Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

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Ju_Bueno
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 12 Jul 2018, 11:30

O correto é funcionarem sempre em paralelo, independente do estágio. Há algo errado no seu sistema Neilson.
JULIANO -
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neidilson
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por neidilson » 12 Jul 2018, 16:13

Ok, obrigado pela ajuda.

Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 13 Jul 2018, 09:25

Veja se te ajuda esta informação:

O segundo estagio ligam as duas ventoinhas somente se o primeiro estagio do cebolão foi acionado e como o segundo estagio entra depois do primeiro, isto quer dizer que o primeiro foi acionado no cebolão se ele tiver bom. Se o primeiro estagio funciona as duas normais e no segundo somente uma, alguma coisa está em curto ou estragada, tipo relê etc.

Seguindo ainda a explicação, se o cebolão parar de acionar o primeiro estagio por queima, ele acionará somente o segundo e neste caso somente a ventoinha grande a interna e na alta velocidade. Isto é uma forma de tentar proteger os contatos por uns dias, isto mesmo por uns dias porque ele irá estragar com a insistência.

Fácil fazer este teste, faça um jump no primeiro relê que irá funcionar as duas ventoinhas na baixa, isto sem a chave ligada, agora faça um jump no terceiro relê que é o segundo estagio e ligue a ignição. Estando perfeito ali, irá funcionar as duas na alta. Agora vamos tirar o jump do primeiro estagio e simular que a parte do cebolão do primeiro estagio não esteja funcionando e ainda com a chave ligada, irá funcionar somente a de dentro em alta velocidade.

Para testar o cebolão, ele tem 3 fios, um o marrão é negativo, um deles sem ser o marrão e com chave desligada ao encostar na lata do carro acionarão as duas ventoinhas na baixa, outro dele encostando na lata com a chave ligada, irá funcionar somente a ventoinha interna na alta velocidade. Se encostar os dois na lata com a chave ligada, irão funcionar as duas na alta e assim é o correto. Lembrando que o jump será feito nos locais onde entram os pinos 86 e 87, se fizer certo não dará fogo.

Resumo geral, a ventoinha externa depende do primeiro estagio perfeito para funcionar, enquanto a de dentro não e estando normal as duas funcionam sempre juntas como os dois faróis e um carro carros.

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Luan377
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luan377 » 13 Jul 2018, 15:00

chirola escreveu:no meu cd e ao contrari pelomenos pelo que eu percibi liga u deo radiador seria a do lado de dentro no primero e no segundo liga as duas
se ligar o ar a do condensador liga direto nunca di muita atencao pq nunca tive problema de temperatura


Ligando o ar, o seu aciona a do condensador direto na alta?

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chirola
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 13 Jul 2018, 20:13

sim ligou o ar ela funciona direto a do condenasador

Luan377
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luan377 » 13 Jul 2018, 21:21

chirola escreveu:sim ligou o ar ela funciona direto a do condenasador
mas na velocidade baixa o na alta, se tiver direto na alta ta errado

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Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 16 Jul 2018, 16:51

Nada disto, as ventoinhas sempre funcionam junto, nunca esqueçam isto, se ligar o ar ligam as duas na baixa. Caso houver pressão na linha do sistema, entra a alta imediatamente ao ligar o ar ou caso tenham problema no pressostato. No Vectra 97 tem dois pressostatos, um grande e um pequeno que ficam atrás do radiador ou atrás da ventoinha grande, o pequeno é responsável pelo acionamento do segundo estágio da ventoinha pela pressão do gás, neste caso não precisa está o motor quente, basta ter aumentado a pressão. Por isto os Vectra com ar condicionado mesmo estando desligado porém com motor quente, ele acionam as duas ventoinhas para tirar a pressão do gás.
Um detalhe, quando estragou esta peça do meu carro, eu nunca mais consegui uma que desse jeito e devo ter comprado umas 4 pagando 100 ou acima disto, original não encontra. Ai tive que usar o Magyver para solucionar de uma forma a eliminar este sensor e ficou 10 vezes melhor..

Volto a confirmar, a alta velocidade não podem funcionar mais que 5 minutos sem descansar, se isto tiver acontecendo o sistema tem problemas, e se for temperatura é o cebolão, se for com o ar ligado, pose ser o pressostato.

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Emersbr » 01 Set 2018, 12:18

Opa blz meu Vectra apos dar partida nem esquenta a ventoinha já dispara e depois de desligar o carro ela fica ligado muito tempo
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Set 2018, 19:03, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 01 Set 2018, 22:58

se for cebolão, troque ele logo, lembre se que o seu carro usa MTE 763 ou MTE 760. Disparando frio é porque ele estragou, ficará assim por um tempo até não funcionar mais, ai sim você terá um problema
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Set 2018, 19:04, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
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1º e 2º estagio da ventoinha qual temperatura arma ambos?

por Fabio Mattos » 02 Set 2018, 22:17

Ola pessoal... tenho duvida e não sei qual temperatura arma o primeiro e segundo estagio... eu comprei um challenge 2002... e o ponteiro de temperatura não subia no painel... ai olhei e vi que o conector estava fora do sensor... coloquei e voltou a funcionar.... Contudo agora o carro quando chega acho que 90 graus ela liga e a temperatura fica por ai mesmo no meio do leitor de temperatura.... Minha duvida é sera que ele ta ligando so no segundo estagio...?

Como e em quais condições o carro funciona o 1º e 2º estagio da ventoinha....

Obrigado.
Off Topic

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1º e 2º estagio da ventoinha qual temperatura arma ambos?

por Almeidão » 03 Set 2018, 09:07

O segundo estágio funciona somente se o ar tiver ligado e sempre por pouquíssimo tempo quando a temperatura chega perto dos 95 no painel, seria um pouquinho acima do meio. Para isto tinha que ser dentro da cidade e em trânsitos lentos, acredito que no máximo ele funcionaria uns 4 minutos e voltaria a desligar, ligando somente se subir outra vez. Em rodovias ele entraria somente em serras ingrimes e lenta e longas, fora isto não ligam nunca.
O sensor original arma ali perto dos 90 mesmo, mas observe se as ventoinhas ficam armadas um bom tempo, caso contrário troque ele. Eu neste caso prefiro o MTE 4051
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 03 Set 2018, 11:52

Lembrando que não pode ficar com o ponteiro fixo. Ao ligar a ventoinha, a temperatura abaixa e o ponteiro deve acusar essa oscilação.
JULIANO -
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por jonas caruso » 09 Out 2018, 18:50

Bom pessoal postei no topico sobre temperatura, mas como vi aqui assunto relacionado que é são as ventoinhas coloco aqui tbm e se a moderação achar melhor pode apagar.

O problema é o seguinte:
O carro tava normal ai do nada notei que ele passou dos 90º no painel. Estava com o ar condicionado ligado.
Normalmente quando ligo o ar ele demora pra subir a temperatura pq as duas ventoinhas atuam ao mesmo tempo.
Como subiu eu abri o capô e vi que a ventoinha do radiador estava desligada, estando ligada apenas a do ar condicionado.

O curioso é que ao desligar o carro a ventoinha do radiador voltou a funcionar e ficou ligada ate a temperatura baixar, como de costume.

Liguei o carro e a ventoinha funcionou normal. Andei por uns 20 minutos e então liguei o ar condicionado.
A temperatura reduziu um pouco e após uns 10 minutos notei um som mais forte vindo das ventoinhas como se a do ar estivesse trabalhando forçada.
A temperatura voltou a subir e passou dos 93º. Como ja estava chegando em casa desliguei o ar condicionado, o que fez a ventoinha do ar parar tbm.
O ponteiro subiu mais e eu desliguei antes de dar problemas.
Ao desligar o carro, a ventoinha do radiador ligou novamente até o carro esfriar, como de costume.
Vá de Vectra!
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 10 Out 2018, 09:07

Está meio confuso sua explicação, esqueça o ar condicionado no momento.
Qual o correto ano do seu carro?
Sem ar ligado, as duas ventoinhas funcionam quando o carro aquece? Ou funciona somente a de dentro?
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As 2 ventoinhas do vectra, duvida....

por Fabio Mattos » 14 Out 2018, 00:31

ola pessoal... eu tinha um Monza com ar condicionado antes de pegar o Vectra.... e ele era muito difícil ligar ... pois motor 8v... so ligava quando o ar ligava ou quando necessitava resfriamento do motor... agora a historia mudou... estou com o challenge 16v.... ele liga sem doh... pra resfriar... mas notei... que há 2 ventoinhas uma no meio grande e outra do lado direito um pouco menor... acho que a maior é do motor... e a outra é do ar condicionado... estou certo?
Gostaria de saber se a da direita so liga com o ar condicionado ligado... ou se ela pode ligar também ... junto com a maior.... espero não ter ficado confuso... ?

obrigado. :-D

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 14 Out 2018, 11:55

Fabio, trouxe sua postagem para este tópico já existente sobre o assunto. Dá uma lidinha em uma ou duas páginas atrás que encontrará a resposta das suas dúvidas.
JULIANO -
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 14 Out 2018, 13:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Está meio confuso sua explicação, esqueça o ar condicionado no momento.
Qual o correto ano do seu carro?
Sem ar ligado, as duas ventoinhas funcionam quando o carro aquece? Ou funciona somente a de dentro?


Sempre funcionam juntas, Ao sair com o carro em transito pesado de centro de cidade sem o ar ligado ao atingir a temperatura de painel mais ou menos 90º as duas são acionadas em baixa velocidade e desligam ao baixar a temperatura de painel entre 83 a 85º. Ao ligar o ar as duas ligam automaticamente e caso o motor aquecer acima de 92 a 93º de painel, entram o segundo estagio em alta velocidade por uns 3 a 5 minutos e sempre nas duas também em alta.

Este segundo estágio nunca entra com o ar desligado se o sistema tiver correto. Se funcionar só a de dentro em alta mesmo sem ar ligado, é porque o sensor para o primeiro estágio estragou. Lembrando que mesmo se estragar o sensor do primeiro estágio, ao ligar o ar ligam as duas.

Fica de olho, nunca pode passar dos 93º a 95º de painel, se isto acontecer, é porque algo está errado.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por jonas caruso » 15 Out 2018, 21:22

Desculpe a demora Almeidão. Fim de ano chegado e o trabalho so acumula.
Voltado ao problema.
-Vectra ano 2001(milenium).
-Sim as duas ventoinhas funcionam mesmo com o ar desligado. Estão ligando por volta dos 86º, porém mesmo assim o carro sobre até uns 89º e então baixa pra 82º e sobe de novo.
-Com o ar ligado as ventoinhas ja entram com menos de 80º só que a temperatura ta subindo até os 90º.
Hoje evitei ligar o ar e a temperatura ficava naquela faixa de 82º-89º. Pisei um pouco mais em marcha mais lenta, a temperatura subiu pra 91º e cravou, não desceu mais, mesmo com a ventoinha se esguelando até onde não podia mais. Ta até com um som estranho.
Desliguei o carro e levou quase 10 min com a ventoinha ligada pra resfriar ele.

Voce falou que é aceitável até 93º/95º, mas ele nunca foi tão alto, mesmo com carro parado no calor da cidade.
As mangueiras não parecem estufadas. Uso aditivo bardhal, o vermelhinho, como o forum me ensinou. Radiador tem cerca de dois anos de idade.
A ventoinha do A/C não é original, foi trocada e por sinal não é exatamente do tamanho do suporte, porém ja ta nele ha mais de um ano e não apresentou problemas.

O que ta me deixando grilado é que nunca ficou cravando no 90º sem baixar e nem fazia um barulho tão estranho.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 16 Out 2018, 15:43, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
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por Almeidão » Ontem, 09:55

jonas caruso escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Está meio confuso sua explicação, esqueça o ar condicionado no momento.
Qual o correto ano do seu carro?
Sem ar ligado, as duas ventoinhas funcionam quando o carro aquece? Ou funciona somente a de dentro?


Sempre funcionam juntas, Ao sair com o carro em transito pesado de centro de cidade sem o ar ligado ao atingir a temperatura de painel mais ou menos 90º as duas são acionadas em baixa velocidade e desligam ao baixar a temperatura de painel entre 83 a 85º. Ao ligar o ar as duas ligam automaticamente e caso o motor aquecer acima de 92 a 93º de painel, entram o segundo estagio em alta velocidade por uns 3 a 5 minutos e sempre nas duas também em alta.

Este segundo estágio nunca entra com o ar desligado se o sistema tiver correto. Se funcionar só a de dentro em alta mesmo sem ar ligado, é porque o sensor para o primeiro estágio estragou. Lembrando que mesmo se estragar o sensor do primeiro estágio, ao ligar o ar ligam as duas.

Fica de olho, nunca pode passar dos 93º a 95º de painel, se isto acontecer, é porque algo está errado.


Desculpe a demora Almeidão. Fim de ano chegado e o trabalho so acumula.
Voltado ao problema.
-Vectra ano 2001(milenium).
-Sim as duas ventoinhas funcionam mesmo com o ar desligado. Estão ligando por volta dos 86º, porém mesmo assim o carro sobre até uns 89º e então baixa pra 82º e sobe de novo.
-Com o ar ligado as ventoinhas ja entram com menos de 80º só que a temperatura ta subindo até os 90º.
Hoje evitei ligar o ar e a temperatura ficava naquela faixa de 82º-89º. Pisei um pouco mais em marcha mais lenta, a temperatura subiu pra 91º e cravou, não desceu mais, mesmo com a ventoinha se esguelando até onde não podia mais. Ta até com um som estranho.
Desliguei o carro e levou quase 10 min com a ventoinha ligada pra resfriar ele.

Voce falou que é aceitável até 93º/95º, mas ele nunca foi tão alto, mesmo com carro parado no calor da cidade.
As mangueiras não parecem estufadas. Uso aditivo bardhal, o vermelhinho, como o forum me ensinou. Radiador tem cerca de dois anos de idade.
A ventoinha do A/C não é original, foi trocada e por sinal não é exatamente do tamanho do suporte, porém ja ta nele ha mais de um ano e não apresentou problemas.

O que ta me deixando grilado é que nunca ficou cravando no 90º sem baixar e nem fazia um barulho tão estranho.

Sobre o Aditivo, é um bom aditivo e você lendo aqui achou que seria o ideal, mas não que o forum tenha te ensinado, porque eu mesmo prefiro outra marca e indicaria o outro e não quer dizer que isto seja o problema do seu carro.
Sobre a ventoinha, sim pode usar de outro carro, são muitos parecidas e não seria este o problema, eu prefiro usar uma de outro carro e com maior quantidade de hélice possível, se não me engano a minha tem 7 a 8.

Será que o sensor de temperatura do seu carro não esteja barrando algo? Digamos que esteja mais alta que o normal e mostrando menos? Ou ser que ele não seja o problema?
Sobre o ar condicionado: Ligou o ar e elas já ligam e com certeza andando em transito pesado elas não darão conta e a temperatura irá subir e por isto que tem o segundo estagio que não pode funcionar direto, ele entra e funciona o suficiente para baixar a temperatura e seguirão as duas juntas outra vez na baixa. Na logica isto não ocorre nas rodovias que deve manter a temperatura em 82 a 3 no máximo em baixadas e não importa a velocidade desde que estejam acima de 60.

Qual a temperatura dele em rodovias sem ar ligado? Isto em baixadas por favor
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