O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVazamento no motor
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

33 mensagens
  • 1
  • 2
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vazamento no motor

por Thiago Menezes » 27 Jan 2014, 10:28

JoãodoValle escreveu:Palma palma palma, nao priemos canico!

Todos podemos opinar, isso eh um forum publico, todos temos um bem em comum e somos amigos ok.

Tambem acho que deve consertar ja, vivi um inferno de 1 ano com vazamentos e juntas queimadas, gastei meio motor pra sanar, mas acho que se tivesse feito tudo desde o comeco nao teria gasto tanto.

Concordo plenamente.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 27 Jan 2014, 10:37

Williams escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Se for deixar assim, aí que vc vai ter um baita gasto, e dor de cabeça, sem contar que vai querer colocar fogo no carro.
Sabe alguém que eu "escutaria de olhos fechados" daqui do fórum neste assunto ? ALMEIDÃO. rsrs
Dá uma olhada como está a água no reservatório, se a coisa ta muito feia e mesmo se estiver, coloque aditivo.

Na verdade a coisa não tá muito feia não pessoal a cor da água em si é limpa, não é amarelada nem nada, se olhar parece água normal. Você vê a ferrugem por causa da cor do reservatório e passando o dedo dentro dele, notasse a ferrugem, não está a níveis preocupantes, olhando do reservatório, é claro.

Eu queria saber no mais qual é o nível de gasto que eu vou ter nas piores das hipóteses, eu acho o sistema de arrefecimento um dos itens mais importantes no carro. Queria ficar tranquilo sobre ele, mas dependendo do preço da brincadeira, vai ter que esperar, só esse mês já tem/teve Embreagem, Buchas Hidráulicas, Motor de Arranque... Se estourar alguns selos ou mangueiras até tudo bem, não são tão "caros" o meu medo é o radiador. Também tava querendo que o Almeidão desse um pulo aqui, ele sabe das coisas. KKKKKKK

Veja bem Williams, o sistema de arrefecimento é importantíssimo para o bom funcionamento do seu carro e também do seu bolso. Esse é um tipo de problema que não da para prolongar amigo, se não tem dinheiro para mexer nisso agora encoste o carro, pois acredito que você não vai querer gastar com cabeçote ou até mesmo motor certo? Se você está preocupado em gastar com algumas coisas que deverá trocar fazendo a limpeza não queira saber quanto vai precisar se deixar de fazer.

Desculpe amigo mas na minha humilde opinião não deixe esse problema de lado, melhor estacionar o carro sinceramente. Quanto o reservatório apresentar ferrugens ou a cor isso acontece nas melhores famílias, mas nunca será uma boa ideia achar que o sistema está todo comprometido com isso, pode olhar nas minhas publicações sobre esse assunto o meu reservatório de expansão estava o cão, limpei, fiz a limpeza do sistema, coloquei um bom aditivo concentrado da bardalh long life, troquei válvula termostática e estou sendo feliz com meu vecão. O reservatório não borrou mais e a temperatura do carro está linda :88:

Procure o Almeidão, não deixe de trocar uma ideia com ele, se ele não apareceu aqui ele ainda vai daqui a pouco, mas mande uma MP pra ele.

Tudo que aparece de problema em nossa vida seja pessoal ou sobre outras coisas, se você não resolve vira uma bola de neve até começar a atingir outras coisas ou pessoas, não caia nessa. Sistema de arrefecimento é tão importante quanto a gasolina que você ponhe no seu carro, pois digo isso que sem o combustível você não anda.

Forte abraço.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 27 Jan 2014, 13:06

Bruno Cesário escreveu:Se for deixar assim, aí que vc vai ter um baita gasto, e dor de cabeça, sem contar que vai querer colocar fogo no carro.
Sabe alguém que eu "escutaria de olhos fechados" daqui do fórum neste assunto ? ALMEIDÃO. rsrs
Dá uma olhada como está a água no reservatório, se a coisa ta muito feia e mesmo se estiver, coloque aditivo.

Bruno, eu acho engraçado como o pessoal escutam os mecanicos, os que eles falam serve como uma sentença. Seria mesmo que eu com Colesterol altíssimo e o meu médico disser, deixa como estar e coma bastante queijo assim há possibilidade de voce não morrer de fome. Bem, com certeza ele estará certo, de fome não morrerei, mas...

Estando o sistema sujo, certamente estará todo ele comprometido e pode estragar a qualquer momento usando ou não aditivo e assim que voce limpa pelo menos a água e coloca um bom aditivo não vai acontecer mais nada a não ser que a corrosão vai parar, ou seja ele não vai continuar limpando para que o radiador fure, se acontecer isto, vai acontecer com ou sem aditivo. Porem sem o aditivo, o motor vai se ferrando cada vez mais e assim que tiverem problemas de aquecimentos, já não terão que fazer somente cabeçote e comprar bomba, radiador e sim terão que mexer muita coisa e ficarão meses tentando acertar e só gastando.

Sobre cêlo, melhor confirmar se é ele mesmo porque na foto parece estar novo veja se não está pingando em cima dele. A troca dele é fácil mas requer um pouco de prática. Tire toda a agua e com um ferro, tipo uma chave de fendas sem ponta, pode até ser um cabo de força, bata no centro dele não tão no centro e ele irá virar e sair. A colocação é normal também, coloca ele no local e vá batendo nas bordas com um martelo.

Eu checaria os do outro lado do motor, se é que este estiver ruim, os outros podem estar capemba tembém e se tiver usasndo um aditivo perfeito, estes tampões que custam uma bagatela, não estragam nunca.

Sds
Imagem

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 27 Jan 2014, 21:55

thiago.onacto escreveu: Veja bem Williams, o sistema de arrefecimento é importantíssimo para o bom funcionamento do seu carro e também do seu bolso. Esse é um tipo de problema que não da para prolongar amigo, se não tem dinheiro para mexer nisso agora encoste o carro, pois acredito que você não vai querer gastar com cabeçote ou até mesmo motor certo? Se você está preocupado em gastar com algumas coisas que deverá trocar fazendo a limpeza não queira saber quanto vai precisar se deixar de fazer.

Desculpe amigo mas na minha humilde opinião não deixe esse problema de lado, melhor estacionar o carro sinceramente. Quanto o reservatório apresentar ferrugens ou a cor isso acontece nas melhores famílias, mas nunca será uma boa ideia achar que o sistema está todo comprometido com isso, pode olhar nas minhas publicações sobre esse assunto o meu reservatório de expansão estava o cão, limpei, fiz a limpeza do sistema, coloquei um bom aditivo concentrado da bardalh long life, troquei válvula termostática e estou sendo feliz com meu vecão. O reservatório não borrou mais e a temperatura do carro está linda :88:

Procure o Almeidão, não deixe de trocar uma ideia com ele, se ele não apareceu aqui ele ainda vai daqui a pouco, mas mande uma MP pra ele.

Tudo que aparece de problema em nossa vida seja pessoal ou sobre outras coisas, se você não resolve vira uma bola de neve até começar a atingir outras coisas ou pessoas, não caia nessa. Sistema de arrefecimento é tão importante quanto a gasolina que você ponhe no seu carro, pois digo isso que sem o combustível você não anda.

Forte abraço.

É uma pena mesmo, quando comprei o carro percebi que o antigo dono tinha o cuidado de deixar o carro bem conservado, mas pecou em muitas coisinhas, como essa, por exemplo.

Mas vamos a luta então. O valor para a limpeza não chega a ser problema, bem como alguma manutenção, meu medo é que começasse a arrebentar tudo. Mas se vai arrebentar de um modo ou outro. Que antes eu esteja esperando do que ao contrário. KKKK

Vou esperar virar o mês e vou largar ele na oficina e mandarem fazerem uma limpeza geral, já que eu acho que não consigo fazer essa sozinho. Alguém indica um aditivo bom? Ou qualquer um faz o serviço direito?

E outra dúvida, o reservatório tá bem amarelado, nem da pra ver o nível da água sem ter que abrí-lo teria que trocá-lo também, correto? Quanto custa um em média? Vale comprar em Sucatas?

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 27 Jan 2014, 22:59

olha aditivo ac delco ja diluido se for tirar agua do sistema todo
ou como as vezes não é possivel retirar toda a agua pega o concentrado
sai 50% aditivo e 50% agua desmineralizada ...... não coloque agua da torneira ......
eu tenho um reservatorio com sensor ve nos clasificados se interessar ...
abraços ......

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Jan 2014, 09:43

Williams

Esse assunto já foi debatido em tópicos anteriores vou colocar ao final do meu comentário as fontes/vídeos para você dar uma olhada e ficar por dentro sobre sistema de arrefecimento.

1) Sobre o reservatório de expansão: Se seu reservatório é antigo, compre um novo e na minha opinião falo para você comprar o original, pois tem coisas que trocamos no carro que não devem ser ''arriscadas'' tem reservatório paralelos bons, inclusive amigos do fórum já utilizaram ou utilizam e já relataram que funciona perfeitamente, mas como estou dando a minha opinião COMPRE ORIGINAL. Agora se o reservatório foi trocado recentemente e apenas borrou com utilização de algum aditivo ruim, só fazer a limpeza dele eu fiz isso no meu e ficou novinho em folha.

2) Aditivo: Existem diferentes tipos de aditivos no mercado, porém muita coisa enganosa com 99% de água colorida. Enfim, aqui no fórum tem tópico também sobre qual aditivo utilizar é só ter um pouquinho de paciência e pesquisar que você acha as coisas, mas para quebrar seu galho no final do comentário coloco o link direto também onde nosso amigo Crispim menciona uma tabela com valores de vários aditivos. Como o amigo dennis acima te indicou Acdelco é um ótimo aditivo mas é um pouco mais caro. Um custo beneficio que ficou excelente pra mim foi o BARDALH RAD COOL LONGE LIFE CONCENTRADO, preço acessível e muito bom.

3) Limpeza do sistema: Se você não sabe como realizar a limpeza mas quer fazer o procedimento longo no final vou colocar também o link direto do vídeo do Almeidão de como realizar a limpeza.

4) Sobre utilizar água desmineralizada: Já foi dito pelo Almeidão inúmeras vezes, nada contra utilizar PORÉM não da para tirar toda a água do sistema a não ser que você retire o radiador, como isso não é de costume não adianta colocar água desmineralizada já que irá entrar em contato com a água suja existente no radiador. Eu usei o aditivo concentrado dito acima + água de torneira (MINERAL NUNCA).

5) Aproveitando a mão de obra: De uma olhada na termostática, acredito que seja uma boa você trocar o refil + anel dela (conforme orientação do Almeidão), de uma boa olhada nas mangueiras do radiador também e faça o teste da pressão para saber se existe vazamento.

* Limpeza sistema de arrefecimento: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =49&t=2456
* Colocando liquido de arrefecimento: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =49&t=2474
* Dúvida sobre sistema de arrefecimento: viewtopic.php?f=39&t=2404
* Qual aditivo usar: viewtopic.php?f=39&t=1665

Já tem todo conteúdo disponível em mãos amigo, agora só destinar um pouco do seu tempo para leitura que isso tudo ai responderá todas as suas dúvidas.

Forte abraço e boa sorte.
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 28 Jan 2014, 09:55, em um total de 2 vezes.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Jan 2014, 09:51

Ah consegui o link direto da limpeza que fiz no meu vecão Williams, segue abaixo o link direto:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 6&start=30

Qualquer coisa só me chamar :88:
Imagem

Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 28 Jan 2014, 10:41

Jhonatan,se precisar de um otimo mecanico em Mogi das Cruzes procura o Akira da Tokio. La o preço e salgado mas o cara entende MUITO. Meus Vectras só vão na mão dele! :15: :38:
Imagem

Thiago Brandão
Member
Member
Nome Completo: Thiago Brandão Cavalcanti e Silva
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Thiago Brandão » 29 Jan 2014, 02:19

Pessoal, procurem utilizar sempre as misturas prontas de glicol (fluido de radiador) com água. A AC Delco e vários outros fabricantes tem disponível.

Ou então misturem água destilada ao glicol. Água de torneira tem sais... e corrói o alumínio.

Abraço!

oscarjlle
GL Member
GL Member
Nome Completo: Eduardo Eyng dos Santos
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por oscarjlle » 02 Fev 2014, 01:43

Vazamento no selo do bloco do motor... Aconselho como fiz no meu... Troca todos pq se um foi o resto deve ta perto de abrir tb
CD 2.2 16v Imagem

leogomes
Member
Member
Nome Completo: leonizanjo gomes da silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leogomes » 09 Mai 2014, 00:43

souzajhonatan escreveu:É uma peça que parece uma tampinha, isso é fácil de remover?

VEJA ESSA DICA NO VIDEO.
https://www.youtube.com/watch?v=JRhMtWFSZgs

SERVE TAMBEM PROS MOTORES 8V, EU FIZ NO MEU VECTRA 2.2 8V E FUNCIONOU PERFEITO.

leogomes
Member
Member
Nome Completo: leonizanjo gomes da silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Vazamento no motor

por leogomes » 03 Set 2016, 23:02

OLÁ PESSOAL
POSTANDO AQUI POIS NAO CONSEGUI CRIAR TOPICO, SE OS ADMINISTRADORES PUDER CRIAR PRA MIN AGRADEÇO.

TO COM UM PROBLEMA NO MEU VECTRA 2.2 8V, ACENDE A LUZ DA INJEÇÃO E FALHA (NÃO APAGA MAS SÓ FICA NA LENTA , QUANDO ACELERO NÃO VAI) , APENAS EM DIAS QUENTES E APÓS RODAR PELO MENOS UNS 50KM O PONTEIRO DA TEMPERATURA FICA EM TORNO DE 85 A 93 GRAUS QUANDO DA O PROBLEMA, VENTOINHA DISPARANDO COM 90 GRAUS , NO ESCANER APARECE MISTURA POBRE MAS JA TROQUEI SONDA LAMBDA E NADA

A NOITE O PROBLEMA NÃO APARECE.
QUANDO DESLIGO ELE E LIGO EM SEGUIDA ELE VOLTA AO NORMAL, PORÉM ANDO MAIS UNS 3 KM O PROBLEMA VOLTA,

JA TROQUEI
VELAS ORIG. GM, CABOS NGK, LIMPEZA DE BICO E TBI, SONDA LAMBDA NOVA, BOMBA COMBUSTIVEL BOSCH NOVA, BOBINA MAG MARELLI NOVA,
BATERIA NOVA AC DELCO 60HA , TODOS OS FILTROS NOVOS, ATERRAMENTOS REVISADOS.
JUNTA CABEÇOTE E RET. VALVULAS NOVAS ORIG GM (TROQUEI POIS APODRECEU ERA ORIGINAL AINDA 15 ANOS DE USO, VAZAVA UM POUCO DE AGUA PRA FORA GRAÇAS A DEUS,),

ACABEI DE TROCAR SENSOR DE TEMPERATURA MTE, TAMBEM VOU FAZER TESTE APOS A TROCA DO SENSOR TEMPERATURA E POSTO.

DASILVA13
Member
Member
Nome Completo: Fagner Viana da silva
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Vazamento no motor

por DASILVA13 » 29 Abr 2017, 21:57

No meu caso,o selo que furou foi o próximo do alternador, fica na parte de trás do motor, o mecânico teria que tirar a flauta dos bicos, o chicote, TBI e o coletor de admissão e cobrará aquele preço... Eu como estou sem grana comprei araldite e fiz um molde da parte interna do selo e fixei ali, esperei 24 horas e está até hoje. Lembrando que no meu caso o selo é de difícil acesso, foi por isso que fiz. A NAVE É VECTRA 99 CD 2.2 16V.

33 mensagens
  • 1
  • 2