por FelipeOsmar »
21 Ago 2013, 21:08
Vou explicar umas coisinhas....
O Vectra GSI foi importado, não era fabricado aqui no Brasil.
Ele foi importado pelo sistema CDK - Complete Knock Down -. Que raios é isso?
Simples: a GM do Brasil comprava os Vectras totalmente desmontados, e montava aqui no Brasil.
Portanto, o Vectra GSI de 1993 vinha sem teto solar, sem computador de bordo.
Só em 1994 é que o GSI começou a vir com o teto solar e o computador de bordo.
O c20xe - o motor do GSI - teve 2 tipos de cabeçote... o KS - que sofria de porosidade metálica - e o Coscat - feito pela Cosworth -, e todos foram feitos em anos diferentes. Por isso é comum ver que os anos de produção de cabeçote da Europa não batem com os do Brasil.... e a GMB comprou estoque de peças - leia-se cabeçotes KS defeituosos.... - para montar e ter peças de reposição no Brasil.
Infelizmente aconteceu..... assim como aconteceu da GMB adaptar o sistema de suspensão traseira do Monza - que estava saindo de linha - no Vectra A..... uma pena, eis que vinha da Opel com um sistema de suspensão independente, que foi mantido apenas no Calibra - que era montado sob a mesma plataforma que o Vectra A na Europa -.
Eis o porque dos GSI brasileiros terem essas diferenças de peças e itens entre 1993-1996.
Mas respondendo a título de curiosidade, a primeira fornalha de "GSI" foi em 1988-1989 na Europa. Quando falo isso, me refiro a versão esportiva com o motor c20xe de 16v e 150cv, motor esse que teve 3 versões.
A 1º tinha pistões forjados, usava o sistema de injeção Motronic 2.5 e não tinha catalisador. Tinha originalmente 156cvs.
A 2º usava pistões normais e o sistema de injeção Motronic 2.8 com catalisador. Tinha 150cv.
A 3ª versão é o que veio ao Brasil, o C20xe LN, o LN significa "low Noise".... mas isso é mais relativo as emissões do que ao "barulho".
Essa versão usa a mesma Motronic 2.8, catalisador, menores emissões de poluentes, sistema de injeção sequencial - que existia desde a 1º eu acredito - e outras restrições e diferenças. Por exemplo o formato das polias é diferente. A versão LN tem dentes quadrados..... as demais redondos, coisas assim.
Todas as versões dos motores foram desenvolvidas na época de ouro da GM... quando foi dona da Lotus, da Cosworth e outras boas empresas que investiam pesado em desenvolvimento.
Vai dizer? Era muito legal terem feito um carro -na época - acessível para toda a classe média européia com um conjunto mecânico desenvolvido por empresas de elite, de performance.
Logo, a nossa primeira fornalha foi em 1993. E o Vectra A saiu de linha na Europa em 1995 e aqui em 1996.
Acho que escrevi demais hehe.
Um abraço aos amigos do clube.
Qualquer coisa estamos aí.