amf escreveu:MAs eu ja usava Podium antes, mas o problema é encontrar essa gasolina em todos os lugares onde vc se esteja, o preço e também percebo que meu Vectra fica mais gastão com ele. Não entendo o que acontece.
Se já usava podium, pode continuar...
Se não tiver a podium, pode usar comum ou aditivada mesmo que não vai acontecer nada.
A injeção é tão "maleável", que já vi muita gente enfiando álcool ou mistura de gasolina com álcool (conhecido como rabo-de-galo) no tanque sem qualquer alteração e o carro anda numa boa.
Eu mesmo, na época que tinha o kadett 2.0 MPFI (motor igual dos vectras 2.0 8v), fui abastecer e o infeliz do frentista, que devia estar no mundo da lua, encheu o tanque até à boca com álcool.
Saí de lá pensando como ia retirar aquele alcool todo do tanque... Rodei uns 30km até chegar em casa.
Ao chegar em casa, nem me preocupei mais com isso, pois o carro estava rodando "liso". Sem falhas ou qualquer problema aparente.
No dia seguinte, bati na chave e o carro pegou, talvez por conta de uns 10l de gasola que ainda tinha no tanque.
Apenas ficou um pouco mais fraco com o motor frio, mas depois que aqueceu, ficou normal.
Ficou fraco porque deu falta quando frio, mas isso é bem tolerável pra um carro originalmente à gasolina.
Resumindo: o carro tolera sim uma "barbeiragem" com relação ao combustível.
Veja que no meu caso não foi só 5% de acréscimo de álcool... Foi mais de 100%!
Eu tava com uns 15~20%, no máximo, de gasolina no tanque.
O carro, que fazia uns 9km/l na gasolina, fez por volta de us 7km/l com o álcool, provando que a injeção consegue, até certo ponto, se adequar no que tange à maior necessidade de combustível na mistura.
Rodei a semana inteira pra queimar aquela porcaria, afinal, o tanque não tinha me custado nada, pois o gerente autorizou minha saida sem pagar.
Não fiz isso depois, mas não tive problemas por causa disso.
O problema é enfiar gasolina num carro que é feito só pro alcool.
Fazer isso pode ocasionar problemas graves, como furos no pistão, queima de junta do cabeçote, furo no cabeçote, etc.
Abs!