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GeralCambio automático - desempenho / kick down
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Arquiteto » 30 Ago 2013, 21:50

esta certo ... da kick down e mantenha o pe em baixo sem aliviar ... ate que perceba que

ja da pra subir uma marcha ... da mesma forma que no manual ... ai vc alivia um pouquinho

o pe e o cambio vai jogar uma marcha pra cima ...

viniciusc86
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por viniciusc86 » 19 Dez 2013, 08:56

Sei q estou desenterrando, mas qria saber se Goravle conseguiu resolver o problema do carro. Tenho um automatico tb, 2006 2.0 8v e com GNV, rapaz, meu carro é mais esperto q o 140cv do meu pai q eh manual. mesmo no gnv o carro dispara, tanto em retomadas como em arrancadas. se eu ligo o modo sport e passo para gasolina ai o bicho pega. deixo em D e vou embora, n fico toda hora mudando a posição da alavanca n. Quanto ao kick-down tenha o seguinte em mente PÉ EMBAIXO, PISA FUNDO, PEDAL TO THE METAL, SENTA O PÉ. assim vc vai gravar e entender bem o que é kick-down. so nunca reparei esse lance de "bolinha" no acelerador n, e tb nunca notei se ele joga 2 marchas abaixo. acho q na realidade ele calcula a velocidade e escolhe a melhor marcha para reduzida. ja pensou vc esta a 80km/h em 3ª (coisa q o meu so passa para 4ª se eu aliviar bem o pé do acelerador, se n ele so passa para 4ª qndo atingir 2500rpm) e pq pediu o kick-down o carro joga para 1ª, seria condenar demais o motor. Quanto a sua falta de potencia, ja tentou dar umas belas esticadas nele? deixa no D e pisa ate o talo e vai dirigindo um pouco, ele vai passar a marcha m 5500rpm, se ligar o sport vai mudar e, 6000rpm. Faça isso por uns 2 dias e depois volte a dirigir normalmente, voltando a fazer de vez em qndo (N SEMPRE). nossos carros gostam de um pouco de aventura tb.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 19 Dez 2013, 16:08

viniciusc86 escreveu:Sei q estou desenterrando, mas qria saber se Goravle conseguiu resolver o problema do carro. Tenho um automatico tb, 2006 2.0 8v e com GNV, rapaz, meu carro é mais esperto q o 140cv do meu pai q eh manual. mesmo no gnv o carro dispara, tanto em retomadas como em arrancadas. se eu ligo o modo sport e passo para gasolina ai o bicho pega. deixo em D e vou embora, n fico toda hora mudando a posição da alavanca n. Quanto ao kick-down tenha o seguinte em mente PÉ EMBAIXO, PISA FUNDO, PEDAL TO THE METAL, SENTA O PÉ. assim vc vai gravar e entender bem o que é kick-down. so nunca reparei esse lance de "bolinha" no acelerador n, e tb nunca notei se ele joga 2 marchas abaixo. acho q na realidade ele calcula a velocidade e escolhe a melhor marcha para reduzida. ja pensou vc esta a 80km/h em 3ª (coisa q o meu so passa para 4ª se eu aliviar bem o pé do acelerador, se n ele so passa para 4ª qndo atingir 2500rpm) e pq pediu o kick-down o carro joga para 1ª, seria condenar demais o motor. Quanto a sua falta de potencia, ja tentou dar umas belas esticadas nele? deixa no D e pisa ate o talo e vai dirigindo um pouco, ele vai passar a marcha m 5500rpm, se ligar o sport vai mudar e, 6000rpm. Faça isso por uns 2 dias e depois volte a dirigir normalmente, voltando a fazer de vez em qndo (N SEMPRE). nossos carros gostam de um pouco de aventura tb.

O Kick Down somente joga duas se você estiver em quarta marcha, pois no meio do acelerador reduz uma e no fundo reduz a outra. Se você estiver em terceira, vai reduzir somente para segunda.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 19 Dez 2013, 18:36

Alcir, o meu reduz até três. Uma vez estava a 50km/h em uma subida e de o kickdown. De quarta foi pra primeira e o bicho dispara, literalmente. Gosto muito da primeira marcha do vectra; da segunda não.

Abs.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por viniciusc86 » 20 Dez 2013, 08:59

Alcir Andreoni escreveu:O Kick Down somente joga duas se você estiver em quarta marcha, pois no meio do acelerador reduz uma e no fundo reduz a outra. Se você estiver em terceira, vai reduzir somente para segunda.


Dessa eu ja n sabia. Vivendo e aprendendo.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 20 Dez 2013, 11:54

Vou falar de como está sendo minha experiência com meu primeiro automático e primeiro vectra também :6:

Na minha opinião esse lance do carro sair fraco ou nas ultrapassagens é uma situação de não saber utilizar o câmbio ou o carro está com defeito não tem outra alternativa.

Quando paro meu carro saio de boa, arranca, canta pneu faz tudo como um manual realiza.

Nunca usei o botão ''S'' pelo que eu li no manual esse botão serve para deixar as passadas mais longas, no caso deixar o giro subir mais para trocar de marcha.

Já o kik Down não, se você de uma catucada mais profunda ele já joga na terceira e já era (estou falando do meu carro antes de me crucificarem hahahahahha), agora se eu tolar o pé mesmo até o final cruz credo o carro da um estalo a frente levanta que uma beleza e o giro vai nas alturas e cade o Thiago? Sumiu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não falo do GNV pois o que está no meu carro é o injetável por tanto ele não faz diferença não tenho perda de potência, claro que se eu abastecer com alcool consigo atingir o limite de 150 cv, mas eu rodo na gasolina e gnv mesmo.

Abraços
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por viniciusc86 » 20 Dez 2013, 12:05

Como assim vc canta pneu?? para fazer isso no meu, so se der tranco na caixa. (TA LOUCO)
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 20 Dez 2013, 13:57

Amigo Vinicius como eu disse no meu comentário (são experiências em meu carro) em outros carros eu não posso falar, coisas que eu já fiz, eu não fico realizando esse tipo de procedimento com carro todo dia, toda hora.

Não estou louco amigo =) no meu carro não da tranco na caixa, simplesmente quando eu paro o carro em questão de 2 ou 3 segundos a mancha é engatada se eu soltar o pedal do freio e acelerar imediatamente sem precisar de pisar totalmente, ele canta pneu.

São experiências comigo!

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por mdemarquinho » 20 Dez 2013, 14:16

thiago.onacto escreveu:Amigo Vinicius como eu disse no meu comentário (são experiências em meu carro) em outros carros eu não posso falar, coisas que eu já fiz, eu não fico realizando esse tipo de procedimento com carro todo dia, toda hora.

Não estou louco amigo =) no meu carro não da tranco na caixa, simplesmente quando eu paro o carro em questão de 2 ou 3 segundos a mancha é engatada se eu soltar o pedal do freio e acelerar imediatamente sem precisar de pisar totalmente, ele canta pneu.

São experiências comigo!

Abraços


Oque ele quis dizer é que é um feito raro ou impossível disso acontecer.

Tanto o Elegance de 127 qe eu tinha quanto o elite de 140 cv, nem em estrada de terra isso acontece, nada, as vezes quando tem umas pedrinhas no asfalto e eu afundo o pé para tentar patinar (teste) ele até patina um pouco mas parece que ele por sim corrige e vai abrindo velocidade como se não tivesse pedra.

Eu sei que o Vectras B tinhas TC mas Vectra C eu tenho quase certeza que não tem, por isso eu não sei dizer o porque ele não patina. Curioso.

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 20 Dez 2013, 14:34

mdemarquinho escreveu:
thiago.onacto escreveu:Amigo Vinicius como eu disse no meu comentário (são experiências em meu carro) em outros carros eu não posso falar, coisas que eu já fiz, eu não fico realizando esse tipo de procedimento com carro todo dia, toda hora.

Não estou louco amigo =) no meu carro não da tranco na caixa, simplesmente quando eu paro o carro em questão de 2 ou 3 segundos a mancha é engatada se eu soltar o pedal do freio e acelerar imediatamente sem precisar de pisar totalmente, ele canta pneu.

São experiências comigo!

Abraços


Oque ele quis dizer é que é um feito raro ou impossível disso acontecer.

Tanto o Elegance de 127 qe eu tinha quanto o elite de 140 cv, nem em estrada de terra isso acontece, nada, as vezes quando tem umas pedrinhas no asfalto e eu afundo o pé para tentar patinar (teste) ele até patina um pouco mas parece que ele por sim corrige e vai abrindo velocidade como se não tivesse pedra.

Eu sei que o Vectras B tinhas TC mas Vectra C eu tenho quase certeza que não tem, por isso eu não sei dizer o porque ele não patina. Curioso.


mdemarquinho

Seu termo utilizado é mais apropriado (patinar) se não todo mundo vai achar que no meu carro acontece coisas de velozes e furiosos ou videos de internet que canta pneu sai aquela fumaçada e vamo embora :6:

Eu já fiz isso algumas vezes poucas mas já fiz se o meu sistema de anti-patinação não estiver ativado (não sei se isso influencia pois não testei com ele ativado) já patinei, mas como eu disse isso é besteira e não tenho a minima vontade de ficar fazendo isso com meu carro já que sou super cuidadoso, só que as vezes no trânsito sobe aquele leve nervossismo e acabamos nos descuidando e fazendo esses tipos de coisas :6:
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por viniciusc86 » 20 Dez 2013, 14:42

N te chamei de louco n rs, n se preocupe. eh q por exemplo, o meu qndo fui tentar fazer cantar, a única maneira seria estando em N, acelerar tudo e jogar D, mas isso é loucura pois da tranco na caixa. o meu tb faz isso de patinar na terra mas so qndo afunda o pé.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 20 Dez 2013, 14:53

viniciusc86 escreveu:N te chamei de louco n rs, n se preocupe. eh q por exemplo, o meu qndo fui tentar fazer cantar, a única maneira seria estando em N, acelerar tudo e jogar D, mas isso é loucura pois da tranco na caixa. o meu tb faz isso de patinar na terra mas so qndo afunda o pé.


Tudo bem viniciusc86 tamu junto :88:

Entendi o que você quis dizer, então por isso eu melhorei e utilizei a palavra certa acima (patinar) pois a expressão ''cantar pneu'' imaginamos logo na cabeça pneus rodando, fumaça subindo e barulho e cheiro de borracha queimada :6:

Acho que fiz isso umas três vezes, tem uma travessia de pista que entra para meu bairro, quase sempre tem que parar e esperar pois passa muito carro, dai algumas vezes tive que sair bem rápido para dar tempo de atravessar, e não tem terra na pista, mas ele nas vezes que precisei fazer isso patinou legal e depois estabilizou.

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 20 Dez 2013, 16:39

O sistema anti-patinação nada mais é do que arrancar com o carro de segunda marcha. Pode ver que se ligá-lo depois de 20km/h não há nenhuma diferença de comportamento.

Meu Vectra auto (140cv) dificilmente destraciona, exceto quando saio fazendo curva, mas acho que é por causa do peso do carro mesmo.

Se bem que no caso do Thiago, é o 2.4 com mais torque e cv, aí já não posso opinar sobre nada, rs.

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por viniciusc86 » 21 Dez 2013, 11:15

Realmente n havia atentado para o detalhe de ser 2.4 :9: . o meu n destraciona se n tiver uma terra. :13:
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 21 Dez 2013, 12:57

É isso mesmo, Vini. Mas quer uma dica pra destracionar mesmo no asfalto? É só sair da inércia fazendo uma uma curva (por exemplo vindo de uma rua e entrando numa avenida, que você tem que ser rápido). O meu nesse caso, se eu pisar, o bixo destraciona que é uma beleza, rs.

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 23 Dez 2013, 09:45

Amigo Levinthal

Foi como eu dei meu exemplo, a rotatória do cruzamento de pista fica na entrada do meu bairro, então eu saio fazendo a cursa atravessando a rodovia entrando na rua do meu bairro :88:
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por mdemarquinho » 23 Dez 2013, 10:28

Lendo todas as mensagens me veio algo na cabeça.

O Vectra, pelo menos no C pois o B eu não conheço, ele tem um sistema de Neutro Control internamente, quando se para em um farol e por alguns poucos segundo não tiver movimentação, internamente ele muda para o N (neutro), após tirar o pé do freio, ele demora um tempo para se ter a resposta e engatar o D novamente, será que ele não está destracionando aproveitando esse pequeno intervalo para subir o giro e dar um tranco internamente na caixa sem nós mesmo percebemos ?

O 2.4 16v tem um bom torque mas a partir de uma certa rotação, dos 800 rpm ele não é valente assim não, nesse caso o 8v eu creio que leve vantagem e ao meu ver, pode estar acontecendo um tranquinho internamente entre o tempo de tirada do pé do freio ao engatar internamente no D novamente sem percebemos. O meu nem por decreto ele destraciona, e nas ruas de pedras, ele até tenta mas o carro saiu do lugar esquece, ele não patina, corrige e segue sem patinar.

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 23 Dez 2013, 10:37

mdemarquinho escreveu:Lendo todas as mensagens me veio algo na cabeça.

O Vectra, pelo menos no C pois o B eu não conheço, ele tem um sistema de Neutro Control internamente, quando se para em um farol e por alguns poucos segundo não tiver movimentação, internamente ele muda para o N (neutro), após tirar o pé do freio, ele demora um tempo para se ter a resposta e engatar o D novamente, será que ele não está destracionando aproveitando esse pequeno intervalo para subir o giro e dar um tranco internamente na caixa sem nós mesmo percebemos ?

O 2.4 16v tem um bom torque mas a partir de uma certa rotação, dos 800 rpm ele não é valente assim não, nesse caso o 8v eu creio que leve vantagem e ao meu ver, pode estar acontecendo um tranquinho internamente entre o tempo de tirada do pé do freio ao engatar internamente no D novamente sem percebemos. O meu nem por decreto ele destraciona, e nas ruas de pedras, ele até tenta mas o carro saiu do lugar esquece, ele não patina, corrige e segue sem patinar.


mdemarquinho discordo um pouco com o que você disse sobre o 2.4 16v não ser tão valente e o 8v neste caso ser superior só se você estiver mencionando o manual, pois aí você joga o giro e faz a troca da primeira pra segunda a hora que quiser.
Sobre o tranquinho internamente sem percebe, eu pelo menos vejo outra coisa. Quando eu disse lá em cima, quando eu paro em um sinal, ou em subida eu paro o carro ele para em N, após 2 ou 3 segundos ele engata a primeira, da para sentir o engate da marcha, dessa forma quando solto o pé do freio e imediatamente acelero o carro sai de uma vez só e não tem lógica dar tranquinho sem percebe sendo que no caso a marcha já está engatada.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por mdemarquinho » 23 Dez 2013, 10:59

thiago.onacto escreveu:
mdemarquinho escreveu:Lendo todas as mensagens me veio algo na cabeça.

O Vectra, pelo menos no C pois o B eu não conheço, ele tem um sistema de Neutro Control internamente, quando se para em um farol e por alguns poucos segundo não tiver movimentação, internamente ele muda para o N (neutro), após tirar o pé do freio, ele demora um tempo para se ter a resposta e engatar o D novamente, será que ele não está destracionando aproveitando esse pequeno intervalo para subir o giro e dar um tranco internamente na caixa sem nós mesmo percebemos ?

O 2.4 16v tem um bom torque mas a partir de uma certa rotação, dos 800 rpm ele não é valente assim não, nesse caso o 8v eu creio que leve vantagem e ao meu ver, pode estar acontecendo um tranquinho internamente entre o tempo de tirada do pé do freio ao engatar internamente no D novamente sem percebemos. O meu nem por decreto ele destraciona, e nas ruas de pedras, ele até tenta mas o carro saiu do lugar esquece, ele não patina, corrige e segue sem patinar.


mdemarquinho discordo um pouco com o que você disse sobre o 2.4 16v não ser tão valente e o 8v neste caso ser superior só se você estiver mencionando o manual, pois aí você joga o giro e faz a troca da primeira pra segunda a hora que quiser.
Sobre o tranquinho internamente sem percebe, eu pelo menos vejo outra coisa. Quando eu disse lá em cima, quando eu paro em um sinal, ou em subida eu paro o carro ele para em N, após 2 ou 3 segundos ele engata a primeira, da para sentir o engate da marcha, dessa forma quando solto o pé do freio e imediatamente acelero o carro sai de uma vez só e não tem lógica dar tranquinho sem percebe sendo que no caso a marcha já está engatada.


Cara, 8v tem todo seu torque na baixa, o 16v não tem torque melhor que o 8v em baixa, não tem como.

Dados do Elite 2.4 16v - 232 N.m (23,7 kgf.m) @ 4.000 rpm (álcool)
Dados do Elite 2.0 8v - 193 N.m (19,7 kgf.m) @ 2.600 rpm (álcool)

Não estou falando que o 2.4 16v é ruim ou algo do tipo, só estou comparando as medições dos motores, é mesma coisa eu querer defender que o meu Elite 8v é melhor que o seu 16v na estrada oque não pode ser verdade, 16v tem melhor aproveito na estrada, o meu tem melhor aproveito na cidade. Apenas comparando ambos os motores.

Quanto se para o veículo completamente, a passagem para o Neutro Control varia, pode ser feita em 2 segundo quando em 4 ou 5, acho que depende muito do uso, se está quente percebo que a passagem é rápida, quando o carro frio a passagem demora. Quando se tira o pé do freio para acelerar, ele demora menos que 1 segundo para engatar, só fazer o teste, tirando o pé sem acelerar, o carro vai descer muito pouco, coisa de 10 centímetro ou nem isso, disse que talvez esse tempo seja suficiente para criar um tranco interno ao ponto de patinar, mas pode ser, mas mesmo assim esse tranco pelo menos eu já senti, hoje eu tiro o pé do freio e só acelero quando eu sinto que o carro mudou para o D, todas as vezes que fui apressado eu senti o tranco.

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Thiago Menezes
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Thiago Menezes » 23 Dez 2013, 11:45

mdemarquinho escreveu:
thiago.onacto escreveu:
mdemarquinho escreveu:Lendo todas as mensagens me veio algo na cabeça.

O Vectra, pelo menos no C pois o B eu não conheço, ele tem um sistema de Neutro Control internamente, quando se para em um farol e por alguns poucos segundo não tiver movimentação, internamente ele muda para o N (neutro), após tirar o pé do freio, ele demora um tempo para se ter a resposta e engatar o D novamente, será que ele não está destracionando aproveitando esse pequeno intervalo para subir o giro e dar um tranco internamente na caixa sem nós mesmo percebemos ?

O 2.4 16v tem um bom torque mas a partir de uma certa rotação, dos 800 rpm ele não é valente assim não, nesse caso o 8v eu creio que leve vantagem e ao meu ver, pode estar acontecendo um tranquinho internamente entre o tempo de tirada do pé do freio ao engatar internamente no D novamente sem percebemos. O meu nem por decreto ele destraciona, e nas ruas de pedras, ele até tenta mas o carro saiu do lugar esquece, ele não patina, corrige e segue sem patinar.


mdemarquinho discordo um pouco com o que você disse sobre o 2.4 16v não ser tão valente e o 8v neste caso ser superior só se você estiver mencionando o manual, pois aí você joga o giro e faz a troca da primeira pra segunda a hora que quiser.
Sobre o tranquinho internamente sem percebe, eu pelo menos vejo outra coisa. Quando eu disse lá em cima, quando eu paro em um sinal, ou em subida eu paro o carro ele para em N, após 2 ou 3 segundos ele engata a primeira, da para sentir o engate da marcha, dessa forma quando solto o pé do freio e imediatamente acelero o carro sai de uma vez só e não tem lógica dar tranquinho sem percebe sendo que no caso a marcha já está engatada.


Cara, 8v tem todo seu torque na baixa, o 16v não tem torque melhor que o 8v em baixa, não tem como.

Dados do Elite 2.4 16v - 232 N.m (23,7 kgf.m) @ 4.000 rpm (álcool)
Dados do Elite 2.0 8v - 193 N.m (19,7 kgf.m) @ 2.600 rpm (álcool)

Não estou falando que o 2.4 16v é ruim ou algo do tipo, só estou comparando as medições dos motores, é mesma coisa eu querer defender que o meu Elite 8v é melhor que o seu 16v na estrada oque não pode ser verdade, 16v tem melhor aproveito na estrada, o meu tem melhor aproveito na cidade. Apenas comparando ambos os motores.

Quanto se para o veículo completamente, a passagem para o Neutro Control varia, pode ser feita em 2 segundo quando em 4 ou 5, acho que depende muito do uso, se está quente percebo que a passagem é rápida, quando o carro frio a passagem demora. Quando se tira o pé do freio para acelerar, ele demora menos que 1 segundo para engatar, só fazer o teste, tirando o pé sem acelerar, o carro vai descer muito pouco, coisa de 10 centímetro ou nem isso, disse que talvez esse tempo seja suficiente para criar um tranco interno ao ponto de patinar, mas pode ser, mas mesmo assim esse tranco pelo menos eu já senti, hoje eu tiro o pé do freio e só acelero quando eu sinto que o carro mudou para o D, todas as vezes que fui apressado eu senti o tranco.


mdemarquinho, desconsidere o que eu disse anteriormente sobre o torque não havia feito essa comparação de troque ainda na baixa, essa tabelinha que você colocou aí ficou claro pra mim, desculpe.

Sobre a marcha, desculpe mas vou continuar insistindo hahahahahahha, pois no meu carro eu sinto completamente quando o câmbio engata em D, quando paro o carro totalmente como eu disse 2 a 3 segundos eu sinto o câmbio engatando, não sei se tem diferença de um modelo para o outro mas estou falando da minha experiência, quando eu paro o carro totalmente é assim que funciona, ou o meu carro ta engatando outra coisa pois eu sinto o engate da marcha.

Depois da marcha engatada não tem o porque da tranco na caixa bom esse é meu pensamento a não ser que alguém de um embasamento teórico referente a outra tese eu irei mudar o que eu estou dizendo, mas minha lógica de pensar é essa.
Mas eu vim aqui comentei e disse que isso já aconteceu comigo, não que eu faça isso toda vez, até porque quando vou atravessar a rotatório do meu bairro prefiro manter a atenção, prefiro sentir que consigo atravessar com segurança do que sair com o carro rapidamente achando que vai dar tempo.

Então é isso, relatei aí minha experiência com meu carro, abraços!
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