Thiago, tenho nos 2 Vectras C tapetes de carpete, pois bem, sabes que sou fresco (no bom sentido, rsrsrs...), então, são lindos, pesados, não saem do lugar, ajuda a diminuir o barulho externo (claro, como são grossos é como ter uma mega manta asfaltica no chão), e mais uma outra vantagem, como exclusividade e requinte por exemplo, mas nem tudo são flores, tem que se ter o dobro de cuidado com tudo, qualquer coisa suja, porém eu tenho minhas técnicas, mesmo assim eu vou revesando entre o de borracha (as vezes está por cima as vezes por baixo) e o de carpete, não, não escorrega, pois o de carpete é muito pesado.
Não notei cheiro de cachorro molhado, pois se o de carpete fôr de qualidade o material não vai deixar dar cheiro, é sintético, e a base é de borracha, então mesmo que vazar algo não pega no carpete original do carro.
Volta e meia passo aspirador, e o que parecia sujeira pesada nada mais era que poeira, mas a cada 2 meses ou mais eu lavo eles, é bem simples, uma escovinha mole de tecidos (para não estragar o carpete e deixar ele felpudo) e um lava roupas líquido, se tiver só sujeira leve tem um segredo, lava roupa Ola, aplica, esfrega e enxagua, fica um cheiro delicioso dentro do carro depois, tem várias técnicas também, pode usar sabão comum de coco e quando estiver enxaguando aplicar um pouquinho na escova de amaciante de roupas, depois passa uma água rápida pra tirar a espuma e põe pra secar, também fica um cheiro bom dentro do carro, certa vez lavei com sabão neutro, e depois de seco peguei um vidro de perfume meu que tava no fim, mas baforei o restinho no carpete do tapete e coloquei dentro do carro, ficou umas 2 semanas com um cheirinho bem legal dentro, então, nos de carpete tem essas táticas, e não é difícil de secar não, pelo menos o meu, não absorve muita água, se puder depois de lavado deixa escorrer um pouco e vai passando a mão para tirar o excesso de água, ou se tiver muitaaa pressa, sabe aqueles aspiradores de pó e água da Electrolux, se tiver um deles tira o filtro fora e aspira ele, fica bem sequinho já.
Sei lá, eu gosto, dá trabalho ?, claro que dá, mas o de borracha também suja e também tem que lavar, só que por ser de borracha a gente acha que é só bater e tal, vai batendo a preguiça e vai ficando, no de carpete o cara pensa, bah, tá sujo , vou ter que dar um grau aí, aí me parece que o cara "se educa" e limpa mais frequente, e por isso também parece que dá mais trabalho.
Os originais sim são feitos pela Borcol, os de borracha, hoje vem escrito Chevrolet neles nos que as concessionárias dão de brinde quando se compra o carro zero, tenho um desses no Elegance que ganhamos de brinde, são bons, mas o chato é que são universais, então o desenho/recorte não fica muito perfeitooo.
Thiago, já teve um tópico aqui sobre esses tapetes, inclusive participei dele, dá uma olhada, tem bastante coisa, inclusive relatei sobre os meus e tem fotos deles no nosso Elegance daqui de casa, o Elite não tirei foto ainda, mas é do mesmo fornecedor, só muda a cor que no caso do Elite é cor Pólvora, são da Rugsul, 1000% recomendado.
Vê aí e te diverte
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... +jandersonGrande abraço
Janderson