda são os originais. Não acredito que se tivesse no álcool eles estariam ainda bons.
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por luancastro123 » 24 Jul 2018, 19:06

surgiu uma duvida aqui... nao precisa trocar as velas por causa da transmissao de calor pra andar com alcool ? ou so a bomba mesmo ? ate onde sei as velas para alcool retem mais calor ...

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