por Rods »
21 Ago 2014, 10:58
RicardoGLS:
Para fazer a medição exata, complete o tanque até o travar da bomba, zere o MID em CONSUMO TOTAL, rode uns 30 KM, se possível neste trecho que você citou, onde há a mistura de perímetro urbano com estrada ou pista expressa... aí complete novamente, verifique quantos litros vão entrar e por fim faça o cálculo de quantos litros gastou dividido pelos 30 KM que você rodou. Desta forma, você terá o consumo total real.
O MID ou PC como você chamou é útil, mas não é exato, existe uma pequena variação. No meu percebo que quando rodo só com Etanol, essa variação é geralmente de 1 litros para mais, tipo se ele marca 40 litros gastos, vão caber 39. Já na Gasolina, essa variação aumenta bem e pode chegar de 2 a 3 litros, se não me engano ao contrário, ele marca para menos, tipo o MID me informava 40 litros e quando completei coube 43 litros. Fiquei meio assim pelo aumento da diferença, mas entendo que as variações dos combustíveis podem deixar a sonda lambda "doida", ou seja, fazendo medições erradas, como por exemplo, talvez a gasolina que eu coloquei não era de boa qualidade, tipo com muito Alcool, se é que era Anidro mesmo.. enfim.. entendi que a má qualidade dos nosso combustíveis, em especial da Gasolina, podem ter enganado minha sonda lambda e a mesma passou informações erradas para o MID.
Outra hipótese, é que o Etanol tem muito menos moléculas que a Gasolina, ou seja, a leitura deste é mais simples... e neste caso o problema pode estar na minha sonda lambda que podem não estar conseguindo fazer as leituras exatas dos gases expelidos pelo escape.
Abraço!