por 123456789 »
20 Mai 2017, 17:30
Então galera, é o seguinte, realmente carro fica mais econômico, mexendo nos sensores, o resumo da história toda é empobrecer a mistura, isso pode ser feito por meio de modificações nas leituras dos sensores das duas sondas labdas em conjunto com sensor de pressão, ou uma central fulltec criando um novo mapeamento, fiz teste utilizando até 65% menos combustível que normalmente os bicos injetariam para um determinado volume de ar dentro do cilindro, o resultado foi incrível, sabe o que acontece?
Bom como a potência cai muito, vc tende a andar com o pé praticamente afundado, isso resulta no corpo de borboletas todo aberto na maioria do tempo, e o mais incrível que quando entra nessa condição, o barulho do motor do carro muda, passa a ter o mesmo barulho de motor a diesel, legal mesmo, até pessoal que chegou a andar do meu lado no trânsito e paro no sinal me perguntam se meu carro está com motor a diesel ou se exite motor a diesel para modelo do meu carro, economia é grande...
No entanto conversei com um engenheiro de testes dos motores Fiat, ele disse que o motivo do barulho igual ao de motor a diesel, é que um grande excesso de oxigênio no cilindro faz com que a expansão dos gases no momento da centelha da vela ocorra com o dobro da velocidade do que no modo de operação em estequiometria.
E isso pode colocar o grande risco pois a detonação dentro do cilindro ocorre um pouco antes dele terminar de subir, para começar a expandir quando ele estiver já descendo, como a expansão dos gases está mais rápida pode estar forçando os o pistões enquanto eles ainda estão em subida. Isso explica dois fatores, eu obtive economia mas também obtive perda de potencia, ele disse que tenho que ajustar o angulo de ignição para nova razão de estequiometria, ai vou voltar a ter quase mesma potência mas sem perder a grande economia. Inclusive disse que tem um projeto de motor que está guardado e esse projeto o motor não te corpo de borboleta, mas possui bicos injetores e velas, motor vai trabalhar de forma parecida com motores diesel de caminhão, porem vai funcionar com alcol e gasolina e até com 30% de diesel misturado a gasolina. Será motores de 3.0 cilindradas com consumo de motores 1.4...
Então, não vou fazer tutorial nem ensinar como ter um carrão como vectra e gastar com combustivel igual quem tem uno 1.0 gasta pq como o cara lá morreu e outros que ja ouvi falar morreram eu tbm não quero entrar na lista.. mas fica ai a dica pra quem quiser tentar fazer por contra própria.
Grande abraço pessoal, muito obrigado pela ajuda que todos deram.