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Quem tiver outras dicas por favor comentem abaixo que vou incluindo na relação
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*Sistema de Arrefecimento: Analisar o reservatório de expansão, se o mesmo estiver com apenas água ou escuro já é um ponto alarmante. Arrefecimento só com uso de aditivo de qualidade. É bom também verificar a temperatura de trabalho do motor testando os estágios da ventoinha com ou sem ar condicionado ligado.
*Motor: Analisar se apresenta algum barulho fora do normal como por exemplo: Batidas de tuchos, saias de pistão, pinos etc...e também se existem vazamentos pelo motor principalmente na junta da tampa do comando de válvulas, corrigir esses problemas não é nada barato. Outra dica é acelerar bastante o carro quando quente e reparar se vai sair algum tipo de fumaça que não seja vapor e passar a mão na saída do cano de descarga e verificar se existe excesso de água ou óleo, caso exista as situações mencionadas acima ligar o botão de alerta uma possível retifica pode está a caminho. Interessante também se conseguir levantar informações de que tipo de óleo e de quanto em quanto tempo foram feitas as trocas.
*Suspensão: Verifique se existem vazamentos nos amortecedores, caso tenha vai gastar uma boa grana pois irá precisar trocar ao menos os dois do mesmo eixo. Balance o carro nos quatro cantos para ter uma noção geral de como está a ‘’rigidez’’ da suspensão. Verificar também o estado dos pneus se não tem bolhas, rasgões, desgastes irregulares etc.
*Câmbio Manual e Automático: Para o manual verificar se não existe folgas ou dificuldades no engate das marchas. Já no câmbio automático verificar histórico de troca do óleo (de acordo com o manual), caso o óleo tenha aparência de queimado ou não tenha sido feito o procedimento de troca no tempo certo não é recomendável a compra. Existe um teste básico para saber como está o conversor de torque do câmbio: Com o carro na posição D (driver) com o freio de mão puxado e o pé no freio acelere gradativamente o RPM não pode passar de 2500 giros. Ao andar com o carro verificar se em alguma posição da alavanca o câmbio patina ou perde força e também se nas mudanças o câmbio apresenta tranco, se qualquer uma dessas situações ocorrem não é recomendável a compra.
*Parte externa:Verificar os faróis, lanternas, parachoques se são de fato do modelo/ano que deseja adquirir. Caso algum item citado não seja do respectivo modelo ficar atento, pois pode ter ocorrido apenas uma modificação por questões de gosto do proprietário atual ou o carro pode ter sofrido alguma batida. Verificar também alinhamentos das peças, portas, laterais, capo etc.
*Parte interna: Procurar testar todos os equipamentos disponíveis do modelo que deseja comprar como botões e funções do ar condicionado, ar quente e ventilação, chave de seta, Cruise Control, teto solar, regulagem dos faróis, computador de bordo, cilindro da ignição (se o modelo que deseja comprar tiver) etc. Outra situação a se observar é nas ofertas de carros com baixa quilometragem, verificar como estão os desgastes dos pedais, acabamentos e bancos. Verificar também se existem luzes acessas no painel como de luz de anomalia, abs etc. Essas luzes podem ser coisas simples de se resolver, mas também podem está relacionadas a outros problemas mais complexos.
De preferência em levar um profissional que entenda de mecânica de sua confiança para auxiliar melhor na identificação dos problemas e também já de cara ir passando os orçamentos +/- do conserto caso o carro tenha algo para fazer que provavelmente vai ter. Importante também e não agir muito com coração e sim com a razão com uma dosagem boa de cautela e paciência para encontrar a melhor opção para você
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Boa sorte!