O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralAinda mais álcool na gasolina
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

26 mensagens
  • 1
  • 2
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Ainda mais álcool na gasolina

por rgapski » 17 Mar 2015, 16:54

amf escreveu:MAs eu ja usava Podium antes, mas o problema é encontrar essa gasolina em todos os lugares onde vc se esteja, o preço e também percebo que meu Vectra fica mais gastão com ele. Não entendo o que acontece.

Se já usava podium, pode continuar...
Se não tiver a podium, pode usar comum ou aditivada mesmo que não vai acontecer nada.

A injeção é tão "maleável", que já vi muita gente enfiando álcool ou mistura de gasolina com álcool (conhecido como rabo-de-galo) no tanque sem qualquer alteração e o carro anda numa boa.

Eu mesmo, na época que tinha o kadett 2.0 MPFI (motor igual dos vectras 2.0 8v), fui abastecer e o infeliz do frentista, que devia estar no mundo da lua, encheu o tanque até à boca com álcool.

Saí de lá pensando como ia retirar aquele alcool todo do tanque... Rodei uns 30km até chegar em casa.
Ao chegar em casa, nem me preocupei mais com isso, pois o carro estava rodando "liso". Sem falhas ou qualquer problema aparente.
No dia seguinte, bati na chave e o carro pegou, talvez por conta de uns 10l de gasola que ainda tinha no tanque.
Apenas ficou um pouco mais fraco com o motor frio, mas depois que aqueceu, ficou normal.
Ficou fraco porque deu falta quando frio, mas isso é bem tolerável pra um carro originalmente à gasolina.

Resumindo: o carro tolera sim uma "barbeiragem" com relação ao combustível.
Veja que no meu caso não foi só 5% de acréscimo de álcool... Foi mais de 100%!
Eu tava com uns 15~20%, no máximo, de gasolina no tanque.

O carro, que fazia uns 9km/l na gasolina, fez por volta de us 7km/l com o álcool, provando que a injeção consegue, até certo ponto, se adequar no que tange à maior necessidade de combustível na mistura.

Rodei a semana inteira pra queimar aquela porcaria, afinal, o tanque não tinha me custado nada, pois o gerente autorizou minha saida sem pagar.
Não fiz isso depois, mas não tive problemas por causa disso.

O problema é enfiar gasolina num carro que é feito só pro alcool.
Fazer isso pode ocasionar problemas graves, como furos no pistão, queima de junta do cabeçote, furo no cabeçote, etc.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcos
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por amf » 17 Mar 2015, 17:21

Este episodio de gasolina em carro a álcool ja aconteceu comigo uns 15 anos atras, tinha um Monza efi álcool, e ao parar no posto para abastecer, o frentista não atentou pela inscrição na tampa (Álcool) e pôs gasolina, so percebi quando fui sair. O carro ate ligou, mas quando fui acelerar, ficou tremulo e morreu. So ai que percebi oque tinha acontecido. Foi um saco drenar todo a gasolina e abastecer novamente com álcool, estornar o valor pago a maior e blá blá blá.
Imagem

granzorts
GL Member
GL Member
Nome Completo: Tony Stark
Estado: Exterior
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por granzorts » 17 Mar 2015, 19:26

rgapski muito boas tuas explicações!

Já fiquei mais tranquilo :88:
Vectra CD 2.2 16v 98/99 Azul Darsena (manual + cruise control)

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11196&p=139710#p139710

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 18 Mar 2015, 08:02

Até carro carburado tolera (até certo ponto) alcool no tanque sendo o carro a gasolina.
Na época que tinha o Santana AP2000, o antigo dono havia trocado apenas as velas e socava alcool no carro. Naquela época o preço do alcool era na média R$ 0,80 por litro.

Claro que como era carburado o carro tinha falhas, principalmente em alta rotação, pois não existia a injeção para ler e corrigir o ponto e a mistura. Nem os giclês do carburador o antigo dono havia trocado, estava com os originais a gasolina (giclês para alcool tem uma maior vazão).

Mas dentro da cidade andava de boa, mas logo que comprei já voltei ele para gasolina que era o combustível original do carro.

Abs!!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 18 Mar 2015, 17:05

larussosan escreveu:Até carro carburado tolera (até certo ponto) alcool no tanque sendo o carro a gasolina.
Na época que tinha o Santana AP2000, o antigo dono havia trocado apenas as velas e socava alcool no carro. Naquela época o preço do alcool era na média R$ 0,80 por litro.

Claro que como era carburado o carro tinha falhas, principalmente em alta rotação, pois não existia a injeção para ler e corrigir o ponto e a mistura. Nem os giclês do carburador o antigo dono havia trocado, estava com os originais a gasolina (giclês para alcool tem uma maior vazão).

Mas dentro da cidade andava de boa, mas logo que comprei já voltei ele para gasolina que era o combustível original do carro.

Abs!!!

:88:

Larusso,

Você falou que falhava né?
Provavelmente falhava por causa das velas e da falta de um giclê um pouco maior.

Sobre as velas, aqui vai uma pequena lição:
As velas tem graus diferentes para se adequar à diferentes temperaturas na câmara de combustão.
A vela não tem haver tanto com o combustível que se usa, mas sim com relação à taxa de compressão do motor e temperatura na câmara no momento da compressão.

No motor original gasolina, pode-se usar álcool com vela grau 5~6, que costumam ser as originais.

Carro carburado é muito fácil usar álcool! Dá pra convertem em casa mesmo, desde que o coletor tenha aquecimento.
A maioria dos carros tem uma mangueira que sai do bloco e passa por dentro do coletor. Se tiver, funciona na boa!

Tínhamos uma saveiro 1.8 à gasolina, toda original, linda, mas bebia pra C@r#lh%!
Já que bebia, eu acertei com meu velho que pelo menos ela ia andar! rs
Coloquei um carburador maior nela (weber 40) com giclê certo para álcool, revisei as velas (mesmo grau da original), cabos, bobina, distribuidor.
Montei com a termostática do motor à alcool (mantem mais aquecida), revisei o coletor, ajustei o ponto um pouco mais adiantado e o afinei carburador no feeling mesmo.

A saveiro ficou ótima! Usamos ela por uns 3 anos assim.
Andava feito o cão, e gastava uma mixaria, pois o alcool na época era muito barato.
Meu pai ficou muito contente com ela. Só vendeu porque compramos um apto e pra uma familia de 4 pessoas, a saveiro não atenderia.

Foi a primeira preparação "aspro" que fiz. E foi a única que compensou! kkkkk

Se eu achasse uma saveiro quadrada inteira e por um valor justo, compraria pra fazer isso de novo.
Era um carrinho muito bom e que deixou saudades...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

robsonlc
Member
Member
Nome Completo: Robson Luiz Costa
Veículo: Vectra Comfort 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por robsonlc » 19 Mar 2015, 18:15

E aí galera alguém já abasteceu com a nova gasolixo? Sentiram alguma diferença em desempenho e consumo?
Vectra Comfort 2.0 2005
viewtopic.php?f=71&t=3409

26 mensagens
  • 1
  • 2