por rgapski »
27 Ago 2013, 17:21
Bad-Snake,
Como você anda com o carro? Muito devagar, deixando o giro subir pouco?
Assim que peguei meu vectra, eu fazia 5km/l com ele. Quase me arrependi de ter comprado.
O fato é que eu descobri que eu dirigia o carro de maneira errada.
Pode ser o seu caso (meu carro é manual), mas eu trocava as marchas por volta de 1.500 ~ 2.000 rpm e o carro ficava sem força, o que me obrigava a pisar um pouco a mais no acelerador.
Eu conduzi assim no primeiro tanque, que não durou nada, rs.
Quando vi que fiz 5 km/l pesei: que se dane, vou meter o pé. Já que é pra beber, vai beber com motivo.
Comecei a elevar o giro até as 3 ~ 4mil rpm para sentir o carro andar mais (e de fato anda, beeem mais, rs).
Dava umas esticadas a mais (sem atolar o pé no acelerador, apenas deixando o giro subir), de forma a manter o motor sempre cheio.
Surpresa: fiz quase 9km/l na cidade com ar ligado!
Sei que no automático isso é mais complicado de se fazer.
Quando andava de elite auto, eu procurava acelerar para o carro embalar e logo aliviava o acelerador para ele subir a marcha e manter o giro mais baixo. No meu caso funcionava, pois de todo mundo que usava o carro, eu conseguia ser mais econômico.
Procure não manter o acelerador sempre pressionado. No plano, procure dar uma aliviada no pé que ajuda muito no consumo.
Sobre o seu carro, a quilometragem é muito baixa para as intervenções que você mencionou.
Acho interessante você procurar alguma oficina decente, pois concessionária há muito tempo não é sinal de qualidade em serviços.
Em uma oficina decente, peça para verificarem o sincronismo da correia dentada. Já vi carro 0km sair com correia fora de sincronia. O classic do meu pai, em 2007, saiu com essa peça mal colocada. O carro consumia muito e andava pouco.
Foi duas vezes para a CCS e ninguém resolveu. O mecânico do meu pai olhou e em menos de meia hora o carro estava 100%.
Outra coisa que percebi, é que os flex, em geral, não gostam muito de beber gasolina.
A minha impressão é de que são mais eficientes (tanto em potencia como em consumo) rodando com o combustível vegetal.
Tive um 206 1.6 flex que só consumia razoavelmente com álcool, na gasolina o consumo era próximo, o que não compensava. Para exemplificar: fazia 8,5km/l na gasolina (misto cidade/estrada) e 7,5km/l no álcool (mesmo percurso).
Eu rodava sempre até perto da reserva. Antes de abastecer, eu colocava uns 5l de gasolina e completava com álcool, pois eu não gostava de deixar gasolina naquele tanquinho de partida a frio.
Eu não trocaria seu GT por um Punto, que na minha opinião, não vale nada. Acabamento tosco, falta de qualidade na montagem, motor insuficiente para o peso do carro, porta malas minusculo, entre outros "desatributos".
O focus é legal, mas na versão 1.6 sofre daquele mal do "parece mas não é". Parece um carro médio, mas tem agilidade de 1.0.
O GT não é dos carros mais econômicos, e isso é fato. Mas que é muito mais carro que o focus, e principalmente o punto, não tenho dúvidas.
Nem que me voltassem uma grana eu trocaria um GT num punto/focus.
Abs!