por Williams »
02 Fev 2014, 00:03
Não tem muito mistério não, o Vectra aguenta inúmeras viagens dessa sem problema algum, sem ter que se trocar nenhuma peça. Como você está querendo comprar um novo, atente-se a alguns cuidados.
Embreagem: Bastante cuidado nesse item, o valor para concertar algum dano é relativamente alto. A peça custa em média R$ 550 à 800 e a mão de obra gira em torno de R$ 150 à 300, acrescido R$ 50 à 100 se for necessário fazer a retífica do volante do motor, podendo a brincadeira mais cara ainda se tiver de trocá-lo.
Desconfie de:
-- Ponto de embreagem muito baixo ou muito alto (o ideal é que esteja próximo do meio).
-- Vibração no pedal (Você pode perceber bem isso numa subida, pegue o carro e pare-o, e controle ele para não descer apenas na embreagem se vibrar, o volante do motor está comprometido, provavelmente por uma troca de embreagem onde não foi dado um passe nele, ou seja, levado na retífica, essa vibração, além de incomoda diminui drasticamente a vida útil da embreagem).
-- Pedal ora duro, ora mole (a embreagem do Vectra é hidráulica, um conjunto estando bom a sensação é que se pisasse em algodão, pedal duro, indica possível desgaste no atuador, que é uma peça que deve ser trocada sempre junto com a embreagem, porque se ela estoura, tem que ser aberta toda a caixa novamente, para trocá-lo, sem falar que sem a troca dele a embreagem não fica tão leve.
PS: Faça um teste rápido, engate o carro em terceira marcha, aperte com o calcanhar o freio de serviço (não adianta tentar o freio de mão) e acelere bem e solte a embreagem de soco (não tenha medo, não vai estragar, deixe o freio bem pressionado o carro não pode andar, nem patinar) o carro tem que apagar em no máximo 3 segundos, acima disso pode saber que a embreagem tá na hora da troca, se nem apagar então, nem se fala. (Só não faça isso muitas vezes, se não começa feder a embreagem queimada até não poder mais)
Freios: As vezes o problema pode ser resolvido com uma simples troca de fluido e sangramento, mas as vezes os problemas são mais graves e caros de resolver. Lembrando, sempre que pegar o carro já troque o fluido de freio e faça o sangramento das rodas. Confira no manual a ordem de sangramento, sem essa de cair na do mecânico que tem que começar pela roda mais longe do reservatório, nem todos carros são assim, principalmente os com ABS.
Desconfie de:
-- Ruido metálico: Sabe aquele barulhinho que da quando freia-se tipo metal com metal, e todo mundo diz que é normal? Nem sempre é, algumas pastilhas são ruidosas, mas as vezes pode se indicar desgaste.
-- Pedal vibrando: Se o pedal do freio ou até mesmo o volante vibrar ao frear em altas velocidades, tipo 120 Km/h pra cima, pode indicar que os discos de freios estão gastos ou empenados necessitando-se dar um passe em retíficas ou a substituição.
-- Pedal duro: Se o pedal estiver duro e com baixa eficiência nas frenagens, pode ser que o Hidrovácuo não esteja bom, não é algo muito barato de concertar, da pra fazer um teste superficial nele da seguinte maneira. Com o carro desligado pressione e solte o pedal do freio umas 4 vezes, você perceberá que o pedal subirá, a ponto de quase nem ceder na 4ª apertada. Feito isso, apenas coloque o seu pé em cima do freio, não o pressione nem nada e ligue o carro. Se o pedal baixar na hora da partida, possivelmente está bom. (Lembrando é um teste bem superficial, vale uma investigação mais aprofundada)
-- Pedal baixo: Se o pedal ficar baixo, ou ceder com o carro parado, ou até mesmo com ele andando, indo até o fundo por exemplo, pode indicar ar no sistema, sendo necessária a troca do fluido de freio e sangramento, ou até algo que envolve bem mais capital como um Cilindro Mestre de freio com defeito, onde dependendo o modelo o preço não é nada agradável.
PS: Teste rápido, em uma rua sem desníveis para os lados, acelere o carro a uns 60 ~ 80 Km/h, confira se ninguém vem atrás, solte o volante e grude o pé no freio com vontade. Deixe levantar fumaça. O carro tem que seguir retinho, não pode puxar o volante pra algum lado e se mandar. Se ele fizer isso as pastilhas de freios provavelmente estão gastas.
Câmbio: Confira como estão os engates de marchas, se elas entram sem arranhar, e tudo mais, o Vectra é famoso pelos seus engates rápidos e precisos, pode largar a marcha de qualquer jeito que o carro pega. Se ele começa a se negar pra entrar alguma marcha, pode ser problemas.
Desconfie de:
Alavanca mole: Se a alavanca do câmbio está meia boba, provavelmente terá de ser trocado o trambulador. (Não é uma troca cara, mas pode já indicar um certo desleixo do antigo dono)
PS: Sempre que comprar o carro, confira o nível do óleo de transmissão, se não está baixo.
Suspensão: O Vectra tem uma suspensão bem a frente do seu tempo, principalmente a traseira. Porém é uma suspensão delicada e que se não é bem cuidada trás muitos barulhos, que as vezes se tornam um inferno pra descobrir. Portando se você andar com o carro e escutar barulho na suspensão traseira, é problema, não a ponto de desistir, mas de se pedir um bom desconto, as buchas hidráulicas que são a mais comuns, na questão de barulhos, custam em média R$ 80 à 120 as originais, e são 4, a mão de obra gira em torno de R$ 30 à 60 por bucha. Sem falar que tem as buchas da barra estabilizadora (se tiver), são baratas, mas já trazem barulhos. Batentes também requerem cuidado, não são baratos para trocar.
PS: Teste rápido, primeiramente verifique se os amortecedores não estão vazando ou melados de óleo. Depois peque o carro a pressione o para baixo. nos pontos acima de cada roda e os solte, o carro deverá subir e parar, se ele subir e descer ou ficar se jongaleando, há problemas nos amortecedores, e mais, um modo mais eficiente, peça para alguém olhar o carro passando em uma rua com bastante imperfeições. Se ao passar pelos desníveis/pedras a roda perder contato com o solo, tipo, quicar, os amortecedores já eram.
Motor: Verifique possíveis barulhos anormais, confira a cor do óleo, deve ser clara de óleo novo ou preta, nunca um tom meio café com leite, isso indica junta do cabeçote ruim, e é caro para concertar, acelere o carro em ponto morto a níveis de corte de giro e veja se solta alguma fumaça pelo escapamento (se na hora que você tirar o pé do acelerador e cair o giro, se sair algo pelo escapamento tipo fuligem, é normal), confira se não sai vapor pelo cano ou se ele fica úmido depois de algum tempo de funcionamento. Pode também indicar junta do cabeçote ruim. Ponta de escapamento melada de óleo é fria, praticamente uma prova incontestável da vedação dos cilindros estarem ruins, ou seja, o carro está queimando óleo e vai ser necessário uma retífica. Verifique se a vareta do óleo não desencaixa com o funcionamento do motor, ela tem que se manter encaixada e fixa, se ela subir indica que algum suspiro dos gases do motor está entupido ou até mesmo está passando compressão das câmaras do cilindro pra dentro do motor, a solução? Retífica também.
PS: Se pegar o carro, troque correia dentada, correia do alternador, tensores, bomba d'água e o óleo do motor, principalmente, o óleo do motor, porque se algum vigarista colocou um Bardall no óleo pra deixar mais grosso e não queimar, na hora da troca você descobre o golpe, por isso até desconfie de "eu já troquei o óleo", as vezes até trocou, mas tem Bardall nele e quando chegar na hora de trocar, você vai trocar, vai ver a fria que se meteu e já vai ter passado da quilometragem da garantia que eles dão.
Ar-condicionado: Não acredite em "ah é só colocar gás que ele fica bom", se tem que colocar gás, é porque tem algum vazamento no sistema, o gás não vaza, nem diminui de maneira nenhuma, se o sistema é bom, pode deixar o gás anos no sistema que funcionará normalmente. Portando, ao comprar o carro exija o ar, funcionando, ou um ótimo desconto. Porque as vezes pode ser apenas um vazamento, ai resolve-se o vazamento e coloca-se o gás e fica ok, mas as vezes pode ser junta do compressor, ou até mesmo compressor ou outras partes do sistema e aí a brincadeira fica cara.
Air-Bag: Se for comprar um Vectra com Air-bag, certifique-se na hora na compra se a luz do Air-bag liga ao girar a chave, é obrigatório ela ligar. Ao girar a chave a luz acende por uns segundos e apaga, indicando que está tudo bem, se ela não acender alguma manolo desligou ela ou mandou tirar porque provavelmente o sistema está com defeito e a luz se mantêm ligada nesses casos e nunca apaga sem a regularização. Então como as pessoas vão ver aquela luz acesa, vão ficar com medo do Air-bag acionar do nada e elas serem nocauteadas (falta de informação, porque com a luz acesa o sistema não funciona, até mesmo em caso de colisão) elas não compram, aí como sai caro pra arrumar o sistema os meliantes só desligam ela, até porque 3% da população deve conhecer o funcionamento do sistema e 1% deve saber que essa luz tem que ligar ao virar a chave, alguns nem sabem que tem luz. KKKK
Motor de Arranque: Se você sentir o motor de arranque barulhento ou pesado pode ser fria, leve em uma auto-elétrica para revisar, se ele estoura você fica apé, e vai gastar uns R$ 350 reais pra deixar ele novo. Motor de arranque bom tem barulho fino, leve.
Bateria: É complicado saber da situação da bateria, mas saiba que geralmente elas já vêem zuadas. Mas faça um teste bem superficial, desligue o carro e ligue todas as luzes, tudo que é equipamento que tu tiver no carro, pisca-alerta, farol baixo, alto, neblina (se tiver), luz de cortesia, luz de leitura, desembaçador, ventilação inteira, pise no freio, ligue o rádio. E de partida, o som da partida tem que ser exatamente o mesmo de quando tudo estava desligado e o carro tem que pegar no mesmo espaço de tempo (o rádio pode desligar, isso é até meio que normal). Isso indica que a bateria pode estar boa. O ideal também é verificar com um voltímetro.
Sistema de Arrefecimento: EXTREMAMENTE CUIDADO nesse quesito, ele é tão primordial para o funcionamento do motor quanto o próprio motor. Porém muitas vezes é deixado de lado.
-- Verifique o estado das mangueiras, se não estão ressecadas, se for pegar, troque-ás se possível, veja se a água tem uma cor diferente, tipo azul, vermelho, verde, isso indica que o antigo dono usava aditivo o que é um ponto positivo, verifique se no reservatório não tem algum resquício de ferrugem ou até mesmo na água, confira se ela está limpa, pode ter uma cor diferente, mas não pode ter aspecto de suja. Inclusive verifique o radiador, se não tem alguma gambiarra pra prolongar a vida útil dele, tipo, soldas e etc. Ele não vai aguentar muito tempo e radiador novo é caro.
PS: Se for pegar o carro mande verificar na hora a válvula termostática e dar uma boa checada no sistema.
No mais da parte mecânica é isso amigo, verifique o estado da lataria também, veja se não tem amassados, se tiver como peque um ima e um paninho fino e vá passando pela lataria do carro, ou seja, coloque o pano entre a lata e o imã e deixe-o grudar e vá deslizando ele, se em algum ponto ele se soltar ou perder aderência, pode indicar que tem massa e que houve algum trabalho de restauração. Se for em uma área pequena até tudo bem, se for grande a batida pode ter sido forte. Verifique o carro por baixo em busca de podres em assoalho, ferrugens, veja se o para-choque traseiro por baixo é revestido de isopor, se sim é um bom sinal, verifique se o chassi está ok, longarinas, alinhamento.
Tirando é claro o fato de estar ligado na documentação, ver multas, ver se a numeração do Chassi (que fica embaixo de uma tampa plástica, do lado do banco do passageiro) bate com o do documento. (Você pode levar ele em uma vistoria avulsa do Detran, lá eles vão analizar o carro e verão se está tudo ok, ou se tem alguma pendencia ou algo do gênero que impeça a aprovação dele. Porque digamos que você transfira o carro para o seu nome, preencha tudo na hora da vistoria, descobre-se que o motor não tem procedência, ou até mesmo um chassi adulterado. Você tá numa baita enrascada, então todo cuidado é pouco.
Eu vou parando por aqui, sei que me esqueci de um monte de coisa, mas já acho ruim que alguém vai querer ler tudo isso, imagina se ficasse maior. E boa sorte.