por Almeidão »
07 Mar 2018, 08:27
Este trabulador é super ótimo, mas tem dois problemas, um por culpa do proprietário e outro por culpa da peça. A parte que o proprietário tem que fazer é manter lubrificado o trilho superior da haste, ali usa se graxa e todos que vejo estão secos. Eu prefiro usar silicone, é melhor que graxa e pode ser usado quando quiser, mas o ideal quando fizer troca de óleo.
O segundo problema é mais sério e infelizmente defeito proporcionado pelo fabricante. A haste sobe e desce e gira direita e esquerda sempre que troca de marcha, para isto tem a torre externa com uma bucha e a interna com outra, a interna não estraga nunca porque está sempre com óleo caixa, já a externa fica sempre seca e nem adianta lubrificar. Lembro que neste caso esta peça requer manutenção e por sorte todas se vende separada, tanto a haste como a torre com a bucha.
Detalhe, esta haste e esta bucha de cima, com um carro que é de trabalho e que todos os dias se movimenta, minha dica é trocar estas peças a cada 2 anos, fiz um teste na minha e em 12 meses já aparece uma folga grande. Imagina uns que já tem 10 anos e nunca foi mexido?
No meu eu fiz uma peça para lubrificar em cima com óleo, tiro o óleo da caixa e coloco em um reservatório e ele vai voltando para lubrificar, já tem uns 8 anos anos isto e não existe folga nesta bucha e nem na haste que tem os trilhos bem cuidados com silicone. Foi muito difícil e não vale apenas fazer só por fazer, fiz no meu porque é um carro por hora invendível, mas a manutenção nas trocas destas peças que comento é muito importante pra melhorar o sistema e evitar de estragar mais coisas. Mas como eu disse, este cambio se vende de tudo.
abaixo tem uns reparos e tem a torre com a bucha. Detalhe, é muito fácil mexer nisto, mas precisa de ter conhecimentos em mecânica.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... vectra-_JMAqui já tem ele completo e as peças separadas, até a haste.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 71cf0d5c75