Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

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Luis Felipe
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luis Felipe » 25 Dez 2017, 19:18

Luis Felipe escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Luis Felipe escreveu:Fuente del Mensaje sim, mais lenta que o normal, a rele 1º estágio oscila armando e desarmando numa velocidade tão rápida que parece uma válvula de cabeçote trabalhando. nem precisa falar em a/c pois o problema primeiro tem a ver com temperatura pois mesmo ligando o a/c acontece igual. não tem cebolão é um 2.2 8v 98/98. justamente o rele não está recebendo o negativo que vem do pino 23 da central essa corrente fica oscilando. o mais estranho é que quando desliga o carro, após alguns segundos a rele recebe negativo normalmente e a ventoinha trabalha normalmente até resfriar. muito estranho tudo isso.


Ok, então o seu carro usa o sensor da temperatura da água para central para armar as ventoinhas. Neste caso, possa ser um mau contato simples ou um problema grande da central. Antes de mexer em tudo, eu diria que você precisa verificar as tomadas dele, desconectar todas, jogar um DW40 e remontar, as vezes o simples fato de desmontar e montar já pode acertar, ao colocar WD40 ajudará mais ainda. A primeira a ser retirada é esta retangular que fica atrás do servo freio, ela trás os fios da central para este lado. Depois tem as tomadas tipo um cachimbo atrás da bateria e mais uma igual este cachimbo lá na frente da bateria por baixo e tem a tomada que prende os cabos na central que fica embaixo da proteção plastica do motor, bem ali no lado direito.

Se houver problemas em uma desta, 99% será nesta retangular atrás do servo freio. Para desconectar esta peça, ela tem duas travinhas que podem ser quebradas ou com jeito liberar ela para puxar esta parte vermelha para cima e ela soltar, se quebrar as travinhas, não vai atrapalhar em nada para remontar. Faça este direto nesta tomada, se não der certo, vá para a tomada da central e sempre com DW40, não use outro e nem use muito. Se nada disso der certo, ai sim pode ser um problema da central ou algum ouro curto interferindo no sensor.

Ok Almeidão, farei esta revisão e depois posto os resultados, muito obrigado

boa tarde Almeidão, após vários testes foi constatado que o módulo estava com a saída 23 queimada e por isso não enviava o sinal negativo para a relé, após conserto tudo funcionando normalmente, mas a dor de cabeça foi grande, agradeço a ajuda.

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[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Robisoncassel72 » 26 Dez 2017, 21:23

Boa Noite pessoal, aproveitando o tópico. Tenho um Vectra 2.0 97/98, acabei de trocar o cebolão, resolvi um problema, mas, acho que encontrei outro. Andei 2 km normalmente e a temperatura chegou a 90 graus, acionou a ventoinha com quase 100 graus. Sou inexperiente nisso. é normal ou tem algo errado ? Obrigado.

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Dez 2017, 11:26

Bem, ainda não dá pra dizer o que está causando isso, mas acionar ventoinha quase nos 100º com certeza está errado!

Qual cebolão foi colocado? Precisa ver qual é a temperatura de acionamento dele.

Dá uma lida nas postagens anteriores que você vai ter mais informações pra poder comparar com o que está acontecendo no seu carro.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Arquiteto » 05 Jan 2018, 00:29

bem provavel cebolão com faixa de temperatura errada
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por diegoemmanuell » 12 Abr 2018, 17:36

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje bem provavel cebolão com faixa de temperatura errada

Aproveitando o gancho..

O meu é um vectra 99 GLS com ar condicionado... vez ou outra ele passa dos 90 graus quando o ar está ligado na cidade e em estrada, com o ar ligado ele passa dos 90 graus e sem o ar ligado, se eu pisar mais um pouco no acelerador, ele passa também.

O que devo considerar para agir? Pensei em trocar o cebolão,. porém tenho uma duvida.. esta versão do meu carro, são quantos sensores?
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por Almeidão » 12 Abr 2018, 17:53

Não é cebolão, se o sensor de temperatura tiver normal, o problema é a circulação da água pelo radiador e a hipótese principal é que ele esteja já no CTI. Há uma pequena possibilidade de ter a termostática errada ou travada deixando a passagem menor, mas é bem pequena esta possibilidade.

Trocar o cebolão não mudará nada nas estradas, mas se você arrumar o carro, digamos que comprando um radiador novo, ai vale apenas investir em um cebolão correto também.

Uma péssima notícia, se o radiador tiver ruim, ele não tem conserto e quem diz que sim, é um enganador e um deste novo tem que ser do Vectra e palheta, não tubo
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por diegoemmanuell » 12 Abr 2018, 23:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não é cebolão, se o sensor de temperatura tiver normal, o problema é a circulação da água pelo radiador e a hipótese principal é que ele esteja já no CTI. Há uma pequena possibilidade de ter a termostática errada ou travada deixando a passagem menor, mas é bem pequena esta possibilidade.

Trocar o cebolão não mudará nada nas estradas, mas se você arrumar o carro, digamos que comprando um radiador novo, ai vale apenas investir em um cebolão correto também.

Uma péssima notícia, se o radiador tiver ruim, ele não tem conserto e quem diz que sim, é um enganador e um deste novo tem que ser do Vectra e palheta, não tubo

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por Almeidão » 13 Abr 2018, 08:49

Só completando, primeira coisa a fazer será tirar a termostática e andar umas duas semanas sem ela e comparar a temperatura depois dele quente. Se não mudar nada, o defeito com certeza será o radiador, se mudar e baixar mantendo nas rodovias entre 80 a 84 graus, o defeito é a termostática. Lembrando que não devemos andar sem ela por muito tempo e pode andar em teste duas semanas sem problemas e a melhor que tem para o Vectra é a MTE 211-82 se for 8V.
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por Ju_Bueno » 13 Abr 2018, 09:00

O seu carro sendo ano/modelo 99 já não tem cebolão - tem o sensor ali próximo do bico onde vai a termostática.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por gvbaboza » 29 Abr 2018, 19:24

gvbaboza escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal boa noite, aproveitando o tópico gostaria de uma luz ( se possível ) com o meu problema.

1) PROBLEMA = Tenho um Vectra Milenium 2.2 8v 2001, o que acontece é que acredito que ele está funcionando somente o segundo estágio da ventoinha, vi muitos tópicos falando sobre cebolão e sensor de temperatura, porém até aonde eu sei os Vectras a partir do modelo 2000 já não tem cebolão, eles acionam a ventoinha somente pela leitura do sensor de temperatura da água. O meu carro está acionando a ventoinha somente com 95 graus, acredito que ele esteja com a válvula termostática pois esquenta bem rápido, após a ventoinha acionar com 95 graus ele abaixa até os 89 e depois desliga, repetindo a sequência depois de alcançar os 95 graus novamente. Outra coisa é que quando desligo o contato a ventoinha para de funcionar imediatamente. :47:

2) O QUE EU FIZ = Pesquisando um pouco descobri que quando desligamos o sensor de temperatura a ventoinha dispara o segundo estágio direto, fiz este teste para comparar as velocidades de quando aciona automaticamente e quando o conector está desligado, e as velocidades são as mesmas. Depois esperei o carro esquentar e acionar a ventoinha e troquei os relés do primeiro e segundo estágio um pelo outro, supondo que o relé do primeiro estágio estivesse queimado, quando eu o colocasse, o segundo estágio que já estava disparado pela temperatura não iria funcionar, mas funcionou, então concluí que ambos os relés estão ok. Também notei que o conector do sensor de temperatura havia sido trocado e fizeram uma emenda bem ruim, refiz a emenda mas em nada influenciou. :23:

3) PERGUNTA = Supondo que o segundo estágio seja ligado num positivo pós chave, ao desligar o carro ele desliga, porém acredito que o primeiro estágio seja direto, existe algum fusível para acionamento do primeiro e segundo estágio da ventoinha? se sim, como posso identificá-lo? :47:

Desde já muito obrigado! :88:


Fala pessoal beleza,

Estou retomando o assunto acima e postando os resultados e a solução que encontrei, desculpem a demora, mas pouco tempo depois de escrever o texto acima, um "ser humano" parou um Gol G3 desengatado só com o freio de mão puxado numa descida onde meu Vectra estava mais abaixo, bom o Gol acabou com a traseira do meu Vectra, o cara não quis pagar, eu banquei o reparo e acionei o Pequenas Causas, dai o cara morreu num acidente de moto, só que o carro está em nome de outra pessoa que não sabia de nada e por ai vai..... rs

Bom, exatamente no dia de hoje quando estava dando um ultimo talento no Vectrão pois resolvi vender ele e vou entregar para o comprador amanhã, fui fechar o capô e as ventoinhas acionaram com o carro desligado pela primeira vez... achei que fosse coincidência, então resolvi abrir o capô novamente, mas tinha quase certeza de que não havia ligação de uma coisa com a outra, pois assim que eu abri o capô a ventoinha parou, com cara de idiota fiquei abrindo e fechando o capô não querendo acreditar no que estava acontecendo, até que vi uma faísca saindo exatamente do trinco do capô.

Bom já faziam alguns meses que eu tinha trocado o sensor de temperatura, mangueiras, fluído, fusíveis queimados e testado os relés, melhorou um pouco, mas em dias de sol extremo a temperatura ainda teimava em ir aos 95/98 graus e só funcionava o segundo estágio, acabei me acostumando com isso...

Com o episódio do capô descrito acima, finalmente resolvi o problema, e o que acontecia era o seguinte: no meu Vectra os fios que ligam a ventoinha da frente (a que fica atrás do parachoque) estavam passando por baixo do trinco do capô, cada vez que ele era aberto ou fechado o fio era esmagado, são dois fios, acredito que um positivo e outro negativo, um deles já estava rompido e o outro desencapado, isolei o fio desencapado e fiz uma emenda no fio rompido, agora meu carro nem chega aos 90 graus, segundo o painel a ventoinha é acionada aos 88....

Acredito que este tempo todo eu estive andando com o carro e somente com uma ventoinha funcionando, como o primeiro estágio dela não dava conta sozinho, o carro aquecia até que o segundo estágio acionasse e assim por diante...

Bom, o novo dono do carro vai receber o carro melhor do que quando estava comigo, mas fico feliz de poder ter resolvido este problema, fiz questão de postar os resultados pois outros podem ter o mesmo problema que eu.

Bom feriado à todos e boa noite.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Cássio Coelho » 01 Mai 2018, 23:32

Pessoal a ventoinha de fora do meu vectra está encostando em alguma coisa quando dou a Re ou quando arranco mais rápido.. Causando um barulho grande e feio.. Qual será o defeito? No próprio ventilador ali? Será que afrouxou o suporte? Já aconteceu com alguém?
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa beeecho!

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 02 Mai 2018, 08:22

Cássio Coelho escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal a ventoinha de fora do meu vectra está encostando em alguma coisa quando dou a Re ou quando arranco mais rápido.. Causando um barulho grande e feio.. Qual será o defeito? No próprio ventilador ali? Será que afrouxou o suporte? Já aconteceu com alguém?


Provavelmente está encostando no tubo da direção hidráulica que passa em frente a ela para resfriar o óleo, este tudo tem os locais de encaixes que pode ter soltado. Mas para ter certeza e resolver o problema, é preciso tirar o para choques. Detalhe se for o tubo, corre o risco dele furar se não acertar.
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Urgente ventoinha bamba

por alex bernardinelli » 10 Mai 2018, 14:12

Ola pessoal preciso de uma ajuda urgente estou no trabalho cheguei aqui e ouvi barulho de algo abri o capo e a ventoinha parece estar solta fica balançando como se tivesse solta o motor dela roda mais ela fica bamba no eixo do motor dela sera q o parafuso q segura a helice caiu?? Alguem sabe como ela e presa ali

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 11 Mai 2018, 23:42

alex bernardinelli escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal preciso de uma ajuda urgente estou no trabalho cheguei aqui e ouvi barulho de algo abri o capo e a ventoinha parece estar solta fica balançando como se tivesse solta o motor dela roda mais ela fica bamba no eixo do motor dela sera q o parafuso q segura a helice caiu?? Alguem sabe como ela e presa ali


Vai depender muito que tipo ela seja. Umas são parafusadas, outras são com travas. Só desmontando mesmo para ver, se perdeu a trava só colocar outra, se quebrou por trás onde ela trava no eixo só colocando uma nova e na hora de comprar se não for com motor, precisas saber como ela é travada. Vectra mais comum é com trava.
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Henriarthur123
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Ventoinha vectra B 97

por Henriarthur123 » 28 Jun 2018, 20:25

A ventoinha so liga no segundo estagio e quando desligo o carro ela não ta ficando ligada alguem ja teve esse problema?

Almeidão
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Ventoinha vectra B 97

por Almeidão » 29 Jun 2018, 10:00

Tem muita coisa sobre isto no forum amigo, melhor dar uma pesquisada para não gastar errado, de imediato eu diria que o problema seja o cebolão, mas pode ser fusível e outras coisas mais. Se for o Cebolão posso adiantar aqui para você nçao comprar errado e piorar as coisas, únicos dois que servem no seu carro MTE 760 ou MTE 763.
Você pode testar se o cebolão tem problema soltando a tomada dele e fazendo um jump nos 3 fios deles, fazer os 3 de uma só vez com a chave desligada, se a ventoinha funcionar, é só trocar o cebolão e seguir a dica pela marca, mas não demore a fazer isto porque você pode perder o motor dele por falta de ventilação.

Mas, como já informei, da uma pesquisada ai que tem assunto para desmontar ela e remontar, caso o teste acima não der certo
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 29 Jun 2018, 10:42

Henriarthur123 escreveu:Fuente del Mensaje A ventoinha so liga no segundo estagio e quando desligo o carro ela não ta ficando ligada alguem ja teve esse problema?

Trouxe sua postagem para este tópico já existente sobre o assunto. Como o Almeidão disse, tem bastante informação e, se segue as dicas dele que não tem erro! Só ler o conteúdo deste tópico!
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Dúvida sobre as ventoinhas do Vectra 97.

por neidilson » 11 Jul 2018, 20:34

Boa noite. Estou com uma dúvida, tenho um Vectra Gls ano 97, o mesmo equipado com 2 cebolões. Minha dúvida é se as 2 ventoinhas ligam juntas na segunda velocidade. Por que andei reparando e percebi que no primeiro estágio as duas acionam simultaneamente. Porém na segundo estágio só liga a ventoinha do radiador, a do condensador não aciona. Queria saber de vcs que possuem o mesmo sistema do meu se é normal ou se tem alguma coisa errada.
Desde já meu muito obrigado.

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Dúvida sobre as ventoinhas do Vectra 97.

por chirola » 11 Jul 2018, 20:42

no meu cd e ao contrari pelomenos pelo que eu percibi liga u deo radiador seria a do lado de dentro no primero e no segundo liga as duas
se ligar o ar a do condensador liga direto nunca di muita atencao pq nunca tive problema de temperatura

neidilson
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por neidilson » 11 Jul 2018, 21:03

Por isso minha dúvida. Uns dizem que é normal, outros dizem que tem que ligar as duas em qualquer ocasião. Já o seu caso é diferente dos que já vi.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 12 Jul 2018, 11:31, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação

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