O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralVectra GTX como primeiro carro. Loucura, ou vale a pena?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

8 mensagens   •   Página 1 de 1
vectra_gabriel
Member
Member
Nome Completo: Gabriel Carvalho
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: Não Disponível

Vectra GTX como primeiro carro. Loucura, ou vale a pena?

por vectra_gabriel » 02 Dez 2024, 11:13

Olá Srs.!
Espero que estejam bem.

Já acompanho o fórum aqui há um tempo, então decidi criar uma conta para interagir melhor com a comunidade.

Vamos ao assunto...Me chamo Gabriel, tenho 20 anos e irei completar 6 meses de habilitado, Já faz um tempo que estou juntando uma grana para comprar o meu primeiro carro, e enquanto isso, estou pesquisando alguns modelos que fazem parte do meu interesse. O que surgiu em minha mente foi o Vectra nas suas versões GT ou GTX, de preferência manual.
Minha renda mensal gira em torno de 2k - 2k100, moro com os meus pais e dou a eles o meu cartão de alimentação, então o meu salário acaba ficando somente para gastos pessoais.
Na opinião de vocês que já possuem experiência quando falamos em cuidar de carros, seria loucura realizar esse sonho com base nas minhas condições atuais?
A principio, não irei conseguir juntar o dinheiro ao ponto de comprar o carro à vista, então pretendo financiar ou optar por um empréstimo consignado. Mas também não estou com pressa, quero juntar um bom dinheiro para não pagar muito juros.

Algumas informações adicionais:
Meu uso com o carro não seria extremo, fiz alguns cálculos e cheguei na conclusão que por mês eu andaria em torno de 90km/120km.
Além do gastos fixos como o valor da parcela e combustível, pretendo fazer um seguro, mesmo morando em uma cidade com 50mil habitantes.

Agradeço aos que se disponibilizarem a me ajudar com essa questão, fico a disposição em responder algumas dúvidas que possam surgir!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Almeidão » 02 Dez 2024, 13:11

É muito difícil dizer pra você que poderá dar certo ou errado e se o salário dará ou não. Eu lembro quando eu comprei um fusca 69, mas lembre se 69 na época não era tão velho, porque hoje vale uma fortuna um fusca deste ano. Eu tinha 16 anos, ganhava uns 10% mais que um salário minimo e tinha que fugir da federal por não ter carteira e por isto rodovia de asfalto era um desespero contar com a sorte, ou seja alem de ganhar pouco eu tinha que gastar muito e a praia que são 40 Km eu tinha que andar 60 em estrada de chão e as vezes ficava durão nem dava para andar mas eu andava assim mesmo. Agora pergunta pra mim se eu estou arrependido! Claro que não, e tenho amigos que na época sonhava em comprar um carro, gastava tudo nos bares e andam a pé até hoje. Então sobre a compra, já sou a favor e é um sonho muito agradável.
Sobre o carro, bem nunca você achará um super perfeito, mas compre um manual, este tipo de câmbio se voce cuidar não quebrará. Outras manutenções e que será preciso acertar isto vai depender do estado do carro, se você pensar em preços de peças em dias atuais, você não vai comprar nada, porque tudo são caro e muda um pouco quando o carro é muito novo e ai passa a ser muuuuuuuito caro.

Eu lembro que com 16 anos eu jpa arrancava o motor do fusca fora e isto me ajudou muito para os dias atuais o qual posso cuidar do meu 97 sem ter que depender de mecãnico e voce com esta idade tem ajuda e tempo de sobra para aprender. Coisa que eu nao tinha
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 02 Dez 2024, 14:15

Ao meu ver, uma das questões principais fica a seu favor. Esses carros não tem consumo baixo, assim, se não for usá-lo diariamente, não é uma questão a se preocupar. É importante vc ficar com uns trocados na mão para uma revisão básica logo que o comprar - trocar correias, tensores, bomba d'água, líquido de arrefecimento, válvula termostática, óleo e filtros e sempre alguma coisinha a mais que aparece. Suponho que isso te leva fácil uns mil~mil e quinhentos dinheiros.

Mesmo que vc optasse por um carro mais simples - mas com o mesmo valor de compra - acho que sua preocupação maior dever ser mesmo prestação do financiamento e seguro. Se vc for criterioso na compra, a manutenção será esporádica.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 02 Dez 2024, 14:55

vectra_gabriel escreveu:Fuente del Mensaje Meu uso com o carro não seria extremo, fiz alguns cálculos e cheguei na conclusão que por mês eu andaria em torno de 90km/120km.

não tem certo ou errado ,a coisa e consegue sustentar ou não .
calcula que o vectra 8v faz uns 7,5\8 km\litro andando na cidade algo perto dos 9\10 em uso misto e algo de 13 na estrada andando como gente normal logico .
mais seguro e parcela , não acho um absurdo comprar um sonho o consumo não e tão ridiculo asim isso de carro fazer 18 com um litro so hibrido mesmo pq de todos os carros que eu dirigi nunca vi os tal de 16\18 km por litro isso e papo de dono de carro popular ,
sempre falo o meu vectra 2.0 16V gasta menos na estrada e o mesmo na cidade do que o honda fit 1,5 que a minha coroa tinha .
so não se empolgar nos sinal pq dai o consumo pode cair ate uns 5 km litro

vectra_gabriel
Member
Member

por vectra_gabriel » 02 Dez 2024, 15:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
vectra_gabriel escreveu:Fuente del Mensaje Meu uso com o carro não seria extremo, fiz alguns cálculos e cheguei na conclusão que por mês eu andaria em torno de 90km/120km.

não tem certo ou errado ,a coisa e consegue sustentar ou não .
calcula que o vectra 8v faz uns 7,5\8 km\litro andando na cidade algo perto dos 9\10 em uso misto e algo de 13 na estrada andando como gente normal logico .
mais seguro e parcela , não acho um absurdo comprar um sonho o consumo não e tão ridiculo asim isso de carro fazer 18 com um litro so hibrido mesmo pq de todos os carros que eu dirigi nunca vi os tal de 16\18 km por litro isso e papo de dono de carro popular ,
sempre falo o meu vectra 2.0 16V gasta menos na estrada e o mesmo na cidade do que o honda fit 1,5 que a minha coroa tinha .
so não se empolgar nos sinal pq dai o consumo pode cair ate uns 5 km litro

Fiz o cálculo há uns dias atrás sobre o quanto eu gastaria com o carro durante o período de segunda a sexta (relacionado a combustível).
Segue:
Casa > Posto = 2km
Posto > Casa = 1.6km

Segunda a sexta:
KM percorrido p/ dia: 3.6km
KM percorrido p/ semana: 18km
KM percorrido p/ mês: 86.4km +ou-
Carro faz 8km/L +ou-
12L de gasolina = R$72,00 Reais 12L de gasolina anda 96km com a média de 8km/L

Final de semana não está incluso nessas informações, mas por morar em cidade pequena e tudo ser perto, acredito que sabádo e domingo deve dar mais uns 20km, chutando bem alto.

Realmente é algo a se pensar. O que eu deveria tomar mais cuidado foi o que o @Ju_bueno comento, se atentar no valor da parcela + seguro, que juntos podem ficar em um valor salgado.

vectra_gabriel
Member
Member

por vectra_gabriel » 02 Dez 2024, 15:19

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Ao meu ver, uma das questões principais fica a seu favor. Esses carros não tem consumo baixo, assim, se não for usá-lo diariamente, não é uma questão a se preocupar. É importante vc ficar com uns trocados na mão para uma revisão básica logo que o comprar - trocar correias, tensores, bomba d'água, líquido de arrefecimento, válvula termostática, óleo e filtros e sempre alguma coisinha a mais que aparece. Suponho que isso te leva fácil uns mil~mil e quinhentos dinheiros.

Mesmo que vc optasse por um carro mais simples - mas com o mesmo valor de compra - acho que sua preocupação maior dever ser mesmo prestação do financiamento e seguro. Se vc for criterioso na compra, a manutenção será esporádica.

Justamente isso que pensei, o que poderia mais me dar "problema", não será algo preocupante. Sobre a reserva, já tenho isso em mente. Resguardar pelo menos uns 2mil ali para garantir que o carro não dê dor de cabeça tão cedo. Fora ter a paciência de pechinchar um que esteja em boas condições.

vectra_gabriel
Member
Member

por vectra_gabriel » 02 Dez 2024, 15:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É muito difícil dizer pra você que poderá dar certo ou errado e se o salário dará ou não. Eu lembro quando eu comprei um fusca 69, mas lembre se 69 na época não era tão velho, porque hoje vale uma fortuna um fusca deste ano. Eu tinha 16 anos, ganhava uns 10% mais que um salário minimo e tinha que fugir da federal por não ter carteira e por isto rodovia de asfalto era um desespero contar com a sorte, ou seja alem de ganhar pouco eu tinha que gastar muito e a praia que são 40 Km eu tinha que andar 60 em estrada de chão e as vezes ficava durão nem dava para andar mas eu andava assim mesmo. Agora pergunta pra mim se eu estou arrependido! Claro que não, e tenho amigos que na época sonhava em comprar um carro, gastava tudo nos bares e andam a pé até hoje. Então sobre a compra, já sou a favor e é um sonho muito agradável.
Sobre o carro, bem nunca você achará um super perfeito, mas compre um manual, este tipo de câmbio se voce cuidar não quebrará. Outras manutenções e que será preciso acertar isto vai depender do estado do carro, se você pensar em preços de peças em dias atuais, você não vai comprar nada, porque tudo são caro e muda um pouco quando o carro é muito novo e ai passa a ser muuuuuuuito caro.

Eu lembro que com 16 anos eu jpa arrancava o motor do fusca fora e isto me ajudou muito para os dias atuais o qual posso cuidar do meu 97 sem ter que depender de mecãnico e voce com esta idade tem ajuda e tempo de sobra para aprender. Coisa que eu nao tinha

Se der certo, pretendo pegar o manual mesmo! Acho que por ser novo de carta e gostar de sentir melhor o motor do carro, quero passar longe de automático por enquanto kkkkk.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 02 Dez 2024, 17:20

vectra_gabriel escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É muito difícil dizer pra você que poderá dar certo ou errado e se o salário dará ou não. Eu lembro quando eu comprei um fusca 69, mas lembre se 69 na época não era tão velho, porque hoje vale uma fortuna um fusca deste ano. Eu tinha 16 anos, ganhava uns 10% mais que um salário minimo e tinha que fugir da federal por não ter carteira e por isto rodovia de asfalto era um desespero contar com a sorte, ou seja alem de ganhar pouco eu tinha que gastar muito e a praia que são 40 Km eu tinha que andar 60 em estrada de chão e as vezes ficava durão nem dava para andar mas eu andava assim mesmo. Agora pergunta pra mim se eu estou arrependido! Claro que não, e tenho amigos que na época sonhava em comprar um carro, gastava tudo nos bares e andam a pé até hoje. Então sobre a compra, já sou a favor e é um sonho muito agradável.

Se der certo, pretendo pegar o manual mesmo! Acho que por ser novo de carta e gostar de sentir melhor o motor do carro, quero passar longe de automático por enquanto kkkkk.

Eu adoro o automatico, mas só quando eu viajo, GPS falando, ruas com nomes estranhos, sinais iguais mas placas com informações diferentes etc. No meu reduto, sim o manual bem cuidado é TOP. Vale ressaltar algo que o Chirola disse, este negócio de carro fazer 18 por um, pode ser qualquer carro, não faz mesmo a não ser que tiver descendo a serra das Arararas, ai faz até mais. Eu tinha uma moto 125 e nem ela fazia isto kakakkakaka.
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1