O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralCOMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

161 mensagens
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 14:41

weltinhow escreveu:Justamente, acredito que o cabo de medição do painel do vectra dele esteja com algum problema, ou o painel desregulado, não sei. Só sei também que não acredito nessa velocidade, não estou aqui pra dizer que ninguem está mentindo, porém eu vou repeti, dirigi um camaro em condições normais de pista, um carro com um motor bem mais potente, ele ao chegar aos XXXkm/h ele não saiu mais disso, mesmo com o pé lá no fundo ele não marcou mais, porém chegou aos XXX num piscar de olhos.

Limitador de velocidade fazendo seu trabalho!!!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 08:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por weltinhow » 18 Mar 2014, 14:47

Pensei a mesma coisa, mas como foi uma oportunidade unica, o carro de um conhecido que me deu pra acelerar logo quando comprou, então não podia falar muito sobre isso!
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 15:01

Falar o que, né?

Andar de foguete e chegar a 250km/h não se pode falar nada!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 12:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Julio Cesar » 18 Mar 2014, 15:42

hehehhe
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 15:51

Afinal de contas e voltando ao tema do tópico, alguém já comparou de verdade o 2.0 16V com o 2.2 16V? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Rainier
Member
Member
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Fev 2014, 10:38
Nome Completo: Rainier Ferreira
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Rainier » 21 Mar 2014, 20:16

Ricardo Pinto escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Como eu tenho um CD 02 2.2 16v e já andei bastante, digo que a velocidade máxima dele não é de XXX e nem o consumo rodoviário são de 12 e alguma coisa....
Sempre que viajo e em longas retas, vou aos XXXkm/h fácil e o consumo nunca fiz menos de 13.5km/L com carro completamente cheio e ar ligado o tempo todo.


Meu a medição da velocidade final é feita em circuito fechado assistida por radar de solo e cronometragem em duas etapas, uma contra o vento e outro com o vento

e mesmo assim para vc esta errada ?

Jura mesmo que vai a XXXkm/h ? com que cambio ? Vectra Nacional não tem cambio para isto... ao aplicar "torque" para sustentar a velocidade final a "aceleração" se torna quase nula... Principio basico de motores ao aplicar torque "força" a outra ponta da equação que é a aceleração tende a cair :)

Vi Vectra a XXXkm/h real com 2kg na turbina + booster e mesmo assim não sustenta a velocidade mais que alguns minutos antes dos pistões começarem a deteriorar

Se vamos discutir sobre estes assuntos devemos guardar a "paixão" na gaveta, bem la no fundo e começar a usar a "razão"

Se não, não adianta nem discutir :)

Ah Velocidade do velocimetro depois dos 100km/h tem uma defasagem que é exponencial, ou seja la marca 100 e vc ta a 88 , la marca 120 e a diferença ja é maior...

Pensem nisto :)

[ ]´s


Bem colocado Ricardo.

Tem hora que é difícil pois o coração fala alto, mas precisamos deixar a paixão de lado e tentarmos ser sensatos.
Para ajudar um pouco nas referências de carros "naturalmente" capazes de atingir velocidades em torno de 250 km/h, seguem alguns carros da era "sem limitador" com suas respectivas velocidades máximas:

Honda NSX - 256 cv - Vel max 258 km/h (Merece destaque pelo baixo peso e eficiência aerodinâmica descomunal)
Mercedes SL 500 - 333 cv - Vel max 256 km/h
BMW M5 - 315 cv - Vel max 252 km/h
BMW M3 - 273 cv - Vel max 250,2 km/h
Nissas 300 ZX - 300 cv - Vel max 250,2 km/h
Mazda RX-7 - 282 cv - Vel max 239,6 km/h
Mitsubishi 3000GT VR-4 - 300 cv - Vel max 239 km/h
Mitsubishi Eclipse GS - 190 cv - 209 km/h

Os dados são de testes realizados pela 4 Rodas no aeroporto de Vira Copos e consideram a média das 3 melhores passagens.

Um abraço.
Vectra Gsi, 2.0 16v, preto, 94/94
Omega Diamond, 3.0i, vinho, 94/94
Omega Australiano, 3.8 v6, preto, 99/00

EmersonNunes
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 27 Nov 2013, 08:12
Nome Completo: Emerson Nunes Dos Santos
Cidade: Itapema
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por EmersonNunes » 21 Mar 2014, 21:54

Rainier escreveu:Para ajudar um pouco nas referências de carros "naturalmente" capazes de atingir velocidades em torno de 250 km/h, seguem alguns carros da era "sem limitador" com suas respectivas velocidades máximas:

Honda NSX - 256 cv - Vel max 258 km/h (Merece destaque pelo baixo peso e eficiência aerodinâmica descomunal)
Mercedes SL 500 - 333 cv - Vel max 256 km/h
BMW M5 - 315 cv - Vel max 252 km/h
BMW M3 - 273 cv - Vel max 250,2 km/h
Nissas 300 ZX - 300 cv - Vel max 250,2 km/h
Mazda RX-7 - 282 cv - Vel max 239,6 km/h
Mitsubishi 3000GT VR-4 - 300 cv - Vel max 239 km/h
Mitsubishi Eclipse GS - 190 cv - 209 km/h

Os dados são de testes realizados pela 4 Rodas no aeroporto de Vira Copos e consideram a média das 3 melhores passagens.

Um abraço.

No caso dos BMW eles são Limitados a 250Km/h, Vc tem que comprar um Kit em separado que retira o limitador, O Mesmo se aplica as mercedes e Audis.

E como falei antes o erro do painel é grande, Pois meu carro a 100Km/h no GPS marca 96Km/h, Certa vez coloquei XXXKm/h nele, O que daria uma velocidade real de XXXKm/h Só que nos dados de fabrica a velocidade maxima do meu carro era XXXKm/h kkkkkkkkkkkkk ou seja quanto maior a velocidade maior sera o erro do painel...

Avatar do usuário
Rainier
Member
Member
Mensagens: 31
Registrado em: 04 Fev 2014, 10:38
Nome Completo: Rainier Ferreira
Cidade: Itabira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Rainier » 24 Mar 2014, 08:09

EmersonNunes escreveu: No caso dos BMW eles são Limitados a 250Km/h, Vc tem que comprar um Kit em separado que retira o limitador, O Mesmo se aplica as mercedes e Audis.


Fala Emerson!
Para os carros de hoje em dia está correto. No entanto, os dados de teste que informei são de carros de 92/93, e os carros testados não possuíam limitador, somente o Honda NSX (limitado a 260 km/h).
Um abraço.
Vectra Gsi, 2.0 16v, preto, 94/94
Omega Diamond, 3.0i, vinho, 94/94
Omega Australiano, 3.8 v6, preto, 99/00

EmersonNunes
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 27 Nov 2013, 08:12
Nome Completo: Emerson Nunes Dos Santos
Cidade: Itapema
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por EmersonNunes » 24 Mar 2014, 22:29

Opa, È que os limites foram estabelecidos por volta de 1990 não lembro o ano correto que Audi,BMW,VW,Mercedes Assinaram este acordo que concordava em Limitar seus veiculos em 250Km/h. Foi digamos um acordo de cavalheiros na época ja que em muitas partes da alemanha não existia limite de velocidade.

Avatar do usuário
Tales Camargo
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 23 Fev 2014, 22:41
Nome Completo: Tales Camargo Rodrigues de Faria
Cidade: Arcos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Tales Camargo » 24 Mar 2014, 23:20

esse assunto de limitador de velocidade me fez lembrar do Lotus Carlton, ou Vauxhall/Opel Omega. pra quem nunca ouviu falar, é o legítimo Omega produzido na Inglaterra e Alemanha (lá sim eles sabem fazer carros!)

o que acontece é que o bichinho usa o nosso conhecido motor do Omega 3.0, porém com capacidade cúbica elevada para 3.6, um cabeçote com duplo comando de válvulas(é, até agora temos um 3.6 24v), duas turbinas Garrett T25 (isso mesmo, DUAS turbinas!!) e um câmbio manual do Corvette ZR-1(já não bastava ser um 3.6 24v bi-turbo, tinha que ter um câmbio desses pra finalizar). o resultado é nada menos que absurdos 377CV de potência e 56KGF/m de torque, com uma velocidade final próxima de 280km/h exatamente por não possuir um limitador de velocidade máxima (e isso tudo na carroceria do Omega, com algumas alterações de extremo bom gosto, que ficaram simplesmente perfeitas!). eu sei (e concordo) que tudo parece mentira e que esse carro só existiria nos nossos mais perfeitos sonhos, mas o fato é que ele realmente existe, e ao meu ver, é praticamente perfeito!

pra terem certeza de que não estão conhando (e que não estou mentindo) aqui vai um link que explica melhor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lotus_Carlton

e podem procurar por ele no google, vão encontrar algumas matérias a respeito, e aproveitem, pra admirar a beleza exrema desse carro! (mas como sou gente boa, vou deixar uma palinha pra vocês :88: )

Imagem

Imagem

Imagem

Assumam que eu mereço um prêmio por essa imagem! :6:
Imagem

Imagem

esse carro é uma lenda não só na Europa, como no mundo todo. e merecidamente. na boa, fala se esse carro não é perfeito?
Vectra CD 2.2 16v+T.Solar+B.Couro+ArCond+DirHid+VE+Cont.Tração+Comp.Bordo+ABS+AirB

viewtopic.php?f=70&t=3740

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Thiago Menezes » 25 Mar 2014, 09:04

:12: :12: :12: que coisa maravilhosa! Que Omega lindo, potente e forte :40:

Enquanto isso aqui no Brasil, aqui o que faz sucesso são os carros com motores 1.0 :90:

Cansado de ser engando!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 24 Abr 2013, 13:03
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 47

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por GIOVANNIRNP » 25 Mar 2014, 13:21

Até quando o Brasil vai insistir em reinventar a roda? PQP...
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por mdemarquinho » 25 Mar 2014, 14:18

GIOVANNIRNP escreveu:Até quando o Brasil vai insistir em reinventar a roda? PQP...


Quando o Brasileiro parar de dar valor a carroça e começar a pensar em carros de verdade.

Brasileiro gosta de plástico, quanto mais plástico um carro ter melhor, é incrível.

Outro fator é consumo, o cidadão quer um carro confortável, potente e que acima de tudo mostre status, mas na hora de abastecer fica abastecendo em 10 em 10 conto. Enche o tanque quando vai viajar e só rs. quando o carro faz 12 já acha que é beberrão. Mas aí compra um carro zero nas melhores condições, só falta usar o FGTS porque o financiamento é praticamente de uma casa própria, mas o carro vem cheirando novo, que faz 14 e fica mega feliz, mas o inteligente para ganhar 2 km por litro de economia abre mão de todo o resto do carro, pra que Air Bag e ABS? já vi dizer que só importado tem isso, aqui não precisa. Sem falar quando não ficam abismado de você chegar no posto e dizer "Completa na Aditivada por favor" acham que você é um empresário.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Alcir Andreoni » 25 Mar 2014, 14:30

E quando manda encher com Podium? :52:

Até o frentista te chama de patrão...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 03 Ago 2013, 00:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Bruno Cesário » 25 Mar 2014, 14:46

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
tá contratado Marcão.
huahuahuhauahuhauhauhau
:52:

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Thiago Menezes » 25 Mar 2014, 16:07

mdemarquinho escreveu:
GIOVANNIRNP escreveu:Até quando o Brasil vai insistir em reinventar a roda? PQP...


Quando o Brasileiro parar de dar valor a carroça e começar a pensar em carros de verdade.

Brasileiro gosta de plástico, quanto mais plástico um carro ter melhor, é incrível.

Outro fator é consumo, o cidadão quer um carro confortável, potente e que acima de tudo mostre status, mas na hora de abastecer fica abastecendo em 10 em 10 conto. Enche o tanque quando vai viajar e só rs. quando o carro faz 12 já acha que é beberrão. Mas aí compra um carro zero nas melhores condições, só falta usar o FGTS porque o financiamento é praticamente de uma casa própria, mas o carro vem cheirando novo, que faz 14 e fica mega feliz, mas o inteligente para ganhar 2 km por litro de economia abre mão de todo o resto do carro, pra que Air Bag e ABS? já vi dizer que só importado tem isso, aqui não precisa. Sem falar quando não ficam abismado de você chegar no posto e dizer "Completa na Aditivada por favor" acham que você é um empresário.


Perfeito seu comentário :88:

Só abasteço com aditivada, pois infelizmente na minha cidade não tem Podium :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

GustavoFlores
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 06 Jul 2013, 19:26
Nome Completo: F. Gustavo Flôres
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por GustavoFlores » 25 Mar 2014, 20:39

Alcir Andreoni escreveu:Até o frentista te chama de patrão...


Pior que já passei por isso... quando tinha o VCD, cheguei em um posto BR aqui de Chapecó e mandei completar com podium... o Frentista me chamou de patrão e ainda elogiou o Vectra hehehehee

Abraço!

obs: Saudades deste tempo.
F. Gustavo Flôres
{São Judas Tadeu, rogaí por nós}
ex - ASTRA Advantage 2.0 8v 123cv - 2005
ex - VECTRA CD 2.0 16v 141cv - 1997
ex - Civix EX vTEC 1.7 16v 130cv - 2001
Atual - Focus GLX Hatch Sigma OBB3 2013
Deus, me ajude, quero um VECTRA outra vez!

Gerson Hatschbach
GL Member
GL Member
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Abr 2013, 21:16
Nome Completo: Gerson Hatschbach
Cidade: Restinga seca
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Gerson Hatschbach » 25 Mar 2014, 22:54

Certo dia dei uma brincada com um amigo meu q tem um vectra 2000 8 v manual e como o meu e 16 v automatico, achei q ia toma toco, mas não. ele me disse q o dele tranco a 190, q o pé tava empurrando a lata do assoalho, e eu não tinha pé sobrando, tanto e eu colocava no lado dele para ultrapassa e tirava o pé, mas era legal de ve, no q o me deslanchava a amais de final ele tinha de arrancada!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 08:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Alez » 25 Mar 2014, 23:02

O meu travou em 200.

Marca 240 no painel.

Gerson Hatschbach
GL Member
GL Member
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Abr 2013, 21:16
Nome Completo: Gerson Hatschbach
Cidade: Restinga seca
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: COMPARATIVO 2.0 16V X 2.2 16V

por Gerson Hatschbach » 25 Mar 2014, 23:06

ate 200 eu sei q o meu foi tambem, agora se passou disso ai não sei, tava com os olhos grudados no asfalto,,heheheheh

161 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Jun 2025, 19:21