por Janderson »
30 Out 2016, 22:51
Meu primeiro Vectra, um CD 2.2 16v câmbio manual ano 99, comprado de um médico que cuidava muitooo do carro (não tinha um risquinho sequer, por dentro cheiro de zero km), mas que corria feito um louco, deitava a lenha no carro mesmo, comprei em janeiro de 2001 com 20 mil kms, usei, e bem mesmo, era época que estava na faculdade (esta ficava uns 40 kms de casa e tinha que pegar a BR-116), e era época que eu era bem porra-louca mesmo, fiz coisas com ele que nem a engenharia da GM pensou em fazer, tipo entrar numa alça de acesso da rodovia cada dia a uma velocidade maior só para ver o limite de aderência e o trabalho das suspensões, corria muito com ele, velocidades impublicáveis, esmerilhava ele, surrava o que dava, mas sem entrar em buracos, sem descuidar da mecânica, usando o melhor óleo sintético que tem, trocando a correia dentada no prazo em concessionária, fazendo revisões certinhas, cuidando mesmo para deixar ele igual a um carro zero pois sou muito detalhista, vendi em 2007 próximo dos 90 mil kms, NUNCA deu um problema sequer, vendi ainda com a embreagem igual a de um carro tirado da fábrica, freios eram originais ainda (até mesmo as pastilhas), amortecedores idem, só troquei em toda a vida dele, a correia e os tensores, um escape, os pneus, uma lâmpada da lanterna e óleo e filtros e duas baterias, mais nada, nunca rançou, nunca me deixou na mão, nunca me deu sustos, sempre foi meu fiel companheiro (até conversava com ele) amava esse carro de paixão, foi o melhor carro que já passou aqui em casa até hoje, sinto falta dele até hoje.
Segundo Vectra, um CD 2.2 16v câmbio automático ano 2003/04, comprei com uns 6 mil kms mais ou menos, cheirando a zero e realmente 0km, de uma executiva mulher bem cuidadosa (só duas rodas raladas,mais nada), esse cuidei dele o máximo possível, nem saia em dia de chuva, vendi em dezembro de 2014 com 53 mil kms sem NUNCA me incomodar, só troquei a correia dentada e do alternador, um coxim (aquele superior perto do filtro de ar), filtros, óleo e mais nada, carro top, daqueles carros "queridos como um filho" como diz a minha mãe, deixou saudades também.
Terceiro Vectra, um Elegance 2.0 Flex 2007/08 câmbio manual, comprado zero km, esse eu fui a loucura completa, nunca saiu em dia de chuva, nunca pegou muito sol também, carro cuidado a pão de ló com todas as frescuras possíveis como não andar em rua de paralelepípedos, etc..vai ficar com um colecionador com certeza, cheiro de zero km pois não abro os vidros, porta malas sem usar, plásticos no carpete e soleiras ainda, hoje com 5.500 kms, raridade absoluta, não troquei nada até hoje, só óleo e filtros por tempo, carro ótimo, é como se fosse zero km pois ainda é novo mesmo.
Quarto Vectra, um Elite 2.0 Flex 140 cvs. 2010 câmbio automático, comprado com mil e poucos kms de um senhor que tinha ele guardado pois tinha sofrido um acidente de moto (ele é da PRF) e tinha também uma frota de 6 carros !!!, daí vendeu o Vectra com essa baixa km, comprado em 2012 quando a gente tinha saido para comprar um Cruze e aí achamos esse Vectra numa concessionária GM, hoje com 18 mil kms, até hoje sem manutenção, somente óleo e filtros e um problema de bateria (esse adora comer bateria, já foi 3 ) gosto dele, é lindo de morrer, completão, nunca siu em dia de chuva, tem uma aparência de recém saido da linha de montagem, só que de todos os Vectras esse é o único que eu não tenho um amor assim "platônico", bom carro, mas sei lá, a caixa de marcha acho que não casa com o motor, tinha que ser 6 marchas e o motor tinha que ser 16v, é um pouco duro também...mas enfim, isso é uma percepção pessoal minha, é que fazendo uma análise real notei que assim como todos os carros de hoje todos ficam mais bonitos e sofisticados, porém a qualidade de montagem e os materiais estão em queda, notei isso na linha Vectra também, pois o 99 tinha um acabamento que meu Deus, o que era aquilo, muito top, veludo por todos os lados, encaixes perfeitos, vendi o carro com quase 90 mil kms e que não tinha um grilo sequer, era um silencio absoluto dentro dele, portas fechando como uma geladeira, materiais onde se colocava a mão (tipo bolota do câmbio, alças das portas, etc...) ainda sem marcas de uso das mãos, plásticos ainda foscos como 0Km, bancos durinhos, etc..., até mesmo o carpete interno era bem espesso, carpete do porta-malas era duplo e com feltro anti ruido na parte de baixo, muitas peças ainda tinham a chancela gravada GM Made in Germany, e com o 2003/04 já notei algumas "escorregadas", o carpete era mais fino, o carpete do porta-malas era só um tapete bem fininho e assim vai, já nos posteriores o 2007/08 tem uma boa construção, materiais bons, claro que não chega ao nível do 99 e do 2003, mas ainda bom, mas o 2010 já noto rebarbas em certas peças, pontinhos de solta mal feitas, a pintura das partes internas dos vãos do porta-malas e cofre do motor mal feitas, carpete meia-boca, etc...se salva o couro de ótima qualidade dos bancos, mas de modo geral é difícil um carro bater a qualidade do Vectra 99...e de um modo geral também posso dizer, carro como o Vectra hoje em dia não tem, com a mesma qualidade, padrão de construção, etc...alias, até tem, carro tipo o Ford Fusion, mas aí é claro que estamos falando de uma categoria acima do Vectra e de um carro com valor na casa dos 150 mil reais...mas resumindo, um Vectra, bem cuidado e íntegro é um tanque de guerra e um dos melhores carros do Brasil.
Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)