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por RenatoPortugal » 04 Jul 2018, 10:04

Galera, em breve irei trocar as buchas de fixação da caixa de direção, estou pensando em fazer um passo a passo ou vídeo, não me recordo de ter algo parecido na seção How to, o que vocês acham?

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por Ju_Bueno » 04 Jul 2018, 10:22

Tácalepau!!!!!!!!!
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por RenatoPortugal » 04 Jul 2018, 10:24

Ju_Bueno escreveu:Tácalepau!!!!!!!!!
Hehehehehe. Vou idealizar um vídeo legal e posto o link.



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por RenatoPortugal » 11 Ago 2018, 16:18

Depois de um tempo, eis que conseguimos colocar mais um item da lista em ordem, a bucha do trambulador. Antes, sempre que fosse engatar a primeira, tinha que engatar a segunda e depois a primeira entrava. Bucha nova no lugar, agora a vida é outra. Hehehehehe. Seguem fotos da empreitada.

Aqui, com o.interior já desmontado, reparem na crosta de óleo no tunel:Imagem

Reparem que é possível enxergar a luminosidade através da bucha, tamanho o desgaste:Imagem

Acredito que esse atuador seja o original do carro com a graxa original, bucha original e cabos originais. Agora fotos das peças desmontadas:
ImagemImagemImagemImagemImagem

Não tirei fotos das peças limpas, mas ficaram bem limpas, e logo após montei o kit. Ficou extremamente melhor os engates, embora um pouco duro, mas sei que tem o assentamento da peça. Então estou tranquilo.

Aproveitei pra comprar as buchas da caixa da direção, estou esperando um final de semana livre pra conseguir trocar e fazer o vídeo pra tirar o medo caso alguém tenha medo.

Acho que é isso galera. Abraços.

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por RenatoPortugal » 21 Ago 2018, 21:06

Boa noite rapaziada, como vocês estão?

Bom, nesse final de semana efetuei a troca das buchas de fixação da caixa de direção, mas infelizmente não fiz o vídeo, pois a minha esposa que filmaria o procedimento precisou ficar em casa. Mas tirei algumas fotos. O passo a passo é bem simples, vou detalhar a seguir:

1° destravar os parafusos das rodas. Achei mais fácil fazer esse procedimento sem elas por conta do peso que elas fariam.

2° Levante o carro, de preferência com cavaletes, pois a segurança tem que vir sempre em primeiro lugar.

3° Desparafuse as rodas e as coloque embaixo do carro, próximo às longarinas.

4° Soltar o protetor do carter.

5° Você verá a caixa de direção. Eu comecei pelo lado do passageiro porque achei mais fácil.
Você verá esse parafuso:
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Ele é 16mm em cima dele tem uma porca travante que é 15mm, e esse é o lugar onde ela fica:
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Reparem no estado que essa bucha estava, aparentemente sem necessidade de troca, porém ao comparar com a nova percebi que ela estava bem mais fina:
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Detalhe ainda original. Para instalar a nova o processo é o inverso, a caixa de direção mexe então não tem segredo, puxe ela um pouco pra frente e encaixe a nova bucha com um pouco de detergente pra facilitar o ajuste.

6° Agora o lado um pouco mais complexo. De início o espaço pra soltar o parafuso 16mm já é bem menor, e vai demandar mais tempo e paciência. Ele fica aqui:
Imagem
Reparem que não tinha espaço nem pra tirar a foto dele. Hehehe. O lance aí é ir na manha. Dando poucas voltas mesmo. Após soltar esse parafuso teremos que soltar o que acreditava ser o mais trabalhoso, e foi o mais fácil, a porca 15mm. De baixo do carro tem pouco espaço, mas pra minha sorte tinha dois extensores grande e um curto no jogo da catraca que tenho, ficou bem extenso, mas isso Foi imprensindivel pra facilitar a remoção. Essa porca tirei pelo motor mesmo, fica entre o câmbio e o A.B.S. e a remoção é tranquila. Após remover a bucha, passe um pouco de detergente e tenha bastante calma, pois essa é mais chata. Você precisará passar ela por um encaixe, garantindo que as bordas dela não fiquem dobradas. O encaixe é esse:
Imagem
As bordas da bucha deve ficar entre o encaixe e a caixa, com detergente fica fácil acertar a posição dele.

Pronto. Agora é só montar fazendo o processo inverso.

Reparem no estado do que sobrou da bucha:
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Esa não dava nem pra saber se era original. Reparem na diferença entre a nova e a velha:
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No vigarista ficou faltando apenas acertar o volante, processo que se precisar fazer no seu carro é simples, mas exige tempo também, é só ir soltando o terminal de direção de ambos os lados, fazendo com um o oposto do outro. Exemplo, se você soltou uma volta do terminal esquerdo, aperta uma volta do terminal direito pra vão dar convergência nas rodas.

Confesso pra vocês que me surpreendeu do com a simplicidade do processo, e com o resultado.

Desculpem não ter feito o vídeo, mas detalhei o máximo que lembrei pra facilitar a vida de quem for fazer esse procedimento.

Aproveitei e olhei o carro por baixo e me surpreendi, grande parte das buchas ainda são originais de fábrica, o que implica que teremos que trocar, pois devem estar ressecadas. Aproveitei e olhei os discos de freio, pastilhas, amortecedores....

Bom, conforme for atualizando, vou postando aqui pra vocês irem acompanhando.

Abraços á todos. Fiquem com Deus.

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por Ju_Bueno » 22 Ago 2018, 09:17

Grande Renato!
Quando nós mesmos fazemos é muito gratificante!
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por RenatoPortugal » 22 Ago 2018, 09:31

Ju_Bueno escreveu:Grande Renato!
Quando nós mesmos fazemos é muito gratificante!
Grande Ju_Bueno

Cara, não vou mentir, no final do dia estava acabado. Mas a sensação é a melhor possivel. Fora que quando é você que faz o serviço, elimina a sensação de 'será que foi bem feito? Será que apertaram tal coisa?'.

Hehehehehe. Desculpa por não ter feito o vídeo.

Abraços.

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por RenatoPortugal » 22 Ago 2018, 18:07

Hoje chegaram uns up's, como diria o Leo Arquiteto, originaaaaaaaaaaaal. Hehehehe. Sem mais, vamos as fotos.

Coifa antes:
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Depois:
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Não reparem no emblema da bola de câmbio, estou procurando mas pelo jeito é mais fácil achar um Vectra GSI caravan no Brasil do que esses emblemas. Hehehehe.

Ossinhos dos puxadores, esse é do lado do motorista. Antes:
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Depois:
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Sim. Eu sei, esse talvez não fosse necessário trocar, mas sabe como é né? Já que vai trocar, pelo menos deixa igual.

Agora o do lado do passageiro.....
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Hehehehehhe. Eu disse, esse aí estava todo ferrado. Mas calma, olha só agora:
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Hehehehehe. Ficou bem bacana. Obrigado ao Diego Perroni pela dica, estava procurando essa peça, mas não achava por não saber o nome.

Bom, caso alguém precisa desse ossinhos do lado do motorista, só me chamar aqui.

Até a próxima.

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por luckyd » 22 Ago 2018, 19:27

RenatoPortugal escreveu:Fuente del Mensaje Bom, caso alguém precisa desse ossinhos do lado do motorista, só me chamar aqui.


Preciso desses 'ossinhos' também.

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por RenatoPortugal » 23 Ago 2018, 08:34

luckyd escreveu:
RenatoPortugal escreveu:Fuente del Mensaje Bom, caso alguém precisa desse ossinhos do lado do motorista, só me chamar aqui.


Preciso desses 'ossinhos' também.
Cara, como disse, tenho o do lado do motorista em bom estado, caso queira, me manda M.P.

Valeu.

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por RenatoPortugal » 09 Abr 2019, 16:48

Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

Bom, depois de muito tempo sumido, eis que reapareço com a garagem recheada de novidades, rsrs.

Bom, o fórum ficou um tempo fora do ar e eu comecei num serviço novo, por isso o sumiço.

Mas vamos ao que interessa:

No final do ano, aproveitei que não iria viajar e dei uma bela polida no Vigarista, fizemos uma viajem pra São Sebastião no natal e o carro ficou na garagem da pousada, e foi metralhado por pombas, manchou muito a pintura, deu um baita trabalho pra tirar, mas com paciência e persistência, saíram as marcas de guerra:

Aqui estava no processo de aplicação da cera:
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Aqui já finalizado:
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Aproveitei e tirei essa foto, achei legal o efeito que deu, mas vou tirar o xenon, não me agrada, além do farol não ser projetado para ele:
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Depois disso, fizemos a troca do sensor de nível de combustível (bóia), vou descrever o passo a passo no próximo post.

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Editado pela última vez por RenatoPortugal em 09 Abr 2019, 16:48, em um total de 1 vez.
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por RenatoPortugal » 09 Abr 2019, 17:09

Agora o passo a passo da troca da boia.

Achei mais fácil tirar o assento do banco traseiro, ajuda no acesso ao local da operação, hehe.
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Apps isso, você verá as mangueiras da linha de combustível com o plugue da bomba elétrica e da boia:
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Agora vem o pulo do gato, no motor existe o regulador de pressão de combustível. Com uma seringa velha, fiz pressão negativa (suguando) desconectado a mangueira que vai pro coletor de admissão, e toda a pressão que tinha na linha foi a zero, mitigado assim desperdício de combustível e também deixando o serviço mais limpo:
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Lembrando que para os motores 16v a localização é diferente.

Após isso, eu removi as mangueiras desconectado o chicote:
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Ficando assim:

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Em seguida, deveremos destravar o alojamento da bomba elétrica com a bóia soltando o anel trava colocando a chave de fenda em um dos rasgos do anel. Quando solto, ficará dessa forma:
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Logo após, puxe para cima para conseguir encontrar a bóia. Após isso, destrave ela puxando a trava:
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Solte o chicote da boia antiga, e coloque a nova no lugar. O processo de remontagem é exatamente o inverso.

Só pra constar a bóia ainda era a original:
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Vou continuar a saga das manutenções nos próximos posts.
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por RenatoPortugal » 09 Abr 2019, 17:30

Bom, vamos lá, hehe.
Depois disso, o próximo tanque marcou corretamente, mas logo depois não marcou direito. Provavelmente pelo fato da boia substituta não ser original, esse problema depois resolvo.

Após isso, recarregado o gás do ar condicionado, e graças a Deus era só isso mesmo. Não tenho fotos desse procedimento.

Fizemos a acertamos a geometria da suspensão:
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Arrumei a trava da porta do motorista, estava com aquelas travas universais e essa desgastou a engrenagem que movimentava. Fazia um barulho muito zoado, rsrsrs. Desmonte a trava original e revisei o funcionamento dela. Aí não deu outra, funcionou que era uma maravilha. Essa foto foi durante a cirurgia:
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O vigarista não tem a suspensão 100% revisada ainda, mas se tinha um barulho que me tirava a paz esse barulho era dos batentes da suspensão dianteira. Estavam literalmente podres. Após a troca deles, junto com uma revisão na geometria, o carro parece outro. Muito mais na mão, mais estável, e o melhor, sem barulho quase nenhum, para nossa alegria. Hehehehe. Olhem o estado dos batentes antigos:
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Essas fotos são do procedimento. Peguei um dia de folga pra fazer esse serviço, meu pai me deu uma baita ajuda, se não acredito que não tinha saído, hehe.

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por RenatoPortugal » 09 Abr 2019, 17:45

Bom, de atualização acredito que era só (tudo) isso.
Ainda tem muita coisa a ser feita, muita ideia na cabeça, e pouca grana no bolso, rsrs. Mas não posso reclamar de nada. Estou trabalhando no lugar que sempre quis trabalhar, tenho a melhor esposa do mundo, mas antes disso tudo, temos a misericórdia de Deus na nossa vida, isso pra mim é o que mais conta.

Ahhhhhh, ia esquecendo. O vigarista é ex funcionário GM, estava olhando no manual e foi carro da frota deles por algum tempo. Se já tinha um apego a esse carro, agora então.... Hehehehe.

Desculpem quebrar o post, mas estou subindo pelo tapatalk, e não sei se é erro do aplicativo, mas passado um determinado número de linhas, ele some o texto, aí pra não me perder, preferi quebrar o post, até pra ficar mais organizado.

Puxando um offtopic, dia 31 de março rolou um evento no shopping D, o JDM Meeting. Fomos a patroa, eu e o vigarista, claro rsrs. Tinha muito carro legal, mas sou um cara meio chato e prefiro curtir o momento ao invés de tirar fotos, aí já viu. Hehe. Mas nas andanças, encontrei um cara que admito muito, tanto pelo conteúdo quanto pelo carisma, o Juliano Barata do Flatout. Tirei uma foto com ele e conversamos um pouco, ele estava junto do T.K. Não sabia que era ele inclusive, muito humilde também, gente finíssima. Pra quem não conhece o T.K. é o dono do Gol GLR que foi pros EUA. Apesar de apzeiro, ele tem um corvette lá. Então é da família GM também. Heheheh.
Segue a foto que tirei com eles:
Imagem

Obviamente o vigarista ganhou um adesivo do Flatout. Hehehe.

Acho que não estou esquecendo de nada meus caros, por hora é isso então. Tentarei não ficar tão distante do fórum de agora em diante.

Abração á todos.

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por danrmp » 09 Abr 2019, 20:24

Manutenção bacana essa, hein.

Para mim, suspensão é uma das manutenções mais chatas de fazer. Mas o resultado, com o carro bem justinho e sem barulhos, é bem gratificante.

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por Benchimol » 09 Abr 2019, 20:25

Massa de mais essa atualização. Mais um fã do Flatout aqui! Parabéns pelo carro, tá bem cuidado, ultimamente o meu anda um pouco de lado porque o trabalho tá muito puxado, mas todo detalhe que a gente faz no nosso carro é muito gratificante.

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por RenatoPortugal » 09 Abr 2019, 20:35

danrmp escreveu:Manutenção bacana essa, hein.

Para mim, suspensão é uma das manutenções mais chatas de fazer. Mas o resultado, com o carro bem justinho e sem barulhos, é bem gratificante.
Bacana né?

Gosto de mexer nesse carro viu? Hehehehe. Tem trampo que sei que não rola fazer em casa, mas que dá vontade de fazer tudo na garagem...

Cara, parece outro carro. Heheheh. Ficou muito mais na mão. Incomparável.

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por RenatoPortugal » 09 Abr 2019, 20:38

Benchimol escreveu:Massa de mais essa atualização. Mais um fã do Flatout aqui! Parabéns pelo carro, tá bem cuidado, ultimamente o meu anda um pouco de lado porque o trabalho tá muito puxado, mas todo detalhe que a gente faz no nosso carro é muito gratificante.
Hehehehe. Obrigado.

Opa, então falamos a mesma língua. Heheheh.
Obrigado pelo elogio, amigo. Tem algumas coisas a serem feitas, principalmente na pintura. Mas é verdade, cada detalhe é muito gratificante, mesmo que as outras pessoas nem percebam, mas pra quem fez é muito boa a sensação. Heheh.

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RenatoPortugal
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Vectra CD Plus 2.0 8V Cinza Colima 2003/2004

por RenatoPortugal » 14 Ago 2019, 17:19

Um spoiler do novo achado, rsrs. Vou ver se consigo lavar o carro essa semana e posto a novidade. Obviamente vocês já sabem o que é, rsrs.
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Vectra CD Plus 2.0 8V: viewtopic.php?f=70&t=16637

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cledman
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Vectra CD Plus 2.0 8V Cinza Colima 2003/2004

por cledman » 15 Ago 2019, 04:46

RenatoPortugal escreveu:Um spoiler do novo achado, rsrs. Vou ver se consigo lavar o carro essa semana e posto a novidade. Obviamente vocês já sabem o que é, rsrs.
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Vai ficar show hein?!?!

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