Pedro Josino escreveu:Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma pequena tristeza que estou tendo com a nave.
Muitos aqui já me conhecem há algum tempo. Desde pequeno fui fã do Vectra, aqui em casa tivemos Vectra A, B e C. Comecei a ter um pouco mais de consciência sobre carro na época do Vectra B CD 2.2 16v 98 Azul Almirante com câmbio manual, ar condicionado digital, som original, air bag, farol de neblina, éramos apaixonados pelo carro, até que em 2001 minha mãe trocou na recém lançada Zafira, a qual ficamos até 2007 e vendemos com 90mil km.
Em 2007 resolvemos trocar de carro e eu havia acabado de tirar a carteira, não queria um carro com cara de avô, queria um carro mais jovem e como fã do Vectra, insisti bastante até a minha mãe comprar um. Na época por ignorância, acabamos pegando um Expression Mecânico 2.0 8v Flexpower Preto Nothura. Eu comprei um jogo de rodas aro 18" da marca HD, modelo Autobahn e coloquei pneus Nexen N3000 225/40 R18, molas esportivas CangooRun e três kits xenon 8.000k da New Star. Transformei o exterior dele em um Elite, com frisos cromados, saias laterais, tudo original GM. Como nem tudo eram flores, mensalmente eu visitava a concessionária uma ou duas vezes para consertar problemas que eu não admitia em um carro novo, como grilos, luz acendendo no painel, etc. Cerca de 8 meses após a aquisição e muito dinheiro investido, bateram no querido Vectra. Não foi PT, longe disso, acreditando na qualidade do serviço, levamos o carro para concessionária e mandamos fazer o serviço. Nisso tudo, o cara que bateu na minha traseira, pagou bola pro guarda e eu sai como o errado na história, iniciando muita raiva e frustração com o carro que tinha sido meu sonho. Após 2 meses na concessionária a espera de peças, etc., recebemos o carro com um serviço seboso, diferença na cor (meu carro era perolizado e pintaram metálico), não ficou alinhado, etc., resolvemos vender o carro. Em virtude de todo o problema ocorrido com o péssimo serviço, fizemos um acordo com a concessionária e assinamos a papelada para trocar o carro pelo nosso atual Vectra. A despedida foi feliz, porém triste.
Na negociação eu fiz questão que os acessórios fossem transferidos do antigo para o novo, como o kit neblina, saias laterais e bancos em couro e foi concordado. Após a entrega do carro antigo e o recebimento do novo, eles começaram a negar essa parte do acordo, tínhamos papeis com isso escrito mas sem nenhuma assinatura. Depois de muita reclamação e confusão, "instalaram" os faróis de neblina e trocaram os bancos. Para ter ideia do nível da coisa, os faróis de neblina estão no meu carro sem funcionar desde então pois não tem o chicote do kit, segundo eles a GM não fornece esse item, apesar do kit neblina ter esse item. O novo com 1 dia de uso, apresentou defeito no ar condicionado. Tinhamos um carro 0Km sem ar condicionado. Na época pagamos R$ 55mil no carro, sendo R$ 4.500 tendo saído do Chevrolet Card e o saldo de R$ 5.500,00 financiamos em 24x sem juros. Na época não comprava nem Corolla ou Civic de entrada, por isso a escolha pelo Vectra.
Cerca de 40 dias após comprado, finalmente foi solucionado o problema com o ar condicionado. O carro estava perfeito, sem nenhum problema. Seguiu assim até o seu terceiro ano, quando quatro meses após o término da garantia, o compressor do ar condicionado deu problema. Levei o carro para a concessionária e passaram o orçamento no valor de R$ 4.800,00 para realizar o serviço. Fui conversar com o cara responsável pela garantia e como o carro havia feito todas as revisões lá, ele concedeu uma extensão da garantia e cerca de 20 dias depois, a peça chegou. Coincidência ou não, depois dessa troca iniciaram diversos problemas no carro. O mesmo perdeu muita força, o consumo de combustível aumentou assustadoramente, iniciaram barulhos na suspensão dianteira que nunca foram solucionados, etc.
No final de 2011 pensamos em vender o Vectra e anunciamos ele em um site local de venda de veículos e colocamos o adesivo mostrando a intenção da venda. Poucos foram os reais interessados, mas nenhum valorizou o estado de conservação, quilometragem e histórico de manutenção do carro. Na época a FIPE dele girava em torno de R$ 38mil e eu pedia R$ 37mil, aqui na cidade tinha alguns iguais anunciados por R$ 40mil. O meu possuía a mais as rodas originais do Next Edition 16" com pneus novos, bancos em couro, som com CD Pioneer e baixa quilometragem. A melhor oferta na época foi R$ 31mil e na época não achamos vantajoso vender, ficamos com o carro anunciado por 6 meses e recebíamos pouquíssimas ofertas, sempre os interessados diziam estar olhando também um Corolla 2003/2004. Acho que o grande problema foi ter comprado o modelo básico, sem air bag, sem abs, sem som original, etc., infelizmente só aprendemos com a experiência. Decidimos não vender e ficar com o carro.
Resolvi então tentar descobrir o motivo pelo qual o carro estava sem força e com alto consumo de combustível. Comecei a pesquisar no fórum e percebi que o Vectra C ainda é muito pouco abordado, ninguém conhece exatamente os problemas do carro, que apesar de ser muito parecido com o B (mecanicamente), existem pequenas diferenças que podem ser a chave do problema. Aprendi que manutenção é mais que apenas levar o carro para a concessionária e fazer aquela manutenção descrita no manual, que aliás, eles sequer fazem o que está de fato previsto, sempre dizem que algo não tem necessidade. E fomos nos acostumando com a falta de força, consumo excessivo e o barulho na suspensão. Na troca de óleo dos 45.000Km eu descobri que o carro usava o óleo 20W50, enquanto tinha saído de fábrica com o 5W30, adotando novamente esse óleo nessa quilometragem e para a minha felicidade, não tive nenhum problema com consumo de óleo, ou barulho no motor, pelo contrário, nunca mais vazou óleo pela junta, diminuiu muito a sujeira na TBI, o motor ficou mais silencioso e andando mais solto.
Aos 48.000Km eu resolvi trocar as velas (que haviam sido substituídas aos 25mil km), os cabos de vela, filtro de ar, filtro de combustível, fazer uma limpeza de bico no ultrassom, limpeza da tbi. O carro melhorou um pouco o desempenho mas o consumo se manteve. Entre os 45.000Km e os 50.000Km eu visitei diversas oficinas, conversei com diversos mecânicos pensando na manutenção dos 50.000Km que incluía a substituição da correia dentada. Não botei fé em nenhum dos mecânicos, as vezes ouvia que não precisava trocar tal coisa por tempo, só quando apresentasse defeito, ou falava que era só retirar tal peça que resolvia, ou ouvia que o carro era manco e beberrão, mas o carro era meu desde 0Km e eu sabia como ele era.
Já havia me conformado em fazer a revisão na concessionária mesmo, até ver o orçamento da revisão. Me cobraram R$ 1.150,00 apenas pela troca da correia dentada, tensor da correia dentada, correia de acessórios e o tensor da poly-v com a mão de obra. A troca de óleo e filtros iria me custar mais R$ 600,00, fora outras coisas que eu queria fazer. Se eu comprar a peça no balcão eu ganho 20% de desconto pois a garantia é de 3 meses, mas se eu comprar a peça pela oficina, eu pago o preço cheio e ainda pago a mão de obra, apenas para ter garantia de 1 ano. Lamentável.
Nessa mesma semana, precisei levar o outro carro no CAPS da Porto Seguro para fazer a vistoria do seguro e pude conhecer a oficina. Achei tudo limpo, organizado, melhor que a concessionária GM aqui da cidade. Diversos manômetros para teste de tudo, máquinas de limpeza de bico, scanners, etc. Conversando com o dono da oficina, ele me disse que a garantia do serviço era de 1 ano em qualquer CAPS da Porto Seguro, só usavam peças genuínas ou no máximo peças originais, carimbavam manual, etc. Resolvi mandar dar uma geral no Vectra nessa oficina.
Deixei o carro na quarta-feira pela manhã e no final da tarde recebi a ligação com o orçamento. R$ 2.565,00. Nesse valor eles deixaram claro que não haviam notado a necessidade de substituição do kit de embreagem, mas eu tinha reclamado, então eles colocaram no orçamento. Tinham incluído também a troca dos discos e pastilhas de freio que apesar de não estarem perto do final de vida, apresentava deformação, o que diminuía a capacidade de frenagem, a qual eu já havia percebido. Autorizamos todo o serviço e pedimos para acrescentar o arrefecimento, pelo tempo de uso, totalizando R$ 2.711,00. O disco de embreagem de fato estava bem desgastado, já com uma parte queimada e próximo aos rebites. Foi colocado um kit genuíno GM com o disco, platô e atuador. As correias foram colocadas Gates, tensor SKF e trocado uma polia e o rolamento da correia de acessórios, tudo SKF. O óleo foi mantido o 5W30 ACDelco, com o filtro de óleo Bosch, filtro de combustível ACDelco e o filtro de ar e ar condicionado da Mann. Discos Fremax e as pastilhas eu pedi as Fras-le Ceramax no lugar das tradicionais, além da troca do equalizador do sistema de freio que estava com um vazamento e do fluído de freio novo. Foi preciso substituir os braços axiais que estavam com uma folga. O reservatório de expansão também foi substituído. Além disso novamente realizei a limpeza de bicos com substituição dos anéis de vedação e limpeza do TBI. Eles não foram capazes de descobrir o porque não está marcando a temperatura no painel, apesar da injeção identificar. O carro ficou mais esperto e melhorou um pouco o consumo. Quando novo tínhamos médias de 8.0Km/L e chegamos aos absurdos 5.0Km/L no mesmo trajeto e nas mesmas condições. No primeiro tanque após a manutenção, chegamos a 6.5Km/L.
Mas nem tudo são flores. Percebi que depois do serviço o carro está com uma forte vibração dentro da cabine. Essa vibração piora quando a ventoinha do radiador entra em funcionamento. A vibração chega ao volante, o que está causando um incomodo. Além disso, a luz de ré deixou de funcionar. Voltei a oficina e reclamei. Disseram que o interruptor da ré estava com defeito, eu aleguei que antes da manutenção estava ok mas eles disseram que já devia está com problema e terminei tendo que pagar, R$ 70,00 pelo serviço. Reclamei da vibração e eles disseram que o protetor de cárter estava descentralizado, que haviam corrigido o problema.
Fomos embora e no dia seguinte percebemos que a vibração continua. Percebi outra coisa, quando vou fazer a meia embreagem eu sinto o motor trepidando, as vezes chega a passar essa sensação para dentro do carro. Abrindo o capô, o motor está quietinho, silencioso, como se fosse um motor novo, mas no habitáculo está uma vibração relativamente forte. Voltei na oficina e reclamei disso e de um barulho na suspensão. No final da tarde peguei o carro e disseram não ter detectado essa vibração fora do normal e que a suspensão estava ok. Questionei se o volante do motor estava bom, então chamaram o mecânico e ele disse que não havia empeno ou ondulações, que tinha passado uma lixa para garantir a melhor aderência do disco ao volante. Vi no YouTube que o procedimento não é esse, inclusive disse lá na hora mas eles disseram que era a mesma coisa, difícil questionar esse povo.
O motor realmente ficou melhor. Ainda acho algo estranho pois se eu pisar, até uns 2mil RPM o giro sobe lentamente e depois dispara violentamente. O consumo melhorou. Essa vibração na embreagem, nem com a antiga fudida fazia e com essa nova está apresentando, só me leva a acreditar que ela esteja descentralizada (apesar deles falarem que usa uma ferramenta especial para montar corretamente) ou o volante do motor com ondulações ou empeno. A vibração do motor passando para o habitáculo eu pedi pra verificar se era algum coxim, bucha, base do motor e disseram está tudo bom, se não for algo assim, eles montaram o agregado errado, só pode. E agora estou com um barulho infernal na suspensão dianteira direita, no plano ou com pequenas ondulações não ouve, durante o dia também não houve mas basta entrar no shopping e subir os andares, ou passar uma lombada a noite que ouvimos e sentimos a pancada no assoalho.
A FIPE do carro hoje é R$ 30.238,00. Nos Classificados aqui da cidade o mais barato está anunciado por R$ 27.000,00 branco com cara que era taxi. As lojas não compram o carro e na troca eles querem pagar R$ 18.000,00. Aqui na minha cidade eu acho que não consigo vender nem por R$ 25.000,00. Acabei de gastar R$ 2.700,00 no carro, na minha lista ainda estão previstos mais R$ 240,00 para pintar as rodas que estão sem brilho, R$ 1.800,00 pelos quatro pneus Michelin Primacy 3 205/55 R16 novos, além do dinheiro que estou pensando em gastar na suspensão. Como ninguém soluciona o barulho, já estou convencido a comprar inicialmente os 2 amortecedores novos, 2 coxins novos, 2 batentes novos, 2 localizadores novos e todas as buchas da suspensão dianteiras, todas originais. Devo gastar mais uns R$ 1.000,00 nisso. E como farei a dianteira, depois farei a traseira.
Eu gosto do carro, não compensa vender esse carro por R$ 22/23mil. Terei que gastar o equivalente a outro carro desse para pegar um hatch premium como um Punto 1.6, Fox 1.6, HB20 1.6, Gol 1.6 e não ter o mesmo conforto, o mesmo espaço, a mesma segurança, mesmo não tendo o Air Bag e ABS, sabemos o nível de segurança da estrutura do carro. É um carro que é confiável, é nosso desde 0Km, nunca foi batido, etc. Para ter outro carro do mesmo nível, vamos desembolsar uns R$ 45mil para pegar um Cruze LT R7D e não podemos gastar essa grana agora. Já pensei em pegar um Elegance ou Elite 2010/2011 mas o que tem por aqui estão muito piores que o meu. Tem um Elite 10/11 com 74mil km por R$ 40mil, sem histórico de manutenção.
Não sei mais o que faço. Estou ficando desgostoso com o carro mais uma vez. Até comprei o som quase todo para instalar novamente, já coloquei o DVD novo mas fico triste. Não consigo solucionar os problemas bestas que tem no carro. Não quero ficar levando o carro pra ser desmontado e montado em toda oficina, queria achar alguém que se garantisse em descobrir o problema e resolver. Hoje estou muito tendencioso a colocá-lo à venda novamente.
É um desabafo, acho que só aqui para entenderem o que eu sinto..
Um abraço a todos..
Amigo isso está me cheirando OLHO-GORDO DEUS te livre ,com certeza alguém tem inveja de vc só pode ser...
Boa sorte amigo alguém aqui vai te ajudar .