Offset é a distância da face de apoio da roda no eixo do caro ao seu centro. Segue foto para ficar mais fácil. O número descrito na roda está em milímetros.

Portanto, offset positivo: roda pra dentro, offset negativo: roda pra fora.

A tala se refere à largura da roda e está escrita em polegadas. Portanto, tala 8 = 203.2mm.
Se estas duas rodas que colocou são offset positivo. Vc precisa medir a distância do cubo (face onde a roda apóia) até o amortecedor.
Por exemplo:
Do cubo ao amortecedor deu 126mm.
Para a roda offset 39, tala 7:
7 = 177,8mm
O centro da roda é a metade da tala = 88.9mm + os 39mm do offset = 127.9mm. Portanto a roda precisa de 127.9mm de distância para o amortecedor e deu 126mm. Então vai raspar.
Para a offset 49, tala 6
6 =152.4mm
Metade igual 76.2mm + 49mm de offset = 125.2mm
Essa cabe!
Mas agora vc tem que ver o espaço dentro da caixa de roda para que não raspe no paralama.
Para isso, você tem que medir do amortecedor até a face interna do paralama.
Começando da roda que não vai raspar por dentro.
Offset 49 e tala 6.
Temos 152.4mm da tala 6. Portanto, a medida do amortecedor até o paralama tem que ser maior que isso.
Lembrando, isso é um exemplo.
Na utilização real, nenhuma destas duas rodas serviria. Pois medimos 126mm do cubo ao amortecedor e deu 125.4mm, isso é muito justo (para colocar a roda, ele precisa estar 100 desempenada que é impossível). Portanto, por segurança vc deve escolher rodas que fiquem uns 40mm do amortecedor, pois temos que lembrar que além da roda estar empenada ou não, temos a movimentação da suspensão.
Então, com a roda tala 6 temos:
152.4mm mais os 40mm de espaço entre a roda e o amortecedor, dando 192.4mm. Esse é o espaço que você precisa na caixa de roda.
Rafael Mogli escreveu:Galera não entendi muito as explicações de offset e tala
Porem meu amigo ta com esse opala e o aro 17 do vectra ta raspando na mola.
Vcs acham que o aro 16 do astra gsi ira raspa?
Aro16 - offset 49 / tala 6
Aro 17- offset 39 / tala 7
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