Vectra BTroca "parcial" da Caixa de marchas.

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ArnaldoRj
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Troca "parcial" da Caixa de marchas.

por ArnaldoRj » 04 Jan 2019, 16:13

Boa tarde. Minha caixa de marchas passou a arranhar a quinta e um dia, voltando de Saquarema para o Rio, resolveu agravar a ponto de não mais entrar.
Fiquei rodando na quarta até comprar uma caixa por R$250,00, uma retífica me sairia por uns R$700,00, mas essa caixa estava com as roscas que pega o suporte do calço da frente espanadas. Comprei até os estojos, mas como perdi meu emprego, não levei na oficina para troca e fiz eu mesmo em casa a troca somente da parte que pega o primário e as engrenagens tornando o serviço rápido e eficaz, baseado em um vídeo que vi no tube, onde vi somente a parte lateral que prende os dois eixos em cima de uma bancada, mesmo não tendo explicação de como desmontá-la.
Peguei a caixa que comprei, tirei a parte dos engates que fica em cima da caixa ( 4 parafusos) tirei uma travinha de arame que me impediria a retirada e tirei os 11 parafusos ( ficaram 3 segurando a tampa que não precisou ser removida) da lateral e puxei, saindo os dois eixos com as engrenagens idêntico a imagem que havia visto no tube.
Criei coragem e num sábado, suspendi o carro, tirei a roda, soltei aquela parte de cima onde fica os engates, tive que afrouxar somente 1 parafuso do quadro para melhorar a posição e fiz a troca colocando junta nova e 1L de óleo.
Com tudo montado e com o carro ainda no alto passei as marchas com o carro desligado e depois ligado, dando tudo certo.
Na parte que saiu, observei que a ponta de um dos garfos estava sem as duas pontas de plástico que trabalha encaixado em um anel, que certamente deve ter causado uma folga suficiente para não tornar possível o engate da quinta. Foi o que constatei visualmente.
E acredito que tudo isso deu-se por falta de óleo + alta temperatura .

Tenho ciência que não deveria ter feito dessa forma, que deveria ter trocado todo o óleo, trocado todas as juntas e retentores. Tanto das transmissões quanto do primário, mas deu certo. A necessidade fez dar certo. Já estou rodando com o carro 2 semanas e se tivesse que dar algum problema teria dado no primeiro giro de roda.
Achei a caixa mais barulhenta que a minha, mas vou consertar a que saiu e fazer o procedimento correto.
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por ArnaldoRj » 04 Jan 2019, 16:36

Imagem


Imagem da caixa desmontada.
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por ArnaldoRj » 04 Jan 2019, 16:49

Imagem

A única diferença que percebi visualmente, foi essa da ponta do garfo faltando essa capa plástica, cujo os pedaços caíram ao sacar o conjunto, fato não mencionado.
Observem que as fotos são de garfos diferentes, mas considerem apenas a ilustração da peça faltante.
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por ArnaldoRj » 06 Jan 2019, 20:07

Aproveitando o resto de claridade do dia de hoje, tirei a tampa onde fica a engrenagem da quinta e de cara caiu um pedaço de um metal tipo bronze, mas não era do anel sincronizador e sim do patim do garfo da quinta marcha que faz a mesma função da bucha de plástico da foto anterior. De qualquer forma vai ter que ir para a retifica para um diagnóstico mais preciso de tudo.
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Troca "parcial" da Caixa de marchas.

por chirola » 07 Jan 2019, 13:48

realmentecom a capinha plastica fica mais largo e poderia variar o recorido , aconteceu algo parecido e engraçaso comigo.
eu tinha uma belina e quebro ogarfinho da quinta e fico engatada di vc trocaba as marchas normal mais a quinta nunca desengataba entao vc colocaba segunada e era segunda quinta uma mer@#$ mesmo.

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