Eai, Dudu, tudo bem? Dudu e Almeidão: Seguinte, expliquei tudo em miúdos no tópico do meu carro. Vou transcrever pra cá.
Vini, valeu! Deu mais trabalho do que pensei. Foram dias de frustrações, até que finalmente funcionou.
Bom, no site da Connect Parts possui um espelho de muito boa qualidade (metagal) para o vectra 97-06 e astra 98-12.
Fui na concessionária e o técnico que mexe me garantiu que era "plug and play" no meu vectra. Comprei. Quando chegou aqui, vimos que não era. Fiquei bastante decepcionado, mas não desisti.
Tive a ideia de "trocar" as hastes. Pegaria haste do meu retrovisor e colocaria no novo. Fui a diversas lojas de instalações de som/alarmes e etc e ninguém me dava garantia de que funcionaria. Na última que fui, pois já estava desistindo, e inclusive pensando em coloca-lo à venda aqui no clube, o cara falou "eu faço!".
Confiei e meti a cara. O encaixe da haste do retrovisor do Vectra é um pouco mais grossa que a do retrovisor da Metagal, por isso teve que ir ao esmerilhador. Confesso que na hora minha pressão deu uma baixada e pensei: que que eu estou fazendo? Se não desse certo, eu ficaria sem retrovisor interno, e ia ter que comprar um novo. Acho que até tive sensação de desmaio, rs.
Bom, depois de um bom tempo no esmerilhador, eis que encaixou perfeitamente, ficando com uma pequena folga, mas que logo foi sanado com um pouco de silicone e cola de parabrisa (pra ficar bem firme). Voltei à concessionária e instalaram-o em menos de 30 minutos, pois a instalação em si é bem fácil.
No fim das contas tudo deu certo, e eu saí contentíssimo, pois já queria a câmera de ré há um tempo e esse foi o melhor jeito que encontrei. Não queria poluir o vidro/painel com aqueles visores e nem tinha grana pra uma central multimídia. No fim das contas tudo saiu por 500 reais (400 do retrovisor, 50 pro esmerilhador e 50 pro colega da concessionária).
Algumas considerações:
1) Como nosso retrovisor é fotocrômico, acaba perdendo-se essa função, o que em parte é compensada pelo espelho, pois ele é um pouco mais escuro que o convencional (não atrapalha e reduz bastante os faróis a noite). Se antes o retrovisor fotocrômico filtrava com 100% de eficácia os faróis altos, esse filtra, digamos, com 80%. Fiquei satisfeito.
2) Há a perda daquela luz que fica embaixo do retrovisor, que serve para iluminar o câmbio e o console central. Apesar de ser meramente decorativa e haver aquelas do teto, eu gostava bastante, e foi a maior perda durante o processo todo, pois dava um diferencial bacana.
Agora, se eu faria de novo? Acho que sim, pois apesar de ter perdido algumas coisas, ganhei outras. Não se pode juntar o melhor dos dois mundos... Só digo uma coisa: passei muito aperto até chegar ao final, mas foi o UP que mais gostei e que mais valeu a pena!
Abs.
Dudu e Almeidão. No caso de vocês, que possuem o Vectra B, acho que é sim plug and play, visto que a metagal é a própria fabricante de retrovisores do Vectra (e alguns da linha GM). E sim, esse retrovisor não é daqueles que ficam encaixados por cima, mas sim um novo retrovisor que substitui o antigo.
Almeidão, na verdade acho que nem precisa muito de insulfilm, pois esse retrovisor é mais escuro, é ótimo! Eu diria que ele é um "fotocrômico nato", pois tá sempre nesse modo, rs.
Abs.