Vectra B (1996 – 2005)Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

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Rainier
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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Rainier » 08 Fev 2014, 19:38

Olá galera.

Tenho interesse de comprar um Vectra B CD de 97 a 99.
Inicialmente, dava preferência para o carro com motor 2.2 16v, por acreditar que este possuía desempenho maior, embora possua 3 cv a menos que seu antecessor.
No entanto, pesquisando na "carrosnaweb", um site alimentado geralmente com dados de testes da revista Quatro Rodas, observei que no quesito aceleração o motor 2.0 apresentou desempenho significativamente superior, ainda que o 2.2 16v apresente 6% a mais de torque máximo.
Segue link do comparativo para análise:

http://www.carrosnaweb.com.br/resultcom ... s=1617-177

Com base na experiência dos senhores, seria isso mesmo? Acredito que o motor 2.2 com certeza proporcione mais agilidade em baixas rotações, mas fico curioso para saber a diferença entre ambos quanto se trata de aceleração máxima.

Por outro lado, e seguindo um sentido mais lógico, o motor 2.2 8v apresentou considerável melhora em relação ao anterior de cilindrada menor, conforme pode ser visto no link a seguir:

http://www.carrosnaweb.com.br/resultcom ... los=270-64

Desde já agradeço pelas informações.

Forte abraço.
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Arquiteto » 08 Fev 2014, 21:02

ja tive dos dois motores

o 8v e bom na cidade bastante torque em baixa arranca muito bem

é econômico no transito urbano ...


o 16v tem a saida mais lenta passa a impressão de ser pesado na cidade ... tem consumo maior na cidade

o meus são atm, media de 5,5 ~ 6,5, se o traçado da cidade não for favorável ...

ja na estrada faz em media 1,5km/l a mais que o 8v , desenvolve bem acima de 100km/h

e depois que atinge velocidade de cruzeiro e difícil de acompanhar

o, keliton esta vendendo o dele acho que e 98/99 carro de procedência e bem cuidado



se vc for olhar a aceleração maxima ... vc vai ver que o 8v arranca na frente e la pelos 120km/h

o 16v começa a chegar e passa na frente ...
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Rainier » 08 Fev 2014, 21:24

Obrigado pelas impressões Arquiteto.
Acho que não deixei bem claro, mas na verdade minha dúvida é entre os motores 16 válvulas, 2.0 ou 2.2.
Quanto ao 0 a 100 km/h, observe que nos comparativos acima o motor 2.0 16 v foi o mais rápido (10,3 s), seguido pelo 2.2 8 v (10,6 s).
Entre os motores 2.0 16v e 2.2 16v achei a diferença bem significativa, sendo o primeiro 1,3 s mais rápido no 0 a 100 km/h. Será que na prática é isso mesmo?
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Williams » 08 Fev 2014, 22:32

Rainier escreveu:Obrigado pelas impressões Arquiteto.
Acho que não deixei bem claro, mas na verdade minha dúvida é entre os motores 16 válvulas, 2.0 ou 2.2.
Quanto ao 0 a 100 km/h, observe que nos comparativos acima o motor 2.0 16 v foi o mais rápido (10,3 s), seguido pelo 2.2 8 v (10,6 s).
Entre os motores 2.0 16v e 2.2 16v achei a diferença bem significativa, sendo o primeiro 1,3 s mais rápido no 0 a 100 km/h. Será que na prática é isso mesmo?


Já dirigi os dois carros quando estava comprando o meu Vectra. O 2.0 16V é sim mais "explosivo" que o 2.2 16V, porém o 2.2 é mais gostoso de dirigir. O 2.0 foi feito numa forma típica de carro 16V, pouco em baixa e muito em alta. Se torna chato pilotar ele na cidade, você tem que saber trocar bem as marchas, até porque o câmbio é longo pra caramba, se deixar tentar rodar com ele em giro baixo você vai achar que está de 1.0. O negócio muda mesmo depois dos seus 3.500 RPM, parece que existem dois motores no mesmo carro. Um baixo de 3.000 RPM e outro acima.

Já o 2.2 é mais comportado, tem um torque bom em baixa rotação, (não chega a ser igual ao do 8V, mas é relativamente melhor) você tem uma uniformidade maior no seu funcionamento. É melhor em retomadas, não exige tantas trocas de marcha, e no fim rende praticamente a mesma coisa.

Agora um comentário pessoal que muitos podem me condenar. O Vectra, nunca foi feito pra ter arrancada. É um carro muito pesado, fica pra trás de muito carrinho básico 1.6 por aí. O negócio só cria outra figura na hora que o carro embala. Aí sim, tem que ter muito motor pra buscar. Principalmente um 16V, independente da cilindrada. Embalado é que o carro se apresenta realmente, firme ao chão, estabilidade e segurança na hora de ultrapassar o carrinho que saiu na frente e tava emocionado porque estava dando talo em Vectra.

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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Rainier » 10 Fev 2014, 00:52

Então, pelo o que percebi pode-se fazer uma analogia com os Omegas 3.0 e 4.1.
O motor 3.0 possui índices de desempenho geralmente melhores que o 4.1, mas para uso diário, o 4.1 demonstra ser um carro mais esperto, considerando o melhor torque em baixa rotação. Na rodovia, este último demanda um número menor de trocas de marcha, propiciando uma condução menos desgastante para o condutor.
Acho que a diferença entre os Vectras 2.0 16v e 2.2 16v seja mais ou menos assim.
Obrigado pelas observações.
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Wagner_Jardim
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Wagner_Jardim » 17 Set 2014, 23:43

Dizem que em relação a manutenção 2.0 16V é mais em conta que 2,2 16V !!!

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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por luizhbh » 18 Set 2014, 00:56

Wagner_Jardim escreveu:Dizem que em relação a manutenção 2.0 16V é mais em conta que 2,2 16V !!!


Sei não hein?? Hoje fiz uma comprinha de várias coisas pro meu, correias, velas, cabos de velas, buchas de suspensão e outras coisas. Tudo igual no 2.2 16v e 2.0 16v. Por curiosidade, olhei uma bobina que TALVEZ tenha que trocar.

A do 2.0 16v tem um conector diferente do 2.2 16v, e custa uns 40% a mais por isso ! !

Aproveitando, a bobina da Magnetti Marelli pro Vectra presta??? Ela tá "só" R$110,00 enquanto uma igual da Bosch tá de R$ 160 a 190 !
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GabrielUberti
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por GabrielUberti » 22 Fev 2015, 16:41

Rainier escreveu:Olá galera.

Tenho interesse de comprar um Vectra B CD de 97 a 99.
Inicialmente, dava preferência para o carro com motor 2.2 16v, por acreditar que este possuía desempenho maior, embora possua 3 cv a menos que seu antecessor.
No entanto, pesquisando na "carrosnaweb", um site alimentado geralmente com dados de testes da revista Quatro Rodas, observei que no quesito aceleração o motor 2.0 apresentou desempenho significativamente superior, ainda que o 2.2 16v apresente 6% a mais de torque máximo.
Segue link do comparativo para análise:

http://www.carrosnaweb.com.br/resultcom ... s=1617-177

Com base na experiência dos senhores, seria isso mesmo? Acredito que o motor 2.2 com certeza proporcione mais agilidade em baixas rotações, mas fico curioso para saber a diferença entre ambos quanto se trata de aceleração máxima.

Por outro lado, e seguindo um sentido mais lógico, o motor 2.2 8v apresentou considerável melhora em relação ao anterior de cilindrada menor, conforme pode ser visto no link a seguir:

http://www.carrosnaweb.com.br/resultcom ... los=270-64

Desde já agradeço pelas informações.

Forte abraço.



Cara, posso ser um estraga prazeres? Quer desempenho, compre o 8v, ponto. Ja tive um 2.0 8v, um 2.0 16v, um 2.2 8v e agora um 2.2 16v. Os 2.0 e 2.2 8v andam mais sim. Arrancada, retomada, torque, ronco do motor, tudo se torna mais bonito no 8v. Tirando a parte que é um pouco áspero em alta, ele é melhor em tudo. Cabeçotes multi-válvulas só funcionam no trânsito brasileiro se forem variáveis, senão, vai no comando simples. Anda mais, ronca mais grave, e as ultrapassagens são muito mais tranquilas e seguras. Enquanto no 16v tem que subir o giro e pisar fundo, no 8v é só acelerar, nem precisa ser tudo, a resposta é imediata. Conhece os "muscle cars" americanos, com motor V8 e tração traseira? Sabe porquê eles roncam tão forte e saem de traseira com tanto torque que sobem até coqueiros? Porque tem comando simples ao invés do duplo. Compare o limite de rotação de um Camaro com uma Ferrari. O Camaro vai limitar no máximo a 6mil RPM, já a Ferrari vai quase aos 10mil RPM. Aí sim o duplo comando tem sentido, afinal, temos uma rotação de mais de 8mil RPM, ou seja, MUITO fluxo de ar. Já no Camaro, com apenas 6mil e isso no corte, o fluxo não é tão grande assim, mesmo com grande cilindrada e, assim como acontece com os carros de rua, como o Vectra, o duplo comando sem variação acaba precisando de muito fluxo, o que só acontece em alto giro.

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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Thiago Menezes » 23 Fev 2015, 07:08

Desculpe mas vou ter que discordar quando você fala que o 8v é melhor em tudo, nessas duas configurações que não conheço como é a faixa de torque não posso falar, mas no 2.4 16v tenho informações direto da GM, desenho de curva de torque e matéria do lançamento do 2.4 onde o 96% do torque é entre em apenas 2 mil rpm, o torque do 2.4 é bem constante e o restante entregue ate 4 mil rpm. Sem falar que o motor 16v é superior na estrada sem sombra de dúvida, nesses duas configurações de Vectra o 8v só é melhor na cidade!

Abs!

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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por GabrielUberti » 31 Mai 2015, 19:30

Talvez tenha me expressado mal e sendo um pouco "rude" com os 16v. Mas, vou tentar falar agora sobre a dúvida do amigo "2.0 16v ou 2.2 16v?". Como já foi dito antes, o 2.2 é um motor mais "de rua". Já o 2.0 é fraco em baixa, e explosivo em alta, parecendo um carro de pista, esportivo. Só que em um carro esportivo, a falta de força em baixa é compensada pelo baixo peso, o que não acontece com o Vectra. Além de ser pesado, os 16v tem aquela relação de marcha para 280KM/h, que privilegia os baixos giros, pela economia. Faça o cálculo comigo: Pesado + fraco em baixa + relação longa = Morto abaixo dos 3 mil RPM. Agora sobre o 2.2 16v. A curva de torque é bem mais linear, tu sente ele indo conforme tu acelera mais. Mas não pense que vai arrancar bem sem pisar fundo. Sua única vantagem é que necessita de menos reduções e tem um pouco mais de torque um pouco melhor distribuído. Agora dirija um 8v. O torque máximo a menos de 3 mil RPM. No 2.0 8v já derrota os dois 16v na arrancada, agora imagine o 2.2. Já tive todos os motores, menos o GSI. Os 16v, quando manuais, qualquer serra pega 3ª, pelo menos aqui na região que moro. O 2.2 8v, dependendo da distância do morro sobe até em 5ª! Chega a impressionar. E se quiser lentidão total na largada e um novo bebedor forte na família, pegue o 16v automático. Vai ter conforto, mas vai cobrar caro por isso.
Ao amigo do Elite 2.4, primeiro parabéns pelo carro. Concordo que na estrada o 16v é um pouco superior para trechos longos, mas para viagens em estradas de serra, o 8v é melhor. Sei do torque do 2.4, gosto do motor (conheci numa s-10 que tive porém era 8v), mas é óbvio que quanto maior a CC maior a elasticidade do motor.

marcelo p andrade
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por marcelo p andrade » 15 Out 2015, 23:40

Bom, tenho um Vectra CD 2.0 16v 1997 141 cv , posso dizer que saindo de quebra molas , sinais , parece ser mais lento que os 8v, exigindo rotações mais altas e pisando mais embaixo e realmente é mais lento pisando pouco. Isso é uma características dos projetos antigos dos 16v, da menos trabalho pra guiar os 8v.

Agora vamos la, pega um 2.0 16v ou 2.2 16v em pista livre, saindo de 0 a XXX km-h VS 2.0 e 2.2 8v.....O 2.0 8v é certo que vai ficar pra trás em todo tempo o 2.2 8v até 100 km-h vai dar trabalho, mais passou de 100 km-h, já era, o 16v engolem os 8v com forca, ganha velocidade com rapidez, não tem como comparar 141cv ou 136 cv contra 110 cv ou 122cv.

Já tive kadett 2.0 98 mpfi 98 110 cv, mesmo motor do Vectra, relação das marchas mais curtas e bem mais leve , ainda sim perdia na arrancada e na final pro vectra 2.0 16v , e de final não passava de XXX km-h e precisa de kilometros e kilometros pra chegar a isso, já o 2.0 e 2.2 16v chegam com facilidade de 4 marcha fácil fácil em pouca pista, 1 km já é o suficiente pra chegar XXX km-h.

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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por EMERSON BARRETO » 16 Out 2015, 10:07

Bom dia.
Parabéns pela comparação.
Gostei!!!!
:88:
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por EMERSON BARRETO » 16 Out 2015, 10:10

EMERSON BARRETO escreveu:
marcelo p andrade escreveu:Bom, tenho um Vectra CD 2.0 16v 1997 141 cv , posso dizer que saindo de quebra molas , sinais , parece ser mais lento que os 8v, exigindo rotações mais altas e pisando mais embaixo e realmente é mais lento pisando pouco. Isso é uma características dos projetos antigos dos 16v, da menos trabalho pra guiar os 8v.

Agora vamos la, pega um 2.0 16v ou 2.2 16v em pista livre, saindo de 0 a XXX km-h VS 2.0 e 2.2 8v.....O 2.0 8v é certo que vai ficar pra trás em todo tempo o 2.2 8v até 100 km-h vai dar trabalho, mais passou de 100 km-h, já era, o 16v engolem os 8v com forca, ganha velocidade com rapidez, não tem como comparar 141cv ou 136 cv contra 110 cv ou 122cv.

Já tive kadett 2.0 98 mpfi 98 110 cv, mesmo motor do Vectra, relação das marchas mais curtas e bem mais leve , ainda sim perdia na arrancada e na final pro vectra 2.0 16v , e de final não passava de XXX km-h e precisa de kilometros e kilometros pra chegar a isso, já o 2.0 e 2.2 16v chegam com facilidade de 4 marcha fácil fácil em pouca pista, 1 km já é o suficiente pra chegar XXX km-h.


Bom dia.
Parabéns pela comparação.
Gostei!!!!
:88:


Marcelo, seja bem vindo a Família "Clube do Vectra"
Não esqueça de fazer um tópico com sua garagem.
Nos prestigie com sua máquina.
:84:
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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por marcelo p andrade » 16 Out 2015, 13:50

Com certeza, vou fazer sim este tópico.

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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Pirilampo18 » 28 Jan 2016, 20:46

Williams escreveu:
Rainier escreveu:Obrigado pelas impressões Arquiteto.
Acho que não deixei bem claro, mas na verdade minha dúvida é entre os motores 16 válvulas, 2.0 ou 2.2.
Quanto ao 0 a 100 km/h, observe que nos comparativos acima o motor 2.0 16 v foi o mais rápido (10,3 s), seguido pelo 2.2 8 v (10,6 s).
Entre os motores 2.0 16v e 2.2 16v achei a diferença bem significativa, sendo o primeiro 1,3 s mais rápido no 0 a 100 km/h. Será que na prática é isso mesmo?


Já dirigi os dois carros quando estava comprando o meu Vectra. O 2.0 16V é sim mais "explosivo" que o 2.2 16V, porém o 2.2 é mais gostoso de dirigir. O 2.0 foi feito numa forma típica de carro 16V, pouco em baixa e muito em alta. Se torna chato pilotar ele na cidade, você tem que saber trocar bem as marchas, até porque o câmbio é longo pra caramba, se deixar tentar rodar com ele em giro baixo você vai achar que está de 1.0. O negócio muda mesmo depois dos seus 3.500 RPM, parece que existem dois motores no mesmo carro. Um baixo de 3.000 RPM e outro acima.

Já o 2.2 é mais comportado, tem um torque bom em baixa rotação, (não chega a ser igual ao do 8V, mas é relativamente melhor) você tem uma uniformidade maior no seu funcionamento. É melhor em retomadas, não exige tantas trocas de marcha, e no fim rende praticamente a mesma coisa.

Agora um comentário pessoal que muitos podem me condenar. O Vectra, nunca foi feito pra ter arrancada. É um carro muito pesado, fica pra trás de muito carrinho básico 1.6 por aí. O negócio só cria outra figura na hora que o carro embala. Aí sim, tem que ter muito motor pra buscar. Principalmente um 16V, independente da cilindrada. Embalado é que o carro se apresenta realmente, firme ao chão, estabilidade e segurança na hora de ultrapassar o carrinho que saiu na frente e tava emocionado porque estava dando talo em Vectra.


Concordo com você cara, tenho um Vectra CD 1998 2.2 16v quando o carro embala para alcançar é muito difícil, é até engraçado ver o sorriso no rosto do motorista do outro carro sumindo aos poucos quando percebe que já chegou no limite da ratoeira dele e o Vectra vem engolindo tudo...
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por ednilsonfaria » 29 Jan 2016, 20:23

Vou falar por experiência própria.Tive um VCD 16V 97, um Astra 16V e agora outro Astra Advantage flex. Sem sombra de duvidas para mim a condução de um 8v de uma forma geral é mais prazerosa. Se analisarmos nas estradas brasileiras (as melhores que são pedagiadas) a velocidade máxima é de 110 km/h e você tem que tomar cuidado com radares escondidos e colocados em trechos de declive onde naturalmente o carro embala. Portanto sentir um 16V em sua plenitude é difícil e é até perigoso pois rodar acima de 120 km/h realmente , na minha opinião, é desnecessário, perigoso além de consumir mais combustível. O 8v arranca muito bem e atinge 110km/h rápido, sobe aclives e serras com acelerador lá em cima coisa que no 16v para ter a mesma performance tem que pisar fundo, o motor grita e haja gasolina. A manutenção dos 16v é mais custosa e sem contar que na hora de revender é uma dificuldade terrível. Os 8v são muito mais vendáveis até por uma razão óbvia devido ao menor custo de manutenção. Os lojistas negociam muito melhor um 8v do que um 16v e isso é fato. Na estrada se vc rodar de forma linear o 16v é mais econômico. No 16v cheguei a fazer 15km/l mas no 8v não passo de 12,5 km/l

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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por vitor hugo » 04 Fev 2016, 15:06

Galera, alguém tem os gráficos de torque do 2.0 16v?
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Re: Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por matheusfael » 22 Fev 2016, 23:00

senhores,

tenho VCD 97 2.0 16V AT, e na minha opinião 60% o problema é aquela pecinha que fica atrás do volante ( MOTORISTA ), ja sai junto com o HB20 1.6 e deixei ele comendo poeira, ficamos lado a lado por um bom tempo ate deixar ele no pó, apenas arranquei com o SPORT ligado, e fui pisando pra que a hora que ele aumentasse a marcha eu pisava de volta pra ele reduzi, então não acho que é mais fraco que o 8V, além do mais, se você tem um carro desse em uma estrada que não pode passar de 110 km/h, liga o piloto automático e relaxa.

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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por erikyfabri » 10 Set 2016, 10:09

Eu tenho um vectra 2.2 8v com a transmissão f23, até os 190kmh ele chega bem rápido tendo um desempenho muito satisfatório, porém fica trabalhando com o giro muito alto nessas velocidades, o 16v trabalha em altas velocidades com mais alivio por ter uma admissão superior.

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Vectra B - 2.0 16v vs 2.2 16v

por Genésio » 18 Set 2017, 11:22

ednilsonfaria escreveu:Fuente del Mensaje Vou falar por experiência própria.Tive um VCD 16V 97, um Astra 16V e agora outro Astra Advantage flex. Sem sombra de duvidas para mim a condução de um 8v de uma forma geral é mais prazerosa. Se analisarmos nas estradas brasileiras (as melhores que são pedagiadas) a velocidade máxima é de 110 km/h e você tem que tomar cuidado com radares escondidos e colocados em trechos de declive onde naturalmente o carro embala. Portanto sentir um 16V em sua plenitude é difícil e é até perigoso pois rodar acima de 120 km/h realmente , na minha opinião, é desnecessário, perigoso além de consumir mais combustível. O 8v arranca muito bem e atinge 110km/h rápido, sobe aclives e serras com acelerador lá em cima coisa que no 16v para ter a mesma performance tem que pisar fundo, o motor grita e haja gasolina. A manutenção dos 16v é mais custosa e sem contar que na hora de revender é uma dificuldade terrível. Os 8v são muito mais vendáveis até por uma razão óbvia devido ao menor custo de manutenção. Os lojistas negociam muito melhor um 8v do que um 16v e isso é fato. Na estrada se vc rodar de forma linear o 16v é mais econômico. No 16v cheguei a fazer 15km/l mas no 8v não passo de 12,5 km/l

Há quase um ano, sou (primeira vez) proprietário de um Vectra 2.2 Gls 8v, ano 98/99. Sempre faço as médias de consumo e posso afirmar categoricamente que ele faz entre 7.2 e 8km/l na cidade. Já na estrada, varia entre 12.8 e 14.1, conforme as circunstâncias.

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