O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CFuncionamento cambio automático

15 mensagens   •   Página 1 de 1
sgtleon
Member
Member
Nome Completo: uzires leon ribeiro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Funcionamento cambio automático

por sgtleon » 28 Jul 2014, 22:09

Galera é normal, geralmente com o carro frio, na saida numa subida, ao tirar o pé do freio, com o cambio em D, o carro ir para tras, demorando um pouco pra engatar a marcha?

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Funcionamento cambio automático

por Thiago Menezes » 29 Jul 2014, 08:56

sgtleon escreveu:Galera é normal, geralmente com o carro frio, na saida numa subida, ao tirar o pé do freio, com o cambio em D, o carro ir para tras, demorando um pouco pra engatar a marcha?

Não só apenas no frio em qualquer situação que o câmbio desengate na hora da parada. Quando você realiza parada seja ela na subida, decida, reta seu câmbio desengata para melhorar seu consumo (que não ajuda tanto assim), daí quando você vai sair precisa deixar o carro engatar primeiro para acelerar se não você da tranco no câmbio.

O que eu faço em grandes ladeira e chegar com o carro bem lentamente dando leves ''catucadas no freio'' dessa forma a hora que ele parar, o carro vai ficar engrenado, tipo como se você estivesse andando bem lentamente? Daí ele vai parar pelo fato de ter aceleração e de ser subida dai você nem precisa ficar com o pé no freio, como se fosse um carro manual e você controlando acelerador e embreagem para o carro não voltar entende?

Não tem problema ele voltar, o problema é você de imediato acelerar para não deixar voltar ele vai dar tranco, se não der para fazer o que eu disse acima, pare puxe o freio de mão e acelere e saia assim o carro não volta e você não da tranco no câmbio.

Abraços.
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 29 Jul 2014, 10:02, em um total de 1 vez.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2014, 09:19

Pode ficar tranquilo que é normal.

Esse comentário de que o carro com câmbio automático não volta em ladeira é folclore, principalmente os carros que tem função Neutro no câmbio automático. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 29 Jul 2014, 10:06

Alcir Andreoni escreveu:Pode ficar tranquilo que é normal.

Esse comentário de que o carro com câmbio automático não volta em ladeira é folclore, principalmente os carros que tem função Neutro no câmbio automático. :88:

Tiozão, depende se você chegar na ladeira e não deixar o carro parar completamente lascando o pé no freio, fazendo como eu disse o carro vai chegar em um momento que vai parar e você nem precisa acelerar e nem freia que ele fica estabilizado, daí só acelerar que ele vai sair sem desengatar, mas torno a repetir isso sem parar o carro completamente até ele estabiliza, canso de fazer isso na travessia aqui da empresa na ladeira, como tem trânsito e não tem sinal eu venho devagarinho e quase parando ele já para estabilizado sem desengatar, daí nem preciso ficar com o pé no freio até porque o carro está parado, daí só acelerar aí sim posso tolar o pé pois ele está engatado.

Abraços.
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2014, 10:11

thiago.onacto escreveu:

Tiozão, depende se você chegar na ladeira e não deixar o carro parar completamente lascando o pé no freio, fazendo como eu disse o carro vai chegar em um momento que vai parar e você nem precisa acelerar e nem freia que ele fica estabilizado, daí só acelerar que ele vai sair sem desengatar, mas torno a repetir isso sem parar o carro completamente até ele estabiliza, canso de fazer isso na travessia aqui da empresa na ladeira, como tem trânsito e não tem sinal eu venho devagarinho e quase parando ele já para estabilizado sem desengatar, daí nem preciso ficar com o pé no freio até porque o carro está parado, daí só acelerar aí sim posso tolar o pé pois ele está engatado.

Abraços.

Mas você percebeu que está utilizando o câmbio de forma "um pouco" diferente do que el foi projetado? :47:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 29 Jul 2014, 11:22

A meu ver tiozão, não estou não, até porque não está ocorrendo nada demais apenas é como se o câmbio não existisse o neutro e o carro ficasse engatado o tempo todo, porém com uma diferença sem forçar o carro para andar, até porque é uma questão de física o carro pesado com pouco movimento x subida ''ingrime'' ele tende a ir quase que parando completamente, porém o câmbio não entende isso até porque não pisei no freio totalmente para parar dessa forma não tem lógica ele desengatar, é como se eu estivesse subindo bem lentamente, mas isso é um caso isolado é apenas uma dica que nem eu mesmo utilizo sempre, pois as vezes preciso parar mesmo, o certo mesmo e o carro voltar um pouco e aí sim deixar engatar para acelerar, eu já dei cada porrada no carro antes quando comprei pois não sabia disso, mas a gente vai pegando as manhãs de dirigir melhor e essa dica é uma coisa que funciona bem e não prejudica o câmbio.
Imagem

Imagem

sgtleon
Member
Member

por sgtleon » 29 Jul 2014, 13:37

thiago.onacto escreveu:
sgtleon escreveu:Galera é normal, geralmente com o carro frio, na saida numa subida, ao tirar o pé do freio, com o cambio em D, o carro ir para tras, demorando um pouco pra engatar a marcha?

Não só apenas no frio em qualquer situação que o câmbio desengate na hora da parada. Quando você realiza parada seja ela na subida, decida, reta seu câmbio desengata para melhorar seu consumo (que não ajuda tanto assim), daí quando você vai sair precisa deixar o carro engatar primeiro para acelerar se não você da tranco no câmbio.

O que eu faço em grandes ladeira e chegar com o carro bem lentamente dando leves ''catucadas no freio'' dessa forma a hora que ele parar, o carro vai ficar engrenado, tipo como se você estivesse andando bem lentamente? Daí ele vai parar pelo fato de ter aceleração e de ser subida dai você nem precisa ficar com o pé no freio, como se fosse um carro manual e você controlando acelerador e embreagem para o carro não voltar entende?

Não tem problema ele voltar, o problema é você de imediato acelerar para não deixar voltar ele vai dar tranco, se não der para fazer o que eu disse acima, pare puxe o freio de mão e acelere e saia assim o carro não volta e você não da tranco no câmbio.

obrigado

Abraços.

sgtleon
Member
Member

por sgtleon » 29 Jul 2014, 13:38

Valeu

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 29 Jul 2014, 16:10

O Meu CD nao volta. Mas ele nao tem a funcao neutro.

Ja o GT volta pela funcao neutro.

Reparei asism que comprei o GT e jurava que era defeito. Perguntei ao mecanico e ele me explicou ser normal! :38:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2014, 16:16

Paty1521 escreveu:O Meu CD nao volta. Mas ele nao tem a funcao neutro.

Reparei asism que comprei o GT e jurava que era defeito. Perguntei ao mecanico e ele me explicou ser normal! :38:

Quando eu comprei meu VCD 01 minha mulher parou numa ladeira e o carro não voltou, aí ela soltou "Era isso que eu estava procurando!" :38: :38: :38: :38:
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 29 Jul 2014, 16:59

Dizem que foi criado para para evitar desgaste dos componentes internos pois o carro no D mesmo parado, ele fica forçando. Outros dizem que foi criado para diminuir o consumo do combustível.
Sinceramente? É um item que se eu pudesse eu desabilitava, tem hora que enche o saco, parece que não lhe dá segurança dependendo da ladeira, e dependendo da ladeira da um tranquinho que me incomoda um pouco.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 29 Jul 2014, 17:07

mdemarquinho escreveu:Dizem que foi criado para para evitar desgaste dos componentes internos pois o carro no D mesmo parado, ele fica forçando. Outros dizem que foi criado para diminuir o consumo do combustível.
Sinceramente? É um item que se eu pudesse eu desabilitava, tem hora que enche o saco, parece que não lhe dá segurança dependendo da ladeira, e dependendo da ladeira da um tranquinho que me incomoda um pouco.

Foi como eu disse anteriormente, a dica que eu dei é boa assim não da tranco em nada e você pode arrancar rápido se quiser já que o câmbio vai está engrenado ainda :88:
Imagem

Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 29 Jul 2014, 17:41

Alcir Andreoni escreveu:
Paty1521 escreveu:O Meu CD nao volta. Mas ele nao tem a funcao neutro.

Quando eu comprei meu VCD 01 minha mulher parou numa ladeira e o carro não voltou, aí ela soltou "Era isso que eu estava procurando!" :38: :38: :38: :38:

Acho que se esse foi o unico que ela gostou, melhor comprar outro e levar ela pro nacional hahahah :38:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 29 Jul 2014, 17:42

Paty1521 escreveu:Acho que se esse foi o unico que ela gostou, melhor comprar outro e levar ela pro nacional hahahah :38:

Hoje ela fala que sente saudade do Elegance!

Pode isso Arnaldo? :38:
Imagem

sigma
Member
Member
Nome Completo: Rodrigo T.

por sigma » 29 Jul 2014, 20:41