por Pedro Josino »
01 Ago 2014, 05:48
Estou de volta e com algumas novidades na garagem!
Eu sou meio paranoico com combustível, lubrificante, aditivos, etc.. Depois que passei a conhecer melhor essas coisas, resolvi apostar o melhor para o meu carro e não somente no que atende a ele..
Para se ter idéia, tenho um Gol G5 Power 1.6 2009/2010 com atuais 45.150Km rodados, aproximadamente.. Ele saiu de fábrica com óleo Castrol 5W40 Sintético.. Quando saiu da garantia e deixei de fazer a manutenção na concessionária, mudei o lubrificante para o Mobil 1 0W40 Sintético API-SN. Em todas as trocas de óleo eu substituo o filtro de óleo, junto com o bojão do cárter, retentor do bojão e filtro de combustível (coloco tudo Genuíno VW, comprado na concessionária). Adicionei Militec-1 ao sistema de lubrificação.. No combustível eu usava BR Supra, depois adotei Shell VPower e hoje utilizo BR Podium, utilizo cerca de 1,0 a 1,5 tanque de gasolina por mês nesse carro.. Aqui na cidade a gasolina comum custa R$ 3,09/litro, a gasolina aditivada R$ 3,19/litro e a gasolina podium R$ 4,15/litro.. Além disso utilizo o aditivo ACDelco Flexpower a cada 4 tanques.. Esse motor tem uma taxa de compressão de 12,1:1, é nítida a diferença entre a gasolina aditivada e podium..
O carro mais antigo da nossa frota é o Vectra Expression 2.0 8v 128cv 2008/2009 com cerca de 57.500Km rodados.. Irá completar 6 anos conosco dia 05.08.2014, mas adquirimos ele em 27.07.2008 se não me falha a memória.. Esse faz parte da época que eu não conhecia nada de mecânica, óleo, combustível, etc.. Eu deixava o carro na concessionária e acreditava no que eles me falavam (a única coisa além do básico que fiz nas revisões foi a troca das pastilhas de freio).. Depois de alguns anos, descobri que aplicavam o óleo 20W50 Mineral nele, enquanto ele havia saído de fábrica com o 5W30 semi sintético.. Aos 45.000Km, voltei a usar o 5W30 semi sintético e aos 55.000Km passei a usar o Sintético API-SN.. Troco o óleo a cada 5.000Km, com o filtro de óleo, filtro de combustível, bujão do carter e retentor do bujão, tudo ACDelco adquirido e substituído na concessionária.. Desde 0Km utilizava BR Supra, depois para Shell VPower e desde o ano passado adotei a BR Podium.. Por ser mais beberrão, gasto entre 1,5 a 2,0 tanques por mês.. Também utilizo o aditivo ACDelco Flexpower a cada 4 tanques.. Taxa de compressão 11,3:1..
O mais novo da casa é o Volkswagen Up! Esse eu não posso falar muito, pois apesar de fazer 1 mês de recebido no dia 09/08/2014, ainda está com 145Km rodados.. Utiliza óleo 5W40 Sintético da Castrol.. Coloquei BR Podium nele.. O carro anda muito bem, disposto.. Motor 1.0 12v 3 cilindros com taxa de 11,5:1 e 82cv.. Também adotarei aditivação no combustível e óleo..
O outro possante da garagem é o carro que pertencia ao meu pai.. Esse é um Kia Sorento 3.5 V6 24v 278cv com taxa de 10,6:1.. Não sei qual o óleo é utilizado, no manual informa apenas a norma que o óleo deve atender.. Nas notas fiscais que vi de revisão, uma vez foi usado o 10W30 e o outro 5W30.. São 6,2L com a substituição do filtro.. Era usado gasolina comum de diversos postos diferentes.. O carro passou 2 meses guardado, sem rodar.. Peguei ele esses dias e na cidade tive uma média de 4,0Km/L e na estrada de 7,5Km/L.. Ano retrasado viajei nela e em condição pior, tivemos um consump de 10,5Km/L.. Hoje ela vai para a Kia fazer uma revisão.. Será trocado o óleo, filtro de óleo, feita a limpeza da injeção e reprogramação da central.. Já encomendei o Militec-1 para ela e estou na busca de um bom aditivo para carro a gasolina, alguma indicação? Sequei o tanque dela e nesse abastecimento atual estou usando a Shell VPower.. Também pretendo adotar o uso da BR Podium pois será um carro de pouquíssimo uso..
Daqui há uns 2 anos, penso em abrir o motor do Vectra para uma revisão, substituir as juntas, retentores, fazer uma limpeza e ver como estava o motor.. Acho que mesmo sem desgaste, fazer uma manutenção dessa com 8 anos de uso é bom..