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Ivanvectra2008
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TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Ivanvectra2008 » 02 Jun 2019, 10:53

Bom dia a todos.
Tive problemas de Vazamento de oleo pela junta da tampade valvulas do vectra 8v ano 2008 motor 2.0.
Troquei tampa e junta (sempre por originais) por 3 vezes, e nao resolveu.
Descobri que a mangueira com valvula que vai pro coletor pode entupir, gerando maior pressao na tampa de valvulas, fazendo com que o oleo suba por detras da junta da tampa (muito fina) e, dando a volta nela, venha a vazar.
Pesquisando na internet, vi que muita gente usa cola pra evitar vazamento ali.
Mas nao gostei dessa solução, pois nenhuma das colas recomendadas é à prova de oleo (todas são apenas resistentes a oleo, o que significa que podem derreter em contato com ele a longo prazo, penso).
Desta forma, pensei e creio ter achado uma soluçao para o vazamento, que usei há 6 meses e até agora funcionou (acabou vazamento): FOLHA DE CORTIÇA.

comprei folha de cirtiça na papelaria (medida de espessura: 0,6 milimetros).

Cortei ela da altura do vinco onde vai a junta na tampa de valvulas (4 milimetros).
E coloquei ela sem rasgar, junto com a junta original na tampa nova, por toda a extensao dela, e montei.
Além disso, tambem tirei e lavei a mangueira com valvula que vai deka pro coletor, edesentupi a válvula (tava suja com oleo, tipo borra).

Nao usei NADA de cola.

Resolvido o problema. Parou de vazar ali.

Explicação: a tampa de valvulas é plástica. Com variaçao de temperatura, ela dilata (dilataçao plástica, não elástica). Significa que, ao esfriar, ela nao volta ao estado (formato) anterior, ficando permanentemente dilatada.
Como a junta original é muito fina, ede borracha, possui dilatação elástica (retorna ao formato inicial após esfriar).

Essa diferença na dilataçao faz com que a junta original fique folgada no vinco onde encaixa na tampa, permitindo que o oleo passe por detrasdela e vaze.

Como a cortiça dilata ao encharcar com o óleo, absorvendo ele até um limite), ela expande, acompanhando a dilataçao da tampa, preenchendo o vão, e impedindo que o oleo passe.

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