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Vectra CProblema com temperatura - Vectra C

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Ju_Bueno
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Problema com temperatura - Vectra C

por Ju_Bueno » 08 Mai 2018, 10:55

Já trocou bomba d'água?
O radiador está com as galerias da colmeia sem entupimento?
JULIANO -
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Rigger+
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Problema com temperatura - Vectra C

por Rigger+ » 10 Mai 2018, 02:15

PINHEIROS LTDA escreveu:Fuente del Mensaje E a bomba d água, em que condições ela se encontra, tá em dia?
Conferiu se o rotor (plástico) da bomba nao destacou do eixo?

eu troquei a bomba de agua
a unica coisa que troquei ainda foi o sensor de temperatura mas a ventoinha arma e desarma normalmente
fiz de novo o cabecote e continua o problema
ja nao sei mas o que fazer

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Problema com temperatura - Vectra C

por Tiagomos1 » 10 Mai 2018, 07:22

Olha, provavelmente tem algo restringindo o fluxo da água. O mais provável é o radiador. Sei que vc reparou ele, mas só isso não adianta. A parte de alumínio, com o tempo, vai acumulando detritos e oxidação e vai fechando os dutos. Assim, ele começa a deixar passar menos água. Aí você troca tudo no carro e ele ferve.

A segunda causa, essa mais difícil, é que alguma galeria de água dentro do motor está entupida. O que também restringe o fluxo de água e fãs ferver.

Mas o radiador é o mais provável

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Problema com temperatura - Vectra C

por Bruno Braga » 15 Mai 2018, 02:19

Caro Pedro Josino, teve a resolução do problema ? Estou passando por um problema semelhante, troquei a termostática original wahler e o problema continua o mesmo.
Neste post do Vectra clube tem muitas respostas , inclusive meu relato quanto aos sintomas do meu carro semelhantes ao seu.


viewtopic.php?f=46&t=2493&p=189106&sid=8a32744c66b184ef01a9082dd4cf934c#p189106

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Problema com temperatura - Vectra C

por danilofugi » 15 Mar 2019, 19:51

Amigos
depois de ler várias páginas venho trazer um enigma aqui pra vcs.
Caso: Vectra Elite 2.4 16v
Está com a bomba d'água nova 1000km
correia dentada nova, com tensor e rolamentos novos
bomba de óleo nova
Válvula termostática nova (não sei a temperatura de abertura- nem sabia que tinha diferença, custou R$115,00)
troquei o reservatorio pra testar (e nada).
A temperatura com o carro ligado, nunca ultrapassa o meio, ou melhor, chega a uns 3mm do meio e volta, (ventoinha liga normalmente aos 102C°.
Enigma: quando ando uns 10km e desligo o carro, ao ligar após 1 minuto mais ou menos a temperatura está marcando 3/4 quase próximo ao vermelho (116C° medido no scaner OBD2 bluetooth), o fluído não está fervendo e nem vazando, a tampa é original e nova. Ao religar o vectra em 10segundos a temperatura já está abaixo do meio, se andar então, desce muito mais, chegando a 1/4. Já substituí o sensor de temperatura.
Só não troquei o painel o resto já foi tudo.
alguém tem alguma dica? sugestão?
obrigado

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Problema com temperatura - Vectra C

por Ju_Bueno » 17 Mar 2019, 11:36

Acho que não tem nada errado aí. Noto algo parecido no Astra, embora o ponteiro mal passe do meio nessas situações ao invés de ir a 3/4. Acontece o seguinte:

Você está andando com o carro, estaciona e desliga o motor. Se isso aconteceu antes de a ventoinha ligar e refrigerar a água, ou assim que ela liga e já desligamos a chave, a água está na temperatura que precisa de resfriamento. Desligando o motor o líquido pára de circular e não ocorre a troca de calor. Como o motor está bem quente, a água parada ali ainda tem um aumento de temperatura. Se o motor esfria, a água também esfria e tudo ok! Mas se voltar a ligar a chave em poucos minutos, o sensor que fica ali no bico da válvula termostática capta esse aquecimento a mais da água parada, dá o sinal para a ventoinha e ela liga, normalmente até no segundo estágio.

    Se não dermos a partida novamente, a ventoinha ficará ligada por um bom tempo pois ela está resfriando diretamente a água no radiador, que é claro será refrigerada. Mas como o sensor está lá perto do cabeçote, onde tem água parada e bem quente, as ventoinhas continuarão ligadas.

    Se dermos a partida - assim como você relata - a água volta a circular, ocorre rapidamente a troca de calor e a água que estava no radiador - um pouco mais fresca - chega até onde está o sensor e ele aponta essa queda da temperatura desligando as ventoinhas.

Nessa situação não há o risco de queima de junta de cabeçote, por exemplo. Porém, se vc tem alguns minutinhos pra esperar ocorrer a refrigeração antes de parar o motor, isso é legal. Você reduz essa oscilação maior de temperatura o que, a um longo prazo creio que será positivo para o motor. Eu sempre faço isso qdo chego em casa e as ventoinhas estão para ligar ou acabaram de ligar - espero a troca de calor acontecer e assim que elas desligam, eu desligo o motor.
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Problema com temperatura - Vectra C

por Almeidão » 18 Mar 2019, 09:23

Ao desligar o carro quando quente e que tem um motor mais quente do que onde está o sensor recebendo a água que circula e lhe mostrando, você cortou a refrigeração dele e sendo assim a temperatura real será mostrado neste momento. Por este motivo que devemos cuidar dela, veja que estando normal ela vai lá em cima ao desligar, logicamente estando mais alta ao desligar pode subir demais e é neste momento que a junta queima. Estando normal, o motor estará defendido ao ser desligado, embora eu quando arma o segundo estágio eu não desligo o motor até que ela começa baixar, já no primeiro estágio ligado eu desligo normalmente, porem temperatura do meu carro é normal de verdade. Detalhe, caminhão chegar de viagem e desligar sem a temperatura baixar, com certeza a junta vai queimar.
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Problema com temperatura - Vectra C

por Arquiteto » 18 Mar 2019, 16:16

so acho que ao desligar o carro a ventotinha deve permanecer um pouco ligada ...

se isto estiver ocorrendo blz
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por Ju_Bueno » 20 Mar 2019, 09:04

No Vectra C ocorre isso Leo?

No Astra, as ventoinhas param assim que desliga a chave.
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por Almeidão » 20 Mar 2019, 10:04

No caso das ventoinhas seguirem funcionando em alguns modelos, é simplesmente para baixar uma possível pressão no gás do ar condicionado. Neste caso com o motor desligado ele fica sem a circulação e corta refrigeração, por este motivo estas ventoinhas funcionando não vão ajudar em nada no motor, no entanto ao parar o carro com o ar ligado e se a temperatura tiver no máximo estas ventoinhas irão funcionar muito mais tempo que o normal se ele for desligado neste momento e isto pode danificar relês, consumir mais a bateria etc, por este motivo que prefiro manter ele ligado acelerando ele um pouco, bem pouco para baixar a temperatura e isto sempre que chego com o ar ligado e temperatura ali perto dos 90, se eu chegar com o ar desligado, não faço nada, simplesmente eu desligo o carro. Este sistema de ventoinhas ligadas depois de desligar o carro, nem existe para carros que não tem ar condicionado porque neste momento seria somente para este fim, baixar a pressão do gás no sistema, coisa que muitos carros de outro modelo nem tem e com certeza não refrigera nada no motor como muitos pensam.
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por Arquiteto » 20 Mar 2019, 15:44

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje No Vectra C ocorre isso Leo?

No Astra, as ventoinhas param assim que desliga a chave.

sim, posso afirmar que ocorre no B e no C NE
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por danilofugi » 20 Mar 2019, 23:26

Muito obrigado meus amigos,
Depois de ler os relatos aqui, percebi que ocorre isso mesmo, fiz o teste de chegar e esperar a troca de calor e a ventoinha desligar, muito bom, deu certinho
vlw gnt pelas dicas!
abraços

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