por rgapski »
29 Jul 2013, 11:51
Quack,
O "espelhamento", como costuma ser chamado, nada mais é que o polimento do verniz, porém de forma mais refinada, terminando com um sistema de baixa abrasão e aplicação de niveladores e protetores.
Pelo que vejo na minha região, R$ 350 é o preço médio de um polimento utilizando produtos nacionais de 1ª linha, como 3m, por exemplo.
Mas não se apegue aos "produtos importados".
Um bom profissional consegue ótimos resultados com produtos nacionais, mas um mal profissional não consegue bons resultados com produto importado.
Polimento é um é um serviço artesanal.
Eu recomendo para quem quer ter o carro com aquele visual "0km", mas tem que ser feito com cautela.
Polir o carro sempre desgasta o verniz. Fato.
Porém, hoje temos a possibilidade de trabalhar com procedimentos menos agressivos, que garantem uma vida maior ao verniz da pintura.
Em geral, um polimento é feito da seguinte forma:
1) Fase de corte.
Primeiro, o profissional avalia-se a pintura para ver a necessidade de polimento/correção.
Nesse processo, o profissional irá verificar o tipo e o estado da pintura, para definir um procedimento mais ou menos agressivo, conforme necessidade.
Se a pintura for do tipo "dura" e tiver muitos riscos profundos, iniciará o procedimento com um produto mais agressivo, como uma massa nº2 ou um composto polidor agressivo aplicados com uma boina de lã/fios.
Se ela for "macia" com poucos riscos, um polidor de média/baixa abrasividade com uma boina de fio macia ou espuma.
Nessa fase, elimina-se os riscos mais profundos.
Contudo, por ser o procedimento mais "agressivo", esta etapa costuma deixar marcas, como aqueles riscos circulares (famosos swirls) e holografias, que são espécies de riscos mais finos.
Ou seja, substitui-se riscos mais profundos por outros mais superficiais ou quase invisíveis.
Antigamente, o polimento parava por aqui, por isso que o espelhamento surgir como uma novidade, conforme explicarei a seguir.
Em alguns casos, esse procedimento é desnecessário, principalmente em carros novos ou com pintura bem cuidada.
2) Refino/Lusto
Após o "corte" (1ª fase do polimento), costuma-se passar para fase de refino/lustro.
Como a primeira fase deixou resquícios, o profissional precisa "refinar" desse polimento, retirando as marcas do procedimento anterior.
Dependendo da pintura ou até mesmo do procedimento, consegue-se aqui um nivelamento excelente da pintura, que garante reflexos uniformes, como se fosse um espelho.
Ta aí a origem do nome "espelhamento".
Normalmente é feito com aplicação de compostos de baixa abrasividade auxiliados com boinas de fios macios ou espuma.
Esse procedimento é geralmente pouco abrasivo, gerando um desgaste mínimo ao verniz.
3) Proteção/Preenchimento
Após o refino, o profissional aplica produtos com objetivo de nivelar a superfície através do preenchimento dos micro riscos da superfície (praticamente invisíveis), de maneira a garantir um brilho mais profundo e uma boa ancoragem ao produto protetor, conhecido em geral como selante.
Após o selante, aplica-se uma boa cera, que pode ser sintética ou com carnaúba, que garante uma repelência à água e dificulta a incrustação de sujeiras.
Este procedimento normalmente é feito à mão ou no máximo com uma boina de espuma extra-macia.
Para "manutenção" de uma pintura bem cuidada, o procedimento de descontaminação com selagem+proteção costuma dar uma renovada na pintura sem precisar desgastar o verniz.
A regra é: sempre tentar nivelar com o procedimento mais brando.
Abs!