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Manutenção, Mecânica & ElétricaAlongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível
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chirola
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 06 Fev 2024, 14:59

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Acho que vou comprar o kit e fazer aqui, como disse creio que isso deixaria o vectra perfeito!

tem coisas que so na pratica , meu carro tem o cambio looooongo e a sensação é que rodando em quinta se vc não esta na faixa de giro aonde tem torke falta força ara ultrapasagem tem que reduzir sempre se não vem embalado a uns 120 130 km\h , o consumo sei la se tem tanta diferença (meu carro é um cd 2.0 16v )
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na foto vc consegue ver velocidade giro e consumo , meu carro tem roda 15 o que alonga ainda mais o cambio epra ser sincero rodando aquii aonde moro que tem muito adar de 80km não utilizo a quinta a muito tempo so engato uma vez o outra para mexer as engrenagens mais o giro cai de mais .
tem que cuidar de o gironão cair muito ou vc vai ter que pisar mais o acelerador para o carro ter força e vai gastar a mesma coisa mais como fale so testando mesmo aqui na argentina muitos colocam a quinta do modelo diesel que é mais longa .
ultimamente eu to rodando so na cuarta mesmo e em trajeto misto esta facendo uns 10\11 km\l dentro da cidade uns 8\6 ate 9 consegue facer de boa , so que tem que se acostumar a deijar o carro embalar se vc quer acelerar forte no cambio longo so vai beber mais se não esta na faixa de giro ideal para a marcha engatada

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chirola
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 06 Fev 2024, 15:02

acredito que o ideal para o vectra seria um cambio de 6 marchas , o conjunto mecanico do vectra ja e ultrapasado no tempo , é um projeto dos anos 70 igual ao velho AP da volks , é bom mais não deixa de ser velho , tinha visto algum post falando no cambio de 6 marchas do cruze mais nunca mais o cara comento no forum

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Ju_Bueno » 07 Fev 2024, 10:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje acredito que o ideal para o vectra seria um cambio de 6 marchas...

Estive ontem pensando nisso, enquanto dirigia na rodovia... no meu Astra, em 5ª marcha aos 100 km/h está chegando perto dos 3 mil RPM; aos 120 km/h já passou, daí o de consumo começa a subir. Que maravilha seria ter a sexta-marcha e andar em 100-110 com o giro lá na faixa ideal de torque - no caso, 2400 com álcool e 2600 com gasolina. Meu saudoso Vectra A girava 3 mil em 120km/h, e como eu costumava andar um pouco abaixo disso, tirava médias como 14,5 km/l, com a rotação bem suave, com baixíssimo ruído e torque ali esperando a cutucada...

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
0.89 original F18CR - 2900rpm = 100kmh
0.74 - 2900rpm = 121kmh--------> 2400rpm = 100kmh
0.71 - 2900rpm = 127kmh--------> 2300rpm = 100kmh


Considerando o que o Chirola comentou sobre a 5ª bem longa, ao meu ver a 0,71 deixaria longa demais. Talvez em qualquer subida faltaria fôlego para manter o ritmo em 5ª marcha.
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por jm_vectrab » 07 Fev 2024, 13:46

Realmente oq falta no vectra é uma sexta marcha... mas pelo custo de um projeto desses comparado ao ano do carro nao vale a pena, a nao ser q a pessoa tenha muita grana e seja um vectra zerado.... longe do meu caso hahah

Tem outra questao ai, o motor 16v respira melhor em alta e tem menos torque em baixa, creio que vai sentir ele manco mesmo, ja no 8v tem mais torque em baixa e sempre me incomodou isso... esse giro alto em velocidades da via, vc coloca 120-140 no carro e parece q esta forçando ele...

To pensando em fazer, mesmo que fique um buraco entre a quarta-quitna acho q da pra resolver esticando um pouquinho mais a quarta ou reduzindo pra ultrapassagens, vai ser muito melhor rodar a 100-120 tranquilo com o giro la em baixo e silencioso

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 08 Fev 2024, 16:05

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje com baixíssimo ruído e torque ali esperando a cutucada...

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vc coloca 120-140 no carro e parece q esta forçando ele...

realmente o 16V ele sofre um pouco de baixa ele so fica bom mesmo rodando a 120\130 e consegue medias de consumo boas nesa velocidade na estrada , na cidade ele apanha nas lombadas com o cambio longo aonde vc pasa cuase parando e para a segunda marcha o giro é baixo mais não tem como engatar primeira porque não da o sicronismo dela e fica um buraco mais é um problema do 16V mesmo se vai rodar a 80 melhor rodar de cuarta mesmo , o 16v girando 1500 giros é um carro normal vc sente a diferença mesmo acima dos 3000\3500 giros aonde o motor fica na faixa de giro ideal mais fala serio para rodar a esa velocidade vc ja esta a uns 140 kmh ou ate mais .
ese problema dos 16V acho que foi resolvido anos depois do vectra e sua mecanica com os motores ecotec que tem comandos variaveis e consegue torque mais em baixa sem sacrificar a alta ,mais tambem é uma familia de motores velha la dos anos 80\90 que aqui tinha na captiva 2.2 e algum cruze com caixa de 6 marchas
o que seria o ideal .
voltando ao tema de alongar a quinta pode funcionar se vc é uma pesso a que viaja na estrada como uma sobremarcha e nao mais como uma marcha , ficaria como os primeiros 5 marchas que na verdade era um cambio de 4 marchas com overdrive e baixaba em geral uns 500rpm do motor na estrada .
no meu carro a quinta e marcha mesmo ele atinge a velocidade maxima na quinta marcha mais não se adapta a nosa realidade de maxima de 100 km\h , aqui na argentina tem estradas aonde a maxima é 120 e o carro roda muito bem a esa velocidade .

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